Novidades

[Report] Riviera Maya - GBP Coba - Maio 2016

Ticha Maria

Membro Ativo
Este será o primeiro report que coloco aqui no Portal e vou começar pela viagem mais recente: México.
A viagem foi marcada logo em Janeiro (para não haver surpresas :p) com a Agência Abreu e ficou 1.173 Eur/pessoa (o valor não variou muito à data da partida).
Dia 1
A partida marcada para 01/05 pela companhia aérea Orbest directo para Cancun. O voo foi pacificamente longo, não muito confortável e algo barulhento (devido a um grupo de rapazes que estavam espalhados pelo avião). Faltava cerca de 1 hora para chegar a Cancun quando a tripulação nos entrega, para preenchermos, o impresso relativo à autorização de saída do México. Este impresso é carimbado na alfandega sendo que uma das partes fica connosco para apresentar à partida.
Ainda que o voo fosse directo, optámos por levar connosco malas de cabine (não passámos por nenhum stress de pesarem as malas - nem para lá nem para cá). À porta do aeroporto a Soltour estava bem identificada e encaminharam-nos logo para o autocarro correcto. Enquanto esperávamos deu tempo para telefonar à "famelga" (via WhatsApp com os dados móveis pois não encontrámos rede wireless aberta). Durante a viagem para o hotel o guia da Soltour deu-nos várias dicas para que a nossa estadia corresse da melhor forma possível (por exemplo não andar com o passaporte connosco mas sim o cartão do cidadão ou carta de condução). Ainda durante este trajecto foi-nos dado os cartões de acesso ao quarto e às toalhas de praia, indicação do nr do quarto, mapa do resort, indicação de como proceder às marcações dos restaurantes disponíveis no complexo, entre muitas outras indicações muito úteis. As informações foram suficientes de tal forma que na recepção do hotel apenas necessitámos da "pulseirinha". Como já passava das 22h o buffet já estava encerrado mas conseguimos jantar no snack bar junto a uma das piscinas do complexo.
Dia 2
Durante a viagem aeroporto-hotel o guia tinha-nos indicado que no dia seguinte estava marcada uma reunião no hotel para apresentação dos serviços disponíveis da Soltour (vulgo: excursões). Com já tive a oportunidade de indicar num outro post aqui no portal, tinha tirado vários apontamentos de empresas de excursões, contactos de guias, empresas para alugar viatura, enfim uma panóplia de contactos para o caso de precisar. Mas depois de ouvir o que não chegou a 2 horas, acabámos por optar comprar as excursões todas pela Soltour. Na compra de do mínimo 3 excursões a Soltour oferecia uma excursão de meio dia a Playa del Carmen para comprar os "recuerdos" e passear. Este par de horas passou-se bem e depois de compradas as excursões passámos o resto do dia a usufruir do complexo e praia.
https://www.portaldasviagens.com/threads/folhetos-flyers-preços-excursões-méxico.15673/page-14#post-277708

Praia reservada ao Hotel Coba

Nota: Quem está hospedado no Coba pode usufruir das praias e espreguiçadeiras do Coba e Tulum (bem como do Buffet).

Dia 3
A alvorada foi todos os dias praticamente sempre à mesma hora: 7h30 para tomar um pequeno almoço reforçado e sem pressas. Depois era tempo de ligar a Portugal e aproveitar a hora grátis do Wi-Fi incluído (apenas no Lobby) e dava para ligar os dois telemóveis com o mesmo acesso. Esta hora começa a contar a partir do momento que se faz a primeira ligação.
A primeira excursão foi Coba/Tankah/Tulum. Ainda que o tempo estivesse meio encoberto as chuvadas que apanhamos eram breves e estavamos sempre no autocarro.
Coba é impressionante. Fica no meio da selva, um calor abrasador quando o sol aparecia, mas valeu a pena o que se andou, subiu, desceu... Eu que nunca sofri vertigens (e ainda gozava com o meu marido) nunca pensei que o viesse a sentir. Os degraus são muito íngremes, irregulares e com alguma degradação à mistura. Mas nada me deteve e subi mesmo. Já a descida, foi de rabiosque mesmo... Ao acabar a descida os musculos das pernas parecia que queriam rebentar, mas para compensar acabámos por alugar uma bicicleta-taxi e trouxeram-nos até à entrada do parque. Valeu a pena todas as dores sentidas no corpo. Voltava lá novamente.


De seguida, rumámos ao povoado Maya: Tankah. À chegada, fomos recebidos com um cocktail de frutas tropicais locais... bem fresquinhas. Depois fizemos slide e canoagem. Depois nadámos num cenote aberto espetacular e por fim tivemos direito a um almoço neste povoado. A comida era do mais saboroso que se podia imaginar. Os picantes só mesmo para quem pedia. Mas a carne era assada com um tempero especial à base de pimentão, embrulhada em folhas de bananeira e eram levadas a forno a lenha durante várias horas. Conclusão: carne suculenta e tenrinha.

Depois de almoço o destino era Tulum. Para quem não saiba, a maioria dos monumentos arqueológicos fecha cedo (16h30) pelo que quando chegámos a Tulum já eram umas 15h30 e não havia muito tempo a perder pois queríamos aproveitar para dar um mergulho. E foi espectacular! Ainda que tivesse algumas ondas, a água azul clara e quente, com aquela paisagem de fundo foi de cortar a respiração.
 

Ticha Maria

Membro Ativo
Dia 4

Ek-Balam/Cenote de Hubiku/Chichen Itza

À semelhança de Coba, Ek-Balam é outro parque arqueológico de uma riqueza extraordinária. Em termos de conservação, acaba por estar em melhor estado que Coba e a subida à pirâmide foi em mais tranquila que a anterior. Apesar do tempo estar muito nublado, o facto de estarmos no meio da selva notava-se bem mais a humidade carregada no ar.



De seguida, e para compensar o calor, nada melhor que um banho na água do mais fresco possível! Já de si este cenote por ter uma pequena abertura para o exterior já tornava a temperatura ambiente fresca. O facto da água estar ainda mais fresca tornou este local irresistível. Foi com bastante relutância que saímos de lá. Mas como tínhamos outro almoço reservado neste povoado, lá fomos... À semelhança do dia anterior, o almoço foi divinal! Era almoço buffet mas com comida tradicional Maya.



Para terminar o segundo dia de excursão: Chichen Itza. Não há palavras para descrever o que se sente num local como aquele. É de uma imponência tal que nos faz sonhar em querer ter habitado naquele local. O tempo estava muito estranho. Estava sol quando chegámos, ficou muito nublado, levantou-se remoinhos de vento... ao ponto da GO PRO decidir não trabalhar mais... O maior estádio de jogo de pelota: o nosso grupo estava numa ponta do campo mas devido à excelente acústica do local conseguíamos ouvir outro guia que se encontrava na outra ponta do campo.




Quando regressámos ao hotel, fomos informados que tinha caído uma tromba de água em Cancun com um mini tornado a acompanhar... Conclusão: osga no quarto! Ligámos para a recepção do hotel e apareceram logo de seguida com um spray, uma vassoura e uma pá. A intenção não era matar mas sim imobilizar o bichinho e levá-lo gentilmente janela fora para ir à sua vidinha. Até o apanhar ainda apareceu um amiguito... demais mesmo!!! No final do dia seguinte tínhamos um cartão a dizer que se houvesse mais algum incidente para ligarmos para a manutenção e falar com a mesma pessoa. Valeu a consideração!


Dia 5

O dia foi passado no parque Xcaret. Muito havia a dizer sobre este parque mas apenas quero deixar os seguintes conselhos: vale a pena comprar à entrada o Seatrek que mais não é do que um passeio debaixo de água com um escafandro; nadar no rio subterrâneo; subir à torre para ver a vista a 360º e os espectáculos ao final do dia. A repetir, sem dúvida!

 

Ticha Maria

Membro Ativo
Dia 6
Isla Contoy/Isla Mujeres
O passeio a Isla Contoy contava com uma paragem para fazer snorkelling. Depois continuámos viagem por mais de uma hora, mas vale a pena. Uma reserva natural do mais bem conservado. Visitámos a lagoa, subimos à torre de vigia e tivemos direito a um almoço organizado pela empresa. Depois de almoço fomos até Islas Mujeres que é precisamente o contrário da Isla Contoy: a confusão total de pessoas, carros, bares, musica alta... Mas valeu pelos mergulhos nas águas calmas e quentes... Brutal!


Dia 7
Este foi o dia da oferta da Soltour. Assim, logo pela manhã rumámos a Playa del Carmen e aí sim, comprámos os recuerdos todos. Ainda tivemos tempo para tirar umas fotos junto à praia...


O resto do dia foi passado a aproveitar as comodidades do hotel.

Dia 8
Este era o último dia pelo que seguimos o conselho da Soltour: o check out foi efectuado às 12h e só lá para as 17h é que nos iriam buscar. Assim, deixámos preparada uma muda de roupa e aproveitámos a praia e piscina o tempo todo. Duas horas antes de nos irem buscar, no Lobby do hotel existe um balneário bem equipado (com toalhas limpas, champoo e cacifos) onde nos preparámos para o regresso. Já no aeroporto pagámos 65 Eur cada de visto de saída e entregue o impresso que tínhamos preenchido ao chegar. Depois de fazer o check in, lá nos revistaram as malas (porque tinha uma garrafa que ultrapassava os 100 ml que nos tinham oferecido numa das excursões). Vasculharam tudo! E apesar do choradinho, acabou mesmo por ir para o lixo.
As portas de embarque abriram já com algum atraso (não quero exagerar mas perto de uma hora) e depois de outra hora dentro do avião, o comandante comunicou-nos que estavam à espera de autorização para descolar pois encontrava-se extraviado o impresso de um passageiro... passado um pouco aparece uma senhora vestida com um colete da policia federal e veio ter comigo a perguntar se tinha entregue o meu impresso... fiquei para morrer: estava tudo à espera por causa do meu impresso? Ainda voltei a mostrar o meu passaporte e o do meu marido para que ela visse que não o tínhamos. Um pouco depois, lá o encontraram e conseguimos regressar! Ah... a pulseirinha do GBP só saiu do meu pulso já cá em Portugal. Mas foi uma aventura e tanto! Já só penso na próxima.
 

lfdm

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha.
Estava a ver o teu report e verifico que muitas das fotografias são iguais às minhas. Bateu a saudade...:(
 

MGuerreiro

Membro
Ai que saudade!!!
Eu pensei que o coba já não tinha zona de praia e que só podia usar o tulum assim sendo fico feliz por não se terem esquecido desses hospedes.
A ultima vez que fui foi em 2012 e nessa altura a animação do hotel era muito boa sabe me dizer se continua boa? Sabe me dizer se em frente ao restaurante kukulkan no coba ainda fazem baile todas as noites às 20h?
Obrigada pelo report
 

Ticha Maria

Membro Ativo
Tem praia sim, apesar de não ter tantas espreguiçadeiras como o de Tulum, mas podendo frequentar ambas as praias não houve stress.
A animação continua sim. Cada dia com um tema diferente. Recordo-me que num dos dias era a noite do poker. Estava tudo na jogatana. Mas cansados como estavamos das excursões nem vontade havia para ficar muito tempo.
 

d3ci0

Membro Conhecido
Saudades!!!! Foi ai que passei a minha lua de mel:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Muito obrigado por trazeres de voltas tantas boas recordações:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

Onerom

Membro Conhecido
Obrigado por partilhares... voltei no dia 16 e tens aí umas fotos que me transportam directinha de volta ao paraíso :)
 

Lipe

Membro Conhecido
Enquanto vou fazendo o meu report reconheço alguns dos sítios que aqui descreves! É de facto um destino e tanto :) agora deixares 300 pessoas a espera por causa do teu papelinho é que não se faz. Eh eh
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
...o comandante comunicou-nos que estavam à espera de autorização para descolar pois encontrava-se extraviado o impresso de um passageiro... passado um pouco aparece uma senhora vestida com um colete da policia federal e veio ter comigo a perguntar se tinha entregue o meu impresso... fiquei para morrer: estava tudo à espera por causa do meu impresso? Ainda voltei a mostrar o meu passaporte e o do meu marido para que ela visse que não o tínhamos. Um pouco depois, lá o encontraram e conseguimos regressar!...
Hummmm.... já sei como prolongar a minha estadia quando lá voltar :D
Saudades saudades.... adorei a Riviera Maya e o complexo GBP.

Fantásticas fotos, parabéns pela partilha ;)
 

Ticha Maria

Membro Ativo
Enquanto vou fazendo o meu report reconheço alguns dos sítios que aqui descreves! É de facto um destino e tanto :) agora deixares 300 pessoas a espera por causa do teu papelinho é que não se faz. Eh eh
Sério... estivesse ali um esconderijo e tinha lá feito a viagem inteira!
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha, é sempre bom recordar este destino e este hotel, aliás, o México é o destino que por muito que repita, haverá sempre uma próxima vez.
 

Ticha Maria

Membro Ativo
Caso vá pela Orbest não é mau de todo mas pelo que tenho lido em alguns reports há piores. Tanto para lá como para cá pedimos para ir junto à janela para termos os dois lugares só para nós. Para cá viemos na terceira fila da frente e notámos que se sentia menos turbulência. Quanto à comida: nada de especial.
Mosquitos só os sentimos nas excursões mas na selva: Coba e Ek-Balam. Pelo sim pelo não comprámos lá o repelente e pouco uso demos.
 

baguera

Membro Conhecido
O México é realmente muito rico em lugares a visitar.. terei de voltar sem duvida.:D
Parabéns pelo report, gostei das fotos.;)
 
Top