Novidades

[Report] Riga - Tallinn - São Petersburgo - Helsínquia - Estocolmo

RRRocha

Membro Ativo
Olá,

Este ano ganhei coragem e decidi ir de férias sozinha! Como o orçamento era limitado tentei optar por ir a algum sítio acessível o que não é fácil encontrar. Como ia sozinha não queria ficar muito tempo na mesma cidade para não me aborrecer. Após muita pesquisa lá arranjei voo barato para Riga, 120 euros ida e volta do Porto com escala em Frankfurt e lá marquei...

Riga é uma cidade com um centro pequeno, muito bonita, calma, bem conservada (claro que foi reconstruida à relativamente poucos anos) e com nível de vida ligeiramente mais baixo que o nosso. É muito agradável passear pelas ruas e encontrar diversas praças com esplanadas, dá-se uma volta no centro em cerca de 1h, por isso uma noite é suficiente. Fora do centro existem praias que não tive oportunidade de visitar. Aconselho a fazerem a free walking tour que é uma excelente forma de conhecer a história da cidade, e muito bom para quem fica pouco tempo.


Uma vez que estava perto de diversos países, a escolha difícil foi escolher a qual iria a seguir… Lá fui eu de autocarro, uma viagem de cerca de 4h com um custo de 13€, para Tallinn. Optei pela LUX EXPRESS, autocarros muito confortáveis com TV individual e WIFI.

Tallinn tem um centro histórico medieval fantástico. Não é preciso fazer nenhum roteiro ou perder tempo a pesquisar sobre o que vêr lá, simplesmente basta andarem pelas suas ruas à descoberta, apreciar e deixarem-se encontrar pelos seus edifícios, ruas estreitas e pessoas simpáticas. Fora do centro existem algumas atrações que também optei por não ir, uma vez que apenas fiquei uma noite. Novamente vale a pena a free walking tour.

Tanto Riga como Tallinn têm influências da Rússia, apesar de serem da UE não se verifica uma cultura muito ocidental, acredito que todo o investimento esteja nas mãos dos russos, facilmente se vê que grande parte da população tem origem russa e não nos outros países adjacentes, também estes dois países foram independente à muito pouco tempo por isso não têm grandes raízes dado ao constante domínio de diversos países naquela região. Contudo é de admirar a alegria, diversão e simpatia das pessoas.

Tallinn têm um porto onde se pode escolher vários destinos e claro a minha escolha foi São Petersburgo…. Maneira mais barata e lá ir sem Visto (que é um roubo!) é comprarem bilhete na SAINT PETERSBURG LINE. Com o bilhete é possível ficar na cidade durante 72h, e os preços variam em função do barco selecionado. Eu optei em apenas ir umas horas devido ao meu orçamento… Fiz o cruzeiro por Tallinn-São Petersburgo- Helsínquia-Estocolmo- Tallinn por 150 euros.

São Petersburgo é o oposto das outras cidades… Enorme e cheia de preponderância… Uma cidade que demonstra ou quer demonstrar o poder do país… edifícios, ruas, praças, jardins, palácios, catedrais enormes, é tudo à grande e rico! Quando grande parte da população vive na miséria…. O nível de vida é mais barato que o nosso (menu mc donalds cerca de 4 euros)
Claro que 1 dia não é suficiente atendendo à dimensão da cidade… mas consegui ver uma boa parte e ainda entrar em algumas igrejas e catedrais. Vale a pena lá voltar e ver a cidade com mais calma.

De volta ao barco segui para Helsínquia… não me vou pronunciar muito sobre a cidade porque não gostei… é muito fria e escura, as pessoas distantes, e extremamente cara! Estive lá numa segunda por isso alguns monumentos estavam fechados. Finlândia é um pais que com certeza não voltarei.

A última foi Estocolmo, como a anterior não é uma cidade muito calorosa. Apesar das pessoas após termos contacto são simpáticas, o ambiente na cidade não é divertido como as duas primeiras. Apesar disso, Estocolmo tem muito que ver, uma cidade muito bonita com diversos portos e pontes sobre o rio, edifícios muito agradáveis e um centro histórico bem diferente e fantástico quando comparado com o resto da cidade. Estocolmo vale fica no mínimo uma noite, é pena ser muito cara para passar umas ferias em condições.

O regresso foi para Tallinn e fiz o sentido oposto, Tallinn-Riga, novamente por autocarro e por 13€. As estadias em Riga e Tallinn foi em Hostels pois fica mais em conta, ficaram por cerca de 13 euros cada noite, e como ia sozinha era uma boa forma de conhecer pessoas e falar um bocado a partilhar experiências. As outras estadias foram no barco que estavam incluídas no preço.

Também fiquei duas noites em Frankfurt, ida e volta, mas não vou falar da cidade pois foi a que mais detestei.

Concluindo Riga e Tallinn são fantásticas e muito acessíveis, facilmente se viaja barato entres elas, dois dias completos em ambas as cidade já é bom para conhecer, claro que mais um dia não se fica a perder, são cidades que se conhecem andando pelas suas ruas estreitas que dão sempre a alguma praça, com diversos café, restaurantes, e bancos para se relaxar e admirar a envolvente.

São Petersburgo é o oposto, uma cidade gigante no mínimo umas três noites para se aproveitar muito bem. Contudo vale a pena aproveitar a facilidade de ir por ferry desde Tallinn pois é a forma mais barata de e fácil de entrar na Rússia.

Os países nórdicos, enfim, para quem tem possibilidade económica são sítios a conhecer, caso contrário é preciso pensar muito bem antes de ir, senão o orçamento vai-se na estadia ou mesmo na alimentação.

Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas eu gosto é de tirar fotos a mim nos sítios e não aos edifícios ;)

Boas viagens
 
Última edição por um moderador:

RRRocha

Membro Ativo
S. Petersburgo

 
Última edição por um moderador:

RRRocha

Membro Ativo
Helsinquia

 
Última edição por um moderador:

RRRocha

Membro Ativo

Faltou as fotos de Tallin, aqui vai:

 
Última edição por um moderador:
Eu estava à espera do relato desta viagem :D Já há bastante tempo que quero ir a Tallinn, acho que vai ser mesmo uma viagem para fazer sozinha um dia destes. Quanto a Riga, já só faltam uns 50 e poucos dias para lá ir!!
Obrigada pela partilha.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Helsínquia, Riga e Tallin estavam nos planos para este ano, mas o destino trocou as voltas e o leste europeu ficou adiado... Mas gostei do que vi, está dentro do que esperava, pequenas e afáveis.. :)

Que tal foi viajar sozinha? É para repetir ou nem por isso?

Obrigado pela partilha...
 

RRRocha

Membro Ativo
Gostei bastante de viajar sozinha, foi uma experiência muito agradavel e enriquecedora, espero para o ano repetir.
O mais chato foi as viajens de barco, que era mais dificil arranjar pessoas para falar, contudo deu para descansar.
Ao viajar sozinha percebi que tenho uma maior abertura para com as pessoas, normalmente não olho nem procuro outra pessoas quando estou acompanhada, e desta vez dei por mim a falar com quem estava ao meu lado. É uma boa forma de aprendermos a conviver com culturas diferentes e sentirmos mais confiança.

Recomendo qualquer pessoa a fazer uma viagem sozinha, que vão ver que no fundo não então sozinhos e como nós existem muitas pessoas de varias ideias no mesmo caminho.

Eu estava à espera do relato desta viagem :D Já há bastante tempo que quero ir a Tallinn, acho que vai ser mesmo uma viagem para fazer sozinha um dia destes. Quanto a Riga, já só faltam uns 50 e poucos dias para lá ir!!
Obrigada pela partilha.
Podes sempre ir a Tallin que fica muito perto... Riga é muito pequena perde-se muito pouco tempo por lá.
Apesar de Tallinn ser uma cidade mais bonita que Riga eu gostei mais do ambiente de Riga.
 
A Tallinn terei de ir noutra altura. Só vou estar em Riga um dia, quer dizer, umas horas. Vou estar em Vilnius e vamos aproveitar para ir até Riga. Já agora, quantas horas serão necessárias para passear pelo centro da cidade?
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá RRRocha!!!

Muito Obrigado pela partilha.!!

Gostei muito do que vi e li. Tenho que lhe dar os Parabéns, pois admiro quem faz ferias sozinho (acho que não consegui :().
É Muito Bom ver destinos não massificados pelos tugas.

Parabéns!!
 
Última edição:

RRRocha

Membro Ativo
A Tallinn terei de ir noutra altura. Só vou estar em Riga um dia, quer dizer, umas horas. Vou estar em Vilnius e vamos aproveitar para ir até Riga. Já agora, quantas horas serão necessárias para passear pelo centro da cidade?
Olá Marta,

o centro histórico é mesmo muito pequenino, acompanhada, a perder tempo a tirar fotos e entrar em lojas umas 3 horas é suficiente para se ver. Volto a referir que a free tour é o ideal para pouco tempo é cerca 2h e existem 2 empresas a fazer. No centro turismo tem uma, na net podes encontrar outra. Da paragem de autocarro até à praça principal é uns 15 minutos a pé.
 

zb007

Membro Conhecido
Gostei de rever S. Peterburgo onde passei 5 dias e também gostei de saber o que se pode ver nas outras cidades que um dia irei ver ao vivo :)
 
Obrigada. Como disse, vou de Vilnius até Riga. Vou com mais 2 amigas e vamos de carro. Tinha pensado parar na Colina das Cruzes a caminho de Riga mas estava com medo de não termos muito tempo para andar por Riga, mas se é assim tão pequenino, talvez seja possível. No entanto passando na Colina das Cruzes, a viagem torna-se mais longa, mais de 4 horas. Temos de pensar muito bem no assunto. Tenho mesmo muita curiosidade em relação a Riga. Gosto de cidades mais pequenas e com centros históricos compactos, onde é fácil andar.

A free walking tour é um caso a pensar.


Olá Marta,

o centro histórico é mesmo muito pequenino, acompanhada, a perder tempo a tirar fotos e entrar em lojas umas 3 horas é suficiente para se ver. Volto a referir que a free tour é o ideal para pouco tempo é cerca 2h e existem 2 empresas a fazer. No centro turismo tem uma, na net podes encontrar outra. Da paragem de autocarro até à praça principal é uns 15 minutos a pé.
 

Flecha

Membro Conhecido
gabo-te a coragem. viajar sozinho não é para mim ....
ca estarei para o ano para ver esse novo destino
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @RRRocha :)
Que bela aventura!
Gostei imenso de ver um report destes destinos não tão habituais por aqui, belissimas cidades estas.
Já agora, o voo do Porto para Riga foi em que companhia? LH?
Muito obrigada por esta partilha. ;)

#viajar sozinha é uma experiência única, faz-nos crescer enquanto viajantes. Parabéns. :)
 

RRRocha

Membro Ativo
Olá @RRRocha :)
Que bela aventura!
Gostei imenso de ver um report destes destinos não tão habituais por aqui, belissimas cidades estas.
Já agora, o voo do Porto para Riga foi em que companhia? LH?
Muito obrigada por esta partilha. ;)

#viajar sozinha é uma experiência única, faz-nos crescer enquanto viajantes. Parabéns. :)
Olá Cristina,

O voo não foi directo, foi pela ryanair, porto-frankfurt hahn depois frankfurt hahn-riga novamente pela ryanair.
pela ryanair também dava para passar por bruxelas, milao ou bremen
 
Última edição por um moderador:

sergiosil

Membro
Olá RRRocha,

Já tinha ouvido falar desse cruzeiro. Poderias dar-me mais informação sobre o seu funcionamento? Esse preço foi para quantos dias de cruzeiro? Quanto tempo estiveste em cada uma das cidades (Helsínquia Estocolmo e st Petersburgo? )

Obrigado
 
Última edição:

RRRocha

Membro Ativo
Olá RRRocha,

Já tinha ouvido falar desse cruzeiro. Poderias dar-me mais informação sobre o seu funcionamento? Esse preço foi para quantos dias de cruzeiro? Quanto tempo estiveste em cada uma das cidades (Helsínquia Estocolmo e st Petersburgo? )

Obrigado

olá Sergio,

Eu reservei a viagem no próprio site da companhia, basta escolher as datas e aparecem os resultados. Por aquela companhia podes ficar até 72 horas em São Petersburgo, o que é muito bom pois não precisas de visto. O barco é muito básico tem uns 3 restaurantes, um bar e um supermercado, podes ver as imagens no site.
Eu fiz o cruzeiro que passa pelas 4 cidades pois tinha o orçamento limitado e ficar em são Petersburgo dois dias, ficava acima do meu orçamento por causa das noite, contudo aconselho a ficar mais pois a cidade é fantástica e gigante, mas como fui sozinha consegui ver uma boa parte do centro e ficar com uma noção da sua imponência .

Os horario estão aqui
ST. PETER LINE > Schedule > Schedule

eu apanhei em Tallinn e fiz a volta, logo foram 4 noites, o sitio onde se fica menos tempo é Helsínquia mas também não gostei nada da cidade.
Na reserva tens que comprar o transporte, "tour" como eles chamam, mas basicamente é uns transfere entre o porto e a cidade de São Petersburgo. o que é útil pois não há outro meio de transporte.
Em Tallinn vais a pé do porto para a cidade velha. Em Helsínquia e Estocolmo tens metro/autocarro, o metro é para aí uns 5€ :( tudo por aqueles lados é caro, ao contrario de Tallinn e São Petersburgo que é mais barato.

Podes optar por fazer o cruzeiro que eu fiz, ou se o objectivo é ir a são Petersburgo podes comprar ida um barco e volta noutro ficando máxima de 72h na cidade. No próprio site consegues fazer a pesquisa. Quanto aos quartos fiquei no mais barato, não te sei dizer como eram os outros mas para dormir dá muito bem, eles fazem a limpeza todos os dias.

Eu apenas comprei o básico, sem nenhum extra, contudo tens opções de alimentação e tours. As tours não aconselho, pois eu gosto de andar a pé pelas cidades, a alimentação é com cada um, eu optei por comprar coisas na cidade para o pequeno almoço e no jantar ou ia ao restaurante lá, ficava cerca de 15€, ou comprava sandes e levava para comer no barco dependia.

Qualquer duvida avisa que esclareço naquilo que conseguir.
 
Última edição:

rmonteiro

Membro Conhecido
Um lote de cidades que ainda não conheci.
Gostei bastante da tua opinião sincera das cidades :)
 
Top