Novidades

[Report] Road-trip Croacia - Plitvice, Zadar, ilha de Hvar, Ston, Dubrovnik

Romao79

Membro
Olá a todos,

Nunca fiz nenhum report de viagem por isso peço desde já desculpa se for demasiado maçudo ou se vos der sono a meio, mas vou tentar dar a conhecer a semana que passamos fora do pais com bastantes fotografias a mistura. Qualquer duvida é só perguntarem que eu tento responder enquanto ainda está tudo fresco :D

Ora bem, então no passado mês de Outubro de 2015, peguei na minha cara metade e partimos para um destino que já sonhávamos conhecer há algum tempo mas ainda não tinha calhado. Inicialmente o destino das nossas férias era outro totalmente diferente, mas após alguns contratempos decidimos apontar o azimute direito a Croácia.

Utilizei este portal para ler sobre o destino, li com bastante atenção todos os reports que falavam desse país e se a vontade já era muito, depois de ler o excelente report do calu, qualquer duvida que ainda pudesse existir ficou dissipada. Croácia era o nosso destino para 2015!!

A viagem durou 9 dias, de dia 13 a 21 de Outubro. Comprámos a viagem a uma agência física, pois os preços que vi na net eram muito semelhantes aos praticados pela Charming Travel e então decidi comprar-lhes as passagens aéreas. A viagem que adquirimos ainda durante o mês de Julho custou 600euros e conseguimos voo pela TAP directo a Zagreb desde Lisboa e o regresso de Dubrovnik com escala em Viena e depois Lisboa.

O percurso escolhido foi então efectivamente voar de Lisboa para Zagreb e depois de carro percorrer parte da costa croata não esquecendo de passear nos Plitvice Lakes. Assim sendo rumámos logo para a zona dos lagos para que não tivesse que haver uma deslocação grande pois o interesse era mesmo o parque. Dos parque descemos para Zadar e daí apontamos as agulhas para Split onde iríamos apanhar o ferry até à ilha de Hvar. Depois de palmilhada a ilha, voltaríamos para o continente e continuaríamos a viagem até chegar a Dubrovnik onde gastaríamos os nossos últimos cartuchos.

As reservas dos alojamentos foram todas efectuadas pelo Booking e felizmente também não houve qualquer tipo de problemas.

Aluguei carro e foi tudo tratado pela internet por isso no dia da chegada foi praticamente só preencher a papelada e levantar o carro e seguir viagem. Aluguei pela Avantcar um carro da classe do VW Golf a gasóleo e por segurança e algum receio, comprei as protecções extra que costumam “oferecer” aquando dos alugueres. Ainda assim ficou o aluguer para os 8 dias por 166€ (excluindo os extras que vou referir de seguida)

O total da viagem gasto desde que saímos de casa até ao regresso deverá estar muito próximo dos 2000 € mais coisa menos coisa pois também tentamos aproveitar o máximo possível



Resumo dos custos:
Avião Lisboa - Zagreb e Dubrovnik - Viena - Lisboa --> 602 euros
Carro alugado na Croácia --> 166 euros + 72 do GPS e carta verde
Alojamento Plitvice --> 120 euros + 2x 16 de um jantar
Entrada nos Lagos Pllitvice --> 30 euros (220 kunas)
Alojamento em Zadar --> 75 euros
Ferry Split - Hvar (2 pessoas + carro) --> 48 euros (47+47+265 kunas )
Alojamento em Hvar --> 110 euros + jantar e almoço que deverão rondar os 50 euros
Ferry Sucurak - Drvenik (2 pessoas + carro) --> 17 euros (13+13+90 kunas )
Alojamento em Dubrovnik --> 422 euros
Entrada em Ston --> 11 euros (80 kunas)
Entrada nas muralhas de Old Town --> 27euros (200 kunas)
Combustivel no carro alugado --> 50 euros (370 kunas)
Nestes custos não contemplei alguns souvenirs que comprámos nem compras que fomos fazendo ao longo da viagem para evitar estarmos sempre a comer em restaurantes.


ac1.staticflickr.com_1_747_22394629914_79d68e74d4_c.jpg
 
Última edição por um moderador:

Romao79

Membro
Dia 13 Outubro == Dia 1
Chegamos ao aeroporto por volta das 7 da manhã já que o voo da TAP directo a Zagreb é as 9h05 e saímos praticamente a hora. Refeição ligeira a bordo, mas afinal o voo directo não era bem directo pois passado 2h aterrámos em Bologna e aí ficamos cerca de 45mins até levantarmos voo novamente então para Zagreb. Chegámos ao destino por volta da 14h30 locais e o tempo estava mesmo invernoso, conforme já tinha espreitado na internet. Chuva e 8 graus.

Após apanharmos as malas, cometi o disparate de ir trocar grande parte do dinheiro que levávamos no Aeroporto. Nota: troquem somente o necessário porque fora do aeroporto há mais locais que não cobram (tanta ou nenhuma) comissão. Trocaram-nos cada Euro por 7,1 Kunas, ao passo que fora do aeroporto cheguei a ver as casas de cambio a trocarem por 7,6 Kunas!

Passando esse pormenor, dirigimo-nos ao rent-a-car para ir levantar o carro, preencher alguma papelada e pagar pelo GPS que tinha solicitado. Tive ainda de compar a carta verde pois como ia conduzir até Dubrovnik, e essa estrada passa pela Bosnia cerca de 20km, é mandatário em todas as rent-a-cars termos essa carta para que se nos pedirem no controle ou acontecer alguma coisa enquanto estamos lá, estarmos seguros. Essa carta custa o equivalente a 25Euros.
O carro que nos calha não é um Golf, mas sim um Skoda Rapid a gasóleo.. por acaso ate acho mais piada ao Golf, mas pronto não havia nada a fazer… ainda para mais era branco, por isso andei a semana toda com um electrodoméstico :p

Pegamos no carro e rumamos a um shopping para comer qualquer coisa.. com isto tudo eram quase 16hrs quando nos despachamos e a fome já apertava. Comemos qualquer coisa so para tapar o buraco do estômago e encontrámos algo conhecido: Lidl.. existem Lidls a pontapé e foi ai que fizemos as primeiras compras para termos alguns mantimentos para a nossa viagem.

Entretanto o tempo continuava feio.. a chuva era mais intensa, o frio apertava e a noite aproximava-se rapidamente. Acabamos por não visitar Zagreb e decidimos rumar ao alojamento já perto do Parque de Plitvice onde iríamos ficar. O GPS indica que estamos a 140km do nosso destino e pomo-nos a caminho. Apanhamos algum transito para sair de Zagreb e depressa entrámos numa auto-estrada. Fizemos talvez uns 20km até que peguei no GPS e mandei-o procurar rotas que evitassem as AE’s.. afinal não estávamos com pressa e queríamos poupar nas portagens. O GPS manda-nos sair e pagámos 7Kunas por aquele troço. A estrada de fora é igualmente boa e os kms vão avançando, tal como a chuva que teima em não parar. Entretanto a noite cai por volta das 18h por isso fazemos metade da viagem já com uma escuridão total.
O GPS indica que chegamos por volta das 20hrs ao destino o que não é mau de todo.. so queremos é chegar para descansar pois o dia vai longo e o dia seguinte promete. Não é difícil dar com o alojamento já que eu tinha previamente tirado as coordenadas do local por isso fomos la ter direitinho. A chuva continua a cair e o frio diminuiu ligeiramente mas estão somente 11graus! Estacionamos o carro no parque privativo do alojamento, e vamos direitos a recepção da casa onde vamos pernoitar.

Mal entramos na casa, sentimos o calor que se faz sentir no interior o que foi uma sensação óptima. A dona da casa, simpátiquíssima pergunta se queremos jantar, enquanto nos dá a chave do nosso quarto e aceitamos de imediato. Todos os pratos da lista têm um preço fixo de 16 euros por pessoa e acabamos por escolher um carne estufada que nos soube pela vida. Após a refeição subimos ao quarto para descansar para o dia seguinte.

O alojamento escolhido foi o Plitvice Ethno House e aqui ficam umas fotos do alojamento e área circundate que tirei durante o dia:

Wc:
ac1.staticflickr.com_1_595_22991465086_eb841718f7_c.jpg


Quarto:
ac2.staticflickr.com_6_5661_23004018942_38ca4dab45_b.jpg


Zona de lazer/fumo no exterior
ac2.staticflickr.com_6_5654_22625279559_ee91e5b493_c.jpg


Piscina e parque infantil
ac2.staticflickr.com_6_5797_22599174288_0a36092365_c.jpg


Indicação na estrada
ac2.staticflickr.com_6_5656_23004014312_6bcb0bd6b8_b.jpg



Recepção:
ac2.staticflickr.com_6_5814_23017499025_0f54f8bc9f_c.jpg


Edifício principal onde ficava o nosso quarto, recepção e espaço de refeições. Ali o nosso electrodoméstico estacionado
ac1.staticflickr.com_1_611_23028628101_5bc09caf54_c.jpg


Indicação da estrada sobre o alojamento
ac1.staticflickr.com_1_569_22991452806_213e879c6c_c.jpg
 
Última edição:

Romao79

Membro
Dia 14 Outubro == Dia 2
Despertador as 6h30 que é para não se perder pitada do dia.. vou a janela and guess what… chuva! Ja tinha visto antes de me deitar que o dia iria estar cinzento mas não nos iria impedir de desfrutar do Parque. Tomamos o pequeno almoço nas calmas e reforçado e saímos cedo. Estamos a chegar ao Parque por volta das 8h00 já que o alojamento apenas ficava a 5km de distancia. Estacionamos o carro, colocamos os fatos da chuva, protegemos as mochilas onde levamos água, fruta, e sandes para o dia e lá vamos nós. Temperatura a rondar os 10graus.
Andamos cerca de 10mins até chegar a bilheteira já que não é perto de onde deixamos o carro, a chuva cai certinha, mas não será nada que nos impeça de prosseguir. Compramos 2 bilhetes e pagamos 220Kunas. Pelo que tinha lido inicialmente pensamos fazer o trilho que demorava 4 a 6 horas mas depressa os nossos planos serão alterados já que nos informaram que pelo facto de estar a chover continuamente há 3 dias (!!) que há trilhos que estão debaixo de água e aconselham o trilho que demora 2-3horas a percorrer. Ficamos um pouco tristes mas iniciamos o trajecto na mesma.

Inicio dos trajectos:
ac1.staticflickr.com_1_646_22394752874_34935c8aae_c.jpg

Mesmo com a paisagem Outonal, os milhares de folhas já caídas nos caminhos e a chuva, as paisagens são deslumbrantes… melhor só se estivesse sol para podermos apreciar os azuis e verdes daqueles wallpapers naturais que vão aparecendo a medida que vamos caminhando. Bem para isso teremos que ir novamente, mais encostados ao Verão. :rolleyes: Pelo facto de ser Outubro e estar a chover, passamos a manhã a caminhar sem ninguém a estorvar o que é óptimo! A cada momento só queremos parar para tirar uma fotografia e pensar que aquela vai ser a melhor do dia, mas rapidamente aparece um outro cenário para tirarmos outra foto e por ai fora. Chegou a uma altura em que não pudemos seguir mais pelo caminho porque feitos teimosos seguimos pelo trilho que queríamos inicialmente LOL. A sorte é que vimos que passava uma estrada perto e fomos por ela e seguimos até uma das paragens de autocarro existentes no parque. De lá perguntamos se havia alguma maneira de dar a volta ao parque na zona onde nos encontrávamos pois estávamos na ponta oposta as entradas. Lá nos indicaram um caminho seguro e continuamos viagem! Por volta das 12h começamos a cruzar-nos com algumas excursões de turistas asiáticos e os trilhos começaram a ficar povoados em algumas zonas.

Acesso aos trilhos:
ac1.staticflickr.com_1_650_23028652891_a92fb2b4fb_c.jpg


Chegada a um dos inúmeros lagos existentes:
ac2.staticflickr.com_6_5767_23017519185_83800bc878_b.jpg



Para passar de uma margem para outra existem estes barcos que estão constantemente a fazer estafetas. Esta foto foi tirada já depois de termos atravessado e estávamos na margem do Upper Lakes
ac2.staticflickr.com_6_5755_22394747724_6b8b0179e6_b.jpg


Os trilhos ainda sem ninguém a estorvar..
ac2.staticflickr.com_6_5823_23028647771_8750750060_c.jpg



As tão aguardadas quedas de agua.. finalmente ali a nossa frente!
ac1.staticflickr.com_1_778_22991470566_db586f0034_c.jpg


Pena o tempo estar nublado o que impediu de ficarmos (ainda mais) deslumbrados com o que se apresentava a nossa frente:
ac1.staticflickr.com_1_777_22625285759_d20d115530_c.jpg


Após algumas horas a caminhar já nas zonas mais altas
ac2.staticflickr.com_6_5805_23017510185_ab5baafc07_b.jpg


Lagos e mais lagos que vão ao nosso encontro consoante vamos caminhando..
ac1.staticflickr.com_1_745_23017509035_7be081ecf0_c.jpg


Dos primeiros lagos que vislumbrámos:
ac2.staticflickr.com_6_5820_23057054441_42eb6205a1_c.jpg


Paisagem outonal a contrastar com o cinzento do dia:
ac2.staticflickr.com_6_5757_23057052211_3c1cef7668_c.jpg


Agua e mais agua... uma queda de agua em que conseguimos quase tocar nela..
ac1.staticflickr.com_1_728_22627543177_499c81e2ab_b.jpg




Resumindo o dia, saímos de lá eram cerca das 15hrs com bastantes km em cima das pernas, roupa toda encharcada, sapatos a pingar mas com um sorriso na cara. O parque é realmente maravilhoso e havemos de voltar para o ver com outras cores sem ser os fundos cinzentos que tivemos devido as neblinas e chuvas deste tempo. Pagamos 49kunas de parque e fomos ao alojamento para trocar de roupas
De volta a rua já secos, aproveitamos as ultimas horas do dia para conhecermos uma zona que fica a cerca de 20km do alojamento chamada Rastoke que é um vilarejo mínimo mas bastante pitoresco com muita água a mistura e casinhas engraçadas. Tinha sido algo que tinha chamado a atenção no dia anterior quando ali passamos. Depois fomos novamente a um Lidl fazer umas compras rápidas e voltamos ao alojamento para descansar para o dia seguinte!

Algumas fotos de Rastoke:
ac1.staticflickr.com_1_678_22424688263_a8edb48bb6_c.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5691_23019836766_82c0918168_c.jpg



ac1.staticflickr.com_1_662_23032321772_6092e64088_c.jpg
 

Romao79

Membro
Dia 15 Outubro == Dia 3


Alvorada as 7 da manhã, já que acabamos sempre por nos deitar relativamente cedo . Tomamos o pequeno, arrumamos as malas, checkout e fazemo-nos a estrada. A chuva dá uma ligeira trégua e aproveitamos para tirar umas fotos ao local onde pernoitamos nas ultimas duas noites. O destino de hoje será Zadar, a 135km de onde estamos. Marcamos o centro da cidade no GPS, evitar auto-estradas e lá vamos nós. Boas estradas são uma constante e paisagens a perder de vista seja a circular por planícies ou em estradas de montanha, é impossível ficar aborrecido com o que a vista alcança.

ac2.staticflickr.com_6_5746_22599164568_29f1c70753_c.jpg


ac2.staticflickr.com_6_5713_22625264849_800f9e5ba4_c.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5705_22991447406_27afbb0128_c.jpg



ac1.staticflickr.com_1_693_22396289113_05bc9b9a8f_c.jpg



No GPS aparece um pequeno vilarejo chamado Novigrad e como estamos mais do que dentro do horário estabelecido, rumamos até lá. Tal como tantos outros locais é um lugar simpático, asseado, muita água, barcos e um forte no topo de um monte. Estacionamos o carro e decidimos subir a escadaria que nos leva ao ponto mais alto desse local para apreciar a vista.

ac1.staticflickr.com_1_669_23017487445_1ee69b9464_c.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5640_22394716444_4fc05015c8_c.jpg




ac2.staticflickr.com_6_5806_22599138767_760538a66e_b.jpg



Peço desculpa desta estar tremida, não me apercebi na altura..
ac1.staticflickr.com_1_694_23003995772_e8f4bf8a25_b.jpg


Já a sair de Novigrad:
ac2.staticflickr.com_6_5692_22599136867_b1bc9f39e6_b.jpg


ac1.staticflickr.com_1_772_23017481305_6f51abca7d_b.jpg





Voltamos ao nosso trajecto e chegamos a Zadar pela hora do almoço. Escolhemos um local ao calhas que tivesse bom aspecto e entramos para almoçar. Entre pratos italianos, peixe ou carne, a escolha é farta e o preço é anedótico. Almoço completo fica por cerca de 12 euros. A seguir ao almoço rumamos ao nosso alojamento para deixar as malas e ir dar uma volta por Zadar, espreitar a atracção principal, o Sea Organ e o Greeting to the Sun que só funciona depois do por-do-sol que by the way é brutal aqui. Foi a primeira tarde que não houve chuva o que ajudou a experiência.

Zadar, zona do Sea Organ:

ac2.staticflickr.com_6_5745_23003899802_5b76727e03_c.jpg


Por onde se ouve o som do mar..
ac2.staticflickr.com_6_5725_23003992292_111ebe3d43_c.jpg
 
Última edição por um moderador:

Romao79

Membro
Enquanto o por do sol não chegava, fomos dar uma voltinha pelas ruas de Zadar:

ac1.staticflickr.com_1_723_22394709134_a672759c6f_b.jpg


ac1.staticflickr.com_1_716_22599146878_dbb090fb2f_b.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5773_23017475485_a1bf98c3b8_b.jpg



De volta ao Sea Organ e Greeting to the Sun:
ac1.staticflickr.com_1_585_23003986052_87383bfabb_b.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5624_22396272323_d58e55f25a_b.jpg



Dezenas de pessoas a aguardar pelo mesmo.. (se fosse verão possivelmente teria que trocar por centenas ou milhares.. :rolleyes:)
ac2.staticflickr.com_6_5677_22991428586_e6e99bb423_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_637_23017469575_ae6ab054bd_b.jpg




Assim que o sol se põe, nos painéis começa a dança das luzes..
ac2.staticflickr.com_6_5643_22991427786_529b06eac8_b.jpg




ac1.staticflickr.com_1_654_22991425446_ed590b0315_b.jpg



O alojamento escolhido foi o Villa Kovak e aqui ficam umas fotos que tirei na manhã seguinte:
Varanda da frente
ac1.staticflickr.com_1_680_22394696814_b6e9a0f205_c.jpg



Vista da varanda:
ac2.staticflickr.com_6_5689_22396264393_bdda5de748_b.jpg




Vista da sala desde a varanda
ac1.staticflickr.com_1_673_22394694084_a417e32d76_b.jpg




Foto tirada a frente da mesa da sala onde se vê a cozinha, wc e quarto.
ac1.staticflickr.com_1_605_23003974902_d7a80f049f_b.jpg



Varanda traseira com acesso ao quarto:
ac2.staticflickr.com_6_5753_22625235789_a09ed3aa07_b.jpg


Aspecto da Villa onde ficámos, o nosso piso era o superior (penthouse)
ac1.staticflickr.com_1_625_23017460025_085f76bed0_b.jpg
 
Última edição por um moderador:

Romao79

Membro
Dia 16 Outubro == Dia 4
Apesar de ser Outubro e não ser época balnear não queria deixar de dar um salto ate a ilha de Hvar e esse era o destino para este dia. Saímos cedo de Zadar para percorrer os cerca de 160km até Split. GPS a funcionar e la fomos nos por estradas nunca dantes circuladas (por nós!). Já tinha visto que o ferry partia as 14h30 de Split e demoraria 2h a chegar até a ilha. Fomos sempre em passeio descontraído durante km e km, volta e meia parávamos para apanhar ar ou então para beber um expresso ou mesmo para tirar uma foto as magnificas paisagens que iam surgindo pelo caminho.

ac2.staticflickr.com_6_5728_22599129668_b0776b7f1c_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_602_23017458325_8b23fc45b3_b.jpg



Quando demos conta o tempo tinha passado e a minha ideia de ir ate Trogir teve que ser adiada pois não dava tempo, por isso tivemos que descer a montanha e rumar directamente ao porto de Split porque tínhamos queimado a manhã inteira no passeio. Chegamos cerca das 13hrs e a preocupação era deixar o carro na fila do ferry, comprar os bilhetes e comer qualquer coisa por aquela zona. Ainda tivemos tempo para uma incursão rápida ao mercado de rua e ao interior das muralhas para tirar umas chapas.

Split:
ac2.staticflickr.com_6_5804_23028590331_46bd737546_c.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5796_22625230719_9e5f6f39ca_c.jpg



Rapidamente o tempo que tínhamos passou e voltámos para o carro para o colocar dentro do ferry. Aqui gastamos 340Kunas já a contar com o carro (256 do carro e 47 por pessoa). Saímos praticamente a hora e o tempo estava agradável, solarengo e não muito frio. Mesmo em Outubro o ferry ia cheio de malta e carros. A viagem dura efectivamente 2h até chegar ao porto de Stari Grad. Novamente uma carrada de asiáticos e malta de outra nacionalidade a acompanhar-nos. Nunca tinha visto tanta gente com selfie sticks e iphones com power banks agarrados.. incrível. Durante a viagem há malta que lê, dorme, come, bebe ou simplesmente vai a apreciar a paisagem.

ac2.staticflickr.com_6_5722_22991412246_9b3894c33b_c.jpg



ac1.staticflickr.com_1_611_23028586391_cf1cde6364_b.jpg



Vale tudo para registar umas fotos...
ac1.staticflickr.com_1_684_22394682774_ea43a66249_b.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5795_23003963262_41333f94dd_c.jpg
 
Última edição por um moderador:

Romao79

Membro
A saída no porto é algo confusa porque há mesmo muita "granel" naquela zona com carros a sair do barco e malta a pé, a juntar aos que já la estão do outro lado ou a espera de quem vai no barco ou quem vai embarcar para sair no barco seguinte. Lá nos despachamos daquela zona e marcamos o GPS para o alojamento que fica a cerca de 20km do porto, mesmo na cidade de Hvar. A cidade é muito engraçada mas tem uma densidade populacional e uma quantidade de casas que nunca mais acaba. Mesmo com o GPS não demos com o nosso alojamento a primeira tal a quantidade de ruas e casas. La encontramos o local e fomos recebidos pela dona Irena uma senhora simpatiquissma que nos deixou totalmente a vontade e nos deu umas dicas óptimas sobre sítios a visitar e locais onde poderíamos comer. Deixamos o carro em casa e fomos a pé até ao centro de Hvar.. demoramos cerca de 20mins pois parece perto mas é uma ilusão devido as ruas pequenas, escadas e trilhos que temos que percorrer. Um fim de tarde espectacular onde apanhamos 24 graus! Foi o tempo melhor da viagem que apanhámos, na ilha de Hvar. O porto da cidade cheio de embarcações desde cascas de nozes até iates brutais, muitos cafés e esplanadas e todos eles bem compostos. Havia malta que se aventurou a tomar banho nas águas cristalinas. Em Hvar os preços já eram um pouco mais elevados e fomos jantar a um pequeno restaurante indicado pela nossa proprietária em que foi servida um spaguetti nero com camarões e um rissoto negro de choco… estava delicioso e pagamos cerca de 140 Kunas. Damos mais uma volta pelo centro e voltamos para o nosso alojamento. Por sorte tinha lembrado de marcar o ponto no telefone pois aquilo a noite parece tudo igual e ainda nos perdemos algumas vezes ate apanhar o caminho correcto. Fiquei surpreendido com o a-vontade com que se pode andar em qualquer lugar.. nesse trajecto para casa cheguei a ter que utilizar o flash do telefone para iluminar o caminho porque entre escadinhas e rampas, acabávamos por passar no meio de casas habitadas. Mas totalmente á vontade e sem receio de nada. Alias esta sensação foi acompanhada durante a estadia toda da Croácia.​

O alojamento escolhido foi o Apartments Irena:

O local
ac2.staticflickr.com_6_5628_22625204849_7b168c601b_c.jpg



Sala de estar, zona de refeições, cozinha e a varanda ao fundo (lá estão os sacos do Lidl..)
ac2.staticflickr.com_6_5721_23017427925_831844f83f_b.jpg



Quarto
ac2.staticflickr.com_6_5746_23003939512_0e31e9a817_b.jpg



Varanda (não se vê, mas era bastante grande)
ac2.staticflickr.com_6_5626_22396224913_5e017573df_b.jpg



Vista da varanda
ac2.staticflickr.com_6_5817_23003961982_e71c1c4618_c.jpg
 
Última edição por um moderador:

Romao79

Membro
Dia 17 Outubro == Dia 5
Alvorada as 7h30 e o programa para hoje é passear pela ilha e ir ao encontro de algumas cidades num raio de cerca de 40km. Começamos por subir a Fortaleza de Hvar, o ponto mais alto da cidade onde a vista e´magnifica. Não sei se se pagava a entrada porque passamos pela bilheteira e não estava ninguém e nem a saída por isso poupamos 60Kunas entre os 2.. porreiro pa!

ac2.staticflickr.com_6_5686_22599116918_2294574ce9_c.jpg



ac1.staticflickr.com_1_719_22625222109_63b5774c04_c.jpg



Depois de visitar a fortaleza, rumamos a Stari Grad um vilarejo muito pitoresco com umas ruas e casas todas empedradas. A cidade é visitada rapidamente porque não é muito grande e existem muitas lojas de artesanato, cafés, padarias etc.

ac1.staticflickr.com_1_581_22394675564_20099d51e3_c.jpg



ac1.staticflickr.com_1_651_22396242113_33efdb9d2a_c.jpg



ac1.staticflickr.com_1_629_22599094697_25a7d1906c_c.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5805_23017439055_86900f2c35_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_682_22991395646_5b94f68a84_c.jpg




Saímos dali e fomos até Vrboska simplesmente porque era perto de onde estávamos e fomos até lá. Um lugar mais pequeno que o anterior onde estivemos, parecia uma pequena Veneza. Estacionamos o carro e demos uma volta, bebemos 2 expressos (7Kunas cada) e entramos numa padaria para comprar algo para comer porque a manhã já ia a meio. Compramos um pão que mais parecia um croissant gigante em forma de meia lua em que a massa era bastante fofa e deliciosa com uns apontamentos de sal…esse pao custou também 7Kunas. Saímos dali e rumamos ao local seguinte que era Jelsa mas que por acaso achei menos interessante que os anteriores.

Vrboska:
ac1.staticflickr.com_1_565_22599090327_b4136563a9_c.jpg



Jelsa:
ac2.staticflickr.com_6_5823_22394666594_fea3901f2b_b.jpg

Tinha lido aqui algures que existia nesta ilha um túnel “radical” em que cabia um carro praticamente a conta pelo que decidi ir a procura dele. Como levava um mapa da ilha, gentilmente cedido pela proprietária do nosso alojamento ela fez questão de indicar onde ficava esse túnel e lá fomos nós. O túnel fica na zona de Pitve e atravessa uma montanha. Tem uma extensão de cerca de 1,5km e o buraco tem 2,3 de largura por 2,70 de altura e parece que o carro cabe la a conta.. aquilo não mete medo mas mete algum respeito principalmente se o estiveres a atravessar sem carros atrás porque levanta-se uma grande poeira no interior dele, apesar de “chover” no seu interior.

O famoso local com o túnel:
ac2.staticflickr.com_6_5725_22991391406_9d20983be5_c.jpg


E o interior..
ac2.staticflickr.com_6_5805_22991390056_487f1098ae_b.jpg



Fizemos mais uns km ate encontrarmos um restaurante perto da água onde acabamos por almoçar umas pizzas.. aliás pedimos 1 pizza a dividir por 2 pratos e quase que nem conseguíamos dar conta do recado. O almoço ficou por menos de 100Kunas. A seguir ao almoço voltamos ao nosso apartamento e descemos para Hvar novamente para aproveitar o resto da tarde de soalheira para dar uma volta e apreciar a vista e comprar uns souvenirs.

Fotos de Hvar:
ac1.staticflickr.com_1_586_22426590593_59ed507be7_b.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5754_22625204009_237acaefa9_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_573_22424995594_9b8bf3cbed_c.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5762_22629399378_05460738e3_b.jpg



Por do sol desde a varanda:
ac1.staticflickr.com_1_607_23028560941_c0134268f9_b.jpg


E depois à noite uma longa exposição

ac1.staticflickr.com_1_658_22424993074_3448edd590_b.jpg
 

Romao79

Membro
Dia 18 Outubro == Dia 6
Dia de levantar âncora de Hvar e voltar ao continente outra vez. Para isso o plano era atravessar a ilha toda até Sucuraj que ficava na ponta oposta onde nos encontrávamos mas ainda tínhamos cerca de 80km pela frente mas pelo que nos tinham dito era um caminho que demoraria cerca de 2h a percorrer. Apontei para apanharmos o ferry as 13h15 por isso tínhamos a manhã toda para ir nas calmas. Por ser Outubro, Sucuraj estava quase ao abandono… não se via muita gente, muita coisa fechada pouco artesanato e com a agravante de que os bilhetes só podiam ser comprados a 30mins do ferry sair. Chegamos com cerca de 1h30 até o barco sair pelo que deixamos o carro na fila do ferry e fomos dar uma volta…aproveitamos para comer qualquer coisa e tirar umas fotografias para matar o tempo.

ac2.staticflickr.com_6_5647_22625198579_26c01b2658_b.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5736_22599078037_71cde1737e_b.jpg


Os bilhetes pra Drvenik custaram 116Kunas (90 para o carro e 13 por pessoa) e a viagem demorou cerca de 30min. Chegando ao continente marcamos no GPS a cidade de Ston porque queríamos ver as mini-muralhas da China… tínhamos 80km pela frente até ao nosso destino. Óptimas estradas, pouco transito e bom tempo com as temperaturas a rondar os 18 graus. Paisagens brutais que apareciam de vez em quando obrigavam a paramos nas bermas para rapidamente tirarmos umas fotos e seguir viagem.

Algumas das paisagens que obrigavam a parar para apreciar e registar:

ac2.staticflickr.com_6_5799_23017422235_9ab37d3e8c_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_618_22396220383_21bfdc0cc3_b.jpg




Na estrada para Ston, temos 2 controles fronteiriços pois saímos da Croácia para entrar na Bósnia. Não sei se por estar pouco transito, todos os carros estavam a ser parados para verificação da identificação. Nós levávamos somente o cartão de cidadão porque não pretendíamos visitar a Bósnia e não estava com vontade de gastar 65x2 euros para ter passaporte. Confirmo que para ir para Dubrovnik NÃO E necessário passaporte, o simples CC é suficiente. Ainda perguntei ao policia se não pretendia ver a carta verde do veiculo (aquilo pelo que paguei 25euros no levantamento do carro) mas ele disse que bastava a identificação e seguirmos rapidamente caminho. Passado uns minutos, voltamos a passar por outro posto de controle e entramos novamente na Croácia.. somos mandados parar mas assim que vêem que os CC são de Portugal devolvem-nos os documentos e desejam boa estadia e assim seguimos para Ston.
Chegados a Ston (aliás Mali Ston) estamos esfomeados e perto das muralhas há um restaurante/pousada com muito bom aspecto. Decidimos entrar e almoçar por la (já passava das 3 da tarde mas eles foram muito atenciosos) Pedimos umas ostras (especialidade da zona) e uns mariscos e estavam soberbos. Aqui a conta ascendeu aos 200Kunas mas valeu a pena. Após recarregar as baterias rumamos as tais muralhas, compramos o bilhete (40 kunas cada pessoa) e la fomos nós escadas acima.

ac1.staticflickr.com_1_776_22625193779_2de861dc31_b.jpg


Vista soberba e estado de conservação das muralhas óptimo. Algumas zonas em recuperação pois os andaimes são mais que muitos e o ar puro da montanha ajuda a limpar os pulmões que vão ali a oxigenar a maquina. De inicio cruzar-nos com muito pouca gente, mas mais para o fim adivinhem… nem mais.. mais excursões de asiáticos que se espalhavam pelas paredes da muralha. As muralhas vão desde Mali Ston até Ston, o que em distancia percorrida ronda os 2km.

ac2.staticflickr.com_6_5698_23003932172_0f6ed3d0b3_b.jpg



Quando estamos a chegar a Ston, somos informados que as muralhas vão encerrar e que teremos que fazer um trilho existente paralelo a estrada onde passa o transito. Por um lado ficamos com pena, por outro o caminho a direito permite-nos descansar as pernas que acusam os degraus. O que demoramos cerca de 1h a percorrer nas muralhas, pela estrada não chegam a 15min até chegar ao ponto inicial .


ac1.staticflickr.com_1_760_22599072417_fd29586cb2_b.jpg


Saímos de Ston para rumar ao nosso ultimo destino que é Dubrovnik que fica a cerca de 55km dali. Chegamos por volta das 20hrs, estacionamos no parque do hotel e fazemos check-in no hotel de 5 estrelas que tínhamos reservado para o final da nossa viagem.
 

Romao79

Membro
Dia 19 Outubro == Dia 7

O hotel escolhido foi o Rixos Libertas Dubrovnik e tem uma particularidade que nunca tinha visto.. a recepção fica acima do nível dos quartos pelo que todos ou quase todos os quartos ficam para baixo, o que baralhava sempre que estávamos no elevador porque estamos habituados a subir para os nossos quartos.. aqui descíamos para o quarto. Curioso sem duvida.
O quarto tem umas dimensões gigantes.. acho que nunca tinha estado num quarto tão grande, a cama king size era confortável que se farta. Tinha uma varanda simpática mas que não usufruímos porque queríamos era estar na rua!

Quarto:

ac1.staticflickr.com_1_630_22394640144_a5109d7d69_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_771_22599062537_5f375eed83_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_749_22599076958_728cc08d69_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_693_22599075548_8ee0206815_b.jpg


Lobby:

ac2.staticflickr.com_6_5776_23028524051_caaf351c90_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_685_23003903892_40de08c0ed_b.jpg



Elevador:

ac2.staticflickr.com_6_5722_23017388515_786693e50e_b.jpg




Alvorada as 6 da manhã, tomamos um bom pequeno almoço e as 7 e pouco estávamos a sair do hotel. Ainda deu tempo para ir a varanda registar o momento:

ac1.staticflickr.com_1_567_22394647234_14360a7070_b.jpg



O programa deste dia era passado inteiramente dentro da Old Town em Dubrobnik. Estavamos a cerca de 20mins de distancia a pé ate a entrada da Cidade Velha. O tempo esta novamente encoberto mas desde que não chova, não me chateio muito. Compramos o bilhete para percorrer as muralhas que circundam a Old Town mas os preços são absurdos: 100kunas cada bilhete. Em Dubrovnik tudo é caro, comparativamente ao resto dos locais por onde passamos. Ainda é cedo e por isso não há muitas pessoas nas muralhas, levamos o nosso ritmo porque de todos os lados parece bom para tirar fotos, de um lado o Mar Adriático e a ilha de Lokrum ali encostada, do outro o Mount Srd ou o os telhados da Old Town.

Vista da Placa:
ac2.staticflickr.com_6_5757_22599084558_2934b91909_b.jpg



Lokrum:
ac1.staticflickr.com_1_647_22625186179_f75f6a1fdb_b.jpg



Porto da Old Town onde está a chegar uma caravela antiga que serve para passeios
ac1.staticflickr.com_1_574_22599066367_489218a7f3_b.jpg




Não sei ao certo quanto tempo demoramos a dar a volta ao perímetro da muralha mas é bastante. A concentração de habitações pessoais ou para alugar, os restaurantes, as casas de souvenirs, cafés é assustador.. o problema ali é escolher porque a oferta é imensa. Apesar de ser cedo já há bastante movimento pela Placa pelo que imagino que no Verão aquela zona pareça um formigueiro. Numa das encostas das muralhas la está o famoso bar em cima das rochas.. temos que sair dali para ter acesso ao mesmo, segundo nos dizem. Quando terminamos a vista, baixamos ao piso térreo e vamos procurar o tal bar.. era porreiro ir beber um café ou chocolate quente enquanto descansamos as pernas, mas rapidamente voltamos para trás porque apenas servem bebidas geladas.

A tabuleta "Cold Drinks" marca o local para irmos ao café que fica em cima das rochas:

ac1.staticflickr.com_1_667_22991366886_2378a73608_b.jpg



Deu para tirar uma foto e seguir viagem. Não se bebeu café ali, mas escolheu-se outro mais próximo da Placa..ora são 14kunas por um expresso e 25kunas por um chocolate quente com natas… Continuamos a visitar as ruelas imensas e escolhemos um restaurante para almoçar. Continuamos a visita até que decidimos ir para o hotel descansar um pouco.. 20mins para lá e a noite decidimos voltar para tirar umas fotos nocturnas e também ver o movimento da Old Town. A noite há muito menos movimento que durante o dia, não parecem haver muitas excursões nocturnas a cidade. A chuva entretanto volta a acompanhar-nos e quando voltamos ao hotel temos que por a roupa a secar.

Placa by night:

ac2.staticflickr.com_6_5788_22991360586_ab9acc9aaa_b.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5735_22991359036_6020cc64ed_b.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5677_22599070738_3a4e35caca_b.jpg
 
Última edição:

Romao79

Membro
Dia 20 Outubro == Dia 8
Despertar cedo e hoje decidimos que vamos ao Mount Srd.. ponderamos que só iremos subir de teleférico e que queremos fazer o caminho a pé para baixo (para baixo todos os santos ajudam..) Compramos os bilhetes de apenas 1 viagem (60kunas x2) ao invés de ida e volta (seriam 108kunas x2) e dirigimo-nos para o local onde se apanha o teleférico.. ainda não são 9h e já estão algumas 300 pessoas na fila!!!! Nem queria acreditar.. uma série de excursões e todas a nossa frente… ainda para mais o teleférico leva apenas cerca de 20pessoas de cada vez por isso aguardava-nos pelo menos entre 60 a 90mins de espera. A nossa frente estava uma miúda nova que meteu conversa connosco e percebi que ela era uma guia e estava a espera do grupo dela.. de repente assim do nada ela diz para irmos atrás dela e começa a furar a fila e nos sempre colados demoramos uns 2mins a chegar ao inicio da fila e ela falou com os responsáveis do teleférico e perguntou se podia meter logo ali a frente (eu depreendi isso porque ela falou em croata) e de repente estamos a entrar na cabine do teleférico e a subir!! Agradeci imenso e quando dei por mim tinha ganho 1h do dia só com aquela gigantesca boa acção. Ao subir é que me dei conta do tamanho da fila mas depressa isso ficou para segundo plano pois a viagem de teleférico demora cerca de 2mins e a vista é deslumbrante!!!

O inicio da subida (olhem bem o tamanho daquela fila.. )
ac2.staticflickr.com_6_5764_22427565223_23d63a568e_b.jpg


A chegar lá em cima
ac1.staticflickr.com_1_580_23028527891_cb3196cd39_b.jpg



Chegados la acima temos uma perspectiva de Dubrovnkik completa com especial incidência da Old Town.. infelizmente não havia sol pelo que aquele contraste dos telhados vermelhos não estava muito acentuado conforme costumamos ver nas imagens da cidade.. mas ainda assim a vista era fabulosa. Tiramos umas fotos e fomos a procura do trilho que nos levaria para baixo.. esse trilho não se encontra identificado em lado nenhum e tem cascalho solto em todo o seu cumprimento.

Trilho em ziguezague:

ac2.staticflickr.com_6_5699_22599048787_f37e82df4d_b.jpg


O caminho é em Z ate *a base do monte e demoramos cerca de 1h para o fazer pois paramos muitas vezes para tirar fotos e apreciar a vista. Não encontramos muita gente no trilho.. não sei se por não conhecerem se por não terem vontade de palmilhar todo aquele caminho. Após termos descido o Monte, rumámos a Old Town para ir comer um peixinho e uns mariscos que tão bem eles fazem.

Voltamos ao hotel para descansar um pouco para depois a noite voltarmos novamente e comprarmos uns souvenirs e tirar mais umas fotos.

ac1.staticflickr.com_1_602_23022705486_22c3f919c4_b.jpg



ac2.staticflickr.com_6_5693_23035189592_ea69cab226_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_708_23059932121_34667f7cee_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_654_23048733465_1d66e5f43a_b.jpg



Lojas de merchandising do Game Of Thrones são ao pontapé:
ac2.staticflickr.com_6_5833_23048733035_8b7dccdf65_b.jpg



Voltamos novamente ao hotel e o sistema de abertura de cama é algo que até acho alguma piada . é um mimo que é oferecido aos clientes em que nos abrem a cama e deixam 2 bombons. Também chegaram a arrumar alguma roupa que tínhamos deixado espalhada pelo quarto:

ac2.staticflickr.com_6_5785_22656511069_bc4145b870_b.jpg



ac1.staticflickr.com_1_614_23035187052_a517804310_b.jpg
 

Romao79

Membro
Dia 21 Outubro == Dia 9
O dia mais triste da viagem.. o dia do regresso.. muitas horas nos esperam até chegarmos a nossa casa.

Pequeno almoço reforçado, checkout feito e malas no carro. O carro marcava 1020km percorridos e tinha que ir atestar o carro antes de o entregar no aeroporto de Dubrovnik. O litro de gasóleo é semelhante ao nosso pois la custava 8,5Kunas/litro. Gastei cerca de 370Kunas para atestar o carro o que se revelou uma excelente opção pois o carro não andava nada mas também era um passarinho a beber. Tínhamos cerca de 30km ate ao aeroporto desde o hotel mas decidi atestar na primeira bomba que encontrasse que foi logo nos primeiros 10km.

Como estávamos com tempo ainda passamos por Cavtat um vilarejo muito simpático semelhante a outros por onde passamos. Um porto com muitos barcos, esplanadas com fartura e artesanato.. Bebemos o ultimo expresso e chocolate quente e deixamos cerca de 36Kunas para a despesa feita.

Cavtat:

ac2.staticflickr.com_6_5759_22394619744_6872327d41_b.jpg


A seguir rumamos para Dubrovnik pois tínhamos que entregar o carro até as 12h. Chegamos la a hora e entregamos o carro. Curioso que na entrega do carro verificaram tudo, km, combustível, riscos e até colocaram a trabalhar e engrenaram mudanças.. se calhar pensavam que não estávamos habituados a conduzir com mudanças e foram verificar a embraiagem ou assim. De qualquer das formas estava tudo bem com o carro e era isso que interessava. Rumamos ao aeroporto para fazer check-in, trocar o resto das Kunas pelos nossos Euros e esperar pelo avião que nos levaria a Viena onde nos esperava uma escala de 3h30.

Chegamos a Lisboa eram cerca das 23h, somente 20mins de atraso face ao estipulado.

ac2.staticflickr.com_6_5737_22599040267_9e47f8eef0_b.jpg



E pronto, basicamente a nossa semana foi esta. Espero que não tenham apanhado uma grande seca mas tentei não me esquecer de nada.

Espero que o report vá de encontro as expectativas, se houver alguma coisa a mudar/apontar.. sou todo ouvidos.

Tenho mais fotografias que poderei adicionar aqui ao report, mas pelo menos já ficam com uma ideia inicial do que se pode encontrar

Cumprimentos a todos e obrigado a quem aguentou até aqui :D
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Romao79 :)
Parabéns pelo report! Maravilha de fotos!
Muito, muito bom! Excelentes férias, pena a chuva que vos acompanhou quase ininterruptamente!
As fotos dos lagos estão fantásticas, o que demonstra que esse local é tão bonito todo verde, como extremamente belo com as cores de outono!
A Croácia tem locais lindíssimos, o teu report mostra isso mesmo.
Obrigada pela partilha, e continuação de boas viagens! ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Grandes fotos, e boa descrição de umas férias que devem ter sido fantásticas.
Boas viagens ;)
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Bom dia Romão
Apesar de ser destino que não me "cativa" para fazer uma férias,gostei do que vi/boas fotos:)
Obrigado pela partilha.
 

Flecha

Membro Conhecido
Muito bom amigo, tens fotos de Outono fantásticas.Quero ver se faço essa viagem em breve. Obrigado pelo email.
Olha la... e a BIA ficou? :(
 

Romao79

Membro
@Romao79 :)
Parabéns pelo report! Maravilha de fotos!
Muito, muito bom! Excelentes férias, pena a chuva que vos acompanhou quase ininterruptamente!
As fotos dos lagos estão fantásticas, o que demonstra que esse local é tão bonito todo verde, como extremamente belo com as cores de outono!
A Croácia tem locais lindíssimos, o teu report mostra isso mesmo.
Obrigada pela partilha, e continuação de boas viagens! ;)
Obrigado pelos comentários, Cristina.
Sim, este país tem paisagens lindíssimas por onde quer que se ande, e aqueles Lagos Plitvice são uma passagem obrigatória!

Muito obrigado pela partilha.
Grandes fotos, e boa descrição de umas férias que devem ter sido fantásticas.
Boas viagens ;)
Sim, as ferias foram boas e não foi a chuva que nos fez abrandar ou desfrutar menos!
Obrigado pelo comentário

Bom dia Romão
Apesar de ser destino que não me "cativa" para fazer uma férias,gostei do que vi/boas fotos:)
Obrigado pela partilha.
Obrigado pelo comentário.. e olha que o destino não é nada mau... o meu conselho será eventualmente ir mais encostado ao Verão para poder aproveitar tudo o que o pais tem para oferecer

Muito bom amigo, tens fotos de Outono fantásticas.Quero ver se faço essa viagem em breve. Obrigado pelo email.
Olha la... e a BIA ficou? :(
Sim, as fotos ficam diferentes das habituais tiradas em outra altura do ano e aqui carreguei um pouco na saturação das fotos para dar um pouco de ênfase às cores.
Vais adorar esta viagem de certeza.
Sim, a minha filha ficou por opção e pelo facto de querermos explorar bastante a pé tudo o que pudéssemos e caso ela tivesse ido a logística teria sido bem mais complicada e não teria sido possível fazer tanta coisa. Mas de futuro, é sem duvida uma opção a considerar.

;)
 
Última edição por um moderador:

calu

Membro Conhecido
Uau, belo report e excelentes fotos :) As cascatas estavam com um caudal impressionante. Deu também para ficar com umas boas dicas de outros sítios onde não estive e que pelo teu report parecem mesmo valer a pena. Obrigado!
 

Romao79

Membro
Obrigado eu pelo comentário! Tu és um dos responsáveis por esta minha viagem :p devido ao excelente report que fizeste na altura, e o li de fio a pavio!
 
Top