Novidades

[Report] Riu Lupita/México

Marcio Costa

Membro Ativo
Mais um vez tudo começou numa boa promoção apresentada pelo Juan aqui no portal.
Depois de alguma (pouca) meditação optamos pela equação "mais barato, mais tempo" e assim sendo a escolha recaiu sobre o Riu Lupita e acabamos por ficar
11 noites, até porque o feedback recebido e as criticas lidas eram bastante positivas.
Voo Easyjet até Madrid, Aireuropa até Cancun. O avião Aireuropa no regresso era bem mais recente e isso notou-se numa viagem mais sossegada e silenciosa.
E tantas horas depois...chegada a Playa del Carmen (ufa!!!)

 

Marcio Costa

Membro Ativo
Vamos então ao Riu Lupita. Complexo pequeno com muita vegetação em volta, com alguns aninhos, mas tudo bem cuidado e arranjado. Foi a primeira vez no Lupita.
Não sei como era antes, mas nota-se que houve reformas no complexo dando-lhe um toque mais moderno e confortável. Recepção, bar e restaurante posso dizer que se destacam dos restantes edifícios, neste caso os blocos residenciais. Esses blocos, pelo menos a maioria, tinham 2 andares, r/c e 1º andar com 6 quartos e o 2º (onde fiquei a pedido) só tinha dois quartos.

No bar as bebidas eram bem boas. Já se sabe que as bebidas são quase sempre as mesmas neste género de complexo, mas o sabor nunca é o mesmo e aqui gostei bastante dos cocktails com e sem álcool. A não perder o café mexicano, digo já que não é para meninos! O pessoal do bar sempre atenciosos e a disposição e tratam todos de igual forma sem aquela coisa da gorjeta tão comum no México. Posso dizer que no geral ao nível dos funcionários é certamente um hotel 5 estrelas ao nível da simpatia... sempre presentes e prestáveis e sempre uns "buenos dias" com um sorriso, só esperando receber o mesmo de volta, pelo menos é a ideia com que fiquei.

Na alimentação havia 3 temáticos. O italiano, que não experimentei porque não era fã do menu, mas se calhar até era bastante bom (nunca saberei). O mexicano, que também não experimentei por duas razoes. 1º porque o casal que me acompanhou na viagem foi e não gostou e 2º porque todos os dias havia comida mexicana sem ser ali. O único que tentei foi Steak house na praia, mas nas vezes que tentei marcar estava cheio, menos no dia do regresso :(.
Mas em 11 noites só me posso culpar a mim mesmo, porque tive tempo para lá ir. Quanto ao restaurante principal houve uma coisa que me agradou muito, foi haver sempre comida mexicana no buffet, desde os tradicionais tacos ou chilibeans ás comidas mais típicas maias. De resto umas coisas melhores outras menos boas, mas isso depende sempre de cada um. O peixe estava quase sempre bom, principalmente o atum, salmão e o coronado (adorei). Estando numa certa zona da sala dava para jantar e ver o espectáculo da noite, que não sendo grandes produções dava para entreter e passar o tempo.

A animação achei um pouco fraca, principalmente na praia embora a equipa fosse bastante "fixe". Isso a mim não me fez muita diferença porque eu quero é estar descansado, embora tenha participado em algumas coisas, ate dançar zumba! Mas depois de 5 shots de mezcal ( 1 por golo contra o Guimarães) de seguida para festejar o titulo do Benfica acho que ficava a dançar zumba a tarde toda!

O quarto não era dos dos mais modernos mas era espaçoso e confortável com cama kingsize e uma enorme ventoinha de madeira por cima da cama que não sei porquê mas dava-lhe aquele ar tropical! O wc, esse sim, era moderno, não cheirava a novo, mas via-se que tinha ido na onda das reformas e era bastante recente, aliás, era um duche assim que gostava de fazer lá em casa! O bar do quarto sempre bem composto...tequila, rum, vodka e mais outra garrafa que não percebi o que era. O frigorífico igualmente repleto com cerveja, pepsi, 7 up, água com gás e água. Ou seja, se tivessem que subir escadas para ir até ao quarto, podiam acabar de "encher o deposito" no quarto e subir as escadas em segurança!!!

No hotel haviam uns animaizinhos muito simpáticos, os coatis! Sendo animais selvagens não tentei tocar-lhes, pois por muito giros que sejam nunca sabemos a reacção que podem ter e não me apeteceu ser mordido. Mas não têm vergonha nenhuma e aproximam-se sem problemas e se deixam a bebida/comida por um bocadinho só para ir dar um mergulhinho, é bem provável que tenham que ir ao bar buscar outra porque aquele copo já era! Cheguei a ver um a subir a cadeira e ir tirar o hot dog das mãos duma mulher que se preparava para dar a primeira dentada...ela não deve ter achado piada, já quem estava à volta....

Quem vai para o Lupita já sabe que não tem a praia ali à mão e realmente pode ser um pouco chato. O hotel tem o seu autocarro para resolver essa situação e a viagem ate a praia dura cerca de 15 minutos, com uma paragem a meio para quem quer ir a 5ª avenida (sem duvida uma mais valia) e há sempre as horas de maior enchente (entre as 9 e as 10.30) e arriscamos-nos a ficar em terra e a ter que ir na próxima viagem que são de 30 em 30 minutos. Na praia há o clube de praia com comida e bebida sem a necessidade de sair dali. A praia é boa, espaçosa e bonita, poucas sombras na parte da manhã e uma pequena piscina junto ao clube....enfim, tudo o que necessitamos.

Resumindo, um hotel com excelente relação custo/beneficio e um hotel ao qual voltava. Claro que gostaria de ficar mais perto da praia, mas se quiserem poupar na estadia para gastar noutras coisas é uma excelente opção.

 
Última edição por um moderador:

Marcio Costa

Membro Ativo
Na nossa estadia ainda fizemos mais umas coisinhas!
Tinha muita coisa estudada e semi organizada, mas foi pouco o que saiu como estava a pensar! Duas semanas antes da viagem descobri que "estávamos grávidos" cá por casa, logo Sian Ka'an e Isla Contoy foram postos de lado devido aos percursos de barco.
Sendo que éramos 2 casais tinha pensado em alugar carro e andar por nossa conta, mas como era o único que estava para ai virado ficou sem efeito. Mas também não me sentia a vontade com aquelas franquias e azares acontecem, e assim, mesmo não fazendo tudo o que queria, estávamos mais a vontade e sem stress.
Sem carro fomos a 5ª avenida tentar encontrar o melhor negocio ao nível turístico e os valores que acabamos por ficar foram os seguintes:
- Chichen Itza, cenote, Valladolid, almoço, bebidas a bordo- 55 euros (havia a 45, mas o serviço não era tão bom)
- Coba, Tulum, cenote, aldeia maia, almoço, bebida a bordo- 45 euros

Ou seja, 100 euros por pessoa. Não andamos a nossa vontade nem aproveitamos tão bem as coisas, mas pareceu ser um bom preço e realmente com guia o passeio fica mais enriquecedor.
De certeza que já muito leram sobre estes locais, por isso não me vou alongar muito. Foi a minha segunda vez no México e o que queria mesmo era ir a Coba e subir a pirâmide que é realmente uma experiência única. Na entrada pode-se alugar uma bike para chegar ate la e tornar a visita mais engraçada. Tulum também muito bonito e dá para fazer de colectivo. O cenote foi o Xcacelito na praia Xcacel. Cenote pequeno mas muito bonito e natural. Na água muitos peixinhos a morderem os pés, como se tivesses num spa com os pés enfiados num mini tanque com peixes a comerem as peles. Na aldeia maia assiste-se a um pequeno ritual maia e vê-se com vivem. Acho que foi uma forma que as agências arranjaram para ajudar aquelas pequenas aldeias a ganharem algum dinheiro, já que as condições ali não devem ser as mais fáceis.
Chichen é Chichen, um local emblemático e místico com uma grande carga emotiva a medida que se vai avançando e se dá de caras com a grande pirâmide.
Comercio e mais comercio, sem duvida o melhor locar para comprar artesanato maia (que eu adoro), alias, se pudesse trazia aquilo tudo para decorar a minha casa!!! Por outro lado, tanto comercio também tira alguma magia ao lugar. Valladolid, 15/20 minutos para visitar a igreja colonial e o jardim.
Esperava ir ao Cenote Ik Kil, mas não era esse o cenote no pacote! Cenote x cajun...um pouco fora do circuito comercial, visto que nunca tinha visto nada, mas é um cenote à imagem de Ik Kil, muito giro visto de cima e de baixo e mesmo durante a descida. Valeu a visita e deu para refrescar.

 
Última edição por um moderador:

Marcio Costa

Membro Ativo
Na minha estadia visitei Akumal....ESPECTACULAR!
Pela "fresquinha" fui ate ao terminal em Playa del Carmen apanhar o colectivo para Akumal, porque quanto mais cedo menos gente. Na entrada da praia somos abordados para contratar um guia ou pelo menos o colete e vão-te explicando as regras. Não sendo fã do colete acabei por alugar (não é barato) porque é obrigatório e realmente vale a pena porque andamos mais vontade na água. Parece que há seguranças na água para fazer cumprir as regras, embora eu não tenha visto nenhum.
Há duas áreas para nadares...a área que só podes ir com guia e a outra! Esqueçam o guia, não vale a pena porque há TARTARUGAS fora daquela área. Foi qualquer coisa de maravilhoso dar de caras com aqueles seres. Mas também sei de casos de pessoas que não tiveram esta sorte. Falei com uma utilizadora do portal, que esteve lá 3 dias antes de mim e não viu nem uma. Vi umas 7 ou 8 tartarugas diferentes, chocos, muitos peixe e entre eles um barrucuda enorme....lindo!!!!
A praia....linda!

Visitei ainda Xel Ha. Comprei o bilhete online com alguns dias de antecedência, o que dá um bom desconto. Novamente colectivo em Playa del Carmen e lá vamos nós! Parque lindíssimo, muito verde, muito azul...um dia não chega para explorar o parque a 100% por isso tem que se dividir bem o tempo, para aproveitar o máximo que se conseguir. Foi a segunda vez que o visitei e vi coisas que não tinha visto na primeira vez, mas de certeza que não vi tudo. Natureza ao máximo!

Bem, isto já vai longo por isso vou ficar por aqui, qualquer duvida é só perguntar....enjoy MÉXICO!!!

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
:) :)
Era mesmo disto que estava a precisar agora!!!!
Que beleza de report, gostei muito do que vi, esta areia branca e esta água..... :rolleyes:
Obrigada por partilhar connosco estas férias (especiais, certamente, pela notícia :D ) e continuação de boas viagens!
 

Bee

Membro Conhecido
@Marcio Costa em primeiro lugar, parabéns pela "vossa gravidez".
Em segundo lugar, muito obrigado por partilhares connosco a tua viagem. Cenários de meter inveja... mas da boa.
Dava já meio dúzia de mergulhos naquele mar... no mínimo!
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Marcio Costa
Parabéns pelo report e pela gravidez:)
Saudades do México.... espero voltar ;)
Este hotel tem havido muito boas promoções é um caso a ponderar, uma dúvida estando neste Riu pode-se ir ao buffet almoço e jantar a outros Rius?
Obrigado pela partilha
 

Marcio Costa

Membro Ativo
Olá @Marcio Costa
Parabéns pelo report e pela gravidez:)
Saudades do México.... espero voltar ;)
Este hotel tem havido muito boas promoções é um caso a ponderar, uma dúvida estando neste Riu pode-se ir ao buffet almoço e jantar a outros Rius?
Obrigado pela partilha
E valem bem a pena essas promoções, mas azares acontecem nos mais luxuosos dos hotéis.
Só podemos usar mesmo o Lupita...da mesma forma que só os do Lupita podem usar o autocarro.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha :D México encanta-me, um dia, estarei a vivenciar essa experiência :D

Obrigado pela partilha e boas viagens :)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!
É sempre bom rever tantos locais onde já fui tão feliz!!!!:rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Adoro! Um dia hei de voltar!!
 

rum

Membro Conhecido
Na minha estadia visitei Akumal....ESPECTACULAR!
Pela "fresquinha" fui ate ao terminal em Playa del Carmen apanhar o colectivo para Akumal, porque quanto mais cedo menos gente. Na entrada da praia somos abordados para contratar um guia ou pelo menos o colete e vão-te explicando as regras. Não sendo fã do colete acabei por alugar (não é barato) porque é obrigatório e realmente vale a pena porque andamos mais vontade na água. Parece que há seguranças na água para fazer cumprir as regras, embora eu não tenha visto nenhum.
Esta é novidade. Isso é mesmo um esquema para sacar dinheiro... pelo menos parece-me. Era alguma entidade oficial que faazia este controlo? É que a praia é pública.
 

Nin

Membro Conhecido
Gostei muito do report e de rever o Lupita, o hotel em que fiquei na primeira vez que que fui ao México e já lá vão uns anitos! Pelas fotos, vi que estava renovado, com um ar mais moderno, mas pelo que descreveu acredito que o bom serviço se manteve. Pena é estar mais afastado da praia! No entanto há sempre algo de bom, o facto de podermos ir à 5ª Avenida de borla! Quando lá estive, poucas vezes fiz praia no Beach Club, só mesmo nos primeiros dias. Depois de explorarmos um pouco, passámos a ir pela praia para o Riu Playacar, onde ficávamos até ao final da tarde e usufruíamos de tudo o que qualquer hóspede do Playacar tinha direito. Nunca nos barraram a entrada, nem nos chamaram a atenção. Na altura as pulseiras dos Riu eram todas vermelhas e a identificação eram as primeiras três letras do hotel. Num outro ano em que estive no Riu Tequila fui ao Lupita fazer uma visita e rever alguns funcionários. Caminhei até ao Beach Club e apanhei o autocarro grátis do Lupita, sem problemas. Quis-me parecer que havia pessoas com pulseira dourada. Na vinda usei o mesmo transporte.
 

Marcio Costa

Membro Ativo
Esta é novidade. Isso é mesmo um esquema para sacar dinheiro... pelo menos parece-me. Era alguma entidade oficial que faazia este controlo? É que a praia é pública.
Eu por acaso já ia mais ou menos preparado para esta situação porque andei a ler o forum espanhol. Pelo que li acho que a praia chegou mesmo a estar interdita a banhos entre Janeiro e Março. Depois passou a ser controlada. O controlo é só feito na água para ver se tinhamos coletes ou se mergulhavamos, aliás, era esse o objectivo do colete, não nos deixar mergulhar. Se formos a banhos mais na beirinha não há problema nenhum. A vigia era feita pelo equivalente à nossa policia maritima....acho eu! Estava tão vidrado no mergulho que não vi mais nada :) Mas sim, este sistema serve mais para alguém ganhar dinheiro que outra coisa, vigilância na água acho que era o suficiente, embora não fosse fácil.
SE REANUDA NADO CON TORTUGAS EN AKUMAL | Comisión Nacional de Áreas Naturales Protegidas | Gobierno | gob.mx
 
Última edição por um moderador:
  • Gostar
Reações: rum
Top