Novidades

[Report] Porto Santo - o lado B

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Imbuída de espírito patriótico, este ano decidi ir para fora cá dentro! :rolleyes:
Tinha noção que era um risco, mas confesso que descurei todos os factores e olvidei algumas variantes, tanta era a vontade de descansar e tantos os relatos positivos e elogios que sempre li e ouvi sobre o destino.
Para reforçar a ideia, precisava de recuperar de uma lesão num pé e assim, à maluca:oops:, marquei uma semana de férias em Porto Santo!
Desde já admito que o objectivo de descanso e de recuperação foi atingido, porém, a parte das férias deixou muito a desejar...
Escolhi o hotel Vila Baleira, no regime TI, e no geral cumpre. Tem as comodidades necessárias, boa alimentação e a praia é muito boa.
Só nunca pensei que o meu TI era.......como hei-de dizer.....um TI com tudo incluído!:mad:
Vejamos:

O meu voo partia do Porto às 19,30h mas cheguei a Porto Santo às 2,30h do dia seguinte! 7h depois.... ah e tal, dava para ter ido até às Caraibas! Pois, só que não. :confused:
O voo saiu do Porto 5h depois da hora prevista, porque o avião tinha uma avaria e teve de vir um de Lisboa.... acontece.... (os 250€ já foram pedidos...a ver se vou de férias :rolleyes::rolleyes:).

Ao descer do avião já para lá da hora do primeiro sono, achei que estava um vento ligeiramente intenso, mas pensei que era fruto do meu adiantado estado de cansaço.
Levantar malas, transfer, check-in no hotel, caí na cama já eram 4h da manhã e pensei: boa! Comecei as férias com uma noitada! Yes!!!🤪😁 Promete!

No dia seguinte acordei e fui à varanda, uauu!!!! Quarto com vista para as plantações de painéis solares! Boa, afinal planta-se alguma coisa na ilha!

Achei porém um bocadinho enevoado demais, com nuvens cinzentas, mas podia ser fome. Tomei o pequeno almoço e quando ia conhecer o caminho para a praia começou a cacimbar! Caramba! Afinal acordei em Espinho! :eek:
Abortei a praia e fui jogar candy crush para o lobby, a ver se o tempo arribava. Fui até ao parque de estacionamento na entrada do hotel e ..... Credooo, que ventania!!! Parece o Porto...

Já depois do meio dia e com o tempo um bocadinho menos acinzentado, fui alugar uma sombrinha e espreguiçadeiras para a semana inteira. A menina era muito simpática e tive direito a lugar na primeira fila. 😊
Da parte da tarde o sol ainda que envergonhado lá foi aparecendo a espaços, mas sempre acompanhado das nuvens e da nortada, que em 7 dias, nunca me abandonaram. Era escusado, para isso tinha praia a 2 minutos de casa. Pior, levei na mala os biquinis, o chapéu mas não levei o tapa-vento e fez muita falta! :(
(até o nadador-salvador passou os dias enfiado na "gaiola"..)

A praia é bonita, mas a espaços estava "deserta"...
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Durante uma semana (roubadinha), as nuvens cinzentas e a ventania foram as minhas fiéis companheiras, de manhã à noite. Houve bons momentos de sol, mas sempre acompanhados de vento, por vezes bem forte.

Sei que vão dizer que os vídeos e as fotos são photoshop e têm filtros, mas garanto solenemente que são a fiel tradução da realidade!:(:mad:

 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Com duas excepções!

Num dos dias saí do hotel a seguir ao almoço e fui até ao centro de Vila Baleira.
O Lambecas estava fechado,
Espreitei o tribunal e estavam em férias judiciais, não se via ninguém de toga,
O poema é o mesmo de sempre,
Todos os recuerdos dizem Madeira e não Porto Santo. :(

Foi então que decidi ir até ao pontão! (Não referi mais nada no ponto anterior porque a vila pouco mais tem para ver)
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Cheguei ao pontão e estava sol, a cor da água é encantadora, "bora lá" caminhar até ao fundo....
Que medo:eek::eek:, a sorte foi não ter levado o parapente, senão tinha levantado voo!!!! O meu chapéu ainda tentou fugir, valeu que tenho bons reflexos, mas em compensação tive de segurar a máquina fotográfica e tirar fotos com uma única mão.📸
Ainda assim a vista com sol é linda!
Ao fim de hora e meia já tinha o cabelo eriçado para a semana inteira e como já tinha percorrido as 6 ruas do centro :rolleyes: , decidi regressar ao hotel e apanhar um bocadinho mais de vento, mas com os pés na areia.

No dia seguinte de manhã fui fazer a volta à ilha com a Dunas Travel. A guia Catarina era muito simpática e mostrou os vários pontos de interesse. Uma das janelas do jipe estava aberta pela metade e não fechava. Na parte norte da ilha começou a chover e alguém apanhou umas pingas dentro do carro.... :rolleyes: Não, não fui eu, soube escolher e fiquei do lado oposto!!😁😂
Os meus locais preferidos foram os miradouros mas voltei a arrepender-me de não ter levado a laca do cabelo! Fiquei despenteada em todas as fotos tal era a intensidade com que o S. Pedro bufava.

Miradouro das Flores (com vista para o Ilhéu de Baixo)

Grand Canyon de Porto Santo.. 🙃

Pico Ana Ferreira

Quinta das Palmeiras, "diz que é uma espécie de zoo...." :cool:

A parte norte da ilha, depois de passar a base militar da Nato
Deserto:rolleyes:

Praia das Salemas
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A Casa da Serra, onde fizemos a prova de licores
Passamos os moinhos,
E finalmente o Miradouro da Portela, com vista para o extenso areal e para o porto

Os restantes dias foram passados no hotel. As caminhadas na praia de manhã a seguir ao pequeno almoço foram sempre um ponto de honra, mas sempre vestida, pois o tempo nublado e o vento tornavam impossível fazê-las em biquini. Sim, aquilo não é as Caraibas, já tinha dito?
Para o lado direito da praia e caminhando até ao fundo, chega-se a uma praia (Calheta) com uma espécie de baía que dizem ser muito bonita, mas não consegui ir tão longe. Porém, descobri vestígios ancestrais do tempo de Colombo e companhia...:rolleyes::rolleyes:

Resta-me referir que água era fria e que o mar esteve sempre agitado e, em maré cheia, bastante bravo, com forte rebentação. Segundo disse a guia, estava numa altura de mudança de lua e de marés.
Serviu-me de lição, nunca mais marco férias sem consultar um calendário lunar e os pescadores ou surfistas, que segundo sei, são quem percebe destas coisas...

Em resumo e para finalizar, a praia é muito boa, qualidade garantida!
Porém, e sem querer desmotivar ninguém pois certamente tive azar na semana que escolhi e todos os que lá pretendam ir terão certamente melhor sorte com o tempo, e porque também não gosto de repetir destinos, para mim a praia dourada ESTÁ VISTA!🤓
Ahh.... e desejo não voltar a ter um TI tão completo! O normal para mim basta! 😇

Já só penso em ir de férias... :p 😂
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Desde já obrigado pela partilha.
1º Como já disse, isso foi castigo por teres traido o Caribe.
2º Também já andei a pensar em ir a Porto Santo, por ser perto e por dizerem maravilhas, ainda bem que não fui, e depois de ver o teu report, e como tenho por norma uma grande sorte com o tempo ainda apanho um furacão ;).
3º Boas fotos como já nos habituas-te.
4º Que venham as férias e desta vez com muito sol,calor e agua quentinha. :cool:
Boas viagens ;)
 

fabiopj

Membro
Olá,
Não percebi qual foi a data das férias?

Eu conheço muito bem o Porto-Santo....
e digo, é preciso ter um enorme azar, para no Verão, apanhar uma semana completa tão má!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada @PauloNev :)
Eu jamais trairei o Caribe, quanto mais mundo conheço, mas eu gosto do lado de lá do atlântico 🤩

Olá @fabiopj :)
Estive na semana de 15 a 22 de Julho, e posso afirmar que, da conversa que tive com pessoas que tinham chegado dia 14 (domingo), nesse dia ou no seguinte, já não posso precisar, apanharam o dia inteiro de chuva!
Foi mesmo azar, porque eu apanhei nortada 🤬 todos os dias.....
 

fabiopj

Membro
Eu sou totalmente o contrário de ti:
Quanto mais mundo conheço, mais eu gosto de Portugal, particularmente os arquipelágos (Madeira e Açores).

Sim, não é habitual mas o clima está totalmente do avesso, vê a Europa Central e do Norte com ondas de calor recorde.
 

Karlos

Membro Ativo
Um bom report ! Pena ter tido azar com o tempo, mas este ano está assim mesmo em muitos lados: ou vento e frio ou calor de sufoco…. Porto Santo ( e o Hotel Baleira) é ótima escolha e, quando estive no ano passado em inicio de setembro no mesmo local, tive férias muito boas com sol, calor e boa praia, sem vento e água com boa temperatura. Por isso digo que tudo depende da sorte do tempo, seja lá, seja no caribe com as algas ou no mediterraneo onde nem sempre tudo é igual. A Porto Santo hei-de voltar, não sei quando, e espero ter melhor sorte que a que tiveste…
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Karlos Obrigada. :)
Li atentamente o seu report e tive esperança de poder ter igual estadia. Não foi possível, paciência, as próximas serão melhores certamente.

@statusviagens obrigada! :)
Sendo o atraso superior a 3h e a distância inferior a 1500kms, penso que o valor de indemnização é de 250€. De qualquer forma aguardo resposta da tap.
 

Eduardo Amorim

Membro Ativo
Obrigado pela partilha. Depois de conhecer a Madeira por 6 vezes ja porto santo do vi de longe 😂

A verdade é que teve azar sao coisas que nao se consegue controlar. Do outro lado do atlantico tenho um casal amigo que em cuba levou com um furacao e foi uma semana retidos a um quarto com bonus de mudança de hotel devido a questões de segurança. Mas foi mesmo azar.

Uma vez mais obrigado pelo report🙏
 

hydra

Membro Conhecido
Já estive duas vezes em Porto Santo, mas sempre só por um dia, gostei da praia e tive sorte com o tempo mas continuo a achar que para o que Porto Santo oferece e pela distância do continente, as viagens são extremamente caras 😕
As fotos estão ainda assim fantásticas 😊
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Há momentos que me apetece conhecer Porto Santo, depois olho para os preços e prefiro fazer as 7/9 horas de avião até às caraíbas :p
E depois há momentos, quando leio estes reports que me fazem perder ainda mais, a já pouca vontade de conhecer Porto Santo :D

Obrigado pelo report, realmente a praia é muito bonita mas... falta qualquer coisa....
 

AnitaF

Membro Ativo
Estive em Porto Santo em criança, tinha 9 e 10 anos, já foi há 30 anos atrás, 15 dias, mês de Julho...excelente!

Depois disso, há 15 atrás fiz lá uma visita com o Lobo Marinho (Funchal - Porto Santo), 1 dia no mês de Setembro…excelente!

Nos últimos anos (5), não houve ano que não tivesse pedido orçamento para ir novamente. Há 3 semanas por causa da "preguiça" de ir para Samaná com escala em Madrid, viagem marcada desde Março, voltei a pedir preços. Cheguei à "brilhante" conclusão de que 1 semana em Porto Santo em Setembro era mais cara do que 2 em Samaná! o_Oo_O

Depois leio estes reports e fico convencida! Não há "amor" como este! Viva as Caraíbas! 11 anos!

Obrigada pela partilha!
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa tarde @Cristina Sousa

Foste para onde mesmo???? 😇🤪

Quando comecei a ler ainda em "pré", pensei.... deve estar a fazer experiências.... depois pensei.. deixa lá ver o que está escrito aqui :[Report] 2017 - Porto Santo - Hotel Vila Baleira, pensei nah... alguém lhe pediu para fazer 1 report de Porto Santo... (conclusão) ando a pensar de mais :D.

Como eu lamento o teu atraso :(, são coisas que infelizmente acontecem, mas ao que me contou 1 passarinho, acho que a TAP fez um grande trabalho (sempre discutível), pois as previsões eram dormir em casa..

Fica a experiência e o "está visto" :) (para o ano voltas :D)

O Hotel é o que é .. chega e sem graaaandes lux(ch)os ..

Quanto ao tempo... estive em Setembro e achei aceitável... foi mesmo grande galo... :(

Como o PN já escreveu... venham daí essas férias...

As fotos são aquela coisa... :p
Obrigado pelo caco :D

PS- Bolas de berlim, quantas foram??? :D
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada a todos! :) :)
Concordo com todos os que acham o preço exagerado - é! A oferta hoteleira não é muita e para o que a "ilha oferece" ainda é mais exagerado (cá entre nós, quem diz que a ilha é linda, nunca deve ter conhecido outra, meus amigos, aquilo não tem nada que ver - quase tive de "inventar" fotos!). A praia é boa, mas como aquela haverá muitas em PT.
Concordo que tive um "grande galo" com o tempo, algum dia tinha de me calhar a fava! :rolleyes:
Concordo ainda mais quando se diz que a praia é bonita mas falta qualquer coisa (falta sim 😉), e que não há amor como as Caraíbas! 🥰
Já lá não vou há 2 anos, estou mesmo a ressacar do Caribe...... e reafirmo, quanto mais mundo conheço, mais gosto do Caribe! :)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Cris,

Porto Santo é 1 caso de estudo (ou talvez não).

É super caro, é dos 1ºs destinos a encher, a oferta hoteleira resume-se aos Pestana e Vila Baleira com quase 90% de vendas, os restantes 10% são pelos restantes hotéis.

O avião onde foste leva 216 pessoas e desde o inicio de Junho tem andado sempre "cheio".

Acredito que o facto de ser perto, ser Portugal e calmo para quem tem crianças, seja o ideal.

Para teres noção (info dada por 1 passarinho) no teu vou salvo erro tinham 50 crianças e 7 bebes.

Agora não se pode, nem deve comparar Porto Santo com Caraíbas... é 1 erro muito grande...
 
Top