Novidades

[Report] Redondo - Ruas Floridas

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Viajar é seguramente umas das melhores coisas da vida. E se for cá dentro, entre outras viagens tem um sabor especial. Antes das férias, e enquanto elas não chegam, ou depois delas, enquanto se aguardam as próximas, dá outro colorido aos nossos dias.

Este é um report um pouco diferente, apesar de estar implícito o viajar. É sobre uma festa já muito conhecida a nível nacional (e também internacionalmente, muitos dos visitantes são espanhóis e vêem-se turistas de outras nacionalidades): As Ruas Floridas do Redondo.

Não faltam atractivos e motivos de interesse à linda e branquinha vila do Redondo, que tem no seu vinho, na sua louça de barro e na sua música, em especial através dos irmãos Vitorino e Janita Salomé, embaixadores de luxo. Mas são as Ruas Floridas que, de há alguns anos para cá, levam muitos milhares de pessoas ao coração do Alentejo.

Feiras e festivais temáticos não faltam por esse país fora. Para além da componente recreativa e de entretenimento, são sem dúvida importantes para dinamizar economias locais, promover os produtos típicos de cada região, entre outros aspectos. Contudo no conceito geral, e até no design, tornam-se muito repetitivos. Numa mesma região, quem vê um, vê todos. Mudam de temática (do vinho, dos enchidos, da açorda, das sopas, do marisco, do queijo), mas os modelos replicam-se.

Felizmente há excepções, e as Ruas Floridas do Redondo são uma delas. Merecem todo o destaque porque são de uma criatividade incrível, para além de que quem nelas se envolve, a população local, fá-lo com uma enorme dedicação e amor.





No Website do evento está toda a informação necessária.

É uma festa bienal, de base popular e uma tradição que remonta ao séc. XIX. Consiste na decoração das ruas da vila com flores, figuras e outros objectos elaborados em papel colorido.

Uma das ruas mais bonitas deste ano. A moda Paris.















A preparação do evento tem normalmente o seu início 9 a 10 meses antes do mesmo, quando os moradores e cabeças de rua, depois de escolhido o tema, começam a trabalhar, ainda em suas casas, as peças de mais pormenor e requinte.




 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
As temáticas escolhidas são mantidas em segredo até ao dia em que se dá início à decoração das ruas. A coordenação geral cabe ao Município de Redondo e a festa das Ruas Floridas decorre sempre no mês Agosto. Os registos escritos mais antigos que dão conta da ornamentação das festas organizadas pelos populares redondenses, remontam a 1838, consagradas inicialmente à N. Sra. de ao Pé da Cruz, padroeira de Redondo.









Percorrermos as Ruas Floridas é quase como viver um sonho encantado e até um regresso à infância.









 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Há também um bom cartaz musical com concertos ao gosto durante os fins de semana (que são dois em que decorre o evento).

E claro para terminar da melhor forma, percam-se no melhor da gastronomia alentejana.

A vila é bem servida de restaurantes, que nesta altura estão sempre cheios, mas há também espaços de restauração criados de propósito para o evento e situados no largo principal.














A edição deste ano das Ruas Floridas estava especialmente bonita. Nota-se que ano após ano o esmero, o empenho, e a capacidade de criar algo diferente são sempre superados. Extraordinário.

O Redondo fica a cerca de 37 km de Évora, e as estradas que nos levam até lá são muito boas. Se nunca foram, não percam a próxima edição, daqui por dois anos. Vale mesmo a pena. As capacidades artísticas e a originalidade das gentes do Redondo não conhecem limites, saímos sempre surpreendidos/as e deslumbrados/as.
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Uma vila que fica com um colorido muito interessante com essas decorações.
Boas viagens ;)
 

Leonorb

Moderador
Staff
Os alentejanos têm esta mania... dos bianais... Gosto muito deles mas odeio esta parte. O melhor é ir, para ver tudo, com e sem ""arraial"...
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Obrigada a todos/as pelos comentários sempre tão simpáticos e calorosos. São seguramente um estímulo para continuarmos a partilhar as nossas viagens e passeios.

@Leonorb as festas de Campo Maior, que são dentro deste género mas com uma dimensão muito superior, costumam ser de 4 em 4 anos. Como foram em 2015 as últimas, este ano deveria ter havido. Mas espera-se que sejam consideradas património imaterial da humanidade pela UNESCO ainda este ano, e por isso vão decorrer no próximo, em 2020. Caso se confirme, serão de arromba. Tomem nota portanto, são maravilhosas!! 😊😉
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Que explosão de cores!!!! :)
Um report super detalhado, com informações úteis e fotos deliciosas.
Este tipo de eventos são muito trabalhosos e só vendo estas decorações ao pormenor se tem noção do tempo e do trabalho que dão. As pessoas que contribuíram para esta festa estão de parabéns! 🤗 🤗
Já tinha ouvido falar das festas de Campo Maior (desconhecia que tinham sido adiadas para o ano), mas não tinha ideia que no Redondo havia algo parecido.
Muito obrigada pela partilha, fiquei encantada. ;) Quem sabe se no próximo ano não dou um saltinho ao Alentejo para ver o património da humanidade em forma de flores? :)
 

carla08

Membro Conhecido
Olá @Antonia.M.S, obrigada pela partilha, porque estou a ver o que não vi, e estive por lá :) Tivemos a "feliz" ideia de ir depois de almoço, em pleno sol, que nesse dia estava bem quente, e os mais pequenos (e eu :D) fraquejamos. Vimos muito pouco, infelizmente!
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Muito obrigada @Leonorb, @ALTF4, @PauloNev, @Ricardo_7, @PaulaCoelho, @Cristina Sousa e @carla08 pelos vossos simpáticos comentários.

@carla08 também não consegui ver tudo. Fui mais pelo fim da tarde para fugir ao calor, mas entretanto anoiteceu e de noite fica muito menos interessante. Depois também se torna difícil arranjar lugar para jantar, enfim, parece-me que o melhor é mesmo ir de manhã. Até pelo fluxo de pessoas.
Obrigada! 😊
 
Top