Novidades

[Report] Portalegre, cidade do Alto Alentejo

Sempreabombar

Membro Novo
Portalegre, cidade do Alto Alentejo

Portalegre,
Situado na coração da Serra de São Mamede e flanqueado pela Serra da Penha, declarada parque natural e perto da fronteira com Espanha, o distrito de Portalegre pertence na sua maior parte à província tradicional do Alto Alentejo, completando-se com alguns concelhos pertencentes ao Ribatejo.
A riqueza da sua flora e fauna que lhe vale a denominação de Parque Natural, fazem de Portalegre um local aprazível para a realização de percursos pedestres na natureza, nos quais podem ser observados animais como águias, veados e javalis selvagens que vivem entre florestas de castanheiros e carvalhos. A existência de megalitos indica que a região terá sido povoada em tempos pré-históricos. Apesar de ter origem romana, apresenta belas casas do período barroco e da Renascença.
A nível patrimonial, vale a pena visitar a Sé Catedral, o Museu Municipal e a Casa-Museu José Régio. Há a realçar ainda a existencia do maior Platano do mundo e o museu das tapeçarias de Portalegre, também unicas no mundo.
A gastronomia do Concelho de Portalegre é rica e variada: Sopa de Tomate, Sopa de Batata, Sopa de Feijão com Couve, Alhada de cação, Sarapatel, Sopa de Cachola, Migas de Pão e de Batata, regados com o bom vinho da região. Quanto aos doces, imperam os de natureza conventual, como sejam os Rebuçados de Ovos, o Toucinho do Céu, o Manjar Branco e a Lampreia de Portalegre. No âmbito da doçaria mais tradicional têm-se os Bolos Fintos e as Boleimas.
Venha descobrir Portalegre.



afarm1.static.flickr.com_205_452228132_cb62119309.jpg


afarm1.static.flickr.com_222_451197689_9d6a2965b2.jpg



[
afarm1.static.flickr.com_187_451006941_bc6f214235.jpg


afarm3.static.flickr.com_2325_1558634066_edf513c250.jpg


a4.bp.blogspot.com__mfXf8eyht24_Sgle8viqGvI_AAAAAAAABHg_ruA7ORygMD8_s400_100_3862.jpg


afarm1.static.flickr.com_85_245348519_faf24965fe.jpg

aconhecerportugal.com_files_rotas_se_catedral_portalegre.jpg

ai295.photobucket.com_albums_mm128_nunofneves_fotossapo.jpg



afarm3.static.flickr.com_2331_1532817778_5e247058ee.jpg
afarm3.static.flickr.com_2180_2052708582_f09345dc68.jpg

afarm3.static.flickr.com_2001_2183259021_2bbdd51225.jpg
afarm3.static.flickr.com_2242_2378028666_46cc00f94f.jpg


ai1.trekearth.com_photos_96761_portalegre.jpg
a4.bp.blogspot.com__7o00IU_I2Zs_RkLlcJTL12I_AAAAAAAAANE_3n1eCZMIJlg_s400_pt_ptg_tap07.jpg

awww.tintazul.com.pt_castelos_ptg_ptg_portalegre_devesa.jpg
 

FreeSpirit

Membro Ativo
Bem... Só hoje descobri este tópico!!! Que fotos deslumbrantes!!!

Sou de Portalegre e nunca tinha visto umas fotos tão boas sobre a cidade!!

Parabéns.. um ano depois da publicação!! :lol:

FreeSpirit
 

mokas

Membro Conhecido
Parabéns!! :)

Realmente é uma cidade muito bonita que deve valer a pena conhecer a julgar pelas tuas fotos. Embora a minha família seja originalmente dessa zona, é uma cidade que desconheço mas que fiquei com uma imensa vontade de conhecer.

E hotéis nessa zona, recomendas algum?
 

FreeSpirit

Membro Ativo
Olá Mokas :)

Sou de lá, talvez possa dar uma ajuda também.

Julgo que o mais interessante seria ficares num qualquer alojamento em Marvão. Portalegre (cidade) tem alguns hotéis e pensões mas... em Marvão, a vista e o misticismo que ainda tem, vale por si só!!!! Depois vais visitar Portalegre num dia que chega bem.. ;)

Tens lá o Hotel El Rei D. Manuel e a Pousada Santa Maria, de ambos tenho ouvido bons comentários, mas nunca pernoitei :) mas há lá mais..

Para um fds, a região de Portalegre julgo ser fabulosa para um bom descanso, bom passeio e boa gastronomia...

Quando fores, diz-me qualquer coisa que falamos sobre restaurantes.. ;)

FreeSpirit
 

mokas

Membro Conhecido
Obrigada pela resposta. :D


Não estou ainda a planear nada, mas quando estiver voltamos a falar e com certeza te irei pedir imensa informação. :lol:
 
Portalegre é realmente uma óptima cidade para visitar, especialmente as vilas que a rodeiam, como Marvão com o seu castelo divinal, ou Castelo de Vide, onde ainda perduram as memórias dos judeus, depois tens Gavião com a sua praia fluvial, ou Avis com a sua barragem do Maranhão, é realmente um distrito a visitar! Por Portalegre poderás comer bem e beber melhor, desde caça aos pratos tradicionais, como a carne de porco preto, eu sou fã!!!
 
Top