Novidades

[Report] Pestana Colombos, Porto Santo - Julho de 2013

DDD

Membro Ativo
Olá.

Venho aqui postar um report da minha recente viagem ao recém-inaugurado Pestana Colombos, um resort 5* de Tudo Incluído.

Partida

Uma palavra para a nossa viagem de ida: Caos. Bom, quer dizer, não foi muito bem caos, mas sim alguma confusão. O voo de partida devia ter partido às 9:00 do Porto, mas infelizmente, o trem de aterragem saiu de solo portuense às 12:35!!!! Aparentemente faltava -lhe uma garrafa de oxigénio, caso algo acontecesse (não se percebe é como o avião veio para cá sem ela, mas pronto...).

O avião ao contrário do que a documentação diz não é da companhia Privilege, mas sim da Swiftair, uma companhia charter que a Priviege deve ter contratado para estas ligações. Bom, chegamos à Ilha Dourada às 14:30.

Pegamos nas malas, e partimos à procura do nosso autocarro de transfer, que só às 16:00 (como as coisas boas passam depressa...) chegou ao Pestana Colombos.

Hotel

Fizemos um check-in rápido, e em pouco tempo estávamos no quarto, mas fiquem com fotos do lobby/receção:

ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Entrada_zpscd3e73fb.jpg


ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Tapete_zpsde1fed6d.jpg


ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Lobby_zpsa64cd7b2.jpg


O hotel é feito de um edifício principal, que é um quadrado com 3 pisos(-1, 0, 1), em que no piso 0 e 1, se situam os quartos, 50 quartos cada. A receção e o lobby situam-se no piso 0, enquanto que o restaurante buffet, o ginásio, o cocktail bar, e o acesso à piscina e praia estão no -1.

Ficamos hospedados no quarto 2026, que é oposto à receção, mas que tem um elevador muito perto, que nos liga em 1 minuto ao restaurante e à piscina, e em 2 à praia. Ficam aqui fotos do quarto:

Corredores de acesso aos quartos:

ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Corredor_zps48689024.jpg


ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Q1_zps608d8b96.jpg


ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Q2_zps0baa7343.jpg


ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Q3_zps29204131.jpg



ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Q4_zps60970a89.jpg



Não sei se deu para reparar, mas tudo que estava naquele quarto era topo de topo de gama (não, não pus um "topo" a mais). Como podem ver, tinha uma banheira de HIDROMASSAGEM!, um chuveiro com interior revestido a MÁRMORE, e que tinha um BANCO para se sentar enquanto se tomava banho.

E mais, um lavatório feito de um qualquer material caríssimo!, mas que tinha um design bonito mas pouco funcional (ao ligar a torneira a água saltava toda logo), e para acabar em grande, uma TV LCD 32' BANG&OLUFSEN, que para quem não percebe lá muito de tv's, custava 4000 EUROS!!!!!!! É o primeiro hotel que fico hospedado em que a TV é mais cara que o preço de alojamento. E depois ainda tinha esta bonita vista da varanda do quarto.


ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Vista_zps050afa7d.jpg


E, quando saía do quarto deparava-me com isto:

ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_VistaF_zpsc27f0af8.jpg



Viremo-nos agora para os restaurantes. O hotel dispõe de 1 restaurante buffet (Caravela) e 1 temático (Madeirense), e ainda um que só abre em 2014, o Mediterrânico. Como este hotel tem ligação para o Pestana Porto Santo, podíamos ainda disfrutar do buffet Marés, e de ainda um outro restaurante temático (Luigi).

Usámos quase todos os dias o buffet do Colombos, tendo nunca usado o do PPS, já que estava sempre cheio. O restaurante Caravela, tinha sempre boa comida para todos os gostos, em todas as refeições, embora pudesse ter mais um pouco de variedade.

Quanto aos 2 restaurantes temáticos, no Luigi pedi uma pizza, que, sendo honesto, não estava muito má, mas também não estava muito boa, mas também é normal que não tenham alguém mesmo com experiência em fazer comida italiana.

Já no Madeirense, a história é diferente. Pedimos para todos um Espetada Madeirense, que estava muito boa, e recomendo que visitem este restaurante as vezes que poderem.

Não, não tirei fotos à comida.

Já nos bares, há um aberto na piscina de manhã e tarde, com bebidas e snacks, e ainda outro dentro do edifício, apenas aberto à noite com serviço à mesa, e oferta de cocktails e bebidas alcoólicas. A mesma coisa repete-se para o Pestana Porto Santo, mas com a diferença que neste último, o bar de cocktails (Sunset Bar), tem animação todas as noites embora algo repetitiva, 5 dias de música ao vivo, e os outros 2 com magia e performances ao vivo, tipo circo.

E, falando de animação há 1 homem dessa equipa que devo realçar em especial, o fantástico polivalente Luciano. Homem simpático, com quem fizemos amizade ao longo da nossa estadia.

ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Luciano_zpsbf72a059.jpg


E, para acabar com este tema, o Pestana Colombos, não tem qualquer programa de animação, toda a animação é realizada no PPS.

Viremo-nos agora para talvez a coisa mais importante que a ilha de Porto Santo tem para oferecer, a praia. Bom, vou ser honesto, não aproveitei lá muito a praia. Porquê? Bom, porque estava na maioria dos dias, sempre MAU TEMPO, quer dizer, não houve chuva nem nada disso, mas esteve sempre muito nublado e com muito vento.

Por isso, quando fazíamos as viagens para a praia, ficávamos sempre na areia, a apanhar sol, que não se deixem enganar, como nós, pelas nuvens, o sol queima. Fiquem com fotos da praia:

Acesso à praia:

ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Acesso_zps6168c4f8.jpg


Paisagens:

ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Praia1_zps66ad4c13.jpg


ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Praia2_zps93627817.jpg


ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Praia3_zpsa30b0179.jpg


ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Praia04_zps1f541425.jpg



Quanto a guarda-sóis, na paraia do Colombos, não há, apenas existem umas cabaninhas logo no início da praia que são um balúrdio (vêem-se em baixo da 3ª imagem da praia).

Já quanto às piscinas são poucas e têm pouca área e profundidade, embora quando o sol abrisse era bom dar um mergulho e sair, quando ele se ia embora. Também existe uma piscina exterior com uma temperatura mais agradável. Fotos das piscinas:

ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Piscina1_zps93ca46ef.jpg


ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Piscina2_zps1c740a33.jpg


E para acabar este report, fiquem com algumas fotografias do Pestana Porto Santo:

ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_PPS1_zps0770eb6c.jpg


ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_PPS02_zps85669702.jpg


Em cima, o lugar da animação, o Sunset Bar; em baixo e à direita, o Luigi; e em baixo e à esquerda o Buffet Marés:

ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_PPS3_zpsa24a24e2.jpg


Conclusão: Foram umas férias muito boas, algo sossegadas, já que estava pouca gente, mas o que faltou aqui foi o bom tempo, para serem possíveis mais uns mergulhos. Recomendo a quem quiser passar umas férias descansadas e sossegadas.


PS: Durante a nossa estadia, tivemos o prazer de sermos inaugurados pela Sua Excelência, Sr. Alberto João Jardim! Infelizmente não consegui tirar-lhe uma foto, (porcaria de câmara, sempre sem bateria...). Mas para provar isto fica aqui esta:

ai1350.photobucket.com_albums_p777_DDDRF_Placa_zps0394ddf4.jpg


Agora quero a vossa opinião, já que este foi o meu primeiro report, sobre como posso melhorar. E, já agora se tiverem mais algumas dúvidas, eu esclareço.
 

Zahir

Membro Conhecido
Obrigado por nos dares a conhecer o Colombus.

Já estive no Pestana Porto Santo e realmente tem muita qualidade. Esse parece ainda mais luxuoso!!!

Cump,
Zahir
 

LaMart

Membro
Bom report!
Pena o tempo não ter estado totalmente de feição... e o «caos» no aeroporto também acredito que tenha sido, naturalmente, stressante...
Adorei as condições do hotel! Esse TI fica em quanto por pessoa? Em que agência?

Cumprimentos!
 

DDD

Membro Ativo
LaMart disse:
Bom report!
Pena o tempo não ter estado totalmente de feição... e o «caos» no aeroporto também acredito que tenha sido, naturalmente, stressante...
Adorei as condições do hotel! Esse TI fica em quanto por pessoa? Em que agência?

Cumprimentos!
Não sei quanto por pessoa, mas por 2 adultos e 1 criança (10 anos) ficou-me por 2500 euros, reservei na Soltrópico através da Halcon.
 

AnitaF

Membro Ativo
Olá,

Obrigado por partilhar este novo Hotel.

Parece interessante e tem a vantagem de ser bastante próximo/viagem curta.

Em miúda passei 2 temporadas em anos seguidos de 2 semanas em Porto Santo com os meus avós, foi lá que aprendi a nadar :), ficou para sempre no meu coração.

Depois disso já lá voltei mas apenas a partir do Funchal onde estava a passar féiras, no Lobo Marinho (navio) e apenas por um dia.

Uma opção a ter em conta, o preço não é muito acessível mas há que ter em atenção a qualidade do resort e que tudo o que vai para Porto Santo é por via marítima ou aérea.
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pelo report. Tem muito bom aspeto esse hotel, e pelas fotos, nota-se perfeitamente que ainda é recente, pois parece ainda ter pouca afluência e parece ainda tudo "deserto" e composto :)

Os 2500€ foi 1 semana?
 

DDD

Membro Ativo
Tiquiss disse:
Olá,

Obrigado pelo report. Tem muito bom aspeto esse hotel, e pelas fotos, nota-se perfeitamente que ainda é recente, pois parece ainda ter pouca afluência e parece ainda tudo "deserto" e composto :)

Os 2500€ foi 1 semana?
Sim, 1 semana.
 

JPRS

Membro Novo
Agradeço DDD pelo seu report.

Eu tenho viagem marcada para esse hotel Colombos de Porto Santo para o início de agosto (já falta pouco...) e gostaria que me informasse, por favor, do seguinte:

a) levo comigo (somos um casal) a minha filha mais nova de 20 anos, que é muito dada ao desporto (voleibol, desportos náuticos, etc.). Ultimamente, temos ido para as Caraíbas, e ela tem-se regalado com todas aquelas atividades que acontecem na praia, quer as organizadas pela "animación" dos hotéis Riu, Iberostar, etc., quer aquelas que se compram/alugam na praia (jetski, parasaling, canoagem, mergulho, viagens de barco/katamaran, etc.). Lá no Colombos de Porto Santo há alguma coisa disso? Existem atividades de praia onde a miúda e até eu próprio nos possamos entreter?

b) Para além da "vida de hotel", e para não estarmos os 7 dias "fechados" no resort, aconselha-me alguma viagem/atividade no exterior? Já procurei na internet e vi apenas uma possibilidade, a de um "Jeep Safari"... O amigo DDD, quando lá esteve, realizou algum passeio/visita/excursão/aluguer de viatura que recomende?
É que se eu tiver o mesmo azar que o amigo DDD teve - apanhar mau tempo - tenho forçosamente que encontrar alternativas, já que não consigo "ficar fechado" no hotel, para além de, pessoalmente, gostar muito de conhecer a realidade (natural, social e cultural) dos locais que visito. Faço isso em todos os destinos para onde vou de férias e com Porto Santo, espero, não será diferente (por mais minúscula que a ilha seja... gostava de ficar a conhecê-la). Dá-me algumas sugestões?

c) Quer eu próprio quer a minha família NÃO somos gente de "piscinas". Pelo contrário, adoramos o MAR e tudo aquilo que lhe está associado. Já estivemos em destinos longínquos e, curiosamente, em muitos deles regressámos sem nunca termos posto "o pé" sequer nas piscinas desses resorts. Está nos "genes" da família a ligação à vela e ao mar e uma certa... "alergia ao cloro". :D
Portanto, nestas férias (como em quaisquer outras) a nossa única preocupação é o MAR e a PRAIA. O amigo DDD diz no seu report que não há apoios de praia (??) e aqueles que existem (e que eu vi nas fotos) custam "um balúrdio". Então, pergunto: se estiver um "normal" dia de praia (eu vou no início de Agosto, portanto, será o mais provável), como é que os hospedes do Colombos usufruem da praia? Não existem aquelas habituais "palhotas/guarda sol" com camas espreguiçadeiras, como acontece na generalidade dos resorts? Colocam simplesmente a toalha algures na areia, como se estivessem na Costa de Caparica? Nem me diga que tenho de levar debaixo do braço, para um hotel 5 estrelas - pago principescamente como tal - um reles guarda-sol, só porque o hotel não dispõe desse indispensável acessório de praia? Imagino-me se tivesse uma criança pequena, ela ter que arrostar com o sol, na praia, apenas porque o hotel (supostamente de 5*) não tem os necessários apoios de praia. Ridículo!...
(Até já tenho receio de perguntar... e toalhas de praia, o hotel fornece-as gratuitamente (se é que as tem) ou será que também as temos de levar de casa? (Só faltará a lancheira e o termos...)

d) Pelo que depreendi da leitura do seu report, à noite depois do jantar pouco ou nada acontece, pouco ou nada há para fazer. Portanto, qualquer comparação com o que acontece nos resorts das Caraíbas é... mera ficção. Correto? Não há forma de contornar essa "pobreza"? Um local onde se possa fazer uma caminhada agradável, uma vilazinha pitoresca onde se possa ir a pé disfrutar o momento, sei lá... Não me dá um conselho/sugestão a este nível para o "after dinner"?

Desculpe se são muitas perguntas, mas como estou de partida para esse Colombos, tenho algumas preocupações que gostaria ver esclarecidas.

Muito obrigado.
 

DDD

Membro Ativo
JPRS disse:
Agradeço DDD pelo seu report.

Eu tenho viagem marcada para esse hotel Colombos de Porto Santo para o início de agosto (já falta pouco...) e gostaria que me informasse, por favor, do seguinte:

.......

Desculpe se são muitas perguntas, mas como estou de partida para esse Colombos, tenho algumas preocupações que gostaria ver esclarecidas.

Muito obrigado.
Olá JRPS, as respostas estão em cima.

Cumprimentos, e se tiver mais alguma dúvida, apite.
 

JPRS

Membro Novo
Olá DDD!

Agradeço as respostas.

Constato que esse hotel Colombos possui ainda muitas (demasiadas?) lacunas, que não o qualificam como um verdadeiro 5 estrelas, (corredores despojados da mínima decoração (pelo que vejo nas fotos não têm quadros, plantas,... uma "pobreza franciscana"), ausência de "apoios de praia", lobies sem música ambiente, ausência de animação para os mais jovens, etc.), mas... convém não nos esquecermos que estamos em Portugal, onde esse desmazelo infelizmente prolifera.

Também agradeço ao Sr. Ramiro a "mensagem privada" que me enviou com a indicação do link para o Tripadvisor. Na verdade, os ingleses são muito mais exigentes no serviço do que os "portugas" e não deixam passar em branco as deficiências de um hotel que "se vende" (e faz pagar) como um 5* mas que, efetivamente, está longe de o ser. É uma pena para o turismo nacional (como nós maltratamos a nossa "galinha de ovos de oiro"...), mas é, lamentavelmente, a realidade que temos.

Em agosto, eu estarei de férias nesse "Colombos" de Porto Santo e analisarei, eu próprio, as qualificações desse hotel e farei o meu juízo.

Entretanto, agradeço a todos os comentários que aqui deixaram.
 
Top