Quenia Agosto 2010
Acabei de descobrir este portal e lendo alguns dos topicos que aqui estão não quis deixar de partilhar a experiencia vivida do Quenia este ano.
Como era a nossa primeira viagem a Africa "selvagem" optámos por organizar todo o percurso com a agencia de viagens em Portugal o que, pelo menos na nossa opinião, se revelou a melhor opção. Aparentemente pode ter ficado mais caro mas não teriamos conseguido fazer tudo o que fizemos de outra forma.
Tivemos como inconveniente a obrigatoriedade de sair de Portugal dia 7 de Agosto o que nos encareceu a viagem em cerca de 700/800€ face a Julho.
Vou só descrever o que vimos mas nao coloco fotos. É impossivel traduzir a magia desta viagem em fotos, é algo que se poderem devem viver presencialmente.
O nosso voo foi via Amesterdão e no total demora cerca de 16/18 horas. Chegámos a Nairobi cerca das 06h00 locais mas com as filas para obtenção do visto só saimos do aeroporto já passava das 08h00. Infelizmente esta é a unica forma simples de obter o visto uma vez que a alternativa é solicita-lo à embaixada do Quenia em Londres.
Não é obrigatoria qualquer vacina para entrada no Quenia a não ser que venham de outro pais onde exista a febre amarela. No entanto é aconselhavel a vacina e a profilaxia da malaria. Nada melhor como irem a uma consulta do viajante antes da viagem.
Como tinhamos um dia em Nairobi "alugámos" um taxi (140USD) que nos foi buscar a ao hotel a seguir ao almoço e nos levou de volta depois do jantar. Nairobi não é uma cidade muito bonita e com muitas coisas para o turista ver mas é uma cidade cosmopolita com excelentes hoteis e restaurantes. Ao contrario do que se lê muitas vezes não é uma cidade perigosa, apenas são necessárias cautelas. Ficámos no Sarova Stanley que aconselho quer pela localização quer pela qualidade.
No dia seguinte arrancámos para 3 dias de safari em Masai Mara que é um lugar magico pela combinação paisagem/vida selvagem/humanos que coabitam de uma forma pacifica. Estive lá na altura da migração e vê-se tantos animais que às vezes já enjoa
. Brincadeira, nunca enjoa porque cada vez que se avista um animal algo de novo vai acontecer. Tivemos oportunidade de fazer um safari de dia inteiro em que almoçamos (pic nic) no meio da savana com zebras e gnus no horizonte.
Após Masai Mara começámos o nosso "crash safari". As estradas no Quenia são tão boas que muitas vezes o jeep ia pela picada/berma em vez do alcatrão.
De Masai Mara seguimos para o Lake Nakuru (1 noite) com passagem no Lake Navashia para um passeio de barco.
O Lake Navashia está cheio de aves e hipopotamos. É uma sensação arrepiante estar num barquinho de pesca ao pé de 8/9 hipopotamos. O Lake Nakuru é "palco" de um momento inesquecivel. Tem tantos flamingos cor de rosa que as margens do rio visto de longe são cor de rosa. É tambem o melhor local para ver rinocerontes.
Seguimos para Amboseli via Nairobi. Uma viagem de cerca de 8 horas de jeep mas que passados 10 minutos dentro da reserva já todos tinham esquecido. Elefantes, e elefantes e elefantes por todo o lado. Uma vez tentei contá-los mas perdi-me nos 40. Noutra ocasião 7 passaram na traseira do nosso jeep. Tão perto que viveu-se um momento de nervosismo forte. Em Amboseli tivemos azar porque o ceu nublado não nos permitiu ver o Kilimanjaro, o que felizmente conseguimos ver no dia seguinte já em viagem.
Seguimos então para Tsavo East, o maior parque e tambem o que está conceituado como sendo o mais dificil de ver animais. Pois bem, fez juz à reputação. Mas se é dificil ver animais em safari existe uma compensação que proporciona momentos unicos. Os lodges construiram pontos de agua em frente aos restaurantes por isso pode estar a almoçar com zebras, macacos, leões, bufalos, elefantos... a escassos metros a beberem agua.
Por ultimo fomos para Tsavo West em que a vida animal é muito identica a Masai Mara mas a paisagem completamente diferente.
Este foi o fim do safari mas não da viagem. Antes de avançar vou só referir as seguintes aspectos:
- Povo: são extremamente simpaticos, educados e afaveis. Das melhores experiencias que tive neste aspecto. Uma vez que viajámos sempre por estrada tivemos a oportunidade de passar em sitios que nunca imaginei ver pessoas a viver naquelas condições. Mas quando saiamos do carro eis a surpresa, tirando as crianças, ninguem pedia nada, tentavam vender sempre alguma coisa mas mesmo que não se comprasse não deixavam de ser simpaticos.
- Lodges: Regra geral são bons. Não têm muita diversidade de comida mas compensam na qualidade que é quase sempre boa.
- Animais: É importante não esquecer (sob pena de a viagem ser um flop) que os animais não nos respitam e como tal não estão à hora marcada em determinado local para nós os vermos. Tive sorte porque, tirando o leopardo, vi todos bastante vezes mas falámos com pessoas que não tinham visto quase nada.
Após o safari fomos 5 dias para Mombaça (Diani Beach - Le Baobab) para o que pensávamos seriam dias de descanso de papo para o ar na praia. Quanto a Mombaça resumo desta foram: Cidade detestável, com um ar sujo e porco.
A praia é lindissima com um mar espectacular (se bem que fiquei algo desiludido com o mergulho) mas não podemos usufruir dela por causa dos Beach Boys que tentam vender tudo e mais alguma coisa. O esquema era irmos para a praia às 7h30 até às 09h00 e a partir desta hora estavamos deitados no hotel e só iamos à praia para ir ao banho. Ficar deitado é um desafio à paciencia. Os Beach Boys são educados e nada agressivos mas não desistem.
Em suma aconselho vivamente esta viagem. No nosso caso foi 1 noite Nairibi (APA) + 2 noites Masai Mara (PC) + 1 Noite Lake Nakuru (PC) + 1 noite Amboseli (PC) + 1 noite Tsavo East (PC) + 1 noite Tsavo West (PC) (tinhamos agua de oferta durante todo o safari) + 5 noites Diani Beach (TI) que ficou em cerca de 3700€.
Mas como referi logo no inicio este preço é penalizado por ter sido em Agosto e pela quantidade de parques que visitámos.
Foi tão bom que para o ano vamos ao Uganda.
Acabei de descobrir este portal e lendo alguns dos topicos que aqui estão não quis deixar de partilhar a experiencia vivida do Quenia este ano.
Como era a nossa primeira viagem a Africa "selvagem" optámos por organizar todo o percurso com a agencia de viagens em Portugal o que, pelo menos na nossa opinião, se revelou a melhor opção. Aparentemente pode ter ficado mais caro mas não teriamos conseguido fazer tudo o que fizemos de outra forma.
Tivemos como inconveniente a obrigatoriedade de sair de Portugal dia 7 de Agosto o que nos encareceu a viagem em cerca de 700/800€ face a Julho.
Vou só descrever o que vimos mas nao coloco fotos. É impossivel traduzir a magia desta viagem em fotos, é algo que se poderem devem viver presencialmente.
O nosso voo foi via Amesterdão e no total demora cerca de 16/18 horas. Chegámos a Nairobi cerca das 06h00 locais mas com as filas para obtenção do visto só saimos do aeroporto já passava das 08h00. Infelizmente esta é a unica forma simples de obter o visto uma vez que a alternativa é solicita-lo à embaixada do Quenia em Londres.
Não é obrigatoria qualquer vacina para entrada no Quenia a não ser que venham de outro pais onde exista a febre amarela. No entanto é aconselhavel a vacina e a profilaxia da malaria. Nada melhor como irem a uma consulta do viajante antes da viagem.
Como tinhamos um dia em Nairobi "alugámos" um taxi (140USD) que nos foi buscar a ao hotel a seguir ao almoço e nos levou de volta depois do jantar. Nairobi não é uma cidade muito bonita e com muitas coisas para o turista ver mas é uma cidade cosmopolita com excelentes hoteis e restaurantes. Ao contrario do que se lê muitas vezes não é uma cidade perigosa, apenas são necessárias cautelas. Ficámos no Sarova Stanley que aconselho quer pela localização quer pela qualidade.
No dia seguinte arrancámos para 3 dias de safari em Masai Mara que é um lugar magico pela combinação paisagem/vida selvagem/humanos que coabitam de uma forma pacifica. Estive lá na altura da migração e vê-se tantos animais que às vezes já enjoa
Após Masai Mara começámos o nosso "crash safari". As estradas no Quenia são tão boas que muitas vezes o jeep ia pela picada/berma em vez do alcatrão.
De Masai Mara seguimos para o Lake Nakuru (1 noite) com passagem no Lake Navashia para um passeio de barco.
O Lake Navashia está cheio de aves e hipopotamos. É uma sensação arrepiante estar num barquinho de pesca ao pé de 8/9 hipopotamos. O Lake Nakuru é "palco" de um momento inesquecivel. Tem tantos flamingos cor de rosa que as margens do rio visto de longe são cor de rosa. É tambem o melhor local para ver rinocerontes.
Seguimos para Amboseli via Nairobi. Uma viagem de cerca de 8 horas de jeep mas que passados 10 minutos dentro da reserva já todos tinham esquecido. Elefantes, e elefantes e elefantes por todo o lado. Uma vez tentei contá-los mas perdi-me nos 40. Noutra ocasião 7 passaram na traseira do nosso jeep. Tão perto que viveu-se um momento de nervosismo forte. Em Amboseli tivemos azar porque o ceu nublado não nos permitiu ver o Kilimanjaro, o que felizmente conseguimos ver no dia seguinte já em viagem.
Seguimos então para Tsavo East, o maior parque e tambem o que está conceituado como sendo o mais dificil de ver animais. Pois bem, fez juz à reputação. Mas se é dificil ver animais em safari existe uma compensação que proporciona momentos unicos. Os lodges construiram pontos de agua em frente aos restaurantes por isso pode estar a almoçar com zebras, macacos, leões, bufalos, elefantos... a escassos metros a beberem agua.
Por ultimo fomos para Tsavo West em que a vida animal é muito identica a Masai Mara mas a paisagem completamente diferente.
Este foi o fim do safari mas não da viagem. Antes de avançar vou só referir as seguintes aspectos:
- Povo: são extremamente simpaticos, educados e afaveis. Das melhores experiencias que tive neste aspecto. Uma vez que viajámos sempre por estrada tivemos a oportunidade de passar em sitios que nunca imaginei ver pessoas a viver naquelas condições. Mas quando saiamos do carro eis a surpresa, tirando as crianças, ninguem pedia nada, tentavam vender sempre alguma coisa mas mesmo que não se comprasse não deixavam de ser simpaticos.
- Lodges: Regra geral são bons. Não têm muita diversidade de comida mas compensam na qualidade que é quase sempre boa.
- Animais: É importante não esquecer (sob pena de a viagem ser um flop) que os animais não nos respitam e como tal não estão à hora marcada em determinado local para nós os vermos. Tive sorte porque, tirando o leopardo, vi todos bastante vezes mas falámos com pessoas que não tinham visto quase nada.
Após o safari fomos 5 dias para Mombaça (Diani Beach - Le Baobab) para o que pensávamos seriam dias de descanso de papo para o ar na praia. Quanto a Mombaça resumo desta foram: Cidade detestável, com um ar sujo e porco.
A praia é lindissima com um mar espectacular (se bem que fiquei algo desiludido com o mergulho) mas não podemos usufruir dela por causa dos Beach Boys que tentam vender tudo e mais alguma coisa. O esquema era irmos para a praia às 7h30 até às 09h00 e a partir desta hora estavamos deitados no hotel e só iamos à praia para ir ao banho. Ficar deitado é um desafio à paciencia. Os Beach Boys são educados e nada agressivos mas não desistem.
Em suma aconselho vivamente esta viagem. No nosso caso foi 1 noite Nairibi (APA) + 2 noites Masai Mara (PC) + 1 Noite Lake Nakuru (PC) + 1 noite Amboseli (PC) + 1 noite Tsavo East (PC) + 1 noite Tsavo West (PC) (tinhamos agua de oferta durante todo o safari) + 5 noites Diani Beach (TI) que ficou em cerca de 3700€.
Mas como referi logo no inicio este preço é penalizado por ter sido em Agosto e pela quantidade de parques que visitámos.
Foi tão bom que para o ano vamos ao Uganda.