Novidades

[Report] Príncipe (São Tomé e Príncipe) - março 2017

Karmen

Membro
São Tomé e Príncipe é um destino cada vez mais procurado e há ainda pouca informação disponível por isso a razão do meu report é falar sobre a minha experiência e ajudar a esclarecer as dúvidas que possam surgir para a tomada de decisão.
Receio que seja um report extenso mas há tanta coisa para dizer sobre São Tomé e Príncipe que é-me difícil resumir. Oportunamente colocarei o report sobre São Tomé, para já mostro apenas Príncipe.

A escolha
Inicialmente a ideia de visitarmos São Tomé e Príncipe surgiu de um desafio entre amigas e muito por causa dos relatos da fotógrafa Isabel Saldanha que mostra e descreve STP de uma forma irresistível. Uma vez que íamos 3 casais, e sem os filhos, queriamo-nos aventurar e aproveitar ao máximo o momento. Começámos a explorar alguma informação disponível e a entrar em contacto com desconhecidos que já lá tinham estado recentemente. À medida que íamos pesquisando íamos ficando cada vez mais apaixonados e com a certeza que queriamos ir.
São Tomé e Príncipe como destino de férias não é propriamente um destino de praia. Não é comparável à ilha do Sal nem tão pouco às Caraíbas. É muito mais do que isto, é uma viagem para explorar, descobrir, contemplar e reflectir, muito. Ir com expectativas baixas e coração aberto para recebermos toda aquela energia da terra e da natureza que é exuberante. E respeito! Respeitar as pessoas, a sua simplicidade, a sua generosidade, respeitar quem nos acolhe.

Preparação da viagem
São Tomé e Príncipe é um destino que pode ser organizado pessoalmente sem a ajuda de agências. Nós pedimos 3 ou 4 orçamentos a agências mas no fundo nós é que organizámos toda a viagem, desde a escolha dos hoteis, dos voos e dos passeios : 3 dias em Príncipe no Bom Bom Resort e 4 dias em São Tomé no Omali Lodge. A companhia escolhida foi a STPAirways porque como queriamos seguir logo para Príncipe era a única que nos permitia a ligação no mesmo dia. Os voos são ao sábado às 00:05, ou seja, temos de estar no aeroporto ainda na sexta-feira  e chega por voltas das 06h30 da manhã. Não há fuso horário relativamente a Portugal. O voo para Príncipe é às 09h00. Ainda sobre as companhias, existe a possibilidade também da TAP mas o voo não é directo, faz escala em Acra (Gana) para abastecimento e não se pode sair do avião. Para ir pela TAP e seguir para Príncipe terá sempre de se ficar uma noite em São Tomé. De São Tomé para Príncipe além da STPAirways também há a possibilidade da Africa’s Connection.
Uma questão muito importante e a não esquecer é o peso da bagagem! Quem quiser seguir para Príncipe o limite de bagagem são 15Kg rigorosamente pesados. A viagem é feita numa avioneta a baixa altitude, e por questões de segurança o peso é limitado. A minha opinião pessoal é que este peso é mais do que suficiente, no meu caso levámos 15Kg para os dois e posso dizer que não usámos a roupa toda . Os outros 15Kg foi de material para doação, que mais à frente já vou falar.

Passeios e tours
Quanto aos passeios em São Tomé há a possibilidade de alugar jipes, ainda explorámos a ideia mas não avançámos. Não tem nada a ver com insegurança, nada disso, é um país super pacífico e seguro mas devemos ter bem a noção que estamos em África (para quem já esteve em Cabo Verde volto a dizer não é comparável), África na sua essência, pura. As estradas são poucas e em más condições comparativamente às nossas, a manutenção dos carros também não será a melhor. Mas cruzámo-nos com muito jipes alugados. Houve até uma situação bastante engraçada dum casal estrangeiro que o jipe parou de repente no meio da estrada, nós parámos para perceber o que se estava a passar e de repente começa a aparecer pessoal de todos os lados a querer ajudar. No meio daquele burburinho há um sr, que pede para abrir o capot do jipe começa a mexer aqui e ali, entretanto diz para ligar a ignição e o jipe começa a trabalhar. Vai-se embora e pronto!
Contactámos o Cau por ser o guia mais conceituado de São Tomé e organizámos 3 passeios. Aconselho vivamente. É uma pessoa que quase nos transporta para outra dimensão, que nos ensina muito sobre o país e a cultura, a fauna e a floresta, fala sobre as pessoas e as suas origens, sobre os sítios por onde passámos e visitámos. Fizémos a rota norte, a rota sul e a rota centro e pudemos ajustar conforme íamos andando. Pagámos (sempre) em euros.
Em Príncipe é bem diferente, começa agora a haver alguma oferta mas nós acabámos por fazer os passeios através do hotel.

Vacinação e Profilaxia
Em relação às vacinas e profilaxia da malária... confesso que foi um tema que me deu água pela barba :) desde logo porque não é obrigatório qualquer tipo de vacinação. Li tudo o que havia para ler, artigos científicos, sites específicos para viajantes como o Centers for Disease Control and Prevention ou o United Nations Development Programme, pessoas que tinham lá estado recentemente, farmacêuticos, enfermeiros, médicos e por fim ainda fui à consulta do viajante. Atenção, esta decisão tem de ser responsável e é muito pessoal. Não quero nem pretendo influenciar ninguém com a minha experiência. Aliás nós fomos 3 casais e eu e o meu marido fomos os únicos que não fizemos qualquer vacina nem a profilaxia da malária, os outros amigos fizeram e todos respeitaram a decisão de cada um. A nossa decisão foi consciente. Ainda assim levámos repelente (vários tipos creme, spray, pulseiras), pomada para picadas, anti-histamínico, paracetamol, etc.

Doações
Sobre as doações também há que reflectir. Não temos que obrigatoriamente levar algo. A ideia de que temos de levar qualquer coisinha para dar quando vamos para países mais pobres pode ser uma ideia egoísta, no sentido de inconscientemente nos sentirmos superior a alguém. O acto de dar tem de ser despojado de qualquer sentimento egoico. Mas a ajuda é bem vinda. Nós levámos muito material para doar mas tentámos perceber quais as reais necessidades e de que forma o iriamos fazer. A tendência é levarmos roupa. A roupa que já não precisamos e que até aproveitamos para fazer uma limpeza às gavetas. Em São Tomé e Príncipe não precisam assim tanto de roupa até porque está calor e quanto menos roupa melhor  Levámos essencialmente material escolar, medicamentos, bolas (foram despejadas e pedimos no hotel para encher), nenucos loiros (tenho uma recordação tão boa sobre este nenuco), óculos de sol e também roupa de criança, alguma a estrear, material para pesca. Todo o material foi entregue em Príncipe nas Irmãs, na cidade, para que fosse distribuído de forma justa. Não levar doces!

Chegada
Apesar da agência nos ter alertado para atrasos, o voo saíu de Lisboa na hora prevista e ainda deu para dormir um bocadinho. À chegada a São Tomé sente-se logo o calor e a humidade, estamos no Equador! Recolhemos as malas e saímos do aeroporto, (sim porque fecha as portas ) e voltámos a entrar para fazer o check-in para Príncipe. A viagem demora cerca de 40 minutos e não dá para dormir. O barulho das hélices entram pela cabeça dentro e não deixam pregar olho até que começamos a avistar a ilha e aí não queremos mesmo adormecer. Aquela vista é maravilhosa e parece que estamos a viver um sonho.

upload_2019-2-26_15-39-12.png

upload_2019-2-26_15-39-41.png

upload_2019-2-26_15-40-1.png

O Bom Bom resort não é a opção mais barata mas vale cada cêntimo pago! Em 2017 estavam a recuperar, já numa fase final, a Roça Sundy e decorria a construção do Praia Sundy. Neste momento já estão em pleno funcionamento. Ainda assim há outras opções de alojamento mais económicas e não há-de ser por isso que não se vai a Príncipe.
Para se perceber bem o resort, os bangalows ficam na ilha de Príncipe ...
upload_2019-2-26_15-40-20.png


upload_2019-2-26_15-40-33.png

... e o restaurante é que fica do lado de lá, no ilhéu Bom Bom por isso temos a pesada tarefa de percorrermos esta passadeira várias vezes ao dia, é uma chatice!

upload_2019-2-26_15-40-57.png


upload_2019-2-26_15-41-9.png

upload_2019-2-26_15-41-23.png

upload_2019-2-26_15-41-44.png

upload_2019-2-26_15-41-58.png


upload_2019-2-26_15-42-28.png


~
upload_2019-2-26_15-42-45.png

As praias do Bom Bom
upload_2019-2-26_15-47-34.png

upload_2019-2-26_15-47-47.png


upload_2019-2-26_16-10-10.png

 

Anexos

Karmen

Membro
O que fazer em Príncipe

Anoitece muito cedo e a iluminação pública é reduzida por isso o dia tem de ser bem aproveitado.

- fazer o trilho à volta do ilhéu Bom Bom, está sinalizado não há que ter receio. Levar bom calçado e pôr uma boa camada de repelente. Há mais trilhos para quem quiser, é uma questão de pesquisar.

173714

- passeio de barco até à praia Boi, a mais linda de todas as praias! E sabem quantas pessoas lá estavam? Nenhuma!!
173715


173716

- visitar o que resta do Hospital e apreciar em silêncio

173717

- visitar as Roças Paciência, Terreiro Velho, Belo Monte e o miradouro donde se avista a praia Banana

Roça Paciência é a horta e a dispensa dos hoteis HBD
173718

Roça Terreiro Velho pertence a Claudio Corallo e não se pode fotografar lá dentro
173719

Ao fundo o chapéu do Jokey
173720

A Roça Belo Monte, é um hotel lindíssimo e que nos transporta para um cenário de filme
173721


O Miradouro e lá em baixo a Praia Banana
173722

- visitar a Cooperativa de Valorização de Resíduos (projecto ecológico de transfomação do vidro em jóias)

- visitar o museu Kaxi Tetuga

- visitar a cidade de Santo António, a loja de artesanato e o mercado

173723

173724

- ir à praia Grande ver a desova das tartarugas (depende da altura do ano) ou então visitar só a praia que é completamente selvagem e deserta
173725


173726


173727


173728

- visitar e comer na Roça Sundy
173729

- comer na Rosa Pão
173730



- conhecer a ilha
173731


173732


173733

Conclusões

A viagem a São Tomé e Príncipe foi para mim uma viagem ao interior e ao mundo dos sentidos. Os cheiros, a cores, os sons e o silêncio, os sabores, as pessoas, os sorrisos, a beleza e a simplicidade.

Há coisas que não se explicam apenas se sentem: almoçar na beira da praia e jantar no cais do Bom Bom, percorrer a passadeira e apreciar, dormir numa cama com rede mosquiteira, observar a viagem das tartarugas bebé para o mar, andar descalço e sentir a terra, não se surpreender com a presença de caranguejos, ouvir as mulheres a cantar, o contraste entre a cores da vegetação e da terra, a esplendor das Roças, a imponência da natureza...

As imagens, por mais definição que tenham não conseguem transmitir tudo isto.
 
Última edição por um moderador:

Mel C

Membro Conhecido
Muito obrigada por esta partilha, adoro ver reports destes sítios menos turísticos e mais "genuínos", e São Tomé e Princípe tem paisagens lindíssimas!
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :D

Muito obrigado pela partilha :)

Apesar de ser um destino que não me diz muito, gosto especialmente das fotos e do teu relato ;)

Boas viagens ✌
 

Stephie

Membro Novo
Olá Karmen,

gosto muito do reporte e das fotos.
Gosto especialmente dos avisos relativamente à malária e os seus pensamentos sobre como ser um viajante responsável que respeita as pessoas do pais que visita.
Mas devo admitir que a minha favorita absoluta é a tartaruginha :).

Que pena que eu nunca vai ver aquele paraíso porque os mosquitos gostam demasiadamente o meu sangue :(

Mais uma vez parabéns!
Stephie
 

petrus

Membro Ativo
Karmen, parabéns pelo report. Só aumenta a nossa vontade de ir! Algo com 3 ou 4 dias no Príncipe e o resto em S. Tomé...

Fico é algo assustado com os preços! A ideia era de ir uma semana em junho e as minhas simulações com agência assustam-me e de que maneira! Não estou com vontade nenhuma de gastar 3000 euros numa semana num casal! Até já se ponderou um alojamento humilde no Príncipe para cortar nas despesas, mas tenho receio do que possa encontrar...

Queres partilhar um pouco dos custos, por favor! Marcaram os voos diretamente no site da STP e a reserva diretamente com o Bom Bom? Os transferes é pacífico?

Dá detalhes quando puderes...
 

Karmen

Membro
Olá Petrus, Príncipe é maravilhoso e vale todo o dinheiro que se paga. Não, não é um destino barato e julgo que para ir em junho já esteja um pouco em cima. Comprar as viagens com antecedência poupam-se alguns trocos. Em relação à estadia pode optar pela Roça Sundy, que é mais barato que o Bom Bom e podem sempre ir passar o dia no Bom Bom, o Makaira Lodge ou outras opções mais modestas mas que ficam na cidade. Em São Tomé existem mais opções depende onde queiram ficar e os preços são variados. Mas como referi no início, não é um destino barato e por isso, se quer ficar minimamente acomodado e disfrutar das ilhas dificilmente gasta menos que 3000euros mas garanto que vem mais rico 😍 Posso dizer que nós pagámos mais do que isso (casal) mas é bastante relativo.
Nós fizemos tudo por agência mas pode fazê-lo directamente através dos sites, sem problema nenhum. Em relação aos transfers já estava incluído tanto no Bom Bom como no Omali, se optar por outros hoteis terá de confirmar essa questão.
 

petrus

Membro Ativo
Olá Karmen,

Peço desculpa de ainda não ter agradecido pela informação...
Temos um orçamento "em cima da mesa" (melhor dizendo, no pc) para tomar uma decisão que conjuga o Omali, a roça Sundy e o Bom Bom. Os valores são mais ou menos esses que apresentas e falta agora "ganhar coragem" para nos atirarmos a esse paraíso, mas causa-me uma certa urticária esses valores para apenas uma semana, mas isso sou eu que sou forreta até certo ponto...🤫

A decisão deve ser tomada ainda esta semana...:cool:
 

Karmen

Membro
Ora essa, não tem de pedir desculpas. Pode optar pelo Pestana em vez do Omali, não sei se a diferença justifica... vão pela TAP ou STP Airways? Acredito que já tenham explorado todas as opções mas ganhem coragem que vai mesmo valer a pena. Eu sou uma furreta assumida mas para viagens não olho para trás e esta foi daquelas que valeu mesmo o dinheiro. São Tomé não é ir para um resort, comer à bruta e mudar da piscina para a praia e vice-versa (também gosto atenção!). Esta viagem é especial e depois digam-me a transformação que sentiram 🥰
 
Top