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[Report] Punta Cana (República Dominicana) - Hotel Grand Palladium Bávaro (Maio e Junho 2016)

SEDA

Membro Conhecido
Dados da Viagem

Destino: Punta Cana – República Dominicana
Datas: 28 de Maio a 9 de Junho de 2016
Hotel: Grand Palladium Bávaro Suítes Resort & SPA
Regime: TI
Agência
: Abreu
Operador: Travelplan
Companhia Aérea: Air Europa
Preço: €2822 (para duas pessoas com saída de Madrid. Este valor inclui voo ida e volta para Madrid e taxas de saída da República Dominicana)
Visto: 10 USD – taxa de entrada (tarjeta turística) por pessoa.O valor das taxas de saída está incluído no pacote (saída – 20 USD/pessoa)

Excursões
Isla Saona – Capitán Gringo:
65 USD/pessoa --> Report aqui
Safari Punta Cana – Pedrito Punta Cana: 60 USD/pessoa --> Report aqui
Coco Bongo – Pedrito Punta Cana: 80 USD/pessoa --> Report aqui

Em 2016 decidimos experimentar férias nas Caraíbas por mais tempo, fomos 13 dias/11 noites, e não os 9 dias/7 noites que por norma encontramos à venda. O destino escolhido foi a República Dominicana e, não sendo um destino com muita coisa para ver e conhecer, podemos dizer que mesmo assim o tempo que fomos é o ideal. O nosso intuito era passear um pouco e, principalmente, descansar e desta forma conseguimos equilibrar tudo, tanto que no regresso já nos sentíamos preparados para voltar a casa.

O nosso voo foi via Madrid para Santo Domingo e foi tudo marcado através da Abreu. Na altura, contactei com o Juan, pedi orçamentos, mas os valores que me apresentou eram todos a partir de Madrid (sem viagem Lisboa – Madrid – Lisboa incluída) e para menos dias (não tinha disponibilidade para saídas aos sábados para o número de noites que pretendíamos). A diferença de preço apresentada pela Abreu compensava ir para Santo Domingo e pelo facto de ficarmos mais tempo não nos incomodou fazer uma viagem de 2h entre o aeroporto e o hotel.

Chegámos ao Aeroporto de Lisboa cerca de 3h30 antes do voo levantar e a fila do check-in já estava composta, sendo que percebemos que a grande maioria das pessoas também ia para destinos caribenhos – o avião ia cheio. O check-in foi feito para os dois voos (Lisboa – Madrid – Santo Domingo) e levantámos voo pouco depois da hora marcada (11h30). Quase a aterrar em Madrid informaram que os viajantes com voo de ligação para as Caraíbas tinham de se dirigir ao terminal 1 (creio que ficámos no terminal 2). Ao sairmos do avião procurámos pelo número da porta de embarque do nosso voo (19 B) e verificámos que tínhamos que andar 25 minutos até lá.

Ao chegarmos à porta de embarque já havia muitos passageiros em fila para o embarque (embora este ainda não tivesse começado), na sua grande maioria dominicanos. O embarque começou quando devíamos estar a levantar voo (15h30), o que fez com que saíssemos com cerca de 45 minutos de atraso. O levantar voo decorreu sem turbulência e cerca de 2h depois serviram a refeição (à escolha entre massa ou carne).

O avião da Air Europa que fez a ligação entre Madrid e Santo Domingo tem pouca animação, passaram, creio eu, dois filmes. Não houve informação sobre a rota, o tempo de voo, ou quanto tempo faltava para o destino, como estamos habituados a ver nos voos charter. Como já tinha lido sobre isso, fomos preparados com a animação para nós: levámos o tablet com filmes e séries e fomos o caminho todo a ver o que tínhamos levado. Assim nem demos pelo tempo passar J

Aterrámos em Santo Domingo eram quase 19h locais (apesar do atraso na saída conseguiram recuperar tempo na viagem) e foi seguir para a imigração, pagar a taxa de entrada, mostrar e carimbar passaportes, tirar fotos e dar as impressões digitais. Depois de tudo isto, só faltava levantar a nossa bagagem de porão. Antes de sairmos da zona das malas, há seguranças que confirmam se a mala que trazemos é a que registámos no momento do check-in (através das etiquetas da bagagem e as que nos colocam nos bilhetes – por isso vão preparados). Formalidades todas passadas lá fomos nós ao encontro do representante da Travelplan. Ainda tivemos de ficar à espera de duas pessoas que também iam para Punta Cana, mas nunca chegaram a aparecer. Eram 20h30 (mais coisa menos coisa) quando entrámos na carrinha que nos ia levar ao nosso destino final.

Chegámos ao hotel por volta das 22h30 (o condutor foi sempre a abrir e pela faixa da esquerda e sempre, mas sempre, de máximos ligados – mesmo quando passava por outros carros), fizemos o check-in e o maleteiro levou-nos até ao nosso quarto, que ficava na outra ponta do hotel, mesmo junto à praia. O transfer tinha internet disponível, caso pretendêssemos.

Deixámos as malas, mudámos de roupa e fomos comer…

Ah! Não tivemos a famosa reunião com o operador. Éramos os únicos (do nosso avião) a dar entrada naquela noite. Não sabemos se se esqueceram de nos informar, se por sermos só duas pessoas não valia a pena fazer reunião… não nos preocupou nada porque levávamos as excursões marcadas de cá.

No regresso foram buscar-nos ao hotel às 16h e o voo era às 21h25. Chegamos a Santo Domingo por volta das 18h, fizemos o check-in e fomos para a zona de embarque. A zona de embarque, do que percebemos, não é muito grande, tem vários restaurantes e lojinhas para comprar revistas, água, recuerdos de última hora, etc. Estávamos à espera que o embarque iniciasse e o nome do meu marido foi chamado para ir abrir a mala. Lá fomos nós até ao local que nos indicaram, a mala foi aberta pelo meu marido e eles começaram a pesquisar. Percebemos que o que eles estavam à procura eram uns corais (mortos, claro) que apanhamos na Ilha Saona e que vinham enrolados em t-shirts. Quando encontraram o que pretendiam disseram que podíamos fechar a mala e voltamos à sala de embarque. Embarcamos e saímos dentro do horário previsto. A viagem de regresso decorreu sem problemas e aterramos em Madrid por volta das 12h. Como já tínhamos o check-in feito para a viagem Madrid – Lisboa, fomos para a porta de embarque esperar, o nosso voo era às 14h45.

Saímos de Madrid no horário previsto e, ao chegarmos a Lisboa, começou a aventura com as nossas malas. Trouxemos duas malas de porão e quando o check-in foi feito em Santo Domingo foi direto a Lisboa, por isso vimos as nossas malas antes de embarcarmos em Santo Domingo e só voltamos a vê-las em Lisboa. As duas malas vinham partidas (eram das rígidas). Recolhemos as malas e sendo a primeira vez que nos aconteceu tal coisa, ficamos um bocadinho perdidos sem saber se faríamos reclamação ainda dentro do aeroporto ou se já cá fora. Questionamos alguém do aeroporto sobre este assunto e indicaram-nos onde nos devíamos dirigir (um gabinete mesmo na área das bagagens) e apresentamos a reclamação. Depois da reclamação apresentada pediram-nos para ligar para um número que nos indicaram, informar o número de processo e aguardar as indicações para os procedimentos seguintes. Ainda no aeroporto, antes de sairmos, tiramos fotos às malas onde se via bem onde estavam partidas.

Nós ligamos no dia 10 para o número que nos indicaram e no mesmo dia tínhamos um email da Globalia (grupo da Air Europa) com indicação dos procedimentos para dar seguimento à reclamação. Juntamos toda a documentação que nos solicitaram, excepto as etiquetas das bagagens que, por parvoíce, deitei fora no próprio dia 10 (porque não me lembrei que podiam ser necessárias) mas tínhamos os comprovativos das bagagens na parte detrás dos bilhetes. Esta informação teve de ser toda enviada pelo correio (enviámos em correio registado). Além disso, tivemos de comprar novas malas antes de enviarmos toda a informação para a Globalia, era uma das indicações que vinha na documentação: era necessário enviar comprovativo de compra de novas malas, além de um certificado onde indicasse que as nossas não tinham reparação com indicação do valor que as malas podiam valer (fizemos tudo isto numa loja de malas do Centro Comercial Colombo). Aguardamos alguns dias e recebemos a informação que era necessário enviar os nossos cartões do cidadão, pois estavam em falta (nós enviámos cópia dos passaportes). Pedimos a uma amiga que enviasse por fax, para acelerar o processo e não termos de pagar um balúrdio nos CTT pelo envio. Voltamos a aguardar resposta da parte deles. No dia 29 de Agosto recebemos um email da Globalia a indicar que nos iam pagar o valor das malas e para isso era necessário o envio de um documento, que eles nos enviaram, preenchido com os dados da nossa conta para que eles pudessem transferir o valor, juntamente com cópia do cartão do cidadão de quem assinasse o tal documento. Enviámos a informação no dia seguinte e no final do mês de Setembro fizeram a transferência.

Vamos agora ao que interessa e falar sobre o hotel e as excursões :)
 
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SEDA

Membro Conhecido
O Hotel – Grand Palladium Bávaro Suítes Resort & SPA


A decisão sobre o hotel baseou-se um pouco nos comentários que lemos aqui, no Portal das Viagens, e também nos preços apresentados. A ideia inicial era a cadeia Iberostar (somos fans) mas achámos que podíamos conhecer outra cadeia hoteleira, para termos mais possibilidades de escolha noutras viagens.

O complexo é enorme e composto por quatro hotéis: Grand Palladium Bávaro, Grand Palladium Punta Cana, Grand Palladium Palace e The Royal Suítes Turquesa, em frente à Playa El Cortecito.

Existem cinco restaurantes buffets: La Catedral (pequeno-almoço e jantar), Arrecife (junto à praia só para almoço) – estes dois ficam no Bávaro; El Behique (pequeno-almoço, almoço e jantar) – este fica no Punta Cana; Las Torres (pequeno-almoço e jantar), El Bohio (junto à praia para almoço) – estes ficam no Palace. Tem ainda dez restaurantes temáticos: Bamboo (asiático), La Adelita (mexicano), Tapeo (espanhol) – estes três ficam no Bávaro; La Parrilla (steakhouse), Trattoria Chef Rafaelle (italiano) – estes ficam no Punta Cana; Bhogali (indiano), Rodizio (brasileiro), Sumptuori (japonês) e um Sushi Bar dentro do Sumptuori – estes ficam no Palace; Le Chanterelle (comida francesa) e The Royal Gourmet (cozinha internacional) – estes restaurantes são exclusivos para os hóspedes das The Royal Suítes. Junto ao lobby do Bávaro existe um bar aberto 24h/dia – Sports Bar, onde se pode beber e comer a qualquer hora. Existe ainda um snack-bar mesmo na praia em frente ao Punta Cana, que se chama La Uva. Está aberto entre as 10h e as 17h.

El Arrecife

El Bohio

El Behique

Sports Bar

Bamboo

Existem quatro piscinas abertas das 8h às 19h: Boca Chica, no Bávaro; Barahona, no Palace; Samana e Saona, no Punta Cana. Depois no The Royal Suítes existe uma piscina, a The Secret Pool, aberta a todos os hóspedes do complexo (exceto crianças), aberta das 10h até às 00h.

Piscina das Swim Up’s - Bávaro

Piscina Boca Chica - Bávaro

Piscina Barahona - Palace

Piscina Samaná - Punta Cana

Piscina Saona - Punta Cana
 
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SEDA

Membro Conhecido
(Continuação)

Os locais de animação estão espalhados pelo hotel com uma discoteca (Sunset Boulevard), no Bávaro; dois teatros (Sunset, no Bávaro – espectáculos às 21h, e Merengue, no Punta Cana – às 22h30 – já não tenho a certeza destes horários mas é algo assim do género), um casino (no Punta Cana) e um centro desportivo (no Palace). Além disso, a equipa de animação está espalhada pelas piscinas e pela praia, fazendo os jogos normais que existem em todos os hotéis das Caraíbas.

Discoteca Boulevard
Casino

O que tem mais quartos é o Bávaro, com cerca de 670. É também o mais caro, a seguir ao The Royal Suítes Turquesa. Os quartos estão distribuídos por 62 villas de dois andares, com seis quartos cada, mais três edifícios de três andares e um edifício onde se encontram as Swim Up’s, com piscina exclusiva. Por entre os edifícios existem imensos jardins, relvados e muitos coqueiros. Os jardins estão bastante arranjados, limpos e têm alguns carreiros em pedra para se poder circular. Pouco se vê lixo pelo chão e o que se vê nota-se que são os hóspedes pouco educados que o fazem (há em todo o lado).

Antes da viagem tínhamos enviado um email para o hotel a solicitar um quarto perto da praia, não nos importamos de andar, e tivemos a sorte de ficar numa suite romance (número 1302), no edifício 30, a cerca de 20 metros da praia. O nosso quarto era enorme com uma zona de estar com sofás, uma cama king size e uma casa de banho quase do tamanho do quarto, com jacuzzi e chuveiro. Além disso, tinha um pequeno terraço, com bastante privacidade (não se via nada do exterior lá para dentro), com um chuveiro e uma cama de rede. A nível do quarto o que posso apontar de negativo foi o colchão (demasiado rijo para mim) e as almofadas (demasiado altas e pouco maleáveis). O ar condicionado não permitia alteração da temperatura e não podia ser desligado, pois corríamos o risco de “chover” dentro do quarto.

Quarto 1302

O miminho que tínhamos no quarto quando chegamos :)

A nível de limpeza, nada temos a apontar e deixamos uma nota muito positiva à Juliana, que foi a pessoa que nos limpou o quarto todos os dias em que permanecemos neste hotel.

A praia, o mais importante destas viagens: a praia em frente ao hotel é muito boa, larga e tem uma extensão de cerca de 1 km. É limpa todas as manhãs por um tractor que recolhe lixo e algas que possam estar na areia, depois ao longo do dia anda sempre alguém a recolher copos ou lixo que possa estar espalhado na zona das espreguiçadeiras. Existem muitas espreguiçadeiras espalhadas, mas muitas vezes é complicado arranjar um lugar à sombra, já que muitas pessoas deixam as suas toalhas a reservá-las ainda antes de tomarem o pequeno-almoço. No geral, como nos levantamos cedo praticamente todos os dias não foi difícil arranjar sombra na praia, pelo menos de manhã. Não encontrámos rochas na praia do hotel, nem muitas algas. A água, talvez por haver sempre um pouco de agitação, não era tão límpida quanto poderia ser, no entanto sempre com temperatura agradável!

Praia em frente ao hotel - Nascer do sol

Praia em frente ao hotel - Final da tarde

Outras fotos da praia

Se caminharmos pela praia no sentido Este, rapidamente chegamos ao El Cortecito com muitas lojinhas onde se podem adquirir recuerdos ou até visitar um dos restaurantes típicos da zona, o Capitan Cook. Se caminharmos para o lado contrário passamos por vários hotéis e alguns condomínios privados. Ao longo da praia, junto ao resort, existem quatro bares de apoio onde se pode ir buscar bebidas ao longo do dia. Estão abertos entre as 10h e as 17h.

Restaurante Capitán Cook


Sendo a nossa primeira vez nesta cadeia hoteleira no seu todo, o hotel, não desiludiu mas achamos que tem alguns pontos onde pode melhorar. A apontar (deixo algumas coisas das que escrevi no TripAdvisor quando regressámos): Existe um comboio que, supostamente, passa de 15 em 15 minutos, mas isso não corresponde à realidade. No nosso entender deviam existir pelo menos dois, porque a espera muitas vezes é de 30 ou mais minutos. A nós não nos fez grande diferença, porque não nos importamos de andar a pé, mas na hora de maior calor, se necessitarmos de ir ao lobby, por exemplo, saberá bem fazê-lo de forma mais célere. De qualquer maneira vale a pena esperar e dar uma volta pelo resort no mesmo, é uma boa forma de se conseguir perceber onde se localizam as diversas atracções do hotel.
O pessoal do hotel, na sua grande maioria, é simpático, não tendo nada a apontar a ninguém em especial, mas algumas vezes sentimos que podia haver um pouco mais de simpatia e disponibilidade.

Como indicámos acima, além do Bávaro, existem mais 3 hotéis neste complexo: Palace, Punta Cana e Royal Suítes (exclusivo para adultos). Quem está nas Royal Suítes pode usufruir de todos os restaurantes e serviços de todo o complexo e de todos os hotéis, quem está nos restantes (Bávaro, Palace e Punta Cana) só não podem usufruir das Royal Suítes. Fez-nos parecer que apenas pagamos mais para estar no Bávaro (em comparação com preços disponíveis para a mesma altura para o Punta Cana, por exemplo) apenas pelos quartos. Não querendo parecer snobs ou "manientos" achamos que devia haver uma diferenciação entre os diferentes hotéis, é estranho saber que pagamos mais para estar neste hotel em especifico e no final quem pagou menos para os outros hotéis do complexo usufrui exactamente dos mesmos serviços, excepto dos quartos. Aqui é um dos pontos onde consideramos que o hotel pode melhorar.

Por se tratar de um complexo grande (cerca de 400.000 m2) consideramos que a organização a nível da informação disponível sobre actividades, jantares temáticos, etc., poderia ser melhor. Durante toda a nossa estadia não conseguimos encontrar um local onde estivessem espelhadas todas as actividades realizadas durante o dia no hotel (fosse nas várias piscinas ou na praia), nem onde podíamos ter informação sobre as noites temáticas nos buffets. Esta informação não estava disponível em lado nenhum e muitas vezes perguntámos na recepção do Bávaro e não nos sabiam responder ou a informação passada era diferente de pessoa para pessoa. Não faz, para nós, sentido que em três hotéis (não conto com as The Royal Suítes porque não tínhamos acesso ao buffet das mesmas) houvesse apenas uma noite, num dos hotéis, dedicada à cultura da República Dominicana. O grupo Palladium tem uma aplicação para os vários hotéis que podemos instalar nos telemóveis, coisa que fizemos, e que tem informação sobre as actividades mas não informa o local onde se realizam. Sendo o complexo muito grande torna-se difícil ter que correr todas as piscinas ou mesmo a praia para perceber que actividades se estão a realizar e onde.

Sobre a comida...experimentámos todos os buffets e os restaurantes Mexicano (nada de especial), Espanhol (muito bom), Japonês (bom) e Steak House (muito bom). Ao contrário do que lemos em vários sítios só tivemos mesmo de esperar (mais de 1h) para o Steak House. Nos outros conseguimos entrar logo. No Japonês optámos por ficar numa mesa à parte fora das mesas centrais onde se elaboram os pratos e se dá o espectáculo com a comida, por isso é que não tivemos de esperar para comer (o tempo de espera para as mesas centrais era muito superior a 1h e achamos que não valia a pena – de onde estávamos sentados conseguimos ver uma boa parte do espectáculo, sem ter de esperar uma eternidade). Quanto aos buffets achámos que eram um pouco repetitivos, com muitos fritos e molhos. Consideramos que o melhor buffet para almoçar é o da praia do Palace, o El Bohio, e para jantar é o do Bávaro, o La Catedral, onde existe divisão entre a zona onde está a comida e a zona das mesas. Temos a apontar como positivo os sumos de fruta natural ao pequeno-almoço (muita variedade) e o chocolate quente (divinal). Ao almoço e jantar apontamos uma sobremesa que era um género de leite-creme que era muito boa. De resto, foi mais do mesmo todos os dias. Como pontos negativos: não haver sumos naturais durante as refeições do almoço e jantar, nem ser possível pedir cocktails para acompanhar a refeição. Só era possível pedir água, sumos engarrafados ou vinho.

No geral, viemos satisfeitos com a escolha, mas consideramos que o hotel pode melhorar em alguns aspectos tornando a experiência de todos os seus hóspedes melhor e mais positiva.
 
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SEDA

Membro Conhecido
(Continuação)

Deixo mais algumas fotos do hotel :cool::rolleyes:

Receção Palladium Bávaro

Vista do quarto 1302

Festa da Noite Branca na Praia

Jardins

Aeroporto de Santo Domingo

Chegada a Lisboa
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
É sempre bom rever Punta Cana.
Este é um hotel que tenho na shortlist, e que quando voltar será uma das opções.
Boas viagens ;)
 

SEDA

Membro Conhecido
Obrigada @PauloNev :)
Punta Cana deixa sempre saudades :rolleyes:
O hotel em si é bom, mas na nossa opinião tem algumas coisas que poderia melhorar (pelo menos na altura em fomos) ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Costumo dizer que Republica Dominicana é a minha ilha, quase que já tenho direito a ter dupla nacionalidade :confused:
Agora mais a sério já estive em dezenas de hotéis, em vários pontos do mundo e acho que nunca encontrei nenhum perfeito ( e não sou esquisito), mas existe sempre algo que podia melhorar ou ser diferente. ;)
 

Tuxa

Membro Conhecido
Tão bom recordar tudo isto.......!!!
Parabéns pelo Report. Em Setembro lá estarei!!!! :rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

Bee

Membro Conhecido
Excelente partilha.
Obrigada pelos reports... nestes dias que antecedem as férias, ver destas coisas só aumenta a ansiedade. :D
Obrigada
 

baguera

Membro Conhecido
Já começo a ficar com muitas saudades das Caraibas, mas há tantos locais para visitar...:D
Parabéns pelo report, nunca são de mais.;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Após ler os reports das visitas que fez, faltava mesmo ler este report sobre a viagem em si !!
Gostei muito e o numero de dias que foi, parece ser ideial para relaxar e visitar vários locais.
Excelentes partilhas que fez destas ferias !
 

SEDA

Membro Conhecido
Obrigada @rmonteiro :)
Na nossa opinião foi mesmo o tempo ideal para conjugar o descanso e os passeios. Quando foi o dia de regresso já estávamos prontos para isso, sem achar que os dias tinham passado a correr :). Uma próxima vez pelas Caraíbas esperamos conseguir fazer o mesmo :)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @SEDA :)
Parabéns pelo report, obrigada pela partilha.
Por acaso este ano ainda pensei ir para este hotel, mas acabei por ir para o Iberostar :D
Continuação de boas viagens ;)
 

SEDA

Membro Conhecido
Olá @CristinaBF :)
Muito obrigada :). Na altura a nossa primeira hipótese era o Iberostar e acabamos por escolher o Palladium :p
Eu fui acompanhando a sua viagem pelo instagram ;) e já li o report e adorei....Iberostar é Iberostar...e será uma das nossas hipóteses numa próxima ida à República Dominicana :rolleyes:
 

CristinaBF

Membro Conhecido
@SEDA o Palladium quando comprei até estava ligeiramente mais barato, mas caí em tentação no Iberostar:rolleyes: por não ser tão grande, e não ser preciso andar carrinho, talvez numa próxima, quando não houver algas :rolleyes: fique no Palladium ;)
Boas viagens ;)
 
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