Novidades

[Report]- Perhentian Besar (Malásia) – Singapura Out 2018 (1)

Viajante S

Membro Ativo
Nesta viagem queríamos conhecer um pouco mais da Ásia, mas ao mesmo tempo conjugar com praia para podermos descansar. Fomos de 4 de Outubro, época mais barata devido à aproximação das monções, a 16 de Outubro. Entre dia 6 e 11 ficámos nas Perhentian Besar (Malásia) e de 12 a 15 ficámos em Singapura. Em Singapura praticamente não parámos.

Saímos do aeroporto da Portela às 14:15 com destino ao Dubai. A viagem durou cerca de 7/8 h. No Dubai trocámos de terminal e apanhámos voo para Kuala Lumpur, Malásia, a bordo do A380 da Emirates, tem net a bordo e 2 andares! Mais cerca de 7h de voo….

Chegámos à Malásia e aí foi o mais complicado. Trocar de terminal, tivemos de tirar bilhete de metro (é pago) e procurar a zona de voos internos.

Check in para Kota Bharu…. pela primeira vez tirei a etiqueta para a minha mala de porão e associei as malas ao nosso bilhete de avião com a ajuda de um funcionário, parece-me ser uma tendência para um futuro próximo, substituir as pessoas por máquinas e dar-nos mais trabalho a nós.

Aproveitámos para jantar no aeroporto, no restaurante menos ocidental. Supostamente comemos uns pratos típicos da Indonésia, super picantes!!!! Gastámos 29 MYR (1 euro = +/- 4.79 ringgits) no meu prato e no do meu marido. Cerveja, nem vê-la. Só conseguimos comprar umas latas Tiger, cerca de 8 MYR por cada.

Bem, só conseguimos chegar ao hotel em Kota Bharu no dia 5 pelas 23:40. Foi chegar e dormir. O hotel Grand River tem uma entrada que promete, mas ficasse mesmo por aí. Está muito envelhecido. O quarto era o básico, mas a cama valia mesmo a pena. Dormi como nunca!!!! Antes que me esqueça, levem as fichas que são compatíveis lá, aquelas com 3 entradas ou lá o que é!!!! No dia seguinte, 6 de Outubro, tomámos o pequeno-almoço (fomos em regime de alojamento e pequeno-almoço em todos os hotéis onde estivemos) e fomos ver um pouco da cidade. Detestei a parte que vi, muito pobre e suja. Por volta das 12h fomos de táxi, previamente reservado pelo hotel no dia anterior, para Kuala Besut, 80 MYR. Pretendíamos apanhar o ferry que faz a travessia até às ilhas Perhentian, no nosso caso, a Perhentian Besar Island. O nosso grande objetivo. Este percurso é cansativo, talvez hoje optasse por ficar 1 dia em Kuala Lumpur e visitar qualquer coisa.
 

Viajante S

Membro Ativo
Supostamente a viagem demora 1h, mas nós tivemos azar com o motorista e demorámos 1 hora e 35 minutos. Como tínhamos de ir trocar os bilhetes para o ferry com 30 minutos de antecedência as coisas não correram muito bem. Dirigimo-nos à loja para trocar os vouchers. A loja Sunny Travel estava encerrada. Felizmente os locais ajudaram-nos. Telefonaram para os donos da loja e 5 minutos antes do ferry partir já tínhamos os bilhetes. As pessoas são muito simpáticas e hospitaleiras.

Antes de entrarmos no ferry é nos cobrada outra taxa. Fica em 30 Myr por pessoa.

Entretanto, em vez de aparecer 1 ferry semelhante aos de Cacilhas (foi o k eu imaginei na minha inocência) apareceu uma lancha simples. Tivemos de arrastar a bagagem escadas abaixo e depois trepar para o “ferry“. Até chegar a Perhentian Besar a lancha quase voou. Foi uma experiência muito divertida.

Chegados a Perhentian Besar, fomos largados no pontão do PIR (Perhentian Island Resort). Subimos com as malas até à recepção e foi-nos atribuído 1 quarto. No quarto devem ligar o quadro para terem àgua quente e ar condicionado, só descobri com a ajuda de um casal português no último dia de férias .

Nos dias seguintes fizemos snorkeling. Aconselho que levem a máscara e as barbatanas. Pode-se alugar todo o material lá com excepção das barbatanas, ao que parece o governo impôs a proibição de aluguer/venda como forma de preservar os corais.

A zona do lado direito da praia em frente ao hotel é indicada para fazer snorkeling, mesmo junto às lanchas. Ainda não foi desta que comprei uma câmara xpto para tirar fotos debaixo de àgua. Resultado: não há fotos!!! ☹ Consegui vêr uma tartaruga, que veio para junto de mim (mesmo!!!!). No primeiro dia como não queria pertubar a “vida” dos peixinhos, fiquei bem quietinha a observá-los. Eis senão quando um peixinho tigre, julgo eu, resolve dar-me uma bicada, ao que parece são territoriais. A partir daí comecei a afastar 2 ou 3 cada vez que se aproximavam e deixaram de me chatear. Havia imensos corais, peixes, vi lulas, um polvo, acho, raias, um tubarão bebe, os nemos do costume, os peixes de cores verdes, azuis, néon, enfim…… um paraíso.
 

Viajante S

Membro Ativo
Do lado esquerdo da praia, a areia é super fina e limpa, ótima para quem quer ficar a relaxar, a nadar ou a brincar com as crianças. O hotel tem spa, o preço médio das massagens ronda os 100 MYR. É uma boa alternativa para dias em que chove. Fiz uma por 136 MYR, durante uma hora.

Também existe uma gift shop com o básico e uma zona para orar.

Os quartos são simples, mas todos têm janela, a cama é larga e têm frigobar (vazio). A limpeza não é diária, só nos fornecem 2 garrafas de água e 2 toalhas para o banho. Se quiserem secador têm de pedir na receção.

Para evitarem que as pessoas fumem são raros os cinzeiros que encontramos, como consequência disso vêm-se beatas no chão por todo o resort, e pior, na praia também. Daqui a uns anos lá se vai Perhentian Besar.

Um dos aspetos mais atrativos da ilha são os animais, os macacos andam à solta por todo o hotel, assim como dragões de Komodo, ou uma coisa do género, esquilos, morcegos, lagartos e… cobras bebes , pelo menos vi 2. A ilha está praticamente em estado selvagem, apenas junto à costa foram construídos vários resorts, ainda assim pequenos. Por isso os animais vão-se passeando por todo o lado.

Não é possível beber álcool neste resort, nem mesmo comprar e beber no quarto. Optámos, também por isso, por ir almoçar/ jantar ao hotel Barat. Este hotel serve comida típica muito saborosa e também fast food , massas e saladas. Podemos beber Carlsberg, Tiger, Singha, enfim uma variedade de cervejas. Para chegarmos ao Barat temos de fazer uma caminhada de 10 min, em que se sobe e desce escadas.

Os meus pratos preferidos: sticky rice (sobremesa) e a Tom Yam Soup ;) ;)

A praia do lado do Hotel Barat não é muito interessante, especialmente a que fica mesmo em frente ao Barat. Aconselho a passarem um tempinho a tomar um refresco e a ficarem a ouvir as orações na mesquita que fica na ilha Kecil. Adorei!!!!!

Também aproveitámos para visitar a Turtle Island, uma praia deserta. Claro que os turistas se juntam lá todos e deixa de ser deserta . Fiz snorkeling mas fora isso não achei nada especial.
 

Viajante S

Membro Ativo
Mais algumas fotos......
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Estive mesmo quase para fazer uma viagem bastante semelhante a 2 anos atrás, entretanto alterei os planos.
Muito interessante o report e certamente irei "melgar" quando for para essas bandas.
Boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha :D
Isso é que foi aproveitar ao máximo. O destino está na lista, para quando voltar à Ásia :D

Boas viagens :)
 

Viajante S

Membro Ativo
Muito obrigado pela partilha.
Estive mesmo quase para fazer uma viagem bastante semelhante a 2 anos atrás, entretanto alterei os planos.
Muito interessante o report e certamente irei "melgar" quando for para essas bandas.
Boas viagens ;)

Olá novamente Paulo!
Obrigada pela ajuda no report.

Paulo, não espere mais, este paraíso daqui a uns anos está invadido por turistas. É de aproveitar enquanto não é um destino como as phi phi.....

Vale a pena ir mas aconselho a irem em outra altura, não apanhei o melhor tempo.
 
Última edição por um moderador:

NunoCorreia

Membro Conhecido
não espere mais, este paraíso daqui a uns anos está invadido por turistas. É de aproveitar enquanto não é um destino como as phi phi.....
.
Não me acredito nisso, os preços que eles praticam por quartos de baixa qualidade afugenta o turista.
Eu tenho estado a ver várias opções em destinos de praia na Malásia e tudo o que vejo abaixo dos 100€/noite com 3 camas são sítios sem praia, piscina, pequeno-almoço. ou autênticas "espeluncas".
Estou a ver para Setembro.
 

Viajante S

Membro Ativo
Não me acredito nisso, os preços que eles praticam por quartos de baixa qualidade afugenta o turista.
Eu tenho estado a ver várias opções em destinos de praia na Malásia e tudo o que vejo abaixo dos 100€/noite com 3 camas são sítios sem praia, piscina, pequeno-almoço. ou autênticas "espeluncas".
Estou a ver para Setembro.
O resort era básico, mas devido à proximidade com a natureza, acho que atrai os turistas. Estamos quase no meio da selva! A praia era fantástica, tive uma tartaruga mesmo ao pé de mim, para quem gosta de snorkeling é ideal. A temperatura da água nem se fala e fui em Outubro mm em cima das monções. Apanhei chuva!!! Pode se ir para um hotel baratinho e depois ir para a praia de outro. Acho que só fui à piscina uma vez, era pequena, nada de Caraíbas, mas tinha um jardim à volta simpático. A alimentação pode-se ir comer a preços razoáveis no outro hotel que não tem praia, o barat. Mas também não conheço mais praias na Malásia. Gostava de ir a Langkawi (acho que não estou a adulterar o nome?!!!) Não sei se será muito diferente em termos de acomodações....
 

Sandro Trigo

Membro Conhecido
Viajante S, acredito que tenham desfrutado de um belo "relax" em Perhentian Besar (na Malásia), pois as fotos mostram uma bela praia, com a amena água do Oceano Índico e a sua bela cor Azul Turquesa, mesmo que o resort tenha um ar bastante simples.

Só para termos a noção do valor total desta vossa viagem (incluído a ida a Singapura, mas retirando a noite que estiveram alojados no Marina Bay Sands), a que valor ascendeu ?

Muito obrigado pela partilha
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
O resort era básico, mas devido à proximidade com a natureza, acho que atrai os turistas. Estamos quase no meio da selva! A praia era fantástica, tive uma tartaruga mesmo ao pé de mim, para quem gosta de snorkeling é ideal. A temperatura da água nem se fala e fui em Outubro mm em cima das monções. Apanhei chuva!!! Pode se ir para um hotel baratinho e depois ir para a praia de outro. Acho que só fui à piscina uma vez, era pequena, nada de Caraíbas, mas tinha um jardim à volta simpático. A alimentação pode-se ir comer a preços razoáveis no outro hotel que não tem praia, o barat. Mas também não conheço mais praias na Malásia. Gostava de ir a Langkawi (acho que não estou a adulterar o nome?!!!) Não sei se será muito diferente em termos de acomodações....
Eu pesquisei horas e horas e desisti depois de pesquisar: Langkawi, Perehentians, Tiemon, Pulau Besar, Borneo e tantas outras. é ridículo pedirem 100€ em média para 2 adultos e 1 criança APA. Ainda por cima, na altura em que vou (Setembro) é um feriado qq deles por isso peak season.
 

Viajante S

Membro Ativo
Viajante S, acredito que tenham desfrutado de um belo "relax" em Perhentian Besar (na Malásia), pois as fotos mostram uma bela praia, com a amena água do Oceano Índico e a sua bela cor Azul Turquesa, mesmo que o resort tenha um ar bastante simples.

Só para termos a noção do valor total desta vossa viagem (incluído a ida a Singapura, mas retirando a noite que estiveram alojados no Marina Bay Sands), a que valor ascendeu ?

Muito obrigado pela partilha
Mensagem privada.
 
Top