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[Report] Por terras do Ceviche, Pisco Sour e Chicharrón

badbones

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Dia 1 - Chegada a Lima

Nova viagem, nova aventura.
Desta vez o destino é o Peru. Primeira visita à America Latina
Lá vamos nós para o aeroporto bem de madrugada, cinco da manhã, apanhar um voo para Amesterdão. Já conhecemos o aeroporto de Schipol de cor e salteado, os melhores cafés, as casas de banho mais limpas... e depois voo de 12 horas para Lima.
Desta vez optei por comprar a viagem a uma empresa do Canadá especializada em viagens de aventura. A ideia é viajar em grupo a preços económicos. Vamos ficar em hoteis de 3*, casas de familias, tendas e fazer uma grande caminhada. Estou ansioso pela experiencia.

Dia 2 - Lima/Puno

Hoje é dia de conhecer o grupo que nos vai acompanhar: 6 canadianos, 2 australianos, 2 dinamarqueses (vão estar a viajar durante 3 meses), 2 ingleses, 1 americana e 1 estónio.
De novo a caminho do aeroporto apanhar um voo para Puno (junto da fronteira com a Bolivia). Os guias peruanos fazem um aviso à chegada: Expect the Unexpectable. E eis que começamos logo a verificar como isto é verdade:
  1. Nos voos internos no Peru podemos levar a quantidade de liquidos que quisermos (até dá para levar um garrafão de tinto)
  2. Já no autocarro que nos levava para o avião somos obrigados a regressar à sala de embarque devido a uma avaria no avião
  3. Passado mais de uma hora lá vamos nós para o avião mas ainda estão a abastecer de combustivel o que origina mais uma grande seca lá dentro.
  4. 2h30 depois lá seguimos viagem..
Puno fica a 3900 metros de altitude e por isso a tarde de hoje é para descansar por forma ao corpo se adaptar. Resolvo experimentar beber uma cerveja ao jantar, não a consigo terminar e já estou com a cabeça a andar à roda. Lição do dia: Apanhar uma bebedeira aqui é barato.

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Dia 3 - Lago Titicaca

Dia de contrastes. Do pior ao melhor.
Começamos mal, mesmo muito mal o dia. Vamos visitar as ilhas e povoações do lago Titicaca, o lago navegavel mais alto do mundo e que pertence ao Peru e à Bolivia (se o guia for peruano o lago é para ai 60% deles, se o guia for boliviano tambem é 60% deles. Para mim acho que ambos andam a mascar folhas de coca a mais).
Além da beleza das paisagens este lago tem como principal atracção o contacto com a população e as Uros Islands. As Uros Islands são ilhas flutuantes habitadas pelos Uros, literalmente flutuantes.
Não foi bem o que esperava, além de o guia ser um grande anormal que falava pelos cotovelos, repetia a mesma coisa 50X´s e ainda por cima obrigava-nos a estar ali à frente dele (verdade, nunca antes tinha visto um guia a ir buscar toda a gente e só falar quando estavam lá todos) as ilhas não são mais que um conjunto de lojas para o turista gastar dinheiro.
As "gentes locais" cantam canções ocidentais e dizem coisas como "Hasta la vista baby" na despedida. Apetece-me vomitar e não tem nada a ver com os efeitos da altitude. Que grande barrete, faz tempo que não era apanhado numa cena destas para turista ver.

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Almoço noutra ilha e mais uma vez o guia a falar, falar, falar....(mas desta vez já me borrifei para ele, juntei-me a uns canadianos e passámos o tempo todo a gozar com o homem) e novo contacto com a popul...perdão, novas lojas. Arghhhh.

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Por fim lá chegamos á comunidade onde vamos ficar a dormir. Era suposto chegarmos aqui por volta das 16h mas por causa do anormal que não se calava são 19H e já não temos oportunidade de conviver com as pessoas.
Lá vamos nós para a casa que nos foi atribuida (raios que era a ultima mesmo no topo da colina) e jantar com eles. O facto de falarmos espanhol possibilitou-nos uma experiencia muito interessante uma vez que podemos interagir com eles. E surpresa das surpresas...o nosso quarto era bem jeitoso.

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Dia 4 - Lago Titicaca/Puno

Ao acordar fico simplesmente abismado com a paisagem.

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Ontem por causa do anormal do guia chegámos já de noite e não podemos apreciar o local, mas hoje tirámos a barriga de miserias.
Pequeno almoço com toda a familia. Têm 3 filhos, duas raparigas (9 e 7) e um rapaz de 2. Passamos a manhã com o puto a tratar dos animais e a cavar batatas (Um gajo paga as ferias e ainda tem de trabalhar). O puto é um must, sobe as colinas nas calmas, vai atrás das ovelhas, pega na enchada e vai para a horta cavar. Nota: ele não estava a trabalhar, estava sim a brincar (não tem mais nada com que brincar).
Depois do almoço chega a hora de partir. O povo nesta zona do Peru é muito reservado e não sorri muito mesmo assim acho que tivemos sorte com a familia que nos acolheu.
Terminamos a noite num café bem engraçado que segundo eles tem o melhor café biologico do mundo. Quanto ao café não sei mas o Pisco Sour (cocktail tipico) foi sem duvida o melhor que bebemos por estas terras. Ainda por cima era dia de promoção: bebes 2 pagas 1. Isto é que são boas noticias em tempo de ferias.

Dia 5 - Puno/Cusco

Viagem de Puno para Cusco - 7 horas num autocarro publico. Valeu pelas vistas para os Andes e pelos 3 filmes que tentaram passar mas que estavam todos riscados e por isso só devemos ter visto 1 no total.

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Chegada a Cusco e a primeira impressão da cidade é bastante positiva. Está cheia de igrejas, catedrais e andamos calmanente nas ruas sem ninguem nos incomodar.
Temos pouco tempo porque amanha estamos de novo de partida e temos de preparar a roupa/equipamento para o que ai vem.

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Membro Conhecido
Dia 6 - Sacred Valley

Hoje conhecemos o guia que nos vai acompanhar nos proximos dias: Hernan (Cheo). Acompanhou-nos 5 dias e penso que será um dos melhores guias que existe. Ele ainda é 100% Quechua (Erro habitual: Os incas não existiram, O Inca era apenas o rei, o povo era quechua) e tem orgulho nisso. Fala com bastante entusiamo (mas não de mais) e tem uma ligação muito forte à mãe natureza (os elementos ligados à natureza são a parte mais importante desta cultura). Conhecer pessoas como o Cheo é um dos motivos pelos quais adoro viajar.
Deixamos as nossas malas de viagem no quarto de hotel em Cusco e partimos em direcção a Ollantaytambo.
Pelo caminho passamos no Sacred Valley, numas ruinas que não me lembro do nome (eu tenho este defeito, nunca me lembro dos nomes das coisas. Na verdade acho que nunca me lembro de nada que os guias dizem, o que vale é a minha memoria fotografica fixa quase tudo o que vejo) e no mercado de Pisac.

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O mercado de Pisac é muito famoso e por isso tem todos os aspectos negativos associados ao turismo. Mães que vestem as crianças com fatos tradicionais para tirar fotos com os turistas a troco de uns soles. Aqui ganhei fama de destruidor de crianças porque atropelei uma (a criancinha até voou) e quase consegui atropelar mais duas. Isto porque quando estava a tirar uma foto a qualquer coisa as crianças (a mando das mães) tentavam por-se na foto, e como eu não olhava para baixo quando começava a andar...PUMBA lá vai a criança parar ao meio do chão.
Hoje mostrámos aos nossos companheiros de viagem o poder de negociação dos portugueses, às tantas estamos a comprar as coisas para todos eles e alguns compram coisas que nem sabem para que servem. Estão apenas entusiasmados com esta historia de fazermos os preços reduzirem para metade. Ficamos conhecidos por "Até a agua negoceiam". Verdade: pediram-me 6 soles por uma garrafa de agua de 2,5 L e eu consegui trazer duas garrafas por esse valor.

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Hoje temos de descansar. Amanha começa o Inca Trail.
Grande confusão ao final do dia com a "ginastica" que se tem de fazer para levar apenas 3kg (roupas, barras energeticas, produtos de higiene...)no saco para os proximos 4 dias.

Dia 7 - 1º dia Inca Trail

Chegou o grande dia. Esta é a actividade que trouxe aqui todo o grupo.
Deixamos neste hotel a roupa que usámos ontem bem como as coisas que comprámos e seguimos viagem de autocarro até ao famoso KM 82 onde começa o percurso a pé.
Formalidades de entrada na Rede de Caminhos Inca que incluem um carimbo no passaporte,, atravessar a ponte e...começar a subir.

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Hoje predominam os sorrisos e a excitação (esperem pelos proximos dias), o ritmo é tranquilo e as subidas suaves. Ao almoço temos oportunidade de experimentar pela primeira vez o excelente serviço dos porters (voltarei a este tema mais tarde) e acampamos por volta das 16h após cerca de 12 KM de caminhada.

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O resto da tarde é passada entre comida, convivio e o famoso jogo de cartas Shit Head.

Dia 8 - 2º dia do Inca Trail

O dia começa cedo. Acordar às cinco da manha e por os pezinhos a caminho às seis.
O desafio hoje é grande. Estamos a 3200m e vamos subir até aos 4200m sendo que a maior parte do percurso são degraus.
Hoje não parei de mascar folhas de coca. Eles dizem que dá energia...
São 5 Km a subir e 4 km a descer. A primeira metade da subida é cansativa mas vai-se fazendo já a segunda metade...
O objectivo é um pico da montanha chamado "Dead Woman´s Pass" que a a meio do percurso mudou de nome para "The bitch". Nome muito apropriado que uma das nossas companheiras de caminhada lhe atribuiu.
As ultimas duas horas da subida são uma escada que nunca mais acaba e de onde estamos sempre a ver o cume, que para os nossos olhos está mesmo ali, mas para as nossas pernas está lá bem ao longe.
Finalmente lá chegámos e eis que o guia saca de uma bela surpresa...uma garrafa de Pisco (aguardente local). Por uns instantes até me esqueci que ainda faltavam 4km.

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A descida tambem não é facil devido ao declive dos degraus que rebentam com os joelhos mas finalmente lá chegamos ao acampamento (que por esta altura parece um hotel 5*). São cerca das 14h30 e vamos almoçar e descansar.
Este acampamento está situado a 3600m de altitude e é famoso pelo frio que faz à noite. Não sei se foi do cansaço mas tive um calor dos diabos durante a noite.

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Dia 9 - 3º dia do Inca Trail

Hoje é o dia mais longo (16km). Vamos deixar a montanha para trás e entrar na floresta tropical. Não sem antes voltar a subir aos 3900 metros. Depois do almoço é tempo de finalmente começar a descer e de novo temos umas escadas pela frente (conhecida como Gringo´s Killer). Apesar de extenso o caminho hoje é bem mais bonito.

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Depois do jantar é tempo de nos despedirmos dos carregadores (porters) e é chegada tambem a altura de eu fazer uma ressalva ao trabalhos deles.
Os porters são uns tipos franzinos que carregam às costas todas as nossas coisas (cada um leva 25kg) e que fazem o percurso a correr. Quando digo as nossas coisas falo: nossos sacos com a roupa, sacos cama, tendas, tenda de jantar, bancos, loiça, bilhas de gás...Os tipos chegam ao local do acampamento primeiro que nós e montam tudo para quando nós chegarmos. Depois nós saimos, eles desmontam tudo, passam por nós a correr para chegar ao acampamento seguinte primeiro, montam tudo e....
Quando eu digo que montam tudo vão ao pormenor de identificar o numero da nossa tenda, o numero do nosso saco, o numero do nosso saco cama e põem tudo dentro da tenda correcta.
Entretanto já se começa a sentir bem no corpo o facto de não tormarmos banho à tres dias. Sinto-me como um bocado de super cola 3, parece-me que tudo se cola aos meus braços.

Dia 10 - 4º dia do Inca Trail

Ultimo dia de caminhada. Levantar às 03h30 e ir a correr para o portão de controlo de saida do Inca Trail que só abre às 05h30. Convem ser dos primeiros na fila senão arriscamos a ficar mais de uma hora só para passar o portão.
Depois foi uma hora a andar, ou melhor, quase a correr para chegar às portas do sol antes do dia nascer e finalmente depois da curva eis que avistamos lá em baixo no vale o Machu Picchu.
É visivel a alegria em todo o grupo mas ainda falta um pouco mais de meia hora de caminho.
Quando finalmente chegamos à entrada do Machu Picchu vou direito para o bar beber uma cerveja. A melhor cerveja que já bebi até hoje.
Chegar ao Machu Picchu através do Inca trail tem um gostinho especial. Tem uma carga historica, tem uma vista priveligiada e tem um sentimento de conquista enorme.
O Machu Picchu é imponente e está construido num local de uma beleza rara mas eu devo ter algo contra as 7 maravilhas do mundo porque esta é a segunda que vejo e não me cativam por ai além. Sim senhor que é muito bonita e estou muito contente por aqui estar mas não voltava cá.
Depois de uma excelente visita guiada pelo Cheo ficamos os dois cerca de 30 minutos sentados apenas a olhar. Efectivamente é mesmo bonito.
Se foi dificil chegar cá sair tambem não é facil, um percurso de cerca de 20 minutos de autocarro em que é curva e curva e curva e curva e curva e curva...
Encontramos o nosso grupo no restaurante combinado e é perfeitamente visivel que as pessoas "mudaram". Até aqui as pessoas estavam tensas e ansiosas, agora predominam os sorrisos e abundam as cervejas em cima da mesa.
Apanhamos os nossos sacos de roupa que usámos no Inca Trail (os porters foram deixá-los ao restaurante) e seguimos de comboio para Ollantaytambo. Aqui os guias vão ao hotel buscar os sacos que tinham cá ficado no dia 7 e seguimos de autocarro para Cusco. As cervejas foram companhia nestas viagens.
Chegados ao hotel em Cusco temos nos nossos novos quartos as malas que tinham cá ficado no dia 6. Estes fulanos da Gap Adventures não brincam em serviço, são super organizados. Fiquei fã e muito provavelmente as proximas viagens serão através deles.
O grupo juntou-se quase todo para jantar (infelizmente temos 4 baixas por doença) e hoje provámos o Guinea Pig (porquinho da india) para nojo de alguns presentes na mesa. Devo dizer que até se come bem mas não é nada de especial. O jantar é regado com Pisco Sour.
O Cheo juntou-se a nós para jantar e depois levou-nos ao Ukukus bar, um bar frequentado por peruanos com musica ao vivo. Tivémos sorte de apanhar um grupo de indios com flautas, tambores...Brutal.
Hoje vai tudo para a cama bem regado.

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Dia 11 - Cusco

De volta a Cusco hoje temos o dia livre e para não ser muito diferente decidimos ir...caminhar.
De manha vamos passear pelos mercados e pelas igrejas.
Ao almoço vamos experimentar o prato tipico de Cusco: Chicharrón. Porco frito. Após uma pesquisa bastante exaustiva (perguntei aos policias onde era bom) lá fomos nós parar a uma tasca.
É pá, aquilo é mesmo bom. A malta até lambia os dedos.
O caricato foi que quando chegámos ao restaurante não havia mesa para 5. Imediatamente toda a gente mudou de lugares por forma a arranjar um espaço para nós e todos nos cumprimentaram.
Da parte da tarde enveredamos pelas ruas secundarias de Cusco e descobrimos um monte de lojas bem interessantes.
À noite é hora de despedida. O grupo vai seguir para a Amazonia mas nós regressamos a Lima. Ultimo jantar bem animado. É notório mais uma vez a diferença de comportamentos pré-inca trail e pós-inca trail. Agora as pessoas estão muito mais ligadas e mais descontraidas.
Tivémos mesmo muita sorte com o grupo e a hora da despedida é dificil.

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Dia 12 - Cusco/Lima

E eis que voltamos a acordar bem cedo. Vem uma pessoa de ferias para passar a vida a acordar cedo...
O percurso do hotel para o aeroporto é algo de alucinante. Este gajos ainda conduzem pior que os Africanos. Fosga-se...
Chegados ao aeroporto de Cusco vemos algo da qual não tenho memoria, as malas de porão são revistadas à mão. Não passam pelo raio X.
Voo de cusco para Lima tranquilo.
Passamos a manhã no hotel a descansar e da parte da tarde vamos fazer uma city tour ao centro historico de Lima. Boa opção, foi barata, em privado e rentabilizamos o tempo. O guia, para não variar, falava que se fartava.
Vamos jantar a um restaurante todo finesse e eis que provo o passou a ser, sem qualquer sombra de duvida, o meu prato favorito: Ceviche. Era capaz de comer isto todos os dias. A janta foi mesmo à maneira. De tal forma que decidimos ir a pé desde o restaurante ao hotel (cerca de 40 minutos) por ruas quase desertas. Segundo eles era seguro mas conforme caminhava só via grades electrificadas. Será mesmo seguro?

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Dia 13 - Lima

Lima está dividida em 41 (ou 43) distritos. Os tres "seguros" para andar livremente são Lima Downtown (evitar à noite), Miraflores e Barrancos. Como ficámos em Miraflores e não temos muito tempo optámos por concentrar as atenções por aqui.
O Peru, apesar de estar perto do Equador, é afectado por uma corrente maritima muito fria o que provoca uma temperatura da agua do mar na casa dos 9º, logo nada de banhos (só no norte é que existem praias acessiveis a banhos). Em contrapartida têm peixe optimo.
Passámos o dia a passear. Fizemos o calcadão (com um espaço de jardim muito giro) junto ao mar até ao jardim do amor. Depois entrámos numa das avenidas mais movimentadas de Miraflores e parámos num café bar bastante famoso por aquelas bandas: Haiti. O café mais piroso que já vi, grande bimbalhada mas o Pisco Sour hum hum, divinal. Almoçámos num tasco qualquer (daqueles onde não se deve almoçar) e fomos ao mercado Inca (os mercados por estas terras são todos iguais).
E agora o mais importante: fomos ao supermercado comprar garrafinhas de Pisco para trazer para casa.
O resto da tarde foi passado nas Ruinas de Huaca Pucclana. Para o jantar voltámos às ruinas. O restaurante das ruinas é um dos mais luxuosos de Lima. Toda a elite da cidade vai lá,as instalações são brutais e o serviço é de luxo mas o melhor mesmo é a...comida. A expressão "morri e estou no céu" aplica-se que nem uma luva a cada garfada que levamos á boca. Conta = 35€ por pessoa com bebidas.
Curiosamente uns dias antes conheci um senhor, que adora viajar, que me disse que o Peru era o 3º melhor pais do mundo em termos gastronómicos (1º Japão, 2º India). Não posso deixar de concordar com ele.
A entrada, a dividir pelos dois, rebentou logo connosco tal era a quantidade. O ceviche era soberbo, a dourada com risotto desfazia-se na boca. Mais uma vez somos forçados a voltar ao hotel a pé para ver se o jantar desce.

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Dia 14 - Lima/Lisboa

Se existem dias que têm mais de 24 horas este é um deles.
Acordamos em Lima. Vamos visitar o Museu Larco (vale bem a pena tem em conta a quantidade de artefactos bem como peças em ouro e prata que possui de todas as civilizações que habitaram o Peru até ao periodo Inca), onde almoçamos em mais um excelente restaurante (e Pimba claro que não podiamos vir embora sem provar um vinho peruano).

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Apanhamos um taxi a cair de podre que se vem a relevar um autentico carro de corridas. É uma verdadeira corrida de automoveis de regresso ao hotel. Até subir passeios valia. Depois de andar de carro no Uganda pensei que estava preparado para tudo, estava era bem enganado.
Apanhar as malas e ir, no meio de um transito descomunal, para o aeroporto.
Voo KLM de 12h para Amesterdão. Que bem que souberam aqueles lugares divinais "Economy Confort" que a KLM oferece, em troca de um custo adicional claro. Mas valem bem a pena. Dormi o voo quase todo.6 horinhas de escala e voo para Lisboa.
Chegamos a Portugal praticamente 24h depois de sair do hotel. Estamos cansaditos.
Esta acabou e deixa saudades. Deixa saudades:
- a comida e os pisco sour
- os excelentes companheiros de viagem que tivémos
- a excelente organização da Gap Adventures (agencia a usar de futuro)
- o percurso Inca e as suas peripécias
- Lima (cidade que adorei).
Fica a nota negativa para a forma reservada/fechada do povo peruano (com excepção de Lima) e para as armadilhas para turistas no Lago Titicaca.
Como o bichinho está cá dentro acabei de chegar mas tenho de ir acabar de reservar as coisas para a proxima...Agosto leva-nos para o meio do Oceano Indico.
 

TeK

Membro Conhecido
Mais um excelente report, já fiz mais uma viagem e caminhei bastante pelo teu report, agora talvez um dia me chegue ir só ao Machu Picchu directamente sem tanto quilómetro a pé LoL

Gosto deste tipo de roteiros pelo convívio, principalmente com os locais, a parte das caminhadas só mesmo pouco tempo e prefiro fazê-las na praia. :)
 

Mrs Covas

Membro
Obrigada pela partilha.

Peru é um destino que está no topo da minha lista de viagens de curto prazo e infelizmente com pouca informação disponível, por isso prepara-te para as perguntas!

Se não é indiscrição por quanto ficaram os voos?
Podes postar os hoteis em que ficaste em Cusco e Lima e opinião?

Obrigada
 

badbones

Membro Conhecido
Mais um excelente report, já fiz mais uma viagem e caminhei bastante pelo teu report, agora talvez um dia me chegue ir só ao Machu Picchu directamente sem tanto quilómetro a pé LoL

Gosto deste tipo de roteiros pelo convívio, principalmente com os locais, a parte das caminhadas só mesmo pouco tempo e prefiro fazê-las na praia. :)
Boas Tek

Eu não sou muito de caminhadas, alias os meus quase 100kg tornaram o percurso bem dificil, mas acredita que chegar a Machu Picchu a pé é uma experiencia fantastica. Hoje, sabendo o que sei, não o faria de outra forma.
 
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Reações: TeK

badbones

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha.

Peru é um destino que está no topo da minha lista de viagens de curto prazo e infelizmente com pouca informação disponível, por isso prepara-te para as perguntas!

Se não é indiscrição por quanto ficaram os voos?
Podes postar os hoteis em que ficaste em Cusco e Lima e opinião?

Obrigada
Os voos ficaram na casa dos 1000€ mas dependendo da altura do ano podem variar bastante. Em Agosto chegam quase aos 1500€.
Os hoteis que a Gap Adventure usa (na versão standard, podes ir em confort mas é mais caro) são de 3* muito basicos. No entanto são sempre limpos. O hotel de Lima era algo como Wasi Lima e em Cusco era Cusco Plaza II. Para mim todos os hoteis estavam OK- Não te esqueças que neste tipo de viagem vais ao hotel só para dormir.

Nos ultimos dias em Lima fiquei no Hotel Runcu (80 USD) que tambem era bom para o preço. Algo estilo IBIS mas com pequeno almoço incluido.

Todos os hoteis no Peru têm um defeiro para o qual tens de estar preparada: a falta de isolamento acustico.

Podes colocar todas as questões que quiseres mas sugiro que pesquises no site da Gap a ver se encontras algo interessante. Eles são especialistas no Peru e os preços não são exorbitantes.
 
Estou a Viver no Peru, em Lima e ao ler estes reportes senti o que sinto todos os dias:
  • a Comida maravilhosa
  • O pisco Saure do melhor (perigoso...nao se sente o alcool e com dois ja nao fazemos o 4)
  • O Ceviche um prato a repetir todos os dias
  • O transito Caotico e perigoso. Todos os dias apanho sustos terriveis. Mas nada como comecar a conduzir para aprender a ser um pouco com eles.
  • A falta de isolamento acustico. O grande problema aqui
  • A falta de civismo do Peruano. (comecar festas as 3 da manha é super normal e os vizinhos que se lixem)
  • Apesar de tudo...um pais em crescimento abismal e que nos proporciona qualidade de vida. (A minha empregada é interna e recebe por mes 250 euros. Nao é exploracao...é o preco que se pratica aqui.
Se vierem ca e quiserem mais detalhes é so escreverem
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Fui vendo este report aos bocadinhos.... desperta a curiosidade de alinhar nesta grande caminhada ... uma viagem fora do comum!
Deve ter sido uma viagem fantástica. Grande aventura e novas experiências

Parabéns e obrigada pelo report.
Boas viagens.
 

Sunset

Inativo
Parabens por este excelente report, e pelas fotos que tudo mostram ... e que estão perfeitas!
Um destino que sempre tive muita curiosidade em conhecer :)
Obrigado por partilhares esta tua experiencia .
 

baguera

Membro Conhecido
Parabens pelo report.

Adorava um dia fazer algo do genero, mas aqui a senhora gosta é de praia.... quem sabe um dia... está na minha lista.
Pelo menos assim com reportes destes viajamos sem sair de casa.
Obrigado.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá badbones

Que grande aventura a tua no Peru!
Até fiquei cansado das pernas com tantos km´s a pé do Inca Trail :).
Quando for ao Peru, vou visitar Machu Picchu sem dúvida, mas acho que não vou a pé...lol :).

Cumprimentos
 

Bee

Membro Conhecido
Estou sem palavras...
Que aventura!!! Adorava fazer uma coisa destas mas confesso que não tinha resistência para tal.

Obrigado por partilhares este relato ;)
 
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