Novidades

[Report] REGIÃO CENTRO: Aldeias do Xisto / Praias Fluviais

MDC31

Membro Novo
REGIÃO CENTRO: Aldeias do Xisto / Praias Fluviais

Estive as duas últimas semanas de Julho nesta região e fiquei agradavelmente surpreendida!
Quem diria que a duas horitas de Lisboa havia tanto que descobrir!!

Algumas Aldeias do Xisto propriamente ditas podem ser uma desilusão, uma vez que nem todas têm o xisto à vista... Mas outras, como Casal de São Simão (Figueiró dos Vilhos), Pena (Góis) ou a maravilhosa Talasnal (Lousã) cativam-nos a cada recanto.

Devido às temperaturas elevadas dedicámos a maior parte do tempo na descoberta de Praias Fluviais de águas límpidas e refrescantes, onde o típico chapéu de Sol pode e deve ser substituído pela sombra de árvores frondosas. Gostei particularmente de: Poço Corga (Castanheira de Pêra), Mosteiro (Pedrogão Grande), Açude Pinto (Oleiros).

Ainda não posso deixar ligações, mas se escreverem "aldeias do xisto" ou "praias fluviais" num motor de busca facilmente encontram as páginas respectivas com muita informação.

NOTA: entre parêntises coloquei o concelho onde cada local se situa.

Com tempo irei publicar neste tópico listas de pontos de interesse desta região que recomendo vivamente. :D
 

Nessita

Membro Novo
Olá,

Realmente há zonas maravilhosas para descobrir em Portugal! :D

As praias fluviais são cada vez mais uma aposta para o Verão em alternativa ao Litoral e ao Sul do País. Há praias fluviais lindissimas e com condições excelentes, tanto para adultos como para crianças.

Em relação às aldeias de Xisto, no ano passado fui passar uns dias à Aldeia das Oliveiras (Proença-a-Nova).. e posso dizer que é linda! A aldeia foi recuperada... mas continua toda em Xisto...ainda tem alguns habitantes, o que torna o ambiente mais natural, e não como uma "aldeia resort".
As casas são muito confortaveis e super acolhedoras, todas novinhas e com um toque moderno, sem perder as caracteristicas de casas rurais.

As praias fluviais mais perto (e onde aproveitei para os mergulhos e refrescar do calor) foram as praias de Alvito da Beira, Cerejeira, Fróia, Aldeia Ruiva, Malhadal.
Todas muito bonitas.
 

FreeSpirit

Membro Ativo
Olá Margarida! :)

Concordo com o que foi dito, mas como sabes aqui no forum gostamos muito muito de fotos.. não há para ai nada para nós vermos? :)

FreeSpirit
 
Top