Novidades

[Report] Praga, República Checa

cafeina

Membro Novo
Praga, República Checa

Praga



awww.prague.net_gallery_prague_castle_thumbnails_before_the_storm.jpg
awww.prague.net_gallery_astronomical_clock_thumbnails_dsc_0053.jpg
awww.prague.net_gallery_st_vitus_cathedral_thumbnails_night_view_from_the_prague_castle.jpg



Cidade inebriante pela sua beleza e misticismo histórico, Praga é hoje uma cidade fervilhante de arte e de cultura. As suas ruas transpiram história e os recantos dos seus bairros sussurram força e identidade. Uma identidade ainda hoje silenciada pela esmagadora pressão do passado (e pesado) comunismo que governou o país durante 40 anos.
Tantas vezes assolada por guerras de sucessão, invasões de território e pelas duas grandes guerras mundiais, a cidade da boémia tornou-se dura e resistente, prosperou na adversidade e na opressão. O seu povo cresceu forte e criou raízes históricas nas mais diversas formas de arte, alquimia, astronomia, medicina e, fundamentalmente, no comércio de bens.
Situada bem no coração da Europa, a República Checa (outrora Checoslováquia) faz fronteira com quatro países (Alemanha, Áustria, Polónia e Eslováquia) e desde cedo Praha (em checo) adquiriu reputação de cidade do mundo, devido ao seu contacto com vários povos, seus costumes, influências artísticas e demais bens, comercialmente apetecíveis.

A imagem que guardo desta cidade é a de uma rosa, que desabrocha aos pés dos seus visitantes. Praga garante uma descoberta fácil e intuitiva a quem se disponha a conhece-la, pela proximidade dos seus cinco bairros históricos e pela rede de transportes fiável que os serve.
A capital da República Checa tem pouco mais de 1 milhão de habitantes e diariamente recebe perto de 2 milhões de pessoas, entre turistas e habitantes. País recém membro da UE, ainda mantém a sua moeda (coroa checa, sendo 1 euro = 27 Kc) e tem como língua oficial o checo, apesar de muitos dos seus habitantes dominarem o alemão, o francês e o russo. Uma das dificuldades que encontrei foi o seu pouco à vontade com o inglês, mesmo nas gerações mais jovens.
Praga é neste momento uma cidade totalmente orientada para o turismo, para as massas que hoje percorrem as suas ruas de granito escuro. Tem para partilhar a sua história magnânime, a sua arquitectura ecléctica, a sua arte sob as formas de pintura, escultura, música, teatro e literatura.

Para quem procura viagens com história e cultura, Praga é o destino ideal. A cidade oferece exemplos de grandiosidade e mestria na fusão ecléctica da arte com a arquitectura, como é o caso do Castelo de Praga (Prazky Hrad), que conjuga em si o Palácio Real (antiga residência dos príncipes boémios, onde ocorreu a segunda defenestração de Praga e local da tomada de posse de Vaclav Havel, em 1989), a Catedral gótica de S. Vito, cuja construção demorou 7 séculos a ser concluída e onde se pode observar a porta dourada, antigo pórtico de entrada, que retrata cenas do Juízo Final; o santuário barroco do Loretto, inspirado na cidade italiana com o mesmo nome, onde o arcanjo Gabriel terá anunciado a Maria o nascimento de Jesus, entre outros locais a visitar.

Cidade banhada pelo rio Moldava, tem as suas duas margens unidas por 17 pontes, sendo a mais conhecida a histórica Ponte Carlos.
Na margem esquerda e abaixo da zona do castelo encontra-se o Bairro Pequeno (Malá Strana), onde podemos encontrar um vasto espólio de arte barroca, composto por magníficas igrejas e palácios aristocráticos. Na margem direita do rio, a Cidade Velha (Staré Mesto) é o bairro mais antigo da cidade e as suas ruelas medievais despertam a imaginação com o ponto culminante na praça central (Praça da Cidade Velha), que conduz à Ponte Carlos, ponte que deve o seu nome ao imperador Carlos IV e é decorada por 46 estátuas de inspiração religiosa e militar e magníficas torres em cada extremidade, cuja função principal no passado era a defesa da cidade. Obrigatória é aqui a visita ao Relógio Astronómico, relógio que indica as horas, os signos do zodíaco e os movimentos da Lua e do Sol em redor da Terra (visão geocêntrica do universo); à Casa Municipal, belíssimo exemplar do apogeu da Arte Nova e multifacetado edifício (salão de chá, salão de concertos, restaurante francês e cervejaria); à Torre da Pólvora, com 65 metros de altura e situada na rua Celetná (e mesmo ao lado da Casa Municipal), era uma das 13 antigas entradas da Cidade Velha, que no séc. XVII serviu de depósito de pólvora. Muitas vezes confundido com a Cidade Velha, o Bairro Judeu é o mais pequeno bairro histórico de Praga, com origens medievais adquiriu o nome de Josefov, como forma de agradecimento ao imperador José II, por ter reduzido as descriminações de que estes eram alvo (irónica mudança de mentalidade por alturas da Segunda Guerra Mundial…). A não perder aí são os exemplos de arte cubista e o cemitério judeu, que durante 600 anos foi o único local de sepultura permitido aos judeus.
Ainda na margem direita do rio Moldava, encontra-se a Cidade Nova (Nové Mesto) fundada por Carlos IV no séc. XIV, como resposta ao crescente aumento da população, e que é hoje o centro financeiro e comercial da cidade. Aí podemos encontrar belíssimos exemplares arquitectónicos do renascimento checo (caso do Museu Nacional) e de arte nova (na Estação de Caminhos de Ferro), entre outros estilos.

Mas Praga é tão mais que a sua história passada. É a sua história presente, feita de arte, teatro (a não perder o Black Light Theater, teatro mímico com luzes negras como pano de fundo), pintura (sob a forma de originais e assinada por conceituados nomes, como Alphonse Mucha, entre outros), literatura (mais conhecida no nome de Franz Kafka), música e arquitectura que encantam o seu visitante… E a conjunção destes factores continua a fazer de Praga uma eterna cidade do mundo, iluminada pela misteriosa curiosidade que nos impele à sua descoberta, pois a cidade carrega em si uma tão própria e tão íntima fusão do seu passado no seu presente.

Cristal da Boémia; finas peças de design em joalharia com materiais nobres e pedras preciosas, de onde se destacam as granadas e o âmbar; antiquários de Arte Nova e de armas militares de colecção; boticários e lojas de produtos naturais; pinturas em carvão ou aguarelas de recantos, ruelas e edifícios; trabalhos em vidro com gatos coloridos; marionetas de madeira… Talvez tudo o que personifica o conceito de souvenir de viagem. E acreditem que Praga não vos permitirá abandoná-la sem levarem convosco uma parte da sua arte.

Mas a República Checa e a Boémia não se resumem à imensa e apaixonante cidade de Praga. Para quem gosta de turismo natural e/ ou termal, uma visita à cidade termal de Karlovy Vary, a cerca de 140 km da capital, irá revelar-se verdadeiramente revitalizante. Esta cidade perto da fronteira com a Alemanha, guarda a sua história ancestral no imperador Carlos IV, que ao caçar na zona reparou no seu rio de água quente. A localidade depressa prosperou e passou mais tarde para o poder da Alemanha, que lhe deu o nome de Karlsbad, para depois voltar a pertencer à República Checa desta feita com o nome actual de Karlovy Vary.
A encantadora cidade entranhada num vale rodeado de montanhas de luxuriosa vegetação é um exemplar perfeito do estilo arte nova, cujas casas se prolongam nas margens do rio ‘milagroso’, intercalando edifícios com jardins voluptuosos. O ar está aí tão saturado em oxigénio que no final do dia o cansaço pesa no corpo. Mas antes que o cansaço chegue, façamos o caminho até ás 12 fontes termais para aí nos saciarmos com a água rica em minerais que garantiram a Karlovy Vary a sua conceituada reputação.

Cinco dias em Praga traduzem-se em encanto e deleite puro. Cidade mágica, guarda na penumbra do seu clima temperado um povo sereno e reservado, uma história feita de desventuras e bravuras e um imenso e rico espólio de arte… Rendida, faço uma vénia e despeço-me com um ‘Até breve!’…
 

JoãoM

Membro
Fantástico texto, Ina
Adorei a maneira como descreves Praga.
É que através das tuas palavras, revejo a paixão que sinto por esta cidade, e fico feliz porque também tu te deixaste aprisionar na mesma teia, a da beleza !


A primeira vez que lá estive, ainda antes da queda do "muro", terá sido por volta de 1987.
Era estranho, pois andavamos por ruas silenciosas, vazias de gente, de risos e alegria.
O comércio sofria do mesmo sintoma; se queriamos comprar uma dúzia de copos em cristal, era impossível fazê-lo nas lojas de rua porque tinham apenas 1 ou 2 de cada referência. A solução eram as lojas do Estado, em que se pagava com divisas estrangeiras e taxas altíssimas.
As únicas bem aprovisionadas eram as de artigos comestíveis. Aqui sim; podia ver-se como os checos tinham uma enorme capacidade para ultrapassar as limitações e carências de um regime político imposto, não desdenhando os prazeres do estômago...

Voltei depois em 1992 e quase me vieram as lágrimas aos olhos.
As ruas vazias transbordavam de gente, a quantidade de lojas era espantosa, restaurantes, teatros... por todo o lado se sentia uma enorme energia criativa, tudo começava a renascer, a alegria era contagiante.
Esta mudança radical fez-me pensar no que terá sido a privação da liberdade para este povo - como para qualquer um - e fez-me admirá-los ainda mais...

Mas uma coisa que desde logo me surpreendeu foi a harmonia da cidade; a enorme quantidade de edifícios históricos perfeitamente preservados, e a beleza e luz do Moldava, serpenteando entre os bairros da cidade.
Ah... e aquele relógio !!




A Bela PRAGA recorda-me também génios musicais como Dvorak e a maravilhosa Sinfonia nº 9 "Do Novo Mundo":
• I - Adagio - Allegro Molto
• II - Largo
• III - Scherzo - Molto vivace
• IV - Allegro con fuoco

Links da Columbia University Orchestra

Ou o apaixonante Smetana, cuja música me faz seguir as curvas daquele cintilante rio.
Clica AQUI para ouvir um excerto da sua maravilhosa obra "Die Moldau".


Boas viagens musicais

:rolleyes:
 

SANDRA M

Membro Novo
Praga

Sem duvida que é uma descrição de Parga fantastica!
Vou a Praga no feriado de Outubro, será possivel darem-me dicas de onde comer? Existe em Praga o autocarro turistico? como temos em Lisboa?
Que percursos fazer em tres dias totalmente interiros? O nosso Hotel é na Cidade Nova a cerca de 800 m da Praça Venceslau.
Vale a pena fazer o Barco com jantar?
Obrigado,
:)
 

Sandra Almeida

Membro Novo
Estive em Praga em 2002 e com esse texto fantástico consigo rever mentalmente tudo o que descreves.
É sem dúvida uma cidade para voltar....
Lembro-me que consegui marcar uma ópera para o próprio dia (na Opera Nacional de Praga) coisa impensável em Lisboa.

QUEREMOS FOTOS!!!!
 

fotoviajar

Banidos
Praga é das cidades mais interessantes do mundo

Olá, amantes de Praga.

Estive por lá no Verão de 2005 numa viagem de 8.000 km pela Europa (Andorra, Salzburgo, Cesky Krumlov, Praga, Viena, Dubrovnik, Veneza,...) e acho que tudo em Praga é fantástico. Até as recordações que se vendem na rua (que são sempre horríveis onde quer que se vá) eram de um extremo bom gosto.

Decididamente, quero lá voltar. Ficam aqui duas fotos tiradas por mim e que constam do meu blog sobre viagens, o www.fotoviajar.com, onde podem ler sobre Praga e muito mais. Seria difícil estar a descrever aqui tudo o que encontrei e as fotos que tirei.

Boas viagens.



 

Asae

Membro Conhecido
Muito boa e apaixonante esta descrição.
Dá vontade de conhecer.

Obrigada
 

cafeina

Membro Novo
Visitar Praga

Praga é uma das mais encantadoras capitais da Europa central. Vale mesmo a pena fazer uma escapadela, aproveitar um fim de semana prolongado e conhecer esta cidade. É perfeita para qualquer viajante, pois reúne história milenar, maravilhosas e diversas formas de arte e muitos acontecimentos culturais (teatros, concertos, para além de uma vida nocturna muito animada, com bares de música ao vivo e muitos outros locais de grande diversidade musical).

Sugestão:
"Percam-se" em Praga, vale mesmo a pena!

:)

Boas viagens!
 

feluriti

Membro
Olá.

Realmente fabulosa esta Cidade. Estive lá em Set./2007 e recomendo vivamente !!!
Na capital encontram-se toda uma série de monumentos religiosos dos mais diferentes estilos e correntes arquitectónicas.

Ah...e já agora quem puder visitar a República Checa tem que anotar este destino:

KARLOVY VARY - É a maior cidade de termas da RC.

Fernando
;)
 

Torgut

Membro Novo
À laia de adenda, Karlovy Vary eram um dos destinos requintados que as élites do Partido escolhiam para passar umas férias nos tempos da União Soviética, e a coisa perpetuou-se de tal forma que ainda hoje os nomes de ruas, de lojas, enfim, tudo, é duplicado em russo, quando não está apenas em russo. Uma espécie de Albufeira. A própria população, se não é maioritariamente russa, anda lá perto, e todos os checos conhecem anedotas sobre esta relação entre Karlovy Vary e a Rússia.
 

cafeina

Membro Novo
Adorei a adenda, Torgut! Obrigada por partilhares.

E fico feliz por serem agora os cidadãos comuns a substituir as elites em Karlovy Vary, pois de facto é um lugar belíssimo. A voltar, sem dúvida!

Até breve!

:)
 

Torgut

Membro Novo
Humm acho pertinente fornecer a esta comunidade e neste contexto o endereço do website que acabo de abrir dedicado a Praga, tendo em conta que não é directamente comercial:



Pois... para limitar o spam. Mas como não é o caso o endereço, em linguagem discritiva é:

www "ponto" visitar "traço ao meio" praga "ponto" com "ponto" pt
 

cafeina

Membro Novo
Excelente link!
Informação detalhada, excelentes fotos, design gráfico simples e apelativo... Excelente para viajar por Praga através do rato.

Obrigada por partilhares!

;)
 

Torgut

Membro Novo
Engraçado que estava agora mesmo a preparar outro artigo para publicação. Nos dias que correm estou a enriquecer o site practicamente todos os dias. Dá trabalho mas preciso de construir uma base de sustentação que me permita depois abrandar.

Ainda bem que gostaste :)
 

sapm

Membro Ativo
Está na minha lista de destinos a visitar...sem dúvida!!!
Obg pelo report!

Bjs
Sílvia
 
Top