Novidades

[Report] Rio de Janeiro – Moradas de D. João VI

Leonorb

Moderador
Staff
Saída do Palácio fui visitar a casa de banhos de D. João VI, actual museu da limpeza urbana, mas que estava fechado.

D. João VI adquiriu esta casa porque adoeceu e o médico tê-lo-ia aconselhado a ir a banhos de água salgada, para curar as feridas que tinha no corpo.

Os cariocas brincam com esta história e dizem que ele não gostava de tomar banho e tinha carrapatos e sarnas; por isso ficou doente e o médico mandou-o para zona de banhos. Calhando…

A casa à época ficava em zona ainda intocada na baia de Guanabra. Actualmente chama-se Cajú (não sei já teria este nome na éopoca), já não tem acesso praia nem se vê a baia. A área próxima à casa está ocupada pelas instalações da Coleta Ambiental (empresa de recolha e tratamento de resíduos urbanos).

O Cajú é um bairro da zona portuária do Rio onde encontramos muitos portugueses, velhos pescadores emigrantes e descendentes, sobretudo do norte de Portugal. Na época colonial, foi também nesta zona que se instalaram os portugueses que foram para o Brasil e se dedicavam a actividades piscatórias.

Ao lado da casa de banhos há uma casa de madeira, com ar bastante antigo. Comentaram que “antigamente as casas do Rio era assim”, mas não consegui saber nada sobre este tipo de construção nem de que altura eram.

20180203_125830.jpg
20180203_125854.jpg
20180203_125913.jpg
20180203_125818.jpg
20180203_125753.jpg
20180203_125745.jpg
20180203_125740.jpg
20180203_130224.jpg
 
Última edição:

Leonorb

Moderador
Staff
E foram assim as minhas visitas às casas de D.João VI. Em boa hora... muitas peças perderam-se para sempre. Coloco todas as fotos na galeria, devagarinho.
Espero que gostem.
 
Última edição:

Mel C

Membro Conhecido
Excelente serviço público! Não há palavras para o que aconteceu no museu, é verdadeiramente triste que tantos pedaços de história se tenham perdido para sempre. Assim podemos ficar a conhecer algo que infelizmente já não podemos visitar.
 
Última edição por um moderador:
  • Gostar
Reações: Bee

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,
Muito obrigado pela partilha :D Aqui fica material muito bom para quem estiver interessado!

Boas viagens ;)
 
Top