Novidades

[Report] Picos da Europa: Cordiñanes de Valdéon - Refúgio Collado Jermoso

Dfer

Membro Ativo
Em Junho 2019 fizemos mais uma caminhada nos Picos da Europa, desta vez entre Cordiñanes de Valdéon e o Refúgio Collado Jermoso (PR-PNPE-16).
Na ida fomos de Cordiñanes com direção a Vega de Asotín, passando pela Floresta de Asotin (Património da Humanidade desde 2017). Depois decidimos subir ao Collado Solano pelo Canal Honda, um estreito muito empedrado, mais curto que o trajecto pelo seu lado esquerdo mas com elevada dificuldade. Foi opção, desgastante, mas todos apreciaram o esforço. Após esta subida fomos pelo trajeto marcado, ultrapassando alguns neveiros onde fomos mais lentos mas sem descuidar a segurança. Subimos ao Refúgio pela "Fuente", onde em pouca distância superamos um desnível de 200m.
No regresso, saímos do Refúgio em direção à Vega de Liordes e daqui descer à Vega de Asotín, acabando a descida até Cordiñanes pelo trajecto do dia anterior.

Alojamento:
Albergue La Cuesta em Cordiñanes. Simples, quarto com beliches. Para passar a noite foi suficiente. Tem uma cozinha onde podemos fazer qualquer coisa para as refeições.

Refúgio Collado Jermoso: situado a 2064m de altitude, é um sítio fantástico, com umas vistas incríveis! Tem 4 acessos possíveis. Site aqui com toda a informação. Conseguimos ter rede no telemóvel, quando o vento está simpático, e existe a possibilidade de banhos com água quente (pago e com tempo limitado).

Ida: cerca de 6km com uma ascensão acumulada de 1250m. Aproximadamente 5h
Regresso: cerca de 8km, onde temos uma descida muita longa e íngreme. Aproximadamente 4h

Subida desde Cordiñanes tem ajuda de cordas em alguns pontos.


subida com corda II.jpg

Chegada a Vega de Asotín
vega de asotin.jpg

vega de asotin II.jpg

Início da subida pelo Canal Honda (pela esquerda é feito um desvio para evitar esta subida tão íngreme)
inicio subida canal honda.jpg

cimo canal de honda.jpg

Acesso ao refúgio por "La Fuente"
acesso ao refugio por la fuente.jpg

Refúgio Collado Jermoso
refugio de cima.jpg

Regresso pelos "Collados" em direção a Vega de Liordes. Aqui é mais visível o acesso que fizemos para o Refúgio. No fundo do lado esquerdo, vemos o trilho marcado e depois tivemos de subir esse cana, aparecendo por baixo do refúgio.
subida regresso apos refugio.jpg

Após a primeira subida, a descida para a Vega de Liordes.
descido regresso apos refugio.jpg

Chegande a Vega de Liordes
regresso vega de liordes.jpg

Vega de Liordes
vega de liordes.jpg

Em direção a Vega de Asotín
regresso após liordes.jpg


Chegada a Vega de Asotín, após mais uma longa e exigente descida.
descida regresso.jpg
 
Última edição por um moderador:

TREPADOR

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha.
Estive recentemente nos Picos por duas vezes e já está uma terceira planeada para este ano, também com dormida no refugio Collado Jermoso.
Uma das minhas dúvidas é mesmo saber em que refúgios há rede de telemóvel, pois ao longo dos trajectos que tenho planeados, sei que dificilmente terei rede.
 

Dfer

Membro Ativo
Obrigado pela partilha.
Estive recentemente nos Picos por duas vezes e já está uma terceira planeada para este ano, também com dormida no refugio Collado Jermoso.
Uma das minhas dúvidas é mesmo saber em que refúgios há rede de telemóvel, pois ao longo dos trajectos que tenho planeados, sei que dificilmente terei rede.
Neste caso tinha indicação que poderíamos ter e de facto não foi problema, deu sempre para contactar a família. Por acaso deu muito jeito, porque no facebook o Refúgio colocou um resgate que estavam a fazer e sempre deu para descansar a esposa de que estaria tudo bem. Diria que em 70% do trajeto alguém do grupo tinha rede no telemóvel. Mas não é comum. Normalmente os refúgios têm telefone para quem quiser usar, basta colocar a moedinha.
 

Dfer

Membro Ativo
Ok. Por acaso não sabes se no refugio Urrielu a situação é a mesma?
O ano passado ainda foi opção ficar nesse refúgio, mas optamos por trocar pelo Collado Jermoso para fazer outro percurso. Da informação que fui obtendo, não se tem rede móvel. Não sei que percurso vais fazer, se fores de Pandebano talvez tenhas alguma rede no início. Tenta contactar o Refúgio para confirmar, uma vez que todos os anos vão fazendo melhorias ou arranjos devido às tempestades e pode ser que alguma coisa tenha alterado. Supostamente o refúgio está com guarda desde 15 de Março. Eu sempre que contactei os refúgios tive resposta, email ou via facebook.
 

ANOBRE

Membro Ativo
Excelente report e sem dúvida uma aventura que não é para qualquer um, mas que nos deixa maravilhados. Parabéns.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Excelente partilha @Dfer ;)

Também já tive a oportunidade de passar 4 dias nos Picos da Europa (fiz "base" em Cangas de Onís) e adorei!!!! É um local magnifico com paisagens de cortar a respiração, muito muito bom.

Espero lá poder voltar num futuro próximo.

Boas viagens. 👍
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Espectacular, gostei muito da paisagem e do trekking :D

Pensei que era este ano que finalmente tiraria uns dias para visitar uma parte dos Picos... a ver vamos!
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha. Os Picos da Europa são uma zona que não conheço em Espanha, mas que cada vez mais vontade de ir conhecer.
Estes reports vão contribuindo para aumentar essa vontade.:)
 
Top