1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Report] Pesadelo - Barcelo Solymar Arenas Blancas

Tópico em 'Reports de Cuba' iniciado por dias a 12 Ago 2017 at 20:16.

  1. dias

    dias Membro

    121
    21
    18
    Boa tarde

    De forma a aproveitar uma promoção de última hora para Cuba, decidi com a minha mulher aproveitar e fazer a primeira viagem a Cuba, após vários anos para outras paragens das Caraíbas. Com cerca de uma semana de antecedência selecionamos o resort Barcelo Solymar, depois de umas pesquisas rápidas na internet e com a cotação no TripAdvisor a indicar este unidade hoteleira com o 7º melhor hotel de Varadero, apesar de alguns comentários maus como tantos outros hotéis em Cuba... mas decidimos arriscar e achamos que a chancela Barcelo daria alguma confiança e não deveria ser assim tão mau. Mas lá diz o ditado, barato e bom, não há quem!

    Chegamos a Cuba - Varadero por volta das 10h30 da noite e tínhamos uma viagem rápida até ao hotel de cerca de 30m, porreiro pois se fosse de Havana seriam 2h30m.
    Chegada ao resort, fomos os únicos a sair do autocarro o que já de si achei estranho, lobby do hotel agradável, sem receção com bebida de boas-vindas o que seria natural dado o adiantar da hora, check-in também rápido e siga a caminho do bungalow que nos foi atribuído.
    Saimos do lobby e começamos a tentar descobrir o nosso caminho pelo jardins normais de resort, onde passamos por fontes secas e por um bar de piscina onde só lá estavam alguns jovens já algo embriagados e a fazer algum barulho. Depois de cerca de 10m de trás para a frente à procura do nosso bungalow, lá o descobrimos o nosso bungalow de 2 pisos que pelos vistos parou nos anos 70. Assim que abrimos a porta começamos a ver onde tínhamos ido parar, paredes de madeira rachadas e com fita autocolante por cima para remendar, wc do piso de baixo imundo e com uma janela suja que nem abria nem fechava, mobiliário antigo e precisar de reforma urgente, no piso de cima o wc não estava melhor, tetos cheios de cotão e partidos, instalações elétricas partidas, armário da roupa com portas desencaixadas e sem se conseguirem correr na calha improvisada que lá tinha sido posta, frigo-bar cheio de ferrugem, etc...etc... safou-se as camas que pareciam razoáveis e com lençóis limpos.
    Decidimos dormir e ver na próxima manhã o que se poderia fazer numa possível troca de quarto... mas o pior foi conseguir dormir, com o barulho do aparelho central de AC que trabalhava no telhado das habitações e que não nos deixou dormir durante a noite quase todas, nem mesmo desligando o nosso próprio AC. Para além disso juntando aos nervos que já tínhamos ao ver onde estávamos enfiados o cocktail estava bem servido para uma noite impecável.

    Primeiras fotos dos bungalows:

    Na manhã seguinte bem cedo fomos diretos a praia e tentamos explorar o resort, pelo que apesar de encontrarmos estruturas partidas a caminho da praia a mesma foi uma agradável surpresa pois era o que procurávamos, com águas quentes e cristalinas, areal extenso... o que se gosta de encontrar nas Caraíbas.
    Apesar de tudo a má condição do manutenção do resort também se verifica na praia, onde vamos encontrar várias palhotas completamente partidas e assim permanecem sem alteração.

    Deixamos a praia e fomos explorar o interior do resort, passando pelas suas piscinas que das 3 disponíveis, 1 delas estava interdita completamente verde e cheia de fungos. E na manhã seguinte mais 1 delas ficou interdita por se encontrar imunda e cheia de gordura. Lá está nós pessoalmente também não vamos para as Caraíbas para estar nas piscinas, mas estas espelhavam as condições a que estávamos sujeitos.

    Deixando este belo cenário e convidativo para trás, fomos diretos ao pequeno almoço e só vos digo uma coisa e olhem que não sou muito esquisito... não consegui comer nada a não ser 2 pedaços de manga (afinal a fruta não engana). Buffet paupérrimo, sem higiene alguma, pão rijo, sumos feitos com água da torneira... escolhi um dos que estavam disponíveis e o sumo estava quente, pois não estava refrescado pela placa onde estava, pessoal de serviço com ar de poucos amigos o que acredito ao terem de trabalhar naquelas condições. Durante os almoços e jantar a que fui obrigado a usufruir daquele espaço a coisa não foi melhor, comida exposta (carnes e peixe) para seleção com moscas por cima, novamente pouca variedade, carrinhos de mão de transporte de loiças imundos, enfim... fico enojado só de pensar e nem tenho fotografias para mostrar tal a vergonha tive se o fizesse.

    Após a 'tentativa' de pequeno almoço, tivemos a reunião habitual com o operador local e a venda de excursões ao qual expusemos logo o nosso caso e o pedido urgente na mudança de hotel pois ali não queríamos ficar o resto das férias. A nossa representante da Cubatour foi atenciosa e apesar de estranhar o nosso pedido, pois para ela o hotel era bom, disse que, devido a ser Domingo, só no dia seguinte poderia fazer algo e assim combinamos ver opções no dia seguinte à mesma hora.
    Entretanto mudamos de bungalow para um melhor supostamente... mas ao que viemos a verificar só o barulho constante durante a noite tinha desaparecido e a cama agora era King Size... o resto era muito idêntico. Neste último até de chinelos tomamos banho dentro da banheira. :-O

    Com tudo isto vimo-nos obrigados a usufruir do que tínhamos durante mais 1 dia e conseguimos acabar o pesadelo mudando no dia seguinte de hotel para o Mélia Varadero das hipóteses disponíveis com o respetivo acerto de valor e conseguindo desta forma aproveitar condignamente o restante período de férias.
    O report deste Melia Varadero irei fazer numa outra publicação pois as diferenças são da noite para o dia. :-D

    NOTA: Foi formulada por nós uma queixa ao operador Jolidey referente a este caso e no qual aguardamos resposta pelo departamento de qualidade.

    Aqui deixo mais alguns pormenores do resort Barcelo:
    Ares-Condicionados diversos na cafetaria

    Mobiliário partido

    Fontes secas

    Pulseira que desbota e suja a roupa com a tinta
     
    Lady_R, d3ci0, Deni e uma outra pessoa gosta disto.
  2. andreia123

    andreia123 Membro Ativo

    131
    51
    28
    Medo!!! Felizmente conseguiu safar-se desse pesadelo! Imagino ter que passar toda a semana aí...
    Vou em setembro para o Sol Palmeras que também pertence ao grupo Melia, vamos ver como corre :)
     
  3. Ricardo_7

    Ricardo_7 Membro Conhecido

    1.927
    1.488
    193
    Olá,

    Obrigado pela partilha e principalmente pelo o alerta para todos os que pensam ir para esse hotel ficaram com uma ideia recente de como está :/ De facto, muita coisa parece estar mal e infelizmente o descuido nota-se à grande, aliás, parece algo assombrado e nojento mesmo, diria eu. Não querendo ser intrometido, mas se possível, seria bom depois mostrar a resposta que obtiveram por parte do operador pois poderá ser uma mais valia para quem corra algo semelhante.

    Espero sinceramente que consigam ganhar algo positivo com a reclamação e que não seja apenas mais uma que pouco ou nada fazem :/

    Boas viagens :)
     
    Última edição: 13 Ago 2017 at 00:10
  4. dias

    dias Membro

    121
    21
    18
    Obrigado.
    A ideia é mesmo alertar para que não cometam o mesmo erro que eu. Convém ver bem tudo antes de marcar, principalmente para Cuba.
    Assim que tiver resposta, aqui a apresentarei. Espero sinceramente que não seja chapa 5...a ver vamos.
    Cumprimentos
     
    Minhota80, Deni e Ricardo_7 gostam disto.
  5. yara

    yara Membro Conhecido

    3.105
    1.194
    273
    Realmente... :eek::eek::eek:

    Cuba é conhecida por não ter hotéis tão bons como os outros sítios das Caraíbas (México e República Dominicana) mas realmente esse hotel é um degredo.

    Fui duas vezes a Cuba.
    Na 1ª vez fiz combinado Havana + Varadero. Em Varadero fiquei no Barceló Marina Palace e na altura em que estive em Varadero estava a passar lá o Furacão Wilma e tivemos de ser transferidos para o Varadero 1980 que nada tinha a ver com o hotel onde estávamos mas foi a opção que foi possível para as pessoas estarem em segurança...

    Na 2ª vez fiquei em Varadero no Tryp Península Varadero e até gostei muito mas em algumas coisas notava-se que não era um hotel 5* como outros das Caraíbas...

    A mim por acaso aconteceu-me uma coisa semelhante em Punta Cana, com o antigo Riu Taino 5*, que também achei muito mau.
    Na altura tive de ficar lá mais 2 noites e depois fiz upgrade para o Riu Palace Punta Cana (pagando o respectivo valor por pessoa por noite).
    É sempre bom alertar as pessoas para que outros não caiam no mesmo erro.
    Obrigado pelo alerta.
     
    Última edição: 13 Ago 2017 at 02:07
  6. cRaZyzMaN

    cRaZyzMaN Membro Ativo

    514
    238
    43
    O hotel está a cair de podre.
    Não renovem isso que não é preciso.
     
    Editado por um moderador: 13 Ago 2017 at 14:58
  7. rum

    rum Moderador Membro do Staff

    2.029
    1.205
    223
    Um pena e muito estranha esta situação. Estive neste hotel há 10 anos atrás e na altura não comprometia em nada e tudo estava funcional, tive um problema com uma torneira que foi prontamente resolvido e se bem me lembro também um problema com o ar condicionado que também foi resolvido. Mas acho muito estranho toda a situação, e sem duvidar do relato porque as fotos comprovam isso, mas há relatos recentes (com 1 mês e meio), aqui no portal, de que estaria tudo bem no hotel. Barcelo Solymar Arenas Blancas Junho 2017
     
  8. dias

    dias Membro

    121
    21
    18
    Pois 10 anos fazem muita diferença...mas também estranho esses relatos recentes, pois foram esses que não me alertaram para o estado em que se encontra o resort.
    Sei que não somos todos iguais e pode haver pessoas que para si até nem está mal ou não querem assumir, mas uma coisa é mau estado outra coisa é negligência, falta de higiene e total falta de respeito por quem usufrui daquele resort que não paga assim tão pouco.
    No entanto não tive oportunidade de ver as condições dos quartos do Arenas Blancas e nesse aspecto não posso opinar, mas seja como for esses hóspedes encontram e usam as mesmas instalações do Solymar.
    Eu felizmente tenho muito por onde comparar e este de longe foi o pior onde estive.
     
  9. Luis Santos_5496

    Luis Santos_5496 Membro

    49
    35
    18
    Boas a todos, esse hotel não é digno de estar num folheto de viagens aqui na Europa para venda .
    É do conhecimento geral que os hotéis em Cuba não são iguais aos da RD e MX, mas tem de haver um mínimo aceitável para receber os hóspedes .
    Eu aqui só culpo as cadeias hoteleiras e o diretor da cadeia Barceló em Cuba, que permite que uma espelunca dessas esteja aberta ao público, porque eu se vou para uma cadeia de hotéis no México, por exemplo a cadeia Riu, gostei, tenho um serviço de excelência, obrigatoriamente deveria de ter o mesmo serviço em Cuba ou noutro país qualquer.
    O conselho que dou é mandar as fotos para a sede da Cadeia Barceló, e o mínimo que eles deveriam de fazer era devolver o dinheiro que pagou para ir para outro hotel.
    Estive há 6 ou 7 anos no Riu Lupita, e quem conhece sabe que na altura não era nenhum luxo, em comparação com outros, mas uma coisa que me surpreendeu foi a limpeza (entre muitas outras coisas), dava para comer no chão do quarto, nas 7 noites que passei lá.
     
    Editado por um moderador: 13 Ago 2017 at 13:12
  10. d3ci0

    d3ci0 Membro Conhecido

    363
    255
    103
    Meus Deus:mad::mad::mad:!!!
    Como é possível!!! Acho que morria de desgosto!:(:(
    Muito obrigado pelo aviso! Espero que tenham mais sorte para a próxima!!!;)
     
  11. Nuno Costa_10628

    Nuno Costa_10628 Membro

    22
    41
    13
    0.0 que medo, realmente é inaceitável que esse tipo de situações aconteçam, com restrições ou não, é vergonhoso que vendam estadias aos clientes em condições tão más!!!
    Cada vez mais me convenço que fiz uma boa opção quando escolhi o Blau.
     
  12. PauloNev

    PauloNev Moderador Sénior Membro do Staff

    3.414
    2.921
    273
    Obrigado pela partilha.
    Realmente e julgar pelas fotos e pelo seu testemunho esse hotel devia estar fechado para remodelações.
    Atenção que os hotéis em Cuba tem uma gestão " público-privada" o estado tem uma grande quota parte de responsabilidade no que se passa.
    Espero que a proxima viagem corra melhor.
    Boas viagens ;)
     
  13. Luís Lopes

    Luís Lopes Membro

    85
    90
    18
    Boa noite a todos. Uma dica que pode ser é acho que é importante: na escolha dos hotéis em Varadero, quanto mais afastados do Centro de Varadero, melhor. O que não é o caso do solymar. Eu, voltando a Cuba e a não ser que entretanto aconteça uma calamidade, voltaria a ficar no Sol Palmeras. Excelente relação qualidade preço!!
     
    andreia123 gosta disto.
  14. Eloisa Loureiro

    Eloisa Loureiro Membro Ativo

    288
    124
    43
    QUE MEDO!!!
    De facto pagamos bem pelas ferias e depois termos isto é muito triste!
    Ainda bem que se resolveu o problema!
     
  15. rmonteiro

    rmonteiro Membro Conhecido

    1.588
    787
    153
    Ufa, ainda bem que li primeiro o report do Melia...
    Quando achamos que vamos para um paraíso de ferias e calha algo deste género...:mad::eek:
     
    Editado por um moderador: 16 Ago 2017 at 18:57