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[Report] Road Trip de 3300 km Sul de Espanha... de Mota!

basapistas

Membro Conhecido
Uma viagem de 12 dias, com uma Honda Integra NC700D, 2 passageiros com 3300 km realizados pelo Sul de Espanha.

Itinerário: Porto – Guarda (1 noite) – Salamanca – Avíla – Madrid (noite) – Valência (noite) – Benidorm (3 noites) – La Manga – Almeria (1 noite) – Málaga – Mijas (3 noites) – Fuengirola – Marbelha – Ronda – Sevilha (2 noites) – Porto;

Viagem para conhecer o Sul de espanha, com alojamento em hotéis com a melhor relação custo benefício, alguns a preços muito acessíveis, com o objectivo de conhecer o sul de espanha e ao mesmo tempo fazer alguma praia e descansar. Esta viagem poderia facilmente ser encurtada na sua duração, especialmente se a viagem fosse realizada de automóvel, mas tal exigiria mais kilometros percorrido por dia, logo um a maior desgate.
O nosso itinerário começou ao início da tarde de 5ºfeira com o objectivo de ficar alojado na Guarda (200km) a custo de 35 euros com pequeno almoço, para permitir que o trajecto para Madrid  fosse realizado de forma mais cómoda.

No 2ª dia realizados aproximadamente 400km conhecendo Salamanca, que é uma cidade muito interessante, principalmente a zona central onde esta localizada a Praça de Espanha, passando por Ávila que vale a pena conhecer e pelas 20h00 chegamos a Madrid, ficando alojado afastados no centro da Cidade no Tryp Suites Hotel (junto ao Aeroporto de Madrid). Este hotel é uma boa opção para quem esta de passagem dado estar afastado do centro e têm muitos lugares de estacionamento disponíveis. Nós já conhecíamos Madrid, mas circular naquele emanharado de estradas e auto-estradas requer um bom Gps e alguma perícia especialmente para quem circula de mota.

No 3ª dia partimos em direcção a Valência, aproximadamente 400 km pelo meio do nada, numa auto-estrada sem pagamento de portagens mas que parecia a VCI no Porto ou a 2ª Circular dado o elevado numero de veículos que ali circulavam nos dois sentidos. Uma viagem monótona, só atenuada por algumas estações de serviço com preços proibitivos para comer alguma coisa (sumo de 1 litro e duas sandes = 7,5 euros). Pelas 14h00 lá chegamos a Valência, tendo ficado alojados no Tryp Azafata localizado igualmente junto do Aeroporto, com estacionamento disponível gratuito em garagem (uma raridade).  Valência é uma cidade muito bonita, especialmente o Parque das Ciências e o centro urbano, embora as suas praias não sejam nada do outro mundo.

No 4ª dia partimos em direcção a Benidorm (150km) a fugir às portagens tendo o percurso demorado um pouco mais devido a esse facto. Pelas 12h00 chegamos a Benidorm, onde após uma década encontramos uma Benidorm com excelente praia e água do mar, mas como sempre com muita gente. A praia do Poniente (zona sul) oferece uma alternativa com poucas pessoas dado ser uma área mais residencial. A noite em Benidorm parece o S. João ou S. António um mar de pessoas, sendo uma turismo de baixo custo dada a enorme oferta, mas com alguma qualidade ao nível da praia, água do mar, temperatura, e baixos custos para quem aguentar aquele mar de gente.

Após 3 dias de descanso partimos em direcção a Almeria (400km) que seria o nosso porto de abrigo para rumarmos a Marbelha. No trajecto fomos a banhos em La Manga, com excelente praias e excelente água, mas que parecia deserta e pouco povoada para um mês de Agosto. Antes de chegarmos a Almeria passamos na bela Reserva Natural do Cabo da Gata que merece uma visita, ficando a 20km de Almeria. Em Almeria ficamos alojados no Tryp Indalo e destinou-se numa paragem para descanso dada a elevada distância para Marbelha. Almeria é uma cidade à beira mar, mas sem grande história, uma cidade mais familiar do que turística.

No 8ª dia partimos em direcção a Mijas (300km), passando pela cidade Granada, fazendo a auto-estrada Almeria - Granada com belas paisagens e considerada uma das Top 100 estradas para rolar. Granada é uma cidade muito interessante, mas muito calor com 36ºc torna-se muito complicado grandes passeios.

Ficamos alojados no Pueblo de Mijas (THR Mijas) que fica no alto de Fuengirola, que fica distanciado a cerca de 7km do mar, uma bela e pacata localidade sendo uma boa opção para alojamento mais económico e mais afastado das grandes enchentes. Nos três dias que ficamos em Mijas, aproveitamos para visitar Marbelha que foi uma grande desilusão, pois a praia não é grande coisa e a vila de Marbelha vive mais da fama, cheia de edifícios já com alguma idade e aldeamentos privativos, lojas de luxo e carros de “outro mundo”, ostententando uma riqueza fútil e só ao alcance de alguns. Málaga sem grande interesse mas com uma longa linha de praia que só se destaca pela temperatura da água do mar, mas que mesmo assim muito mais fria do que as praias para norte.

- No 11ª dia partimos em direcção a Sevilha, sem chegar a passar por passar por Gilbraltar (fica para a próxima) fizemos num Domingo de manha a estrada Marbelha – Ronda com 47 km de estradas sinuosas e com bom pavimento sendo o ponto de concentração de motociclistas daquela zona, também uma via que esta na TOP100 das estradas europeias, sendo um estrada espectacular para se rolar e se deitar naquelas curvas. Ronda, cidade de pequenas dimensões  mas com um notável património cultural e arquitectónico, valendo realmente a passagem.

- Chegada a encantadora Sevilha, onde a praça de Espanha e zona antiga se destacam pela seu encanto e por um calor constante, sendo uma cidade de passagem obrigatória. Em Sevilha ficamos alojados na antiga zona expo 92, que após varias tentativas de aproveitamento, continua a ser uma zona fantasma e muito mal aproveitada, escolhemos o Hotel Exe Isla Cartuja pela seu preço (36 euros noite com pequeno almoço), por te parque de estacionamento gratuito e por estar próximo da lsla Mágica, muto embora esteja a cerca de 15m do centro da cidade. Por lá ficamos dois dias, tendo na manha no 3ª dia partido em direcção ao Porto via Badajoz perfazendo cerca de 600 km, tendo chegado ao destino pelas 18h00.

Deixo-vos um resumo da viagem:
https://www.youtube.com/watch?v=MJhzSAUz_5A


Características da Viagem:

- Mota: ao contrário que a maioria das pessoas pensa, uma mota com uma boa top case e malas laterais possui um enorme capacidade de armazenamento de roupa, o que à primeira vista poderá não ser perceptível. A escolha da mota prende-se por gostos pessoais, pelo espírito de aventura, poupança de combustível, facilidade de estacionamento, poupança em portagens, entre outros factores. Obviamente que a mota acarreta alguns constrangimentos, especialmente no que concerne à fadiga, condições atmosféricas adversas, entre outros, exigindo equipamento adequado.

-Viagem realizada a ritmo moderado entre os 90 – 120 km/h dependendo da estrada , intensidade de trânsito e o vento.

- Abastecimento – A gasolina é cerca de 10 a 15 cêntimos mais barata do que em Portugal, mas; variando os preços de a acordo com a zona de espanha e se abastecem em estradas principais, ficando situado entre os 1,40 – 1,45 euros por litro sem qualquer tipo de desconto, tendo feito uma média a ronas os 3,2l/100km
 
- Alimentação – em determinados hotéis tentamos ter regime de pequeno almoço ou meia pensão, para desta forma controlar antecipadamente os custos, pois os preços em espanha já são elevados, sendo que em viagens longas as refeições acabam por ter um elevado peso no orçamento, havendo em espanha refeições para todo o tipo de preços, sendo tripadvisor uma boa opção para encontrar os locais pretendidos.

- Todos os alojamentos já estavam previamente marcados, quase todos eles com a possibilidade de serem cancelados sem penalizações, embora esta opção tenha encarecido um pouco as estadias, tendo reservado através do Booking e sites dos Hoteis.

- Para viagens económicas em que o alojamento não se faça em campismo , os Hostals  são uma boa opção, no entanto existem cadeias de Hoteis como o Ibis Budget que apresentam preços muito competitivos em várias zonas de espanha e localmente em cada cidade existindo alojamentos que por motivos de localização ou outros, normalmente afastados dos centro urbanos estejam a preços de boa relação qualidade/preço, mas exigindo muita pesquisa. A vantagem de cadeias como IBIS/Tryps é que permitem o cancelamento do Hotel até às 18h00 do próprio dia, o que acaba por constituir uma boa opção para realiza este tipo de viagens ; Nós optamos nalguns locais pela cadeia Tryp por termos pontos acumulados no cartão Melia Rewards, o que nos permitiu usufruir de estadias muito mais económicas, dado que estes hotéis são mais dispendiosos do que a cadeia íbis Budget. Os hotéis marcados pelo booking, que têm opção de cancelamento gratuito, mas normalmente esse cancelamento varia entre 24 horas até 72 horas da estadia, o que é em muitas situações poderá não constituir uma maior valia.

- GPS – Dois telemóveis com o NAVFREE aplicação gratuita que permite descarregar mapas dos países que vos interessam, sendo uma boa opção para quiser utilizar aplicações gratuitas em qualquer parte do mundo, só tendo que descarregar os respectivos mapa, funcionando sem estar ligado à internet.
 
- Internet – Todos alojamentos em que estivemos tinham wi-fi gratuito, seja no quarto ou no só no hall de entrada. Outro método prende-se a cadeia do McDonalds que fornece wi-fi gratuitamente sem necessidade de password. Os preços da internet no telemóvel eram muito elevados.


-Pagamentos: Em espanha os nosso cartões de débito funcionam igualmente como cartão de crédito, permitindo levantar dinheiro e fazer pagamento sem qualquer custo adicional, tal como estivéssemos em Portugal, excepto nas portagens que tive que utilizar o cartão de crédito. Aconselho levar sempre cartão de crédito porque são sempre aceites em qualquer parte para fazer pagamentos. Para levantar dinheiro com cartão de crédito, mesmo indicando que deseja dinheiro da conta a ordem, eles cobram uma taxa extra para levantamentos a dinheiro, pois consideram tal operação como cash-advance.

- Portagens, praticamente em Portugal, pois em espanha há quase sempre alternativas às auto-estradas com portagens, as alternativas são outras auto-estradas, bem pavimentadas e sinalizadas que simplesmente têm mais movimento que as auto-estradas com portagens. Em Espanha todas as AE com portagens estão previamente sinalizadas, sendo difícil entrarmos numa por engano.

;Neste tipo de viagens exigem entre outras coisas: Cartão europeu de Saúde, cópia dos documentos pessoais em caso de extravio ou furto, lista de contactos úteis com número de hotéis, oficinas, cancelamento de cartões; itinerário, aparelho portátil de carregamento de telemóveis e outros gadgets.
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Ollaaa,

uma maneira diferente de conhecer vários lugares :)

obrigada pela informação toda detalhada.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Parabéns pelo report.
Tens aí uma bela mota... No meu último passeio uma amigo levou ama NC e os consumos são qualquer coisa do outro mundo, só vendo para acreditar.
Continua a brindar-nos com mais reports em duas rodas.
 
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