Novidades

[Report] Peru - América do Sul 2016

Nadia Guerreiro

Membro Ativo
Olá viajantes do mundo, desta vez deixei a Ásia e fui conhecer outro novo continente. Desta vez a viagem centrou-se no Peru, Equador e Colômbia, mas neste report vou-me centrar apenas num país, Peru.
Aqui podem ver o vídeo que resume rápido toda a viagem:

Preço viagem avião: 621 euros (multi-city). Voei com a companhia Ibéria. Avalio a companhia em nota 6 em 10.
Porto- Madrid;
Madrid- Lima;
Bogotá- Madrid;
Madrid- Porto.
Atenção, os voos internos na América do sul são um absurdo de preço, muito caros. Daí a escolha de fazer multi-city ao invés de voltar para o Peru. O preço do avião entre Colômbia e Peru ainda saía mais caro que de Portugal para América do sul.

Moeda Peru- Soles
1 Euro = 3,65 Soles (Cambio de Novembro de 2016)

Transportes no Peru: Não existe comboios, e as viagens de avião são muito caras, por isso o transporte mais usado no Peru é o autocarro. Existem bons autocarros, e em viagens longas aconselho a viajar na categoria VIP, apenas uns Soles mais caro, mas em termos de conforto é uma diferença grande e vale a pena, acreditem que eu experimentei ambos e em algumas viagens passei mal e arrependi-me muito de não ter dado mais uns Soles, por questões de poupança, e fazer a viagem mais tranquila.

Peru
Chegada a Lima, capital do País peruano, dia 27-10-16.
Escolhemos Miraflores para nos hospedarmos, com base em muitos blogs que li, é um bom sítio para acomodação e para onde vão muitos backpackers.
Hostel em Miraflores- 151 Backpacker hostel B&B (151 Backpacker Hostel B&B, Lima, Peru)
P.S- Não se compara os preços com a Ásia, claramente que na América do Sul é tudo mais caro e são raros os hotéis que retiram o dinheiro do cartão de credito. Muitas vezes criava cartões no MBnet, mas não servia de nada pois eles só aceitam pagamentos em dinheiro na hora ou passar o cartão na maquina, ou seja todos os hotéis ficavam sempre 1.50-2€ mais caros com as taxas do cartão e do Banco.

Existem muitos avisos sobre a segurança em Lima, pelos vistos é uma cidade perigosa onde por um telemóvel são capazes de dar um tiro, isto dito por pessoas locais. Portanto, apesar de eu não ter sentido qualquer tipo de insegurança, cuidado a andar na rua a horas tardias e de apanhar qualquer tipo de táxi, há muitas histórias de turistas que são assaltados pelos "maus" táxistas.

Do aeroporto para a cidade de Miraflores- Um pouco contra aquilo que acabei de escrever, eu saí fora do aeroporto de Lima, para a estrada principal e tentei negociar aí um preço com taxistas que passavam na estrada. A verdade é que dentro do aeroporto o preço do táxi é de 50 Soles, e cá fora consegui por 20 Soles, mais de metade do preço. Por isso quem não tem receio, saia para fora do aeroporto e negoceie o preço.

#Dica: Saquem a aplicação para o telemóvel PortalBus para poderem ver e comprar as viagens de autocarro no Peru. É possível ver os vários trajectos, escolher a companhia de autocarro que preferirem, reservar os lugares, e é um site de confiança. Basta comprar a viagem através da aplicação, pagar (eu pagava sempre via MBnet) e antes de embarcarem na viagem, buscar os bilhetes no balcão (na rodoviária na qual se encontra a companhia) que já se encontram imprimidos.
P.S- Por norma, no Peru, paga-se uma taxa antes de entrar no autocarro.

Miraflores, Barranco e Lima

O que visitar em Miraflores:
- Larcomar (shopping de Miraflores onde tem uma vista alta sobre a avenida que é contornada pela praia);
- Parque do Amor (famosa estátua do amor);
Conhecer o Bairro Barranco: Parte histórica central.
(Parque do Amor)

O que visitar em Lima:
- Plaza San Martin;
- Plaza de Armas;
- Convento e Igreja San Francisco;
- Basílica de Lima ( Na plaza de Armas);
- Parque de Água (Vale a Visita à noite).

(Parque de água)
Cusco
Avião Lima- Cusco (Peruvian Airlines) cerca de 80 euros cada pessoa, com mala de porão (Eu avisei que os voos eram caríssimos. Existe a opção de autocarro, mas seriam cerca de 14 horas na estrada, enquanto que o avião em menos de uma hora chega ao destino).
Snack incluído no voo.

Apanhei táxi do aeroporto de Cusco para o centro da cidade. Mais uma vez devem sair do aeroporto e apanhar o táxi fora deste (o aeroporto é muito pequeno). Negociado conseguiram pagar 10 Soles pelo trajecto.
Ao sair do táxi para subir a estrada até ao hostel senti uma ligeira tontura, e poucos passos depois já estava cansada e com o coração acelarado, pois é pessoal, Peru é conhecido pelas grandes altitudes do nível do mar o que causa o conhecido "soroche" (o mal da montanha) que é nada mais os efeitos da altitude nos humanos, que ocorre normalmente acima dos 2400 metro de altitude (Cusco já se encontra a 3.400m) portanto é muito normal e muito provável que quem se dirigir a Cusco ou a outras cidades com altitudes altas possa sobre desses efeitos, são eles por exemplo:
- Tonturas;
- Fadiga;
- Vómitos, falta de apetite;
- Dores de cabeça;
- Insónia;
- Diarreia; entre muitos...
E para minimizar esses efeitos é preferível ficar uns dias em Cusco para se ambientarem com a altitude, comer comidas leves, nada de grandes esforços e, aconselhado pelos peruanos, muito chá de coca. Podem ingerir em chá, rebuçados ou caramelos, mascar a própria folha, enfim o que não falta lá é folha de coca. Beber muita água para ficarem hidratados também é muito importante. Engraçado que estou a dar os meus conselhos mas eu fiz exactamente o contrário, mal cheguei não resisti e fui conhecer o que a cidade de Cusco oferecia:
- Plaza de Armas (em todas as cidades do Peru existe plaza de armas);
- Plaza Regocija;
- Plaza San Francisco;
- Mercado San Francisco (optimo para compras típicas, e para quem não é esquisito com comidas, é um sitio óptimo e barato para se comer. Paguei 5 soles por um prato com arroz, ovo frito, abacate, salada e batata frita, tudo saboroso!);
- Pedra dos 12 ângulos.

(Plaza de Armas)

Hostel em Cusco- Jamuy Chilling House (Jamuy Chilling House, Cusco, Peru)

Tours em Cusco
O que não falta nesta cidade, na plaza de armas e nas ruas tipicamente peruanas, são casas que vendem as tours pelo que os turistas/mochileiros procuram. Existe algumas delas que é possível fazer sozinhos sem ser preciso pagar tour, mas para umas é preciso mais tempo, pois através de transportes públicos nem sempre passam nos locais a tempo e horas ou não passam sequer, e outras não compensa pois fica o mesmo preço que pagar tour e não há muitas chatices.
Basta procurarem melhor e fazer o choradinho e já conseguem pagar um preço muito razoável pelas tours, eu andei de casa em casa, a fazer choradinho e acho que os preços que consegui são boas referencias, por isso quem ler este report, não pague mais pelo que eu paguei.

Para o dia seguinte já reservei um tour para visitar a cidade de Chinchero, Moray, Maras e vale sagrado. O preço do transporte ida e volta, e almoço incluído, ficou por 50 Soles.

Importante: É preciso comprar um bilhete para visitar estas atracções (compra-se à entrada de qualquer uma desta atracções), e existe duas opções de bilhete:

- Boleto parcial (foi o que eu adquiri) : Tem um custo de 70 Soles e tem duração de 2 dias;
- Boleto Total : 130 Soles que tem duração de 10 dias com entradas em mais outros pontos históricos. Se comprar este bilhete, na apresentação do cartão de estudante e até 25 anos, consegue desconto e paga o preço de boleto parcial pelo boleto total.


30/10/16
7 horas da manhã e já estou na plaza de armas para me apanharem para dar inicio a tour (P.S- Por norma os tours em Cusco começam muito cedo, umas as 7 da manha, outras às 3-4 da manhã, por isso nem sempre compensa pagar hostel/hotel com pequeno-almoço incluído, pois não o vão conseguir come-lo).
Preparem-se também que as idas de autocarro são muitos extensas. Primeira paragem: Chinchero. Aqui as tipicas mulheres peruanas explicam tudo desde a construção dos seus trajes tipicamente incas ao tingimento de cores nos mesmo, as ferramentas utilizadas e um pouco do dia-a-dia delas, recebem-nos com um chá, e resumem de uma forma geral a sua cultura. Segue-se outra paragem para o mercado de Chinchero, onde podemos observar e claramente comprar os seus produtos, mas é um mercado conhecido por preservar o comércio inca, onde ao invés de dinheiro para comprar os produtos, "compram-nos" através de troca de produtos.


(Mulheres típicas trabalhando nos trajes incas)

Próxima paragem é Moray. Um sítio arqueológico no Peru. Segundo o guia estes círculos eram terraços de experimentos agrícolas, onde testavam sementes e métodos de colheita. O interessante é que em cada círculo há variação de até um grau de temperatura.

(Moray)

Seguimos para Maras, mais propriamente para as Salinas de Maras. Aqui terão de pagar mais 10 Soles cada pessoa para pagar a entrada (que não esta incluído no boleto).

(As Salinas de Maras)

Próxima: Ollantaytambo. Trata-se de um dos complexos arquitectónicos mais monumentais do antigo Império Inca.

Terminamos o dia visitando o último ponto, Pisac. E assim termina o dia visitando parte importante da história Inca, o Vale Sagrado dos Incas.

(Pisac)

31/10/16

A caminho de Machu Picchu, uma das 7 maravilhas do mundo!

Primeiramente, caso vá na temporada alta é preciso reservar e pagar os bilhetes de entrada para visitar a cidade perdida dos Incas, pois existe um número de limite de visitantes por dia, e mais vale ter a certeza que tem o "lugar" reservado.
Para isso, e como eu fiz, é preciso aceder ao site oficial do Machu Pichhu (MINISTERIO DE CULTURA - BOLETAJE VIRTUAL), depois selecionar o lugar a visitar, e seguido isto existe duas opções, uma delas subir apenas a montanha Machu Picchu, a outra opção será subir a Montanha Machu Picchu mais a montanha Huayna Picchu que é a montanha mais alta que vemos na foto, normalmente levam mais uma hora para subi-la e existe horários para a realização da mesma.
Depois da escolha da rota, terá de selecionar o dia e escolher o número de bilhetes, cada um (apenas para a montanha Machu Pichhu custará 152 Soles), caso escolha a opção de Machu Picchu com montanha Huayna Picchu o preço acresce para 200 Soles. Após isso basta fazer o pagamento (eu fiz via MBnet) e imprimir os bilhetes/comprovativos (no dia terão de trocar lá essas impressões pelos bilhetes oficiais, sem custo algum).

O próximo tema é também de extrema importância:
Como ir para Machu Picchu?


Existe algumas formas para lá chegar, desde as mais caras às mais acessíveis para mochileiros. Para quem prefere o conforto e não se importa de pagar uma boa nota, existe a possibilidade de ir de comboio descansadinho da vida. É a forma mais rápida de lá chegar mas a mais cara.
Se tiverem em Cusco terão de apanhar o autocarro para Ollantaytambo (Já incluído na tour Machu Picchu by train) e daí seriam cerca de 90 minutos de comboio até Àguas Calientes (última cidade antes de Machu Picchu).
Podem aceder a este site PeruRail para saber mais informações acerca do comboio mas não se assustem com o preço.

Outra opção será o caminho Inca Jungle, para os apreciadores de natureza e aventureiros e de quem dispõe de mais tempo para passar no Peru. Dentro desta existe a opção a Trilha Inca Clássica, que acaba por ser uma versão mais curta, onde serão 4 dias e 3 noites de caminhada até ao Machu Picchu, e existe a opção mais longa que seriam 15 dias. Dependendo da tour que escolherem algumas dispõem de desportos de aventura como zip line, canoagem, passeio de bicicleta, tudo uma questão de pesquisar melhor.

A opção mais barata, que foi a minha e a de muitos mochileiros será dirigir à Hidroléctrica e daí caminhar durante cerca de 2:30/3 horas (sem grandes paragens) até Águas calientes, e depois subir cerca de uma hora e meia até Machu Picchu.
Para quem esta interessado nesta opção vou especificar melhor. Existe a opção de apanhar uma van de Cusco (teriam de comprar o bilhete através de uma tour) e 5/6 horas depois chegariam a Hidroeléctrica. Daí caminhariam até Águas calientes. Esta opção teria o custo de 60/70 Soles, inclui ida e volta, existe casas a pedir mais pelo mesmo trajecto mas ou procurem por uma que peça menos ou então façam o choradinho para pagar menos, sempre.
Infelizmente, de tão cansada e ainda não muito ambientada à altitude acordei mais tarde, o que não me permitiu apanhar essa tal Van. Como tinha comprado a entrada para Machu Picchu para dia 1/11/16, e queria estar lá cedinho, tive de arranjar outra solução para lá chegar, e existe. Praticamente sai ao mesmo preço que pagar numa tour, por isso não compensa muito o trabalho, mas caso aconteça a voces também existe solução.
(As vossas malas podem deixar no hostel, eles guardam lá, levem apenas o essencial e o mais valioso).
O primeiro destino seria apanhar um táxi até à rodoviária no distrito de Santiago (4 Soles +/-). Daí comprar o bilhete de autocarro para Santa Maria (15 Soles), de certa forma o autocarro acaba por ser mais confortável que seguir viagem numa Van, pois existe mais espaço e casa de banho também. 6 horas depois chego a Santa Maria, à beira da estrada é onde eu fico, mas não tardou muito até começar a ouvir gritos de táxistas que lá estão para levar os turistas para o próximo destino, Santa Teresa. Viagem que dura cerca de 30-45 minutos, em terra batida, com muito pó à mistura. 10 Soles por pessoa para este trajecto. (preço médio 6-10 Soles, tentem baixar).
Como já estava escuro, de noite, foi preferível ficar a dormir em Santa Teresa e seguir o resto do caminho no dia a seguir bem cedinho.

01/11/16
O mesmo táxi que nos levou até Santa Teresa já estava as 5 da manhã a porta do hostel, como combinado, para nos levar até à Hidroeléctrica, nada mais que uns 30 minutos de caminho, não me lembro ao certo o preço que ele cobrou mas certamente que ficou entre os 5-10 Soles.
5:30h da manhã inicio a caminha para Águas Calientes. Praticamente não estava ninguém a essa hora a fazer o percurso, apenas nós e a natureza que acompanha a linha de comboio, porque na realidade este caminho é feito mesmo ao lado da linha, por isso é bem provável que aqueles que pagaram bem pelo bilhete de comboio, vos passe e vos cumprimente da janela.
Essencial um bom calçado pois andaram em cima de pedras 89% do caminho, mas vale a pena a caminhada, contem sempre com 2 horas e meia, 3 horas, não tentem perceber se falta muito ou não, basta ir e descontrair com a beleza da paisagem. O caminho é sempre em frente junto a linha do comboio, e a meio do caminho devem encontrar um restaurante, sempre um pouco mais caro mas já é de prever, por isso se puderem levem comida e bebida convosco. Informo já que em Águas Calientes é tudo mais caro, pois para a comida chegar lá tem de vir de comboio e já vem com uma taxa acrescentada por isso mesmo.
2 horas e 20 minutos, foi o meu tempo de caminhada, parecia que nunca mais chegava, estava ansiosa de ver o nascer do sol na montanha, mas já não fui a tempo disso.
Depois de chegar a Águas Calientes, sempre em linha recta, hão de reparar nos autocarros verdes que acompanham uma fila de turistas, essa será uma opção para subir mais rápido até à montanha. 12$ cada viagem de autocarro, duração de 20 minutos, se subirem e descerem a viagem custará 24$, por isso sugiro que subam de autocarro mas desçam a pé da montanha para Águas Calientes. (P.s- a descida pode ser um pouco íngreme e com muita escadaria e não aconselho a quem tem problemas de joelhos). Quem quiser pode subir a pé, mas levará com mais uma hora e meia de caminhada.
Facilmente encontrarão a bilheteira para comprar os bilhetes de autocarro, e para quem apenas só tem a impressão do bilhete para Machu Picchu (quem fez através do site) terá de se dirigir a um compartimento, uns 250 metros da bilheteira, em direcção ao centro da cidade, para os trocar por bilhetes.

E quando menos se espera, estamos a pisar a montanha repleta de história e Lhamas.
É indescritível a paisagem pela qual presenciamos, não existe foto nenhuma que retrate realmente a beleza daquele lugar que visitá-lo pessoalmente e olhar com os nossos próprios olhos, que sentir o vento e o sol que recai sobre os nossos minúsculos corpos humanos que percorrem esta grandeza no qual os Incas construíram. É um lugar obrigatório a visitar, impossível não gostar e apreciar este lugar. Perde-se horas a olhar para esta bela vista e explorar os caminhos e as construções que ainda lá permanecem, é possível observar também os privilegiados que lá vivem nesta maravilhas, os Lhamas.


(Machu Pichhu)

#Dica: Levem bananas com vocês, ou outra fruta. Conseguiram obter mais atenção dos Lhamas e fazer com que eles se cheguem bem mais perto de vocês e desta forma e com isso tirar algumas fotos engraçadas com eles.



Fazia um tempo maravilhoso lá em cima, quando o sol batia era bem forte, por isso não se esqueçam de levar protector solar, muita água e certamente agasalho para quando o tempo esfriar.

#Dica: Que tal o símbolo do Machu Picchu no vosso passaporte? Claro que é bem possível, levem o passaporte com vocês e à saída encontraram uma pequena bancada onde está lá a estampa com o ícone Machu Picchu para poderem carimbar o vosso passaporte. Não se esqueçam, pois a bancada passa despercebida e muita gente desconhece essa estampa, após ter encontrado a banca e carimbado o meu passaporte facilmente se formou uma fila de turista atrás de mim para marcarem o passaporte deles também.


Desfrutei deste cenário da Montanha umas 4 horas e chegou a hora de voltar pois ainda teria a caminhada de volta até à Hidroeléctrica. 1 horas sempre a descer da Montanha e sem parar no centro de Águas Calientes dou inicio à caminhada de regresso.
Desta vez não irei fazer o mesmo caminho de volta, existe a possibilidade de apanhar as tais Vans (aquelas que falei que se apanhava em Cusco) e ir directamente para a cidade de Cusco. Comprámos os bilhetes numa espécie de café/restaurante que se encontra quase a fim do caminho, para além de comida e águas também vendem bilhetes de Van para Cusco, que ficou 40 Soles cada um.
Cansada mas ainda maravilhada com o que a minha memória fotográfica captou ao longo do passeio por Machu Picchu chego a Cusco, já de noite, ao fim de umas 6 horas de viagem e dirigo-me ao hostel para descansar, com uma paragem pelo Mac Donalds no meio.

02/11/16
Dia de descanso e finalmente aproveitar o pequeno-almoço do hostel que está incluído no preço do quarto. Mais umas voltas pela cidade e chorar pelo melhor preço para a próxima aventura, o Cerro Colorado, ou melhor a Montanha Arco-íris. Trata-se de mais uma tour que atrai muitos turistas e apaixonantes de trekking, mas atenção, não é para qualquer um, pois a montanha fica a 5,300m de altitude, são muitos "mils".
Preço total: 90 Soles com o ingresso incluído. Os preços rondam pelos 150-100 Soles, sem bilhete de entrada, ou seja, a meio do caminho existe uma mesa com um peruano que cobra 10 Soles para quem passar caminho para a montanha. Os 90 Soles já tem o ingresso incluído, o transporte, guia, oxigénio, comida, e coca.
É favor deitar cedo pois entre as 3:30- 4h da manhã já andam a recolher o pessoal à porta dos hotels para seguir viagem.

03/11/16
Cerro Colorado, Montanha Arco-Íris

3:15h da manhã e toca o alarme. Porque é que as tours aqui no Peru são todas antes do o sol nascer? Custou levantar, mas tem de ser, desculpa cama, não nos conhecemos à muito tempo mas estava a gostar de passar tempo contigo, infelizmente vou te deixar pois algum peruano não tarda tocará à campainha do hostel e tenho de estar pronta para partir para mais uma aventura.
Já no autocarro, adormeço e dou por mim já com a Van já a estacionar perto de umas casas locais no meio do monte, será aqui que iremos tomar o pequeno almoço, composto por pão, manteiga, café, leite com chocolate, chá e salsichas. Aproveitei e levei comigo algumas folhas de coca do pequeno-almoço, iria precisar. Não se esqueçam de levar mantimentos para irem petiscando ao longo do caminho, nada muito pesado, mas algo que vos de energia para a caminhada.


Mais 15 minutos de Van, 5 minutos de palestra do nosso guia, e 4 passos dados e já o coração bate a mil. Encontramo-nos a 4.300 metros de altitude e sente-se bem a falta de oxigénio, é preciso ir devagar, controlar bem a respiração e poupar algumas energias até o corpo se ir habituando à atmosfera.
Mais uma vez serão umas 3 horas de caminhada, sempre a subir, quando pensas que já subiste e que estas perto de chegar enganaste, ainda falta metade do caminho.
Para os mais preguiçosos e os com mais dificuldades é possível pagar para fazer o caminho de cavalo. Tem o custo de 70 Soles ida e volta, e 50 Soles só a subida. Não se preocupem que ao longo do caminho haverá sempre cavalos disponíveis caso seja preciso, não se esqueçam de negociar o preço.
Com alguma dificuldade, pois não é tarefa fácil, dores de cabeça, mas sem nunca desistir vejo de longe o destino final, a montanha arco-íris, antes dela ainda existe uma subida que parece nunca mais acabar. Quando se chega, é este o panorama que se visualiza. Mais uma paisagem linda deste lindo País.
O guia dará uma breve explicação acerca da montanha e das cores que possui e não tarda muito e já é horas de voltar a fazer a caminhada de volta, pois lá em cima também faz mais frio, um frio gelado.
A viagem é repleta de paisagens lindas das montanhas que rodeiam durante a nossa caminhada, já por isso já vale a pena, falo para os que realmente apreciam a natureza.
Em média o caminho ida e volta são cerca de 15 kilm, mas uns 15 kilms difíceis devido à altitude que nos encontramos. Na volta sim, foi bem perceptível o qual longe e cansativo foi o caminho para a montanha.



Chegámos todos à Van, parámos no mesmo local do pequeno-almoço para desta vez almoçar e uma hora depois estamos a caminho de Cusco. Com alguma pressa em cima pois nesta noite irei viajar de autocarro, maneira que poupo uma noite no hostel, e estarei no dia seguinte noutra cidade peruana, Arequipa.

A primeira escolha foi a companhia Oltursa, que para mim esta no top 3. Cerca de 9-10 horas de viagem, ficou por 100 Soles cada lugar, mas lugar VIP. Vale muito a pena escolher esta opção para viagens longas, pois em termos de conforto é muito melhor, para além de mais regalias que um lugar normal, mais espaçoso, comida, televisor individual (alguns) e almofada e mantas para cobrir durante a noite.


#Dica: Independentemente tentem levar um melhor agasalho ou manta ou mesmo toalha nestas viagens para se cobrirem, nem todas as companhias oferecem mantas, e é sempre outro conforto quando nos tapamos com algo mais aconchegante.

04/11/16

Arequipa
Mais uma cidade muito conhecida e destino para quem viaja pelo Peru. Chama-lhe a cidade Branca devido a cor das pedras vulcânicas usadas nas construções, pois esta cidade é rodeada por 3 vulcões: Misti, Chachani e Pichu Pichu.
Facilmente encontram um táxi nesta cidade, acho que toda a gente decidiu trabalhar no mesmo ramo, por isso basta um sinalzinho de mãos perto da estrada e em poucos segundos para um táxi à vossa disposição.
O que visitar em Arequipa:
- Catedral de Arequipa;
- Mosteiro de Santa Catalina;
- Museu de Santoários Andinos, onde esta a famosa múmia Juanita que foi encontrada perto do vulcão;
- Plaza de Armas;
- Mirador;
- E a grande atracção: Colca Canyon.

(plaza de armas de Arequipa)

(vista do vulcão)

Colca Canyon, o segundo maior canyon do mundo, com uma profundidade de 4 160 metros. Infelizmente não fui pois para além de estar exausta ainda da correria em Cusco, também é um ponto de interesse um pouco mais caro em relação aos outros anteriores. Mas deixo aqui os preços e como ir caso vos interesse.

A tour para lá tem um custo entre 35-45 Soles, e partem às 3:30h da manhã (quase que conseguem perceber a razão de eu não ter ido, de facto arrependo-me agora, porque acredito que seja outra experiência mas também é gratificante acordar, tomar o pequeno-almoço com a vista do vulcão e aproveitar a cidade) e regressam a cidade as 17h da tarde. Apenas esta o pequeno-almoço incluído na tour, e para além desses custos terão de pagar o bilhete de entrada, obrigatoriamente, de 70 Soles.

Hotel em Arequipa: Home Sweet Home (Home Sweet Home, Arequipa, Peru)

#Dica: Comer o "helado de quejo" na plaza de armas ou nas ruas perto desta, muito famoso na cidade. O gelado é de baunilha, mas dão-lhe o nome de helado de quejo pois antigamente colocavam este dentro das formas do queijo. Muito saboroso.

05/11/16
Segue-se mais uma viagem nocturna de autocarro para a próxima cidade do Peru. Desta vez através da aplicação do telemóvel, a companhia será a Tepsa, por 40 Soles. Esta companhia já é mais fraquinha em relação à Oltursa, mas valeu pelo dinheiro.
Bom dia Ica!

06/11/16
Ica - Huacachina

Porque Ica? Ora bem, curiosa, quis conhecer e ver de perto um Oásis no deserto. Pois é, é aqui que esta o famoso Oásis de Huacachina, que é uma vila construída em torno de um pequeno oásis cercado por dunas de areia.


Hotel em Huacachina- Rochabus (Rochabus, Ica, Peru)

É aqui que podemos passaer pelas dunas douradas de buggy e fazer um sandboard. 30 Soles cada pessoa (com prancha de sandboard incluída) + 3,60 Soles de taxa para entrar no Deserto. Protegam-se, faz calor durante o dia, mas quando o sol se põe o tempo esfria e fica mais fresco.
Vale a pena este passeio, incrível como em apenas um país é possível ver montanhas, ver neve, deserto, calor, tudo se encontra aqui, no Peru.

(Vista do Oásis de Huacachina)

#Dica: Subam os montes de areia em torno da vila para ter um melhor panorama da Vila, se forem de dia, levem bom calçado, a areia está a escaldar, durante a noite agasalho, e vão antes de apagarem as luzes da vila, a vista é bonita quando a vila esta iluminada.


07/11/16
Para além do Deserto, Ica não oferece muito mais, por isso segue-se mais uma viagem de autocarro, ou melhor duas. A primeira será de Ica para Lima, mais uma vez com a companhia Tepsa, 60 Soles. Depois no mesmo dia à noite outra viagem de autocarro de Lima para Huaraz com a companhia Linea. Foi a melhor opção, pois tive de gerir melhor o tempo no Peru, ainda tinha dois países para visitar, e em segundo lugar se ficasse a dormir em Lima seria mais dispendioso.

 
Última edição por um moderador:

Nadia Guerreiro

Membro Ativo
08-09/11/16
Huaraz
Chegada à cidade de Huaraz, apanhar um táxi para o hostel (3 a 4 Soles), reservar a tour para visitar a famosa e linda laguna 69 para o dia seguinte, visitar um pouco a cidade e então descansar bem durante a noite, no dia a seguir terei de acordar cedo.

Hostel em Huaraz- Andescamp Hostel (Andescamp Hostel, Huaraz, Peru)

5 da manhã e já estou a porta do Hostel à espera que a tour me venha buscar. Não tardou muito e já estava eu no autocarro a caminho da cordilheira Branca. A tour custou 35 Soles, o pequeno-almoço não esta incluído. O autocarro faz uma paragem para podermos tomar o pequeno-almoço, os preços são em conta, varia entre 5-12 Soles dependendo do que escolherem. No meu caso levei comida comigo na mala por isso já deu para poupar esse.

Mais meia hora de caminho e será feita uma pequena paragem para observar e tirar algumas fotos na laguna chinancocha - Llanganuco, aqui já nos encontramos inseridos no Parque Nacional Huascarán. A cor desde lago e a paisagem já capta muita atenção e aumenta a expectativas para a grande laguna pela qual vim fazer esta tour.

(Laguna Chinancocha- Llanganuco)

15 minutos depois (de autocarro) e começa mais uma caminhada no Peru, e claro como sempre umas 2:30- 3 horas sempre a caminhar. Na minha opinião esta caminhada apesar das ultimas subidas até se faz bem, aliás depois do cerro colorado qualquer montanha destas é canja para mim :p


(Paisagens do caminho)

São cerca de uns 50 minutos de caminho moderado, depois segue-se uma subida em zig zag, existe alguns corta matos entre elas, dá para perceber bem alguns e subir por lá. Após essa subida vamos dar a uma laguna que se encontra lá no meio da montanha, mas apresenta uma cor mais escura, devido aos minerais que estão na água. Preparem-se , agora já não falta muito, mas têm uma boa subida pela frente, e claro a altitude influência sempre, a caminhada começa a ser mais puxada. As mudanças de temperatura também são constantes, ora faz calor ora faz frio, por isso levem agasalho para ambos os casos. Existem também vários riachos no meio do caminho (na altura que lá tive havia) e muitas vezes vemo-nos obrigados a passar para o outro lado do riacho, e nem sempre as pedras que nos permitem o caminho estão bem seguras e quando menos esperamos acabamos por pôr o pé na água, aconteceu a muita gente incluindo a mim, se puderem levem umas meias extras e uns sapatos para caso vos acontecer o mesmo trocarem no fim da tour.
Mais uma subida que nunca mais acabava e finalmente apercebo-me que estou a poucos metros da laguna... Acabo de fazer uma ligeira curva que impedia a visualização da paisagem e pumba.. eis com o que me deparo:

(Lagunas 69)

A tão famosa Laguna 69, e é de facto maravilhosa! Uma vista incrível que junta as montanhas brancas com a laguna azul turquesa. Foi dos sítios mais bonitos onde eu almocei e relaxei em toda a minha vida (levei umas latas de atum e pão e aproveitei para durante a paragem almoçar e ganhar alguma energia para voltar).


Aconselho a toda a gente que vá ao Peru não deixar de visitar esta laguna, vale muito a pena!
Após uma meia hora de paragem chegou a altura de regressar ao autocarro. O caminho de volta é muito mais fácil, é praticamente quase sempre a descer e num "instantinho" regressamos à base de onde partimos. 18:00 horas da tarde e já estamos na cidade de Huaraz, mais propriamente no Hostel. Espera-me um autocarro para a cidade de Trujillo às 21 horas, com a Linea, por 50 Soles.

10/11/16
Trujillo

Aqui apenas fizemos uma rápida passagem pelo centro, Plaza de Armas, e um saltinho à praia para relaxar um pouco de todos estes dias cheios.

(Praia)

Foi uma visita rápida em Trujillo, quase como um ponto de passagem para mais tarde apanhar um autocarro para dizer adeus a este lindo país, Peru, e seguir viagem. Cruz del Sur, lugar VIP, 16 horas de viagem, por 247 Soles. Bilhete caro, mas para uma viagem de tantas horas teria que viajar confortável, e acreditem, com este conforto nem dão pela viagem e pelas horas.

Próxima paragem será Equador!


Tipicamente Peruano...
Para quem visita o Peru não pode deixar de provar as suas coisas típicas:

- Chicha Morada

Este refresco tipicamente peruano é feito com o milho de cor roxa, o "maiz morado", que é fervido com especiarias e frutas e depois adoçado a gosto. É servido sempre frio ou gelado.



- O mate de coca
É ideal para amenizar efeitos da altitude. Não espere, porém, nenhuma sensação “diferente” ao tomá-lo. As folhas de coca, quando mascadas, provocam apenas um ligeiro amortecimento na boca e inibem a fome. (É para esta última finalidade que os índios as mascam…). Podem ser tomadas em chá também, ou em rebuçados/caramelos.



- Cuy (não provei mas é um prato muito famoso)
Porquinho-da-Índia, geralmente preparado na brasa.


- Carne de Alpaca


 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Mas que bela aventura :) num país lindíssimo.
Também estive no Peru o ano passado e adorei!
Gostei muito do report e fico a aguardar os do Equador e Colômbia (que espero um dia conhecer) ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Nadia,

Muito obrigado pela fantástica partilha! Que aventura! Espero um dia conseguir fazer algo parecido.
Obrigado pelo report e pelas dicas fornecidas :)

Venha agora o da China :p

Boas viagens :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Bem.....que cansativa mas extraordinária experiência! :)
Para além dos locais míticos, e obrigatórios, a natureza do Peru é qualquer coisa de fabulosa!
Adorei o report, a descrição, as dicas, numa palavra, fantástico!!!!
Obrigada pela partilha. Do melhor!!!! ;)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá Nadia,
Tão bom recordar este belo país, com tanta diversidade e espetacularidade, mostrando que o Peru tem muito mais do que Macchu Picchu!
Assim quase de repente, o Portal que tinha pouca informação sobre o Peru, passa a ter vários reports com informação bastante detalhada sobre o Peru (este, o da Paula Coelho e o meu), certamente, serão inspirador para termos mais portugueses a conhecer aquele destino.
Obrigado Nadia pela partilha. ;)
 

yara

Membro Conhecido
Que report fantásticooooo!
Obrigada pela partilha!
O Portal está cada vez mais rico em reports do Perú e é uma tentação para mim... :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

Nadia Guerreiro

Membro Ativo
Olá Nadia,

Muito obrigado pela fantástica partilha! Que aventura! Espero um dia conseguir fazer algo parecido.
Obrigado pelo report e pelas dicas fornecidas :)

Venha agora o da China :p

Boas viagens :)
Eheh claro que sim, basta quereres :p

Bem.....que cansativa mas extraordinária experiência! :)
Para além dos locais míticos, e obrigatórios, a natureza do Peru é qualquer coisa de fabulosa!
Adorei o report, a descrição, as dicas, numa palavra, fantástico!!!!
Obrigada pela partilha. Do melhor!!!! ;)
É lindo de facto, superou as minhas expectativas o Peru :D

Olá Nadia,
Tão bom recordar este belo país, com tanta diversidade e espetacularidade, mostrando que o Peru tem muito mais do que Macchu Picchu!
Assim quase de repente, o Portal que tinha pouca informação sobre o Peru, passa a ter vários reports com informação bastante detalhada sobre o Peru (este, o da Paula Coelho e o meu), certamente, serão inspirador para termos mais portugueses a conhecer aquele destino.
Obrigado Nadia pela partilha. ;)
Claro que sim, quanta mais informação melhor, da maneira que gosto de ler e saber dos sítios através daqui do Portal, tambem é sempre uma mais valia partilhar as minhas experiências cá para tentar ajudar e esclarecer dúvidas e questões sobre o país em questão! :D

Que report fantásticooooo!
Obrigada pela partilha!
O Portal está cada vez mais rico em reports do Perú e é uma tentação para mim... :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Vale a pena Yara! Peru te espera! eheh
 
Última edição por um moderador:

@MariaRita

Membro Novo
Ola..
Estou a planear uma viagem à Colômbia e Panamá agora para Abril 2018, mas não há muitos reports destes países.
Vi que estiveste la...mas apenas fizeste o report do Peru. Há alguma dica que recomendes para a Colômbia?
Obrigada pela ajuda e boas viagens
 
Última edição por um moderador:

Nadia Guerreiro

Membro Ativo
Ola..
Estou a planear uma viagem à Colômbia e Panamá agora para Abril 2018, mas não há muitos reports destes países.
Vi que estiveste la...mas apenas fizeste o report do Peru. Há alguma dica que recomendes para a Colômbia?
Obrigada pela ajuda e boas viagens
Olááaa Maria.. é verdade, há pouca informação aqui sobre Colômbia, e na realidade tive preguiça para escrever e acabei por perder alguma informação que tinha fresca na cabeça.
o que posso aconselhar? Primeiramente os aviões nesses países são caros, mas chegámos a voar com a vivacolombia que tem preços bem acessíveis marcados com antecedência, isto porque o outro meio de transporte lá é o autocarro, e leva-se muito tempo a fazer poucos quilómetros, as estradas deles não são tão boas como as do Peru, e os autocarros muito menos. Eles andam rápido e há muitas curvas, eu nem costumo passar mal com essas viagens, mas lá cheguei a sentir me algumas vezes enjoada com a condução deles.
Houve certas cidades que não fui e fiquei com pena, por isso também não ter tanto entusiasmo em escrever o report da Colômbia, mas acho que não deves perder o parque Tayrona (não fui). Cartagena é uma cidade muito gira cheia de cor. Guatapé igualmente, muito colorida, e tens a pedra del penol que merece a subida. Medellin, e se fores amante da série Narcos, então é muito interessante veres as cidades e tudo mais que estão relacionadas com Pablo Escobar. O ponto alto foi San Andres, uma ilha que pertence a Colômbia e é sem duvida dos melhores sítios para acabares a viagem, a relaxar. Há muito ainda, mas estou a falar por alto, se for ver as notas que tenho e as fotografias consigo te dar mais informações. Como vais para la?
Adiciona-me no face que assim passo te mais informações.. Nádia Guerreiro
Ps. o avião de Colômbia para o Panamá estava a um preço muito apelativo.
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Olá ! Bem que belos minutos que passei a ler o report !
O video está muito bom, depois a descrição que fazes e os pormenores de preços e dicas, excelente. ;)
Peru é sem duvida um País por onde quero ir "mochilar" sem duvida.. já dei por mim várias vezes a ver os voos etc..qualquer dia terá mesmo que ser.
Este report só vem reforçar o grande desejo de ir ;)
Obrigado :)
 

Bee

Membro Conhecido
Há muito ainda, mas estou a falar por alto, se for ver as notas que tenho e as fotografias consigo te dar mais informações.
Adiciona-me no face que assim passo te mais informações.. Nádia Guerreiro
Quem vê as notas e fotografias para partilhar com a Maria, partilha com o Portal :p
Tenho a certeza que seria muito útil para mais pessoas. Que tal? :D
 

Nadia Guerreiro

Membro Ativo
Quem vê as notas e fotografias para partilhar com a Maria, partilha com o Portal :p
Tenho a certeza que seria muito útil para mais pessoas. Que tal? :D
Eu sei que sim.. mas ando ocupada e nem sempre com inspiração para escrever ehehe ando a tratar agora do video da viagem e de dicas para o Report das Maldivas que ando a fazer :p
 
  • Gostar
Reações: Bee
Top