Novidades

[Report] Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá a todos,

Em 2015 fomos ao Brasil entre os dias 28 de Novembro e 10 de Dezembro.
A ideia era ir ao Rio de Janeiro, não tanto para conhecer bem a cidade, mas pela curiosidade em ver uma cidade com o ambiente do Rio, ie, praia...descontracção. O segundo objectivo era conhecer uma das maiores cataratas do mundo, Iguaçu.

Programámos a nossa viagem para estar 2 dias no Rio, 2 dias no Iguaçu e 5 dias na Ilha Grande ao pé do Rio. Saiu furado...

Dos dias que estivemos no Brasil, apenas não choveu em 2 deles e quando digo chuva, não é torrencial, é chuva miudinha o dia quase todo. Os brasileiros diziam que tivemos azar porque não era normal o tempo estar assim naquela altura. Estivemos até à ultima hora a ver se o tempo melhorava para não ter de cancelar os 5 dias de praia na Ilha Grande, mas...teve mesmo de ser cancelado. Esses 5 dias foram passados no Rio.

Portanto, o nosso itinerário forçado(pela chuva) acabou por ser: 2 dias no Rio > 2,5 dias Foz Iguaçu > 5 dias Rio.

A Ilha Grande fica a cerca de 150 kms do Rio, ao largo de Angra dos Reis. Pesquisámos bastante sobre esta ilha e pareceu-nos um destino de férias muito interessante e de praias paradisíacas. Não há carros na ilha, para nos deslocarmos teria de ser de barco ou ... a pé. Havia muitos percursos englobando várias praias da ilha.

A chegada ao Rio foi debaixo de trovoada. Chegados ao aeroporto Galeão, fomos no "frescão" para onde estava o hostel, em Copacabana.
Informações sobre o "ônibus" nº 2018 aqui. Pagámos cerca de 3,5€ por pessoa e demorou cerca 1h30 a chegar, sem transito, a passar em alguns semáforos vermelhos, para não nos esquecermos que estamos no Brasil :).

Descemos do ônibus em Copacabana e lá fomos às 10h da noite para o hostel passando à porta de uma favela :) Não passa nada...

O Hostel foi o Copa Villa Hostel. Foi dos piores onde já estivemos nas várias viagens que fizemos. O pequeno almoço, se é que se pode chamar assim, é no átrio da recepção. Com sorte conseguimos sentar-nos no sofá de 3 lugares ou nas 2 cadeiras que lá estão. Pequeno almoço constituído por pão de forma, queijo e fiambre quando havia, sumo de pacote, leite, café e cereais. Ah, e bananas.
A porta era um biombo de plástico e numa das noites, chegámos ao quarto, estavam a voar umas boas dezenas de insectos. Chamámos a recepção...tomem lá com dum-dum e está feito. Ar-condicionado no máximo, nós debaixo do cobertor porque entretanto ficou frescote, e lá se foram embora.
Para fechar em beleza, no acto de pagamento, enganaram-se e cobraram 2 vezes, embora eu só tivesse pagado uma, através do booking. Atenção viajantes...não sei como é possível, mas que é, é. Nós reservámos e pagámos através do booking, mas o hostel cobrou 2 vezes. Depois devolveu essa cobrança indevida, mas como nessa altura o Real tinha subido, recebemos menos 15€. Contactei o booking e a muito custo (o hostel recusava-se a devolver o resto) lá devolveram.

Bom, mas vamos lá às fotos e eu vou contando o que achar mais importante dizer e partilhar :)

2º e 3º dias - Rio de Janeiro​

A subir o bondinho(teleférico) para o pão de açucar. Custo: cerca de 18€

E a vista lá em cima...o dia estava muito limpo e dava para ver a uma grande distância.

Para quem pagou um "bocadinho" mais...

3º dia - Rio de Janeiro > Foz do Iguaçu​

No dia 1 de Dezembro tínhamos o voo para a Foz do Iguaçu às 10h. Teríamos de estar lá cerca de 1h30 antes, ou seja, 8h30. Se fossemos de ônibus, seriam umas boas 2 horas, ainda por cima na hora de ponta. Achámos melhor ir de táxi e o hostel tinha acordo com os táxis e saiu um pouco mais barato. Deve ter sido a única coisa de positivo do hostel :confused:.

Chegados à Foz do Iguaçu foi fácil. O aeroporto é pequeno e já tínhamos feito o trabalho de casa para ver qual o ônibus a apanhar que parasse ao pé da porta do hotel. O aeroporto fica a alguns kms do centro da cidade e (quase) todos passavam por lá.
Gostei do hotel onde ficámos. Simples, com uma pequena piscina, confortável e um bom pequeno almoço, com bastante variedade.
Ficámos no hotel Pousada Caroline II.
No dia da chegada ficámos por ali porque era apertado fazer o programa que tínhamos planeado para ver as cataratas, apenas da parte da tarde.

A cidade da Foz do Iguaçu fica na fronteira entre 3 países: Brasil, Argentina e Paraguai.
As cataratas do Iguaçu ficam na fronteira entre o Brasil e a Argentina e por isso existem 2 parques para visitar as cataratas. Existe um parque do lado brasileiro e outro do lado argentino. Visitámos o lado brasileiro no dia seguinte.
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
4º dia - Cataratas do Iguaçu - Lado brasileiro​

Tal como o dia anterior, este também era de chuva. Mas...hei, vamos ver água, não vamos apanhar banhos de sol...portanto, bora lá :)
O bilhete custou cerca de 15€.
O parque do lado brasileiro é cerca de 20% de todo o complexo para visitar as cataratas, portanto, sabíamos que o lado argentino iria ter mais para ver.

Devido à chuva e ao nevoeiro, via-se com bastante dificuldade ao longe.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
De molhado já não passava...logo, aí fui eu :)

Um quati...tinham-nos avisado para não lhes dar comida porque podiam arranhar.

E foi assim. Viu-se bem o parque da parte da manhã.
Da parte da tarde fomos ao parque das aves, mesmo em frente ao parque das cataratas.
Lá dentro tem um pequeno restaurante de comida rápida e foi onde almoçámos.
O parque das aves custa cerca de 10€.
A chuva agora era mais intensa e as aves estavam bastante resguardadas e não vimos todas...mesmo assim ainda deu para ver muitas e valeu muito a pena.

 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
A máquina tem pouco zoom...isto foi a meio metro do tucano :) Já estão habituados às pessoas...por um lado, infelizmente porque via-se lá pessoas que abusavam da proximidade e do trato/respeito para com os animais.

Bem ensopados, achámos que já chegava por aquele dia e fomos tomar um duche ao hotel.
Tínhamos pesquisado na internet que o parque do lado brasileiro não aceitava cartões como forma de pagamento, só dinheiro. Sim, achámos incrível, mas era verdade. Logo, tínhamos de trocar Reais por Pesos. Vimos o valor do câmbio ainda em Portugal e nos foruns aconselharam a ir a uma casa de câmbio na Foz do Iguaçu porque lá o câmbio era mais favorável. Acabámos por trocar o dinheiro no hotel com um sr. que tinha acordo com eles porque quando ele me disse a taxa até fiquei a estranhar, era bem mais baixa do que qualquer taxa que tinha visto.
Com os pesos na mão, já estávamos descansados para o dia seguinte, na Argentina.

5º dia - Cataratas do Iguaçu - Lado argentino​

No dia anterior tinham-nos informado que a principal atracção das cataratas do Iguaçu do lado Argentino estava fechado até que a corrente do rio baixasse porque choveu tanto que inundou uma parte dos passadiços. A garganta del diablo é o auge da visita, pelo que dizem, e havia muitas pessoas a queixarem-se porque quando isto acontece, deveriam baixar o preço do bilhete de entrada, mas dizem que são inflexíveis.

Também no dia anterior tínhamos combinado com um sr. que também tinha acordo com o hotel para nos levar à porta das cataratas do Iguaçu do lado argentino. Da pesquisa que fizemos em Portugal tínhamos de apanhar um ônibus que parava na fronteira. Saíamos do ônibus, o motorista esperava pelos passageiros(é mesmo assim), mostrávamos os passaportes na casa fronteiriça e voltávamos ao ônibus... O preço era ligeiramente menor do que o que pagámos ao sr. que nos levou lá à porta do parque e marcámos uma hora com ele para nos ir buscar. Eramos nós os 2 mais outro casal e correu tudo bem.

Comprámos o bilhete que custou cerca de 25€

O primeiro impacto é imediato. Wow...isto é grande...será que vemos tudo ?
O segundo impacto vão ver nas fotos, se não virem o problema é do "fotografo" :)
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Sim, lá em baixo estava uma lancha com turistas...

Num dos passadiços, uma visitinha :)


Mais outra visita.

A meio da visita já tínhamos tirado uma conclusão óbvia, quem só tiver 1 dia para visitar as cataratas, nem pense um vez....quando mais duas, o lado argentino é muito maior, tem muito mais para ver e é mais bonito. Como já tinha escrito, 80% das cataratas são do lado argentino e mesmo se não visitarem o lado brasileiro, não perdem nada de significativo. Nos foruns sobre o assunto todos(enfim, quase) têm esta opinião, até os brasileiros.

À saída do parque...mais uma visita selvagem.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
A partir do 6º dia - Rio de Janeiro​

Já com a estadia no hotel da Ilha Grande cancelada, restou-nos ficar 5 dias no Rio, ir à praia se o sol aparecesse, passear na cidade e ir ao Cristo Redentor.
As nuvens teimavam e não desaparecer.

Lá houve um dia onde o sol deu o ar de sua graça e não esperámos para que se voltasse a esconder, fomos logo ao Cristo Redentor.
Pode-se ir ao morro do Cristo de várias formas, de "van"(carrinha de 9 lugares ou 12 (?) lugares) que partem da Praça do Lido ou da Praça do Largo do Machado, ou no "trem" do Corcovado. Ambos os transportes incluem o bilhete para o Cristo Redentor.
Nós fomos de van desde a praça do Lido e comprámos lá o bilhete que custou cerca de 15 eur. Uma nota, à 2ª feira é um pouco mais barato(15 eur) do que no resto dos dias(18 eur).
Há uma "marosca" que muitos que conhecem fazem, mais tarde é que percebemos isso. Do que se trata ? Simples, há uma fila grande para comprar os bilhetes e há outra fila enorme para esperar pela próxima van disponível. O que é que vimos muito fazerem(os chicos espertos...) ? Pessoas que tinham comprado o bilhete bem depois de nós, vimos na fila para a van muito mais à frente da gente. Ou seja, uma pessoa vai para a fila dos bilhetes e ao mesmo tempo outra pessoa vai para a fila das vans. Há lá staff a organizar as filas e a ver os bilhetes e eu queixei-me e mostrei que o meu bilhete tinha a hora de compra mais cedo do que pessoas que estavam à minha frente, mas de nada serviu. A resposta deles era: Não posso fazer nada !

A espera é mesmo longa, não me recordo ao certo, mas seguramente foram 2 horas nas 2 filas. Talvez meia hora para os bilhetes e 1h30 para as vans...aí é que se espera bastante.
Aqui fica um site com informação de como lá chegar e como comprar o bilhete.

A subida para o Cristo Redentor é um corrupio de vans para cima e para baixo, pois é o principal meio de transporte para lá chegar. Lá em cima....um mar de gente e as vistas são estas (havia uma névoa que não deixava ver com muito alcance):

Fomos 2 vezes à praia de Copacabana e uma vez à praia de Ipanema.
Em Copacabana, mais pelo que lemos, estávamos um pouco com "um olho no burro e outro no cigano", por isso só tirámos meia dúzia de fotos com o telemóvel. O hostel ficava a cerca de 600 ou 700 metros da praia e íamos com a toalha, de chinelos, t-shirt e calções, com uma nota no bolso e o telemóvel, mais nada. Nunca andávamos pelo calçadão ou a praia com máquina fotográfica e mochila...para não dar muito nas vistas. Bebemos umas belas caipirinhas feitas na praia por cerca de 90 cêntimos e águas de coco por cerca de 50 cêntimos.
Passeámos muito pela Avenida Nossa Sra. de Copacabana, comprámos muita castanha do Pará muitíssimo mais barato do que em Portugal, a minha mulher comprou várias leggins a menos de metade do preço, assim como biquinis e havaianas. Claro, não podia esquecer de trazer a tão conhecida cachaça 51 tradicional para fazer as caipirinhas. Lá custam 9 Reais (cerca de 2 euros) o litro. Em Portugal custa 14 euros uma de 0,75 litros.

Uma loja de Havaianas para todos os gostos...a preços bem reduzidos

Entre o aeroporto e Copacabana

Gostámos muito da comida por lá e é bastante acessível, apesar do Rio ser dos sítios do Brasil onde a vida é mais cara (para os brasileiros). Fomos muitas vezes a um restaurante/lanchonete mesmo em frente à entrada de uma favela e a comida era muito boa. Em média pagávamos uns 5...6...7 euros com direito a sumo natural muito bom, de manga, açai (nunca tinha bebido, é excelente), etc.

Apesar do tempo de chuva que não deu para ir à Ilha Grande nem desfrutar do calor, gostei bastante de ir ao Brasil e gostava de lá voltar, provavelmente noutra altura do ano para correr menos riscos em relação ao tempo.

Até um dia destes "Riu di Jáneirôo"

Gastos (para 2 pessoas):
Voos pela Air France(Lisboa <> Paris <> Rio de Janeiro): 1030 eur com seguro
Voos pela TAM(Rio de Janeiro <> Foz do Iguaçu): 190 eur
Hostel no Rio e Hotel na Foz do Iguaçu: 320 eur
Bilhetes de ingresso e transportes: Cerca de 180 eur
Refeições: Cerca de 200 eur
 
Última edição:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha :D Apesar do Brasil não me cativar muito, estando para o fim da longa lista, aos poucos vou ficando com mais curiosidade :) Principalmente de dar um mergulho em copacabana :D

Boas viagens :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Belas fotos do brasil, pena o tempo não ter ajudado.
Boas viagens ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola Claudio
Parabéns pelo report.
Gostei muito das fotos, apesar do tempo não ter ajudado.
Achei que a viagem ficou economica, pois os preços para o Brasil que tenho visto acho muito mais caros.
Muito obrigada pela partilha
Boas viagens :)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!
Este report é um regalo para os meus olhos! Excelentes fotos, paisagens espectaculares, descrição simples, enfim adorei!!!!:)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Gostei muito do report :)
Apesar do Brasil ser um país que nunca me despertou muita atenção, adorava conhecer o Rio e subir ao Pão de Açúcar e ao Cristo Redentor.
As cataratas são verdadeiramente impressionantes... sem dúvida que merecem uma visita!
 

yara

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha.
Está um report fantástico!
Já fui 5 vezes ao Brasil mas nunca fui ao Rio de Janeiro mas sei que a próxima vez que for, tenho de ir. :rolleyes:
 
Última edição por um moderador:
A máquina tem pouco zoom...isto foi a meio metro do tucano :) Já estão habituados às pessoas...por um lado, infelizmente porque via-se lá pessoas que abusavam da proximidade e do trato/respeito para com os animais.

Bem ensopados, achámos que já chegava por aquele dia e fomos tomar um duche ao hotel.
Tínhamos pesquisado na internet que o parque do lado brasileiro não aceitava cartões como forma de pagamento, só dinheiro. Sim, achámos incrível, mas era verdade. Logo, tínhamos de trocar Reais por Pesos. Vimos o valor do câmbio ainda em Portugal e nos foruns aconselharam a ir a uma casa de câmbio na Foz do Iguaçu porque lá o câmbio era mais favorável. Acabámos por trocar o dinheiro no hotel com um sr. que tinha acordo com eles porque quando ele me disse a taxa até fiquei a estranhar, era bem mais baixa do que qualquer taxa que tinha visto.
Com os pesos na mão, já estávamos descansados para o dia seguinte, na Argentina.

5º dia - Cataratas do Iguaçu - Lado argentino​

No dia anterior tinham-nos informado que a principal atracção das cataratas do Iguaçu do lado Argentino estava fechado até que a corrente do rio baixasse porque choveu tanto que inundou uma parte dos passadiços. A garganta del diablo é o auge da visita, pelo que dizem, e havia muitas pessoas a queixarem-se porque quando isto acontece, deveriam baixar o preço do bilhete de entrada, mas dizem que são inflexíveis.

Também no dia anterior tínhamos combinado com um sr. que também tinha acordo com o hotel para nos levar à porta das cataratas do Iguaçu do lado argentino. Da pesquisa que fizemos em Portugal tínhamos de apanhar um ônibus que parava na fronteira. Saíamos do ônibus, o motorista esperava pelos passageiros(é mesmo assim), mostrávamos os passaportes na casa fronteiriça e voltávamos ao ônibus... O preço era ligeiramente menor do que o que pagámos ao sr. que nos levou lá à porta do parque e marcámos uma hora com ele para nos ir buscar. Eramos nós os 2 mais outro casal e correu tudo bem.

Comprámos o bilhete que custou cerca de 25€

O primeiro impacto é imediato. Wow...isto é grande...será que vemos tudo ?
O segundo impacto vão ver nas fotos, se não virem o problema é do "fotografo" :)
Cláudio deixe primeiro felicitá-lo pelo excelente conjunto de fotos que me fez sentir mergulhar nas viagens que já fiz a Foz do Iguaçu e que ainda espero voltar a repetir. Para mim, depois de Iguaçu só a Amazónia. Mais tarde recordar o que viu e esqueceu a qualidade do hotel Felicito-o também por dois avisos que deixa a futuros viajantes para o Brasil: primeiro não comprar alojamento por fotografia e procurar neste portal e junta da agência informação: o segundo não viajar para o sul do Brasil, refiro-me a sul do Equador, nos meses de dezembro e janeiro, pois desde 2012 que estou no Rio de Janeiro e a # bateladas " de chuva acontecem diariamente. E não esquecer que mais a sul encontrará frio e até neve até maio
 

rmonteiro

Membro Conhecido
wow, antes de mais os meus parabéns pelas fotos !
Muito obrigado por este report. Foi muito bom estar a ler. Bela descrição da viagem ! ;):)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Gostei bastante deste report, até porque são dois locais que quero muito conhecer e cada vez mais vão subindo na wishlist, principalmente, as cataratas. Tenho andado a fazer umas pesquisas de custos de voos e não são nada animadores... se visse preços como aqueles que conseguiste, acho que comprava já hoje a viagem! :)
Obrigado pela partilha! ;)
 
Top