Novidades

[Report] Polónia: Katowice+Cracóvia+Varsóvia

tig21

Membro Ativo
Este report relata a minha aventura por terras polacas feita em Agosto de 2014, pelo que alguma informação já não a tenho ou ficou esquecida :), mas qualquer dúvida poderei sempre ajudar.

As viagens de avião rondaram os 230€ salvo erro. Voei para Katowice, onde fiquei um dia e a volta foi feita a partir de Varsóvia.

Vamos lá então:

Aterrando no aeroporto de Katowice, tinhamos transfer comprado junto da Wizzair num autocarro normal para a cidade, que fica a sensivelmente 40km de distância. Chegámos ao centro já tarde e debaixo de chuva, e ficamos hospedados no Novotel 4*, bastante novo e muito bem equipado. Essa noite custou 150zl = 36€ 2pessoas. Katowice é uma cidade engraçada, maior do que pensava e na altura dava para perceber que estava a ser remodelada, com muitas obras de requalificação de espaços.
vista do hotel

De Katowice, o destino era Oświęcim, a cidade dos campos de concentração. Fomos em direcção à estação de comboios
para apanhar o autocarro para os campos, visto que o comboio não é alternativa - penso que existe mas é fraco (alias os comboios na Polónia não são recentes no geral) - e demora imenso tempo a viagem. Para apanhar o autocarro não é fácil mas fomos aos guichets e lá nos explicaram onde era, fica na parte de trás da estação (fora do terminal de comboios).

A viagem demorou garantidamente mais de uma hora, mas ficamos à porta dos campos.

Para quem entrar nos campos antes das 10h da manha não é cobrada entrada e vai por conta própria. A partir dai paga-se mas temos guia, aconselho vivamente ir com guia, é muito diferente ter alguém polaco a narrar, a nossa guia era simplesmente brutal.
Para além disso o bilhete inclui o autocarro entre os campos, a nossa guia andou com o grupo de manha e de tarde.

As fotos falam por si próprias. Para quem gosta de história e particularmente da II Guerra como eu, andar por ali é intenso.


Por volta das 18h00 acabou a nossa visita aos dois campos, e tínhamos de apanhar um autocarro junto à entrada de Auschwitz, em direcção a Cracóvia.

Num parque de estacionamento, com alguns autocarros, lá tem um poste de electricidade com um pequeno cartaz amarelo com os horários, tivemos a certeza que era ali e descansamos um pouco até o autocarro chegar.

Até Cracóvia foram perto de 2h sonolentas :), com o embalar daquele velho autocarro por estreitas estradas secundárias através da bela planície.

Chegando a Cracóvia saímos na estação central, que dá acesso ao centro comercial Galeria Krakowska, que dá para fazer umas pequenas compras na loja da joaninha.
Biedronka do tio Jerónimo :)

O nosso hotel Ibis fica mesmo ao lado, o melhor Ibis onde estive. 2 noites 360zl=88€
 
Última edição por um moderador:

tig21

Membro Ativo
Saimos à noite para a praça central, e jantámos em esplanada com um cobertor gentilmente oferecido, estava frescote :D

No dia seguinte comprámos no hotel dois tours para as minas de sal Wieliczka, 25€ cada pessoa acho eu, vale cada euro, muito giro mesmo.

O resto do tempo em Cracóvia foi gasto a conhecer a cidade calmamente.
De Cracóvia fomos rumo a Varsóvia de comboio, demorou umas 4h salvo erro, e ainda esteve parado no meio do nada mais de meia hora. Comboio com cabines de 6 lugares, claramente antigo o comboio, e lento.

Chegando a Varsóvia a paisagem muda, estamos em cidade económica, alguns arranha-céus, bastante diferente como podem ver pelas fotos.

 
Última edição por um moderador:

tig21

Membro Ativo
Passear pela cidade velha, tem de ser.

Para para beber uma zywiec fresca também, esta cerveja é qualquer coisa.
Passando o rio para a outra margem, podem ver o pouco que resistiu da guerra no bairro de Praga, também tem um zoo engraçado.


Subimos ao Palácio da cultura para ver as vistas fantásticas, lá em cima fazia frio, e ainda por cima começou a chover.


Muito mais havia a dizer e fazer certamente, mas foi bom. A Polónia tem muito mais cidades, mas como o país é grande fica complicado numa semana ir a tanto sitio.
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha! É sempre bom ver reports menos frequentes por aqui :)
Gostei do que vi :)

Boas viagens :D
 

tig21

Membro Ativo
Olá,

Obrigado pela partilha! É sempre bom ver reports menos frequentes por aqui :)
Gostei do que vi :)

Boas viagens :D
Foi precisamente isso que me levou a fazer o report, a Polónia é um país muito bonito e para quem não quer gastar muito numas férias é óptima opção, hoteis baratos, atracções muito acessíveis e principalmente no sul um bom restaurante fica barato.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Parabéns pelo Report, já estive na Polónia mas apenas em Poznan e fiquei com vontade de conhecer mais, o teu report aguçou mais o apetite :)
 

ki_ko

Membro Novo
vão vale apena, comida la é barata , hotéis também e táxis, roupa sapatos e perfumes nem por isso.
para as meninas produtos de beleza aproveitem levem uma mala vazia e tragam-na cheia que lá é mesmo muito barato, especialmente em lojas do jerónimo martins e a rosman.
comida bem é diferente de cá mas escolhendo come-se bem, experimentem os pierogis, a cerveja tem montes delas.
ATENÇÃO: não bebam álcool nas ruas dá multa acho que 25 ou 50€, nem fumem produtos "naturais" que isso se forem apanhados e o policia quiser é uma noite no mínimo e vão a tribunal .
aproveitem os táxis que são híper mega baratos, andei sempre de táxi e metro de superfície( em curtas distancias)
nos restaurantes deem gorjeta porque a maior parte dos empregados recebe muito pouco e o resto é das gorjetas, alguns nem salários tem vem tudo das gorjetas.
aconselho ida no inicio da primavera lá ou verão senão vão ter uma bela e gelada surpresa!
 

Nika

Membro Conhecido
@tig21 obrigada pela partilha :)
Tenho uma lista imensa de cidades a visitar na Polónia, Cracóvia também está na lista. ;)

Olá @CristinaHigino
Toda a cidade velha de Varsóvia (zona de stare miasto) é encantadora. :D
Se gostares de Palácios aconselho o Wilanow : The Wilanow Palace Museum
Se gostares de parques aconselho o Łazienki Królewskie, consegues ver imagens aqui: Łazienki Królewskie w Warszawie – Wikipedia, wolna encyklopedia
(Ainda não tive tempo para fazer o report :( )
Obrigada pelas dicas :)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Obrigada por este report @tig21, sem dúvida uma viagem interessante, que está na minha lista. Com a excepção dos campos de concentração, que por agora é um tipo de turismo que não me puxa. Pode ser que, até lá, isso mude.
Boas viagens!
 
Top