Novidades

[Report] Riu Ocho Rios: 9 - 16Maio

Ricardo Caria

Membro Novo
Viva!

O meu nome é Ricardo Caria, tenho 26 anos, viajei em casal, e vou aqui dar o meu primeiro contributo à malta registada, bem como aos forasteiros, que como eu (até hoje) acompanham o forum para tirar duvidas e procurar ajuda.

Viagem:

Ida: LISBOA 14:40 - MONTEGOBAY 17:40 (horas locais)
Volta: MONTEGOBAY 19:10 - SAMANA (escala) - LISBOA 12:40 (horas locais)

Inicialmente estava previsto sair de Lisboa pelas 8h da manhã, mas posteriormente a hora foi alterada para as 14h, ou seja, praticamente perdemos 1 dia na viagem.

Após a chegada em Montego Bay, tínhamos pela frente mais 2h aproximadamente de autocarro até chegarmos finalmente ao Hotel.
Aqui não esperem dormir, pois a condução destes Jamaicanos não vos vai deixar, quem lá esteve sabe do que falo lol

Check-in:

Fomos recebidos no lobby, com a habitual Welcome Drink, e fomos para a fila para fazermos o check-in.
Este foi feito numa mesa no meio do lobby, com as chaves dos quartos espalhadas nela, onde na nossa vez, bastava dizer o nome em que estava feito a reserva, e o senhor(a) lá procurava no meio de tantos envelopes o nosso nome com a chave do quarto correspondente.
Após isto deram-nos um autocolante com o numero do quarto para colarmos nas nossas malas, desta forma podíamos deixar as malas na recepção que mais tarde (mesmo tarde) iriam levar ao nosso quarto.
Li aqui num report, que eles até eram rápidos a levar as malas aos quartos, no meu caso isso não aconteceu, pois esperei mais de 1:30h e nada. Fui eu mesmo buscar as malas, pelo caminho reparei que era apenas 1 pessoa que estava a levar as malas aos quartos, o homem estava a pingar, e quando cheguei ao lobby ainda estavam muitas malas para serem entregues..

O meu primeiro conselho: Não deixem as malas na recepção, após o check-in, levem as malas com vocês, até aos quartos é rápido, e despacham-se muito mais depressa!

O Hotel
ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_111236.jpg


Antes de fazer alguma critica quero que saibam que em termos de Resorts, apenas estive alojado em Riviera Maya, e Punta cana, ambos Bahia Principe. E a minha opinião é baseada na comparação entre estes Resorts.

Vou tentar resumir isto o mais breve possível citando os aspectos negativos e positvos.

Aspectos Negativos:

-Alimentação:
Eu que não sou muito exigente, achei a alimentação um pouco fraca.
Tirando o peq.almoço (muito bom), os almoços e jantares tinham muito pouca variedade!
Não comi um único dia, um peixinho grelhado como deve de ser.. e sempre que havia peixe, era sempre aquele peixe gato panado..
Mais uma semana lá e ganhava asas com tanto frango que comia lol
As sobremesas também eram sempre repetidas
Atenção, não passei fome, nem pouco mais ou menos! Simplesmente estava à espera de mais variedade.
Em relação aos Bahia Principe, reparei que o Buffet principal fecha ao almoço, este apenas serve Peq.Almoço e Jantar, o que nos resta 2 zonas de almoço, uma junto a cada piscina (Plantation, e Steak House)

-Animação:
Também achei fraca, só animavam o hotel durante 2h, das 21h às 23h (se tanto), e eram os espectáculos..
Ia a pensar que vinha a deitar reggae pelos ouvidos, mas pelo contrario.. Acho que só passavam musica nos bares da piscina, e numa coluna do lado direito da praia.
Não ouve musica ao vivo, e aquela discoteca, meu deus... O som que dava era só de roça-roça, onde só se via jamaicanas a engatar os camones lol

-Ambiente:
Achei o ambiente um bocado mau, estava cheio de jamaicanas que pareciam que iam entrar em greve de fome durante os próximos meses, aquilo era comer o que podiam e o que não podiam! A ganancia era tanta em encher o prato até transbordar que até metia impressão lol
Esta gente não deve saber o que é obesidade morbida, pelo contrario, acho que tinham orgulho em ter aquele aspecto! (não tenho nada contra os gordos, eu próprio tenho uns quilinhos a mais, mas há que ter consciência)

-Prestação de Serviço:
Aqui, por experiência própria apenas vou apontar uma coisa.
Agua! Como é possível um hotel de 5* não ter disponível nos quartos uma garrafa de Agua? Fui à recepção e disseram que ficaram sem stock, e que tinha que esperar que repusessem nos quartos.

E agora algo que aconteceu com outro casal, e que eu achei no mínimo caricato..
Uma rapariga (grávida) estava com uma comichão descomunal que não a deixava dormir, a meio da noite ligaram para a recepção a perguntar por um medico/enfermeira do hotel, a recepcionista deixou-os a aguardar, no qual respondeu que não conseguiu falar/encontrar ninguém que os pudessem ajudar, e que a solução era chamar um táxi para os levar ao hospital.

O casal desistiu da ideia, e lá conseguiram passar a noite, até que no ultimo dia ao fazerem o check-out tinham uma conta extra de terem ligado a meio da noite para terem tido ajuda de.. ninguém.

-Outsiders:
Aqui pessoalmente não tenho que me queixar, mas meto nos aspectos negativos pois calculo que muita boa gente não goste de estar na praia a apanhar sol, ou a fazer snorkling e serem constantemente incomodados pelos meninos dos jetski a passarem de um lado para o outro e a chamarem as pessoas para comprarem drogas.
É verdade que basta dizerem que não estão interessados para eles não vos chatearem mais, mas no outro dia, ou até mais tarde levam com a mesma pergunta.. lol

No meu caso, até fiz amizade com um deles, posso-vos dizer sem qualquer problema que lhe dei 5$ para ele me fazer 2 cigarrinhos(cigarrões lol) da famosa planta, pois a unica zona que é legal fumar marijuana é em 9 miles, e eu sabia que não ia fazer essa excursão.. ir à jamaica sem experimentar o vicio deles, é o mesmo que vir a portugal e não provar um bom vinho alentejano lol

Mais tarde bastou dizer que não estava interessado em mais nada, ele respondeu com o tipico "ya mon, no problem! a partir daqui nunca me chamou para comprar mais e falava-me sempre todos os dias que me via.

ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120522_020239.jpg



Aspectos Positivos:

+Praia:
ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_110428.jpg


Acho que este é um dos principais ingredientes do prato "férias", e esta praia do hotel é magnifica!
A começar pela temperatura da agua, que era um caldinho, a passar pelo areal sempre limpinho, e a acabar na sua cor, parecia uma piscina autentica =)

O meu conselho: Para quem não gosta de andar muito para ficar com agua pelo pescoço, a zona do lado direito do hotel (para quem está de costas para os quartos) é a mais funda. Esta zona, na minha estadia, era a que tinha mais pessoas, tinha também musica, e era onde se faziam os jogos de voleibol.

No meu caso, preferi sempre a zona do lado esquerdo. Era onde se tinha que andar mais para se ficar sem pé, se a maré tivesse vazia tinha-se mesmo que passar a zona limitada pelas boias para se poder nadar à vontade. Aqui formava-se um género de baía, onde a agua ainda era mais clarinha! A zona também era mais calma.
Quem gosta de ver os peixinhos, esta é a zona indicada devido à vasta zona de coral!



+Snorkling:

Pois é pessoal, esta praia convida-vos mesmo a irem 2, 3, 4 vezes por dia ver o fundo do mar, que neste caso nem é nada fundo! Aqui vos deixo um exemplo do que se pode ver:


Foto: Agradeço ao António Veiga e Sofia Lemos pela foto.

Conselho: Levem o equipamento de cá, na decathlon por exemplo, compram isso barato, e escusam de todos os dias se deslocarem à casa onde se empresta os óculos de mergulho. Eles não emprestam barbatanas, por isso levem também de viagem.
Ah.. para levantarem o equipamento precisam de deixar 25$ de caução, que mais tarde ao devolverem o material eles devolvem.

+Staff:

Achei os empregados do hotel simpáticos, não sei porquê esperava pior neste aspecto..
Estavam sempre bem dispostos, (não tanto como em punta cana) eram rápidos a atender as pessoas, e nunca se fizeram à gorjeta! Recordo-me duma situação que no bar da piscina haviam camones com a nota na mão, e após terem atendido o ultimo cliente, perguntaram: "Who´s next?"
Também na praia havia sempre um ou dois que se metiam com as pessoas quando elas estavam a dormir, passando um pauzinho no ouvido ou no nariz dessa pessoa lol
Eu não levei barbatanas, e eu já tinha reparado que o nadador salvador tinha sempre umas guardadas, no ultimo dia perguntei se ele me podia emprestar, pois no scuba (onde se pede os oculos) eles não emprestavam, o rapaz prontamente emprestou me as barbatanas sem qualquer problema.


+Higiene:

Tudo sempre muito limpo, desde as wc's às praias.. Mesmo fora do resort nota-se que os jamaicanos são pessoas que gostam de ter as suas ruas sem lixo.




+JerkChicken:

Todos os dias na hora do almoço existe uma casinha na praia, que serve um frango assado com um molho picante que é um must! Cuidado que o picante é mesmo picante! ;)





+Tempo:

Fui com as expectativas um pouco baixas em relação ao tempo que ia apanhar, pois sempre que consultava na net, via sempre tempestades..
Não posso dizer que apanhei sol, sol e mais sol, pois todos os dias da parte da tarde levantava vento (este dava para disfarçar o calor que estava, pois sem ele devia sem difícil estar tantas horas de barriga para o ar) e apenas choveu 2 tardes numa semana que lá estive! Uma delas tivemos que sair a correr da praia, pois a chuva foi muito intensa que até doía a bater no corpo, e foi aqui que entrei pela primeira vez na piscina (já falo a seguir), na outra tarde chuvosa, esta com menos intensidade, aproveitamos para ir às compras (também vou falar deste tema).


+Piscina:


Esta foto foi tirada numa das tardes mais nubladas que apanhamos, aquela que tivemos que sair da praia devido à chuva, e obtámos pela piscina.
Quando pus o pé dentro desta agua parecia que ia entrar para uma panela de sopa lol
A agua estava aquecida a mais de 30º à vontade, passado 5m dentro de agua tinha os dedos todos enrugados hehe
Ficamos então o resto do dia na piscina a beber uns copos, o pior era sair.. estava tão quente lá dentro que o calor lá de fora já se tornava frio!
Pessoalmente não troco a praia por piscina, mas nesta tarde teve de ser, e foi muito bom ;)


+-Quartos:
Quanto aos quartos não considero positivo nem negativo..
É o tipico quarto que se encontra em qualquer hotel de 3 estrelas para cima. Quem está de férias é bom sinal usufruir do quarto apenas à noite para concluir o dia, e foi mesmo para isso que serviu.
Podia ter tido uma cama kingsize em vez de twin (eu também devia ter pedido com antecedência), e o chuveiro devia ter mais pressão..
Normal..
Aqui fica a vista do meu quarto:



Vamos lá sair do hotel, e falar das..

Excursões:

Quem como eu fez o trabalho de casa antes de ir de férias, sabe que o sinónimo deste tema tem como nome Curtis, pois é, mas eu não tive o prazer($ lol) de o conhecer, pois ainda enviei um email 2 dias antes de embarcar, mas até hoje não obtive qualquer resposta..

As que fiz foram:

Dunn's River's Falls

A 5m do hotel encontra-se a famosa cascata, é quase como uma paragem/ida obrigatória.

Pela operadora estavam a pedir 60$ por pessoa para ir às cascatas e depois ao mercado de ocho rios, isto em autocarro/manhã.

Nós obtamos por um serviço do hotel (scuba), o tal estabelecimento que empresta os óculos de mergulho, este encontra-se na extremidade do lado direito da praia.
O preço que praticam é de 65$, mas em vez de irem de autocarro, a pequena viagem é feita em catamaran, com uma paragem pelo meio para fazer snorkling (aqui já emprestam o equipamento todo, barbatanas inclusive), e com bebidas a bordo incluídas.
Nós pagamos 51$ por pessoa porque..
Dica: Peçam na recepção para fazerem o RiUCLASS CARD, não pagam nada e automaticamente ficam com direito a 15% de desconto em vários serviços do hotel, sendo as excursões pela scuba um dos serviços incluídos. (é rápido)

Conselho: Não fizemos, mas se apenas estiverem interessados em ver as cascatas, peçam na recepção para chamar um taxi, conforme o numero de pessoas que tiverem, podem negociar o preço estabelecido com o taxista! Aproveitem e peçam após verem as cascatas para ele vos levar ao mercado, é mesmo ali ao lado ;)

Atenção: O calçado anti-derrapante é obrigatório para a subida da cascata! No scuba vendem a 15$, até são engraçados os que têm as cores da jamaica. Mas podem fazer como eu e comprar cá mais barato, por volta de 7€ (decathlon) Estamos numa de poupar não é? =)

Só podem levar convosco maq. de AGUA, as normais vão com um guia que nos vai tirando fotos (com a nossa maq) ao longo do percurso! Ou seja, no fim já sabem o que vos pedem não é? =)

Preparem-se pois a subida é grande! Pensava que a cascata era do tamanho daquilo que se via nas fotos, mas não tem nada a ver! Quando lá estive é que me apercebi que o que via era apenas o inicio lol

ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_104917.jpg

Foto: O inicio da grandeeee subida.

ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_105410.jpg

Foto: A praia em frente à cascata

ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_110116.jpg

Foto: Novamente a praia de Dunn's

Summerset Fall's & Blue Lagoon & Frenchman´s Cove

Fomos pela operadora, 110$ por pessoa =(

Preparem-se para umas 2h de caminho.. Nós até levamos mais, o motorista ao contrário do resto dos jamaicanos, conduzia muito devagar, e pareceu meio perdido lol

Saímos de manha do hotel, a primeira paragem foi nas Cascatas de summerset, onde se passa de barco para levarem com agua da cascata na cabeça, e se quiserem, saltar lá de uma rocha e mergulhar na agua azul, límpida e fria! ;p
Quando falo em passar de barco, não imaginem uma viagem! Aquilo é andar 20metros só para passar por baixo da cascata! Um sitio bonito ;)

ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_103849.jpg

Foto: Summerset Fall's

Regressamos ao autocarro e desta vez a paragem foi na lagoa azul. (mais uma, acho que o filme foi filmado em todos os sítios das caraíbas lol)

É também um lugar muito bonito onde nos levam a dar uma voltinha de barco para nos apresentarem a lagoa, eu e mais um casal tivemos sorte, pois como a primeira embarcação já estava cheia e para não nos deixar à espera, um rastafari levou nos a dar a mesma voltinha mas de jangada! Acho que ainda ouvi umas assobiadelas do resto do grupo quando passaram por nos de barco hehehe

Depois de uns mergulhos na lagoa, o almoço esperava-nos na famosa praia frenchman'scove.
O almoço na minha opinião foi um flop, a malta estava cheia de fome pois não comia-mos nada desde as 7h e tal da manha..
Estão a ver (quem foi claro) o almoço na ilha saona, onde nos esperava uma bela lagosta?
Não tem nada a ver lol
Não critico por não haver lagosta como é obvio, mas por (mais uma vez) nos esperar frango e em doses muito reduzidas, eu ainda tentei repetir, mas o stock tinha acabado lol
Se querem um cafezito têm que pagar 3$ ;)

Mas pronto, o que vale é que a praia era linda! Esta tinha uma lagoa com acesso ao mar, que por sua vez também era espectacular ;)
Aqui tivemos à vontade para fazer umas horinhas de praia e tirar umas fotos claro..

O relógio batia nas 16:45 e lá fomos nós para "casa".

Na minha opinião foi onde tirei as melhores fotos, realmente as paisagens são lindas!
Agora se me perguntarem se vale os 110$ por pessoa..
Penso que não..

ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_102605.jpg


ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_103514.jpg

Foto: A tal jangada que nos levou a dar um passeio na lagoa

ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_104440.jpg

Foto: Villas perto da lagoa, 1000$ a noite..

ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_102243.jpg

Foto: O almoço em Frenchman cove

ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_101856.jpg

Foto: A lagoa que se unia ao mar em Frenchman cove

ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_112108.jpg


ai1071.photobucket.com_albums_u509_rcaria_IMG_20120519_111922.jpg





Negril

Um dos sitios que estudei aqui fazer, foi cancelado devido ao mau tempo..


Para acabar o report, e penso que falei no essencial, quero deixar aqui uns conselhos para fazerem as vossas..


Compras:

Como sabem, os preços das lojas do hotel, não são os melhores, nem pouco mais ou menos..
Li aqui algures em outro report, que o melhor é esperar pelo aeroporto para se fazer compras (ERRADO)

Tudo, ou quase tudo o que se vende no aeroporto vende-se a METADE (regateado)do preço em frente ao mercado de ocho rios! É uma zona comercial só de lojas INDIANAS, lojas estas que são iguais às que se vê no aeroporto, estas também pertencem a indianos! Lá eles são como os chineses em portugal, mas lá até ao aeroporto se expandiram!

Por isso no hotel, se apanharem um dia chuvoso que não dê para fazer praia, chamem um taxi para vos levar ao mercado! Aproveitem!

Nós fomos 6 e pagamos 7$ cada um, e o motorista teve 2h à espera que fizéssemos as compras.. Quanto mais forem, menos pagam já sabem ;)


Quero finalizar a dizer que adorei a Jamaica, se voltava? Talvez, porque não? desta vez ia para negril, e conhecia aquela zona..



Dou assim por terminado o report, espero que dê para esclarecer muitas das vossas duvidas ;)
 

TeK

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha, mais umas fotos ficam sempre bem, se quiseres aproveita que não pagas mais por este espaço e nós agradecemos.

;)
 

susanacruz

Membro
Olá Ricardo:) Este teu report está a deixar-me deprimida:) lol... só viemos deste paraíso há uma semana e já parece uma eternidade e depois disto dá vontade de voltar para lá já amanhã:) As fotos estão um espectáculo assim como foram estas férias que passaram a correr...Foi um destino que me surpreendeu muito pela positiva e superou mesmo as minhas expectativas:) Continua com o report estou a adorar rever a nossa viagem:)

Jokinhas

Susana
 

Acoreano

Membro Ativo
Olá Ricardo:) Este teu report está a deixar-me deprimida:) lol... só viemos deste paraíso há uma semana e já parece uma eternidade e depois disto dá vontade de voltar para lá já amanhã :) As fotos estão um espectáculo assim como foram estas férias que passaram a correr...Foi um destino que me surpreendeu muito pela positiva e superou mesmo as minhas expectativas:) Continua com o report estou a adorar rever a nossa viagem:)

Jokinhas

Susana
Olá Susana

Fico feliz por saber que gostaram. Tambem para nós foi um destino que superou (em muito) as expectativas.

Beijinhos

Óscar
 

Belita

Membro
Obrigado TeK ;)

Da próxima vez tento concluir ;)
Olá Ricardo,

Vou dia 30 para o Riu Ocho Rios, quanto aos restaurantes temático quais os que aconselhas? Conseguiste marcar facilmente?

Já agora quanto ao cambio onde achas compensar mais cambiar euros, no aeroporto, no hotel ou levantar lá no ATM?

Obrigada
 

susanacruz

Membro
Olá Susana

Fico feliz por saber que gostaram. Tambem para nós foi um destino que superou (em muito) as expectativas.

Beijinhos

Óscar
Olá Óscar:)

É verdade que adorei a Jamaica correu tudo lindamente:) Até já tenho saudades:) Só não conseguimos fazer as excursões com o Curtis porque ele não nos chegou a responder mas fiz com este amigo Ricardo do Report e correu muito bem:) A de Negril também foi cancelada devido ao mau tempo:( fizemos só Dunns River e Porto António mas valeram muito a pena:)

Jokinhas
 

Ricardo Caria

Membro Novo
Olá Ricardo,

Vou dia 30 para o Riu Ocho Rios, quanto aos restaurantes temático quais os que aconselhas? Conseguiste marcar facilmente?

Já agora quanto ao cambio onde achas compensar mais cambiar euros, no aeroporto, no hotel ou levantar lá no ATM?

Obrigada
Olá Belita,

Quanto ao cambio eu fiz em portugal no meu banco, e como não tive que levantar lá, não te sei responder quais as taxas que eles aplicam.. Se bem me recordo o dólar estava a 0,78€ quando llevantei em portugal.

Em relação aos restaurantes, tivemos direito a 3. Mas a escolha não é muito vasta, acho que só têm mais 1 max 2.
Fui ao Steak House (comida à base de grelhados), ao Gourmet Sir Richard (sinceramente não gostei lá muito), e por fim ao Asiatico/Japones. O outro restaurante que havia era tambem um gourmet (Sir John).

Boas férias
 

baguera

Membro Conhecido
Aqui temos mais um bom report, parabens.
Jamaica é o meu destino em 2013 pois este ano nao consegui data compativel.
Com estes reports já quero que acabe 2012 ....hihihi

Partilho da mesma opiniao, se quiseres por mais fotos não nos importamos.
 

baguera

Membro Conhecido
estas fotos sim, para quê efeitos com este maravilhoso azul turquesa.
Obrigado pelas fotos.
Jamaica em 2013 vou eu...hihihi
 

Ricardo Caria

Membro Novo
hehe força nisso! Espero que o meu report vos ajude em 2013! =)

Depois é a vossa vez de deixar aqui o contributo, para poder relembrar a viagem mas de outra perspectiva ;)
 

ninoenina

Membro Conhecido
Olá Ricardo.
Fotos magnificas com uma óptima perspectiva.
E o azul do mar... As imagens valem mais do que qq palavra.
Parabéns pelo report.
 
Top