Novidades

[Report] Riu Montego Bay

martinsjoao

Membro Conhecido
Riu Montego Bay

Boa tarde a todos.
Por falta de voo, na data pretendida, para Cuba, acabei por escolher a Jamaica como destino, para aproveitar uma promoção que existia no mercado e para satisfazer um desejo antigo.

Saí de Lisboa no dia 10 de Agosto pelas 13:00 no voo da Orbest 407 e chegamos a Montego Bay às 16:00 locais (diferença horária de -6:00). São cerca de 9 horas de voo.

Do Aeroporto até ao hotel são 5/10minutos (para o Iberostar 20min e ainda mais distante fica o Bahia Principe).

Como devíamos ser cerca de 200 portugueses, no hotel já estava tudo pronto para a nossa recepção. Foi-nos servido um cocktail enquanto aguardamos pelo envelope com as informações (chave do quarto, mapa do hotel e outras infos).

Hotel
O hotel, típico caribenho, deixou-me bastante satisfeito. Era um 5* que eu esperava.

Quarto
Os quartos, apesar de decoração tradicional, são amplos. A casa de banho tem banheira normal e, também ela, é bastante grande. Nota para a cama ENORME.
Não tenho nada a apontar à limpeza já que sempre tudo esteve impecável.

Restaurantes
Para jantar tínhamos por marcação o restaurante Italiano e Asiático ou o regular Buffet. Apenas experimentei o Italiano e gostei, sem me deixar fascinado. Até porque eu prefiro muito mais o Buffet. Mas neste restaurante temos as entradas buffet com alguma variedade e depois o prato à là carte.
Quanto ao Buffet, ao contrário do que li antes de ir, achei que tinha muita variedade. Podemos é não gostar de tudo, mas não morremos à fome. Achei que as entradas e sobremesas pecavam por escassas.
O Almoço era Buffet, com menos diversidade, num restaurante próximo da praia. Na praia também eram feitos churrascos. O frango era espectacular e os molhos, para quem gosta de picante, ajudava.
Nota: eles abusam do picante.

Bares
Penso que falta um mais próximo da praia. Fora isso destaco o da piscina, como sempre.

Serviço/Funcionários
No geral são muito simpáticos, mas estão sempre à espera da gorjeta. Nos bares é frequente servirem melhor quem lhes dá gorjeta, mas mesmo que não dá é bem atendido.
Tive um problema com a porta do quarto, que foi resolvido com dois murros pelo funcionário, mas demorou 20 minutos a chegar e ficou à espera da gorjeta a brincar com a fechadura (foi a única gorjeta que dei).

No último dia tive que fazer o check-out até as 12h e este foi o ponto que me deixou mais insatisfeito, apesar de termos direito a dois quartos (a dividir por todos os que deixassem o hotel LOL) para tomar banho e local para deixar as malas.
A saída do hotel era as 15h pelo que fui pedir para ficar mais uma ou duas horas com o quarto. Disseram Ok, mas que tinha que pagar 100$. Mais tarde já bastava falar com ele (funcionário) que ele tentava resolver as coisas ou seja GORJETA.
Foi o primeiro hotel que não me permitiu ficar com o quarto como cortesia. Lembro-me de Palma de Maiorca ou Punta Cana que permitiram isso, sem qualquer custo adicional.
Será um factor a ter em conta numas futuras férias na cadeia RIU.

Praia
Foi a minha desilusão. Areia misturada com terra, areal curto e água escura. Em contra-partida a água tem uma temperatura óptima. Depois de estranharmos isto, entranhamos e fica óptimo.

Piscina
Fenomenal. Com uma temperatura que muitas vezes faz lembrar caldo e sempre limpa. São duas piscinas, enormes.

Excursões Opcionais
Fiz 3: Lagoa Luminosa+City Tour Montego Bay (49$); Catamaran Negril+ Ricks Café (Penso que 120$); Dunns River Fall (as famosas cascatas) (ou 59$ ou 69$).
A primeira só valeu a pena pelo city tour, já que a Lagoa, apesar de ser um fenómeno raro no mundo, não vale esse dinheiro.
A segunda valeu muito a pena, a praia em Negril é muito boa e o passeio em Catamaran é muito engraçado, inclui snorkeling e visita a umas grutas. No Ricks Café ficamos a assistir a uns saltadores a fazer acrobacias para a água e assistimos aquele que, segundo dizem, é o mais bonito por do sol do mundo.
As cascatas eram inevitáveis, e valem muito a pena. Temos que comprar uns sapatos para subir (comprei dois por 15$) ou então já levamos de Portugal. É espectacular a subida. E, tal como tinha alertado a guia do operador, "desfrutem o local e ignorem o guia das cascatas, porque ele vai muito rápido".

Há várias modalidades para as excursões, por exemplo no dia das cascatas era possível conciliar uma festa na praia a comer lagosta (e duplicava o preço), diz, quem foi, que não vale a pena, até porque a praia é fraca. Também é possível a descida numas bóias, e isso dizem que já vale a pena.

Outras excursões possíveis: Black River (cascatas e crocodilos), quem foi diz que é engraçado, mas nada de especial (cerca de 115$). Casa de Bob Marley (59$) - achei muito caro, já que não sou grande fã. Dizem que é como ir a Roma e não ver o Papa, para quem for seu fã.

Fiz, ainda, duas horas de snorkeling no hotel. Saí num barco que me levou a dois corais. Valeu muito a pena. Teve um custo de 33$.

Se forem em grupos grandes ou conhecerem lá outros portugueses, a hipótese de alugar Taxi ou contratar nas empresas que estão no hotel, também é uma hipótese. Como éramos dois, a concorrência ainda era mais cara, mesmo regateando e de táxi não compensava.

Mas, por exemplo, fora do hotel há sempre taxis da confiança dos seguranças que fazem bons preços. Um dizia que tinha uma Toyota Hiace que levava, pelo menos, 10 pessoas confortavelmente.

Dinheiro(s)
Não há muito que comprar por aqueles lados, obviamente fora do hotel encontra-se tudo mais barato. Ao lado do Riu Montego Bay existem várias lojas, numa espécie de Shopping. Consegue-se regatear (MUITO) e quanto mais se comprar, mais barato fica. Nestes locais é possível pagar com cartão (débito ou crédito).

Atenção aos cartões da rede Maestro, pois não são aceites em muitos locais. Já os Visa Electron e Visa são aceites na maioria dos locais.

Sempre que possível, a forma de pagamento deve ser o cartão. Por exemplo, num pagamento que fiz de 138€, foi-me cobrado 3€ de taxas. Num de 12€ foram 0,30€ (valores não certos). Pelo menos a CGD cobra em função do que pagamos e não a taxa fixa.

O Euro é uma moeda nova no país, pelo que raramente aceitam. E, quando aceitam, o cambio costuma ser de 1€=1$.

Não esquecer que no final tem que sobrar dinheiro para as taxas de saída que são de 54$ (ou 49€).

Opinião
Jamaica é um local para ver e, talvez, não voltar. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Ao contrário do que imaginamos as drogas são proibidas, mas mesmo assim eles andam todos mocados. Desde o motorista que nos vai buscar ao aeroporto, aos funcionários do hotel, às pessoas que passam ao nosso lado, etc.. É um fartote de rir com certas situações.
O contraste de praia com montanha é espectacular.
Uma coisa que me incomodou bastante era o frequente pedido de gorjetas (sim, PEDIDOS). Nunca dei, pois quando vou trabalhar ninguém me dá gorjetas e as excursões já eram bem caras.

A temperatura é óptima, mesmo tendo chovido quase todos os dias ao final da tarde (+-1h na pior das hipóteses).

Ali não há respeito pelas regras e são constantes os apelos à insegurança do país. Apesar de eu nunca ter presenciado nada e ter saído do hotel. Mas, para termos uma ideia, no centro da cidade presenciamos um país do terceiro mundo, com todos os estabelecimentos com grades (o próprio supermercado tinha grades, e as pessoas pedem do lado de fora).

Valeu bem a pena a viagem, mas não acho que valha mais do que aquilo que paguei (1040€).

Qualquer coisa que me ocorra, voltarei a falar. Se tiverem alguma questão, disponham.
 

LIGIA

Membro
Obrigada pelo report, mas devo dizer que o sinto um pouco incompleto... não sei... talvez umas imagens para ilustrar o que descreve! Please!!
 
Top