Novidades

[Report] Road Trip pelas Irlandas 2017 - Parte 1

PaulaCoelho

Membro Conhecido
IRLANDA do NORTE
Roadtrip pelas Irlandas 2017 – Parte 1

A viagem à Irlanda estava na lista de desejos há algum tempo e 2017 foi o ano de a concretizar, aproveitando para dar um pulinho até ao Norte.
A viagem ocorreu no início de Outubro, éramos dez e num país onde chove mais de 200 dias por ano conseguimos apanhar um pouco de tudo :):rolleyes:

* Alguns sites úteis sobre a Irlanda do Norte:
http://www.wildatlanticwayonline.com/
Discover Northern Ireland
Causeway Coastal Route

Dia 1 – Belfast

* Aterramos em Dublin cerca das 13h, levantámos o carro e seguimos rumo ao norte. Inicialmente pensamos parar pelo caminho nas tumbas pré-históricas de Brú na Bóinne em Newgrange ou visitar as cruzes celtas de Mainistir Bhuithe mas decidimos seguir directo para Belfast e assim aproveitar para conhecer um pouco mais da cidade.
* O hotel escolhido foi o B&B Botanic Rest, bem localizado e com estacionamento de rua gratuito, permitindo conhecer o centro da cidade a pé.

Principais pontos turísticos da cidade
* Igreja St Patrick, Catedral St Annes (5£, 9-17h15), Torre Albert Memorial Clock, Pottinger Entry ao pé da High St, passeio ao longo Rio Lagan (estátua Big Fish)
* Donegall Square – City Hall (8h30-17h grátis), Linen Hall Street, Central Library, Royal Avenue (muitos edifícios bonitos), Grand Opera House, Europa Hotel (o mais bombardeado), Shopping Victoria Square – boa vista da cidade, George Market 6-16h
* St Peter Cathedral e zona dos Murais e Peace Wall: Towsend Street, Divis Street, Falls Road, Shankhill Road…
* Titanic Experience Museum das 10-17h, bilhete 15.5£ + 5£ pelo parque e SS Nomadic
* Queen University 10-17h, Ulster Museum no Jardim Botânico 10-17h grátis
* Black Cab Tour: cerca de 10£ por 2 h de passeio Belfast Famous Black Cab Tours | Belfast Tours
* Pubs emblemáticos – The Crown Liquor Saloon (lindo, perto da Ópera), Mc Hugh's (mais antigo, perto do Albert Clock), Morning Star na viela Pottinger, The Duke of York (tem a maior colecção de whiskeys)
* Castelo de Belfast –no Cave Hill Park a caminho do norte


Dia 2 – Belfast a Bushmills

* Exploramos mais um pouco de Belfast e depois seguimos para Norte com algumas paragens ao longo da Causeway Coastal Route, uma estrada cénica que faz o trajecto entre Belfast e Londonderry pela zona costeira. Alguns dos principais locais pelo caminho são: Carrickfergus» Glens of Antrim e Glenariff Forest Park» Ballycastle» Kinbane Headland» Dark Hedges (Brenagh Road)» Carrick-a-Rope» Ballintoy» Giants Causeway» Bushmills» Castelo Dunluce» Portrush» Mussaden Temple.


* A noite foi passada na Carnside Guest House perto de Bushmills, um local muito simpático, com óptimo PA. A casa é numa quinta onde fazem queijo (nota-se o aroma na rua) e a dona tinha imensas antiguidades, incluindo loiça das Caldas da Rainha.

Carrickfergus: visita ao Castelo 5£, das 8h30-20h

 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Ballygally: pequena vila onde paramos para almoçar


Ballycastle: daqui parte o ferry para Rathlin Island


Carrick-a-rope (7£, 9h30-18h): após parquear espera-nos uma caminhada de 20-30 minutos pela arriba até esta ponte de 20 metros situada a 30 metros sobre o mar e que nos leva a uma pequena ilha. A primeira ponte foi construída em 1755 por pescadores de salmão.


Dark Hedges: esta avenida com árvores que quase formam um túnel na Brenagh Road e um dos cenários da série Guerra dos Tronos seria a próxima paragem mas íamos distraídos com a paisagem, não vimos o cruzamento e não apeteceu voltar atrás.

Giants Causeway (10£, 9-18h): esta visita estava programada para amanhã mas como falhamos o Dark Hedges chegamos aqui em cima das 18h… não vendiam bilhetes mas disseram a todos os que aguardavam que aquela hora podíamos parquear e visitar sem pagar :cool:. A Calçada dos Gigantes é formada por cerca de 40 mil colunas prismáticas de basalto e resulta de uma erupção vulcânica há 60 milhões de anos ou segundo a lenda irlandesa foi construída pelo gigante Finn MacCool para poder atravessar o mar e enfrentar o gigante escocês Benandonner.

 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* A típica pie

Dia 3 – Bushmills a Derry

Bushmills: terra da famosa destilaria (10h-16h45, 8£), demos uma volta pela vila mas não visitamos a destilaria pois era Domingo de manhã e abria mais tarde.


Dunluce Castle (10-16h30): situado à beira de um precipício, o primeiro castelo foi aqui construído no séc. XIII


Londonderry: também chamada apenas de Derry, visitamos a zona antiga cujas muralhas datam de 1618. É conhecida pela sua cena musical e também pelos confrontos ocorridos em 1972 entre manifestantes católicos, protestantes e o exército inglês e que resultou em 14 mortos, ficando a data conhecida por Domingo Sangrento. Tal como em Belfast também se vêem muitos murais em Derry.


* Quem gosta de roadtrips certamente vai adorar conduzir por estes lados :D


* O principal objectivo do “desvio” até à Irlanda do Norte deveu-se à curiosidade em conhecer as Escadinhas dos Gigantes e atravessar a Carrick-a-Rope mas este pequeno país tem muito mais a oferecer e qualquer dia gostaria de o explorar um pouco mais :)
* Após a visita a Londonderry deixamos o norte e seguimos para Cong, na República da Irlanda… mas isso fica para outro report ;)
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Obrigado pelo report @PaulaCoelho

Irlanda está mesmo no top das minhas preferências na Europa! Adoro as paisagens, e acho que vou adorar o espírito Irlandês... E já que falo nisto, o que achou dos irlandeses no geral?
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um dos meus sonhos de juventude era fazer uma viagem por todos o Reino Unido e Irlanda, espero um dia realizar esse sonho, e este report com fotos fantástica só abre o apetite para aventura dessas.
Boas viagens ;)
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Fantástico @PaulaCoelho :)

Em Junho deste ano, fiz uma escapadinha de 3 noites em Belfast (incluindo o Game of Thrones Tour) e 2 noites em Dublin. Em grande parte, revi-me na descrição que deixaste e nas fotografias que partilhaste :) em breve, espero ter o meu report finalizado :cool:

A(s) Irlanda(s) têm muito que ver e explorar. Espero, um dia, regressar para conhecer Cork, Galway, Cliffs of Moher, entre outras tantas coisas :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Paula,

Muito obrigado por mais um fantástico report que já nos habituaste :D São sem dúvida locais que devem ser apreciados :) Que venham os próximos capítulos ;)

Boas viagens :D
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Rodrigo Ferreira, se a Irlanda está no teu top então a parte 2 tem umas estradas que "me tiraram do sério" :D
Em relação aos irlandeses, aqueles com quem contactei foram sempre simpáticos, tirando o senhor da rent-a-car que era um chato do caneco!!

@Cristina Sousa, o tempo foi a loucura... até o furacão Ofélia foi atrás de nós para a Irlanda :p
Qualquer dia hei-de conseguir mandar uma cerveja abaixo!!

@PauloNev, também quero ir "ao resto" do Reino Unido (nunca fui ao País de Gales)... espero que o sonho se transforme em realidade brevemente :)

@RicardoGil, com três dias deves ter visto mais umas quantas atracções que eu... fico à espera do report ;)
Fui a Galway, a Moher e mais uns sítios bonitos que certamente vais adorar. Cork estava na lista do talvez mas não deu tempo e o tempo não permitiu :rolleyes:

@Ricardo_7, obrigada. A Irlanda é linda e ao vivo ainda mais :)
 

Sue

Membro Novo
@PaulaCoelho teve alguma dificuldade em passar da república da Irlanda para o Norte?
Em Dublin o senhor da agência de aluguer de automóveis perguntou-me se tencionava visitar o norte com o carro. Como não estava nos planos, disse que não, mas não me lembrei de perguntar se havia algum problema, caso fosse. Ando há 2 anos com esta dúvida. :D
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Sue :)

Fiz Dublin»Belfast e só me lembro de uma tabuleta a dizer que estávamos a entrar na Irlanda do Norte e de repente os sinais de velocidade passaram a assinalar 50 ou 60 em vez de 90-100! Foi quando percebemos que estávamos no norte e em milhas e não quilómetros! :p Se bem me lembro passei uma portagem com cabine na M1 que custa 1,90€.
No regresso paga-se a circular de Dublin mas não existe portagem, apenas um painel a dizer para pagar online uns 3,30€... quando entreguei o carro perguntei na rent-a-car e disseram que depois recebia o desconto no cartão. Penso que passado mais de um mês descontaram uns 5€ provavelmente porque aquela portagem é suposto pagar em 24h.

Deve ficar registado no contrato de aluguer os países que visitamos pois caso aconteça algo fora do país contratado estamos a violar o contrato e o seguro não vai cobrir as despesas. Geralmente existe uma taxa para visitar outros países além do de levantamento mas nem sempre cobram essa taxa (deve depender das empresas de aluguer pois é pago no local e não online). A taxa para ir da Irlanda ao Norte era de 29€ em 2017 e eles podem acrescentar isso ao contrato na altura do levantamento.
;)
 
  • Gostar
Reações: Sue

Sue

Membro Novo
Olá Sue :)

Fiz Dublin»Belfast e só me lembro de uma tabuleta a dizer que estávamos a entrar na Irlanda do Norte e de repente os sinais de velocidade passaram a assinalar 50 ou 60 em vez de 90-100! Foi quando percebemos que estávamos no norte e em milhas e não quilómetros! :p Se bem me lembro passei uma portagem com cabine na M1 que custa 1,90€.
No regresso paga-se a circular de Dublin mas não existe portagem, apenas um painel a dizer para pagar online uns 3,30€... quando entreguei o carro perguntei na rent-a-car e disseram que depois recebia o desconto no cartão. Penso que passado mais de um mês descontaram uns 5€ provavelmente porque aquela portagem é suposto pagar em 24h.

Deve ficar registado no contrato de aluguer os países que visitamos pois caso aconteça algo fora do país contratado estamos a violar o contrato e o seguro não vai cobrir as despesas. Geralmente existe uma taxa para visitar outros países além do de levantamento mas nem sempre cobram essa taxa (deve depender das empresas de aluguer pois é pago no local e não online). A taxa para ir da Irlanda ao Norte era de 29€ em 2017 e eles podem acrescentar isso ao contrato na altura do levantamento.
;)
Obrigada pelo esclarecimento! :)
A portagem eletrônica M1 em Dublin, paguei logo num pay Shop.
A minha próxima visita a Irlanda gostaria de visitar Belfast. Assim já sei com que contar. ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada, Fábio ;)
Os poucos dias que andei pelas Irlandas também deixaram saudades... três meses a morar por lá deve ter sido uma boa experiência!
 
  • Gostar
Reações: Sue
Top