[Report] Road trip pela Andaluzia - Pueblos Blancos

Tópico em 'Reports de Road Trips' iniciado por carla08 a 4 Mar 2016.

  1. carla08

    carla08 Membro Conhecido

    778
    520
    133
    Novembro de 2015
    Sevilha- Arcos de la Frontera – Bornos – Grazalema- Ronda – Setenil -Olvera - El Gastor

    Sevilha
    Sevilha é simplesmente uma cidade deslumbrante. O passado e o presente unem-se e criam uma atmosfera única. O centro, com a sua herança árabe tão bem preservada e presente, contrasta e funde-se harmoniosamente com a vida moderna e cosmopolita. A azáfama nas ruas, o cheiro a comida, os botecos cheios, o som do flamenco, uma confusão suave, tão típica nesta zona de Espanha!
    Visitas: Praça de Espanha, Catedral e Giralda, Real Alcazar
    Gastronomia:
    O que não falta em Sevilha são as famosas bodeguitas, onde nos podemos deliciar com as mais variadas tapas. A nossa escolha recaiu sobre a Taberna Álvaro Peregil, que fica perto da catedral. Foi aqui, neste pequeno espaço, sem mesas, apenas com as típicas cadeiras altas, ou ao balcão, ou numa pequena saliência de mármore que serve de mesa, que nos deliciamos, entre outras coisas claro, com uns fabulosos Huevos a la flamenca.
    Onde ficar: Hotel Paradela, junto à praça de Espanha (70€ já com estacionamento incluído)

    Arcos de La Frontera:
    É um dos povoados mais bonitos desta rota. O facto de se situar no topo de um penhasco, torna a sua beleza ainda mais singular.
    A parte alta da cidade, a medina, apresenta um traçado urbanístico muito característico: um labirinto de ruas estreitas e sinuosas e casas de arquitectura claramente andaluza, com as suas portas e azulejos de estilo arabesco e os seus pátios sempre tão bem ornamentados com plantas.
    O que visitar:
    A principal atracção é a própria localidade. Passear calmamente pelas ruas e desfrutar o ambiente que nos envolve, descobrir cada recanto deste labirinto encantado. A praça principal é a Plaza del Cabildo, onde podemos encontrar a Igreja de Santa Maria, um belíssimo exemplar de origem medieval, que combina uma diversidade de estilos: mudéjar, gótico, barroco, renascentista.
    É também nesta praça que se encontra o miradouro (Balcón de Arcos) onde podemos observar a magnifica paisagem que envolve esta localidade.

    Sugiro, deste modo, que se pernoite em Arcos. A nossa escolha recaiu sob um hotel perto do centro e com estacionamento. Recomendo o Hotel los Olivos, simples, com bom preço e muito bem localizado.
    Para tapear, como não podia deixar de ser, recomendo a Taberna de los Jovénes Flamencos. Um local agradável, com boa comida e gente simpática.

    Bornos e Grazalema:
    Saímos de Arcos de La Frontera, e dirigimo-nos à pequena localidade de Bornos. Vale a pena uma paragem para apreciar o belíssimo paseo marítimo (barragem), muito procurado para a prática de desportos náuticos. A paisagem é realmente muito bonita, o azul da água, o branco das casas e a serra de grazalema ao fundo, conferem a este local uma mística muito especial. O cenário é, calmo, sereno, idílico.
    A nível de história e património, destaque para o Convento de Corpus Christi, o Mosteiro de Santa Maria do Rosário, a Igreja Paroquial de S.Domingos de Gusmão e o Jardins do Palácio dos Ribera.
    O próximo destino em mente, após uma passagem relâmpago pelas localidades de Vila Martín e El Bosque, seria Grazalema, um pequeno vilarejo escondido no meio da serra, situado dentro do parque natural com o mesmo nome.
    Aqui vale a pena explorar o comércio tradicional, onde o produto rei é o queijo payoyo, um queijo de cabra fabricado de modo artesanal. De sabor levemente adocicado e suave, é muito agradável ao palato. Os produtos de lã, como as mantas e os ponchos, são também aqui uma tradição.
    Resumindo, vale muito a pena visitar este pequeno recanto (que dizem que é a zona de Espanha onde chove mais!) e perder-se pelos pormenores que a caracterizam. O caminho de volta não é fácil, é um caminho de serra, com muitas curvas e contracurvas, mas ao mesmo tempo, o tédio transforma-se em deslumbramento face à paisagem que se nos apresenta ao olhar. O tempo parece diminuir o seu ritmo para que possamos absorver a totalidade de tudo o que observamos.
    Estamos na Andaluzia, num dos locais mais bonitos de Espanha, e quiçá do mundo inteiro!

    Ronda
    Ronda, uma cidade encantadora da província de Málaga, mantém, tal como a maioria das cidades da Andaluzia, um traçado urbanístico claramente arabesco, com as suas ruelas estreitas e cheias de pequenos pormenores. Situada no alto de uma colina, esculpida sob um afloramento rochoso, quase que suspensa no ar, tornou-se numa espécie de musa inspiradora para grandes personalidades do passado, tais como o escritor Ernest Hemingwaye o cineasta Orson Welles.
    A Ponte Nova, é cartão de visita desta encantadora localidade. É esta ponte que liga as duas partes da cidade, a nova e a antiga. Por baixo, a separá-las, um enorme desfiladeiro, conhecido por El Tajo, que tem cerca de 100m de profundidade. É um cenário magnífico, uma visão arrebatadora, que torna esta cidade, uma das mais belas da Andaluzia.
    É um prazer caminhar pelo centro de Ronda, já perto da Praça de Touros, podemos encontrar a magnífica Alameda del Tajo, com jardins belíssimos e um miradouro (balcon) com vista para o desfiladeiro, e onde se pode apreciar a beleza envolvente.
    Para tapear, e saborear um vinho local (esta é uma região com tradição vinícola), sugiro, no centro da cidade nova, situado na Plaza del Socorro, o La Taberna, um lugar muito acolhedor, com pessoal muito simpático e atencioso, e onde tivemos o prazer de degustar umas tapas maravilhosas com um vinho a condizer.
    Onde Ficar: Hotel D.Francisco

    Setenil de las Bodegas – Olvera - El Gastor

    A pequena localidade de Setenil destaca-se pela sua paisagem urbana invulgar: as suas casas-caverna esculpidas nas rochas, conhecidas como “abrigo bajo rocas”, são casas que foram construídas aproveitando as cavidades naturais existentes, a rocha não foi escavada! Estas incríveis construções sobre e entre as rochas (pois há zonas em que a pedra chega o cobrir o céu!) são o cartão de visita desta localidade, e vale bem a pena passear pelas pitorescas ruas das Cuevas del sol e Cuevas de la sombra.
    Saímos de Setenil em direcção a Olvera, outra belíssima localidade considerada, desde 1983, como Conjunto Histórico-Artístico.
    Subindo a escadaria até à parte alta da cidade, pela calle calzada, encontramos a majestosa Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, uma relíquia neoclássica do
    séc. XVIII assente sob um solar de uma antiga mesquita árabe e que substitui uma antiga igreja primitiva gótica.
    Do lado oposto à Igreja encontramos o Castelo Árabe, uma fortificação assente sobre um rochedo, que teve, no passado, uma comprovada importância defensiva durante o período nazarí de Granada (Nazarí foi o nome da última dinastia muçulmana do reino de Granada).
    Finalizamos a nossa passagem pela Andaluzia, pela pequena e acolhedora localidade de El Gastor. O destaque vai para as suas ruas adornadas por flores, que tão bem são destacadas pelo branco puro de todas as casas.
    Povo de tradições, destaca-se, dentro da área do artesanato um instrumento musical típico: a Gaita Gastorena, um instrumento de sopro feito de um corno de touro ou de vaca. Actualmente toca-se este instrumento durante as festas de Natal e da Páscoa (Chorpus Christi).
     
  2. Onerom

    Onerom Membro Conhecido

    297
    289
    103
    Olá,
    Obrigada pela partilha... e que belas fotos!! ;) Mais parece Agosto que Novembro :p
     
    Editado por um moderador: 4 Mar 2016
    carla08 gosta disto.
  3. valter_2014

    valter_2014 Membro Conhecido

    1.071
    574
    153
    Realmente, apanhaste bom tempo em Novembro.
    Boa partilha☺
     
    Onerom e carla08 gostam disto.
  4. Ricardo_7

    Ricardo_7 Membro Conhecido

    2.449
    1.996
    223
    Olá,

    Muito obrigado pela partilha! Que fotos :)
    Já me falaram muito bem de Sevilha e é aqui ao lado... É sempre algo a ponderar! :)

    Boas viagens
     
    carla08 gosta disto.
  5. PauloNev

    PauloNev Moderador Sénior Membro do Staff

    4.125
    3.508
    273
    Muito obrigado pela partilha.
    Belas fotos.
    Boas viagens ;)
     
    carla08 e valter_2014 gostam disto.
  6. carla08

    carla08 Membro Conhecido

    778
    520
    133
    Obrigado a todos pelo feedback!
    @Onerom @valter_2014 Fomos na primeira semana de Novembro, e o tempo esteve realmente excelente, um verdadeiro verão de s.martinho:)
    @Ricardo_7 Sevilha vale bem a pena, eu quero regressar :)
    @paulonev Obrigado!
     
    Ricardo_7, Onerom e valter_2014 gostam disto.
  7. PaK

    PaK Banidos

    41
    14
    8
    Grandes fotos, boa partilha, obrigado @carla08 :)
     
    carla08 gosta disto.
  8. Cristina Sousa

    Cristina Sousa Membro Conhecido

    5.405
    8.131
    323
    Olá @carla08 :)
    Que belo report. Sevilha deve ser mesmo linda!
    As demais localidades são fantásticas, a avaliar pelas fotos.
    Muito obrigada pela partilha, com muita e boa informação para quem quiser visitar. ;)
     
    carla08 gosta disto.
  9. rmonteiro

    rmonteiro Membro Conhecido

    2.140
    1.250
    223
    Obrigado por esta partilha !!
    Normalmente é Sevilha que associamos a Andaluzia, mas este report veio mostrar locais muitos bonitos por essas bandas.
    Excelente partilha ! ;)
     
    carla08 gosta disto.
  10. Antonia.M.S.

    Antonia.M.S. Membro Conhecido

    506
    1.206
    173
    Olá @carla08
    Não sei como, mas este report passou-me despercebido:oops: ;)
    O país vizinho é de uma encantadora diversidade e tem muito para oferecer. E a Andaluzia é linda! Obrigada pelo report, pelas belas fotos e e descrições e pela partilha de lugares tão bonitos!!;):D
     
    carla08 gosta disto.
  11. carla08

    carla08 Membro Conhecido

    778
    520
    133
    @Antonia.M.S. , nesta zona em específico sinto-me em casa, e ainda tenho muito para explorar nesta bela região de Espanha!
    Obrigada! :)
     
    Paulo Leite e Antonia.M.S. gostam disto.
  12. LigiaDC

    LigiaDC Banidos

    214
    240
    103
    Que bonito report. Adoro esta zona e conheço bem. Ficou a faltar-lhe Casares, que recomendo muito. ;)
     
    carla08 gosta disto.
  13. carla08

    carla08 Membro Conhecido

    778
    520
    133
    Obrigada @LigiaDC , fica a referência!
     
    LigiaDC gosta disto.