Novidades

[Report] Riu Palace Punta Cana - Abril 2022 - Punta Cana, República Dominicana

JPedro

Membro
Boas,

Este ano o nosso destino de férias de praia foi um pouco diferente do que nos é habitual. Normalmente não temos por hábito de repetir destinos, nem viajar na época alta da Páscoa, mas recebemos um convite irrecusável de ir passar férias em grupo com a família, e o destino foi Punta Cana na Republica Dominicana.

O resort escolhido foi o Riu Palace Punta Cana, em regime tudo incluído, num pacote de férias da Abreu com saída de Lisboa em voo charter operado pela World2Fly.

REPORT

A viagem para Punta Cana correu bem, se bem que longa (cerca de oito horas e meia), foi servida uma refeição e um pequeno lanche, os acentos tinham espaço suficiente para esticar as pernas. Contudo o sistema de entretenimento a bordo deixou um pouco a desejar, utilizando um sistema de rede local e conteúdos disponíveis através dos nossos dispositivos pessoais, em ambas as viagens não conseguimos ligar-nos à rede.

O processo de entrada no país foi tranquilo, em Lisboa preenchemos um formulário de entrada e saída do país, se bem que não nos foi pedido o formulário. O aeroporto de Punta Cana é bastante agradável e todo o processo desde a aterragem, controlo de fronteira, bagagem e encaminhamento para o transfer foi bastante rápido.

O transfer para o resort demorou cerca de 30m, foi feito num autocarro moderno e bastante confortável. Na chegada ao resort não fomos recebidos com quaisquer brindes ou aperitivos, apenas pelos funcionários com ar indiferentes da receção, um sinal do que viria a ser a nossa experiência com o staff da Riu durante a nossa estadia.

PXL_20220413_174733022.jpg


Pontos positivos:
  • Arquitetura e design do hotel, que cria um ambiente “colonial” por falta de outro termo mais politicamente correto;
  • Restaurantes á carta de qualidade, com a exceção do “japonês”, que é de evitar a todo o custo;
  • Buffet tinha boa variedade de comida;
  • Clima quente e solarengo, os dias foram de muito sol e calor;
  • Praia bonita, com pouco sargaço e com uma temperatura da água agradável;
  • Parque aquático dentro do complexo de hotéis Riu, que providencia uma experiência bastante divertida e com vários escorregas diferentes;
  • WiFi ilimitado, gratuito e com uma excelente cobertura.
Pontos negativos:
  • Entretenimento noturno medíocre, frequentemente atrasado e limitado no conteúdo, durante a semana que estivemos hospedados só vimos um único espetáculo noturno que pudesse considerar de qualidade, de resto foram muitos duetos ou pequenos grupos locais de qualidade muito baixa e um karaoke;
  • Uma única piscina de tamanho “grande”, para um hotel com 600 quartos, era manifestamente pouco, e a “caça ás espreguiçadeiras” começava logo ás 07h00 da manhã;
  • Um único bar de piscina, muito pouco para tanta gente;
  • Atendimento, a qualidade do staff deixou muito a desejar, notava-se muito a caça às gorjetas e o atendimento aos clientes norte-americanos era claramente diferenciado. Recordo uma situação que nunca tinha presenciado nem no tasco mais rasca lá da terreola, estávamos a jantar num dos restaurantes à carta, quando decidimos mudar de vinho para cerveja, a empregada de mesa despejou o resto de vinho nos copos para um copo vazio e procedeu a servir a cerveja nos copos sujos de vinho…
  • Fora do resort não existe muito oferta em termos de excursões, recomendo a visita da praxe, de dia inteiro, à ilha Saona.

CONCLUSÃO

Foi uma experiência satisfatória mas com alguns e importantes pontos negativos.


O resort é bonito, o clima é espetacular para Abril, mas fiquei muito desiludido com o staff e o entretenimento, que foram realmente pontos muito negativos.

DICAS
  • Deixei uma gorjeta diária de 2 dólares ao staff de limpeza do quarto;
  • Os quartos têm duas portas USB, mas ambas do mesmo lado da cama, as restantes tomadas são do tipo “americano” e requerem adaptador;
  • Se quiserem levar crianças, o quarto é bastante espaçoso, tanto a cama de casal como o sofá-cama são confortáveis;
  • Não foi necessário usar repelente de mosquitos;
  • Existe um pequeno centro comercial no hotel, incluindo uma parafarmácia, o suficiente para comprar lembranças e alguns produtos como protetor solar, perfumes, desodorizantes, etc.
  • Por falar em medicamentos, convém irem bem precavidos, especialmente em tempos covid, sai caro comprar uma simples embalagem de omeprazol (cerca de 30$). Um seguro de viagens também é algo a ter em conta;
  • Não foi necessário usar máscara em qualquer ponto das nossas férias a não ser nas viagens de avião.
PERGUNTAS FREQUENTES

Como se efetuam os transfers?


Neste caso, como foi um pacote da Abreu, o transfer foi tratado pelos agentes deles em Punta Cana, neste caso à saída da recolha das bagagens tinham vários representantes a indicar o autocarro para o hotel x.

Taxa turística?

Todas as taxas estavam incluídas no pacto de férias, não foi necessário pagar qualquer adicional

Moeda?

Gorjetas, compras e similares são pagas, preferencialmente, em dólares

Visto?

Com passaporte português não é necessário pedir qualquer visto à parte

Vacinação, teste covid, uso de máscara?

Não nos foi pedido qualquer certificado de vacinação ou teste negativo. Uso de máscara não é obrigatório no país

Mosquitos, animais, alergias?

Não senti quaisquer mosquitos, não sendo necessário o uso de repelente. Em relação às alergias, apesar do clima húmido e densa vegetação, não senti qualquer diferença em relação ao clima também húmido e verde dos Açores

FOTOS

PXL_20220412_001441628.MP.jpg


PXL_20220416_223059362.PORTRAIT.jpg

PXL_20220412_212336693.jpg

PXL_20220413_113606750.MP.jpg

PXL_20220413_173424870.jpg

PXL_20220413_115957309.jpg

PXL_20220415_123901322.jpg

PXL_20220413_182421389.jpg

PXL_20220413_182349810.jpg

PXL_20220412_155039907.jpg

PXL_20220416_224933519.jpg

PXL_20220413_120106664.jpg

PXL_20220413_120231814.jpg

PXL_20220415_124006097.MP.jpg
 

ALTF4

Membro Conhecido
Muito Obrigado pela Partilha, realmente tambem sinto que o caribe está a mudar, e está mai$ virado para o mercado norte am€ricano...
 

JPedro

Membro
Muito Obrigado pela Partilha, realmente tambem sinto que o caribe está a mudar, e está mai$ virado para o mercado norte am€ricano...
Pois, na conversa com um americano que estava na espreguiçadeira ao lado da minha, percebi que era costume dele levar cercar de 500 dólares só para gorgetas, enquanto que a gente levou 40...

Em termos de Caraíbas, gostava de ir á Jamaica, mas de resto acho que não vamos voltar a essa zona muitas mais vezes, com ofertas cada vez mais interessantes na Ásia e África, são zonas que me estão a atrair bem mais. Próximo destino é bem capaz de ser Zanzibar.
 

ALTF4

Membro Conhecido
Pois, na conversa com um americano que estava na espreguiçadeira ao lado da minha, percebi que era costume dele levar cercar de 500 dólares só para gorgetas, enquanto que a gente levou 40...

Em termos de Caraíbas, gostava de ir á Jamaica, mas de resto acho que não vamos voltar a essa zona muitas mais vezes, com ofertas cada vez mais interessantes na Ásia e África, são zonas que me estão a atrair bem mais. Próximo destino é bem capaz de ser Zanzibar.
Pois.. 500€ por vezes é quase o que pagamos pela viagem... nos Estados Unidos existe a politica da gorjeta... e estão completamente à vontade em dar 20% / 30% do valor da conta em gorjeta num restaurante... é um nivel de vida diferente tambem...
 

basapistas

Membro Conhecido
Pois, na conversa com um americano que estava na espreguiçadeira ao lado da minha, percebi que era costume dele levar cercar de 500 dólares só para gorgetas, enquanto que a gente levou 40...

Em termos de Caraíbas, gostava de ir á Jamaica, mas de resto acho que não vamos voltar a essa zona muitas mais vezes, com ofertas cada vez mais interessantes na Ásia e África, são zonas que me estão a atrair bem mais. Próximo destino é bem capaz de ser Zanzibar.
A Jamaica não difere muito de Punta Cana, com a excepção dos hotéis estarem adaptados a servir norte-americanos, o que os obriga a ter um produto de qualidade! Gostei muito do Rui Negril e do espírito jamaicano!

Mas no resto não há grande diferenças!
 

JPedro

Membro
A Jamaica não difere muito de Punta Cana, com a excepção dos hotéis estarem adaptados a servir norte-americanos, o que os obriga a ter um produto de qualidade! Gostei muito do Rui Negril e do espírito jamaicano!

Mas no resto não há grande diferenças!
Em termos de praias o Riu Negril é o melhor de entre os Riu da Jamaica?
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Pois, na conversa com um americano que estava na espreguiçadeira ao lado da minha, percebi que era costume dele levar cercar de 500 dólares só para gorgetas, enquanto que a gente levou 40...

Em termos de Caraíbas, gostava de ir á Jamaica, mas de resto acho que não vamos voltar a essa zona muitas mais vezes, com ofertas cada vez mais interessantes na Ásia e África, são zonas que me estão a atrair bem mais. Próximo destino é bem capaz de ser Zanzibar.
E quanto pagou pela viagem?
Talvez esteja aí também a razão disso. De certeza que eles não devem pagar 1200-1500€ por pessoa.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Obrigado pela partilha! Apesar dos aspetos menos positivos, o que importa é aproveitar os bons momentos ao máximo ;)

Boas viagens :)
 

JPedro

Membro
E quanto pagou pela viagem?
Talvez esteja aí também a razão disso. De certeza que eles não devem pagar 1200-1500€ por pessoa.
Sim, é bem capaz, o preço mais barato + o maior poder de compra. Contudo também acho que é uma questão cultural, como o outro membro do fórum disse, nos EUA existe o hábito incutido de dar gorgeta, enquanto que em PT é extremamente raro
 

José Paulo Silveira

Membro Ativo
Pois, na conversa com um americano que estava na espreguiçadeira ao lado da minha, percebi que era costume dele levar cercar de 500 dólares só para gorgetas, enquanto que a gente levou 40...

Em termos de Caraíbas, gostava de ir á Jamaica, mas de resto acho que não vamos voltar a essa zona muitas mais vezes, com ofertas cada vez mais interessantes na Ásia e África, são zonas que me estão a atrair bem mais. Próximo destino é bem capaz de ser Zanzibar.
Viva, estive nesses resort embora noutro hotel Riu Bambu em 2018 e já então tinha notado que estavam muito virados para os camones. Relativamente à humidade, quem é dos Açores não estranha...
Na altura a Ilha de Saona, foi efetivamente o ponto melhor das férias.
Não desista das Caraíbas sem ir ao México. Em 2017 fui ao México e em 2018 à RD e ia com as expetativas em alta e foi uma desilusão. Mil vezes o México.
Boas viagens
 
Relativamente aos formulários de entrada na Republica Dominicana, tinha lido em algum lado que era um formulario Online, confirma essa situação?
 

JPedro

Membro
Relativamente aos formulários de entrada na Republica Dominicana, tinha lido em algum lado que era um formulario Online, confirma essa situação?
Sim, em Lisboa no aeroporto, enquanto estávamos na fila, os reps dos operadores de viagem estavam lá a ajudar as pessoas, dando um código QR para o site onde preenchemos o questionário. Uma coisa boa é que podes preencher o teu e os do resta da família tudo no mesmo formulário.
 

jvidia

Membro
Excelentes fotos. Obrigado !
Que vontade de lá voltar.....


Eu já estive da 4 x na RD e 2 x no México e continuo a estar mais inclinado para a RD.

Se acham que a RD está cada vez mais "americanizada" ( eu tb tendo a achar isso depois de lá ter ido a 1ª vez em 1995 ) o México já o está à muito mais claro.
No México o que se consegue é ter resorts mais no meio da natureza do que na RD acho. Eu adoro este especto.

Uma coisa que noto na RD desde que lá fui a 1ª vez é que os resorts estão a ficar cada vez menos paradisíacos e a serem cada vez mais ocidentais com "betão" a mais para o meu gosto. Falo da pouca vegetação.... edifícios com muitos andares.... piscinas retangulares e siga.... restaurantes nada tropicais e totalmente fechados ...este tipo de coisas.
 
Top