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[Report] Perú - setembro de 2009

PauloBR

Membro Ativo
Perú - setembro de 2009

Olá, aqui estou eu outra vez, com mais um report de viagem pela América do Sul.

Esta é a viagem mais recente que eu e a minha esposa fizemos. Estivemos 16 dias no Perú, onde visitamos as cidades de Trujillo, Arequipa, Huancayo e Lima.

Nós viajamos de avião de Porto Alegre (Brasil) a Lima pela TAM, com conexão em São Paulo. As passagens ida e volta pela TAM ao Perú custaram quase nada. Eu tinha uma boa quantidade de pontos nos meus cartões de crédito, que transferi para o programa de Fidelidade TAM. Isto permitiu a emissão das passagens prêmio desde Porto Alegre até Lima, por um custo de 120 Reais por passageiro (cerca de 46 Euros por pessoa).

Os voos internos no Perú foram comprados diretamente no site da LAN. Uma dica importante: comprem passagens áreas no site peruano da LAN. Nos sites para outros países não há os mesmos descontos que há no site peruano. Eu comprei passagens Lima-Trujillo, Trujillo-Lima, Lima-Arequipa e Arequipa-Lima por um terço do preço que pagaria se eu comprasse no site da LAN em Português, para o Brasil. As passagens compradas no site peruano da LAN não são restritas aos peruanos. Pelo menos não eram quando eu comprei, é bom confirmar isto antes de comprar!

Como eu já havia visitado Cusco e Macchu Picchu em Janeiro de 2007, com um dos meus filhos, nesta viagem optamos por ter uma visão diferente do Perú. Assim como o Brasil não é apenas o Rio de Janeiro, o Perú não é apenas Cusco e Macchu Picchu! Por outro lado, a civilização inca não foi a única a existir no Perú. Os Incas são mais conhecidos pelos não peruanos apenas porque foram a última cultura, a cultura que foi dominada pelos espanhóis.

Trujillo, que se localiza a 500 Km ao norte de Lima, no litoral, foi a capital de duas importantes culturas: a cultura Moche (anos 300 d.C. a 700 d.C) e Chimú (anos 1.100 d.C. a 1.400 d.C. A região de Trujillo, assim como toda a região do litoral do Perú, é completamente desértica (exceto pelas margens de alguns rios). A explicação deste fato é que a Cordilheira dos Andes não permite que a umidade da Amazônia chegue à faixa litorânea. O litoral peruano é uma região onde quase raramente chove, devido ao fato de as águas do Oceano Pacífico serem frias na região. Devido a isto, estas duas culturas foram mestres em dominar o deserto e aprenderam a construir sistemas de armazenagem de água e de transporte de água para as plantações. A região de Trujillo tem um grande patrimônio arqueológico, e algumas construções são impresssionantes. Há diversas huacas que valem a pena ser visitadas nesta região. Huaca é uma palavra quechua (o idioma dos incas) que não tem tradução em nenhuma língua moderna. Uma huaca pode ser uma pirâmide, um templo, uma montanha ou simplesmente uma árvore! Numa explicação meio simplista, na cultura andina, as huacas são os locais de onde saíram os casais de divindades que formaram cada uma das comunidades andinas, depois do dilúvio universal. É isto mesmo! A cultura religiosa andina fala de um dilúvio, da mesma forma que a Bíblia fala! É algo impressionante, a ser pensado, não é mesmo? Nos arredores de Trujillo pode-se visitar as Huaca de La Luna, uma impressionante pirâmide com um grande patrimônio arqueológico; e Chan Chan, uma antiga metrópole pré-colombiana, a maior cidade de barro do mundo. Outro grande atrativo em Trujillo é o centro histórico, repleto de casarões coloniais espanhóis, um impressionante patrimônio arquitetônico!

Arequipa, cidade do sul do Perú, fica a 2.300 m de altitude e está rodeado por vulcões. A cidade é conhecida como la ciudad blanca, devido à pedra sillar utilizada nas construções. Arequipa é também conhecida como a "Roma" da América do Sul, devido ao seu impressionante patrimônio barroco. Eu já tinha visitado Arequipa em 2007 com meu filho, mas fiz questão de mostrar a cidade para a minha esposa. Além disto, como já referi no meu Report da outra viagem ao Perú, Arequipa é ideal para se fazer um "estágio" na altitude média da cidade, por alguns dias, antes de visitar cidades de maior altitude.

Huancayo , que fica a 3.200 m de altitude, está situada na Serra Central do Perú, a Leste de Lima. Faz poucos anos que o turismo voltou a existir nesta cidade, que nos anos 80 foi duramente castigada pelo terrorismo do Sendero Luminoso. A cidade propriamente dita não tem lá grandes atrativos. O atrativo maior é a própria serra nos arredores de Huancayo e a viagem desde Lima. Há dois anos atrás a empresa Ferrocarril Central Andino, que tem a concessão da ferrovia de Lima a Huancayo, passou a oferecer viagens para passageiros. A cada 2 semanas, nas sextas-feiras, o comboio parte de Lima às 7 h da manhã e chega a Huancayo às 19 h. No retorno, o comboio parte de Huancayo nos domingos às 19 h e chega a Lima às 7 h da manhã. É uma viagem espetacular, fantástica, inesquecível, é uma daquelas viagens que todo o viajante deve fazer. Esta é a 2ª ferrovia mais alta do mundo e até poucos anos atrás era a mais alta. O ponto mais alto da ferrovia está a 4.781 m de altitude! É uma altitude literalmente de perder a respiração (não se preocupem, há enfermeiras a bordo, com tanques de oxigênio). A atual ferrovia chinesa para o Tibete é apenas alguns metros mais alta do que a peruana. Porém, como a ferrovia peruana foi construída no iníco do século XX, é uma façanha de engenharia muito maior do que a ferrovia chinesa. Os carros "turísticos" do comboio são muito confortáveis e tem acesso a um carro com bar e mirador. No site da ferrovia é possível fazer reservas, desde que a pessoa tenha um cartão VISA com o sistema "Verified by VISA". Quem não tem este cartão, como eu, pode solicitar a reserva por e-mail e pagar no escritório da empresa em Lima.

Lim, a capital do Perú, conforme eu já mencionei no meu outro report sobre o Perú, é um destino frequentemente ignorado pelos turistas. Nós ficamos no distrito de Miraflores, num hotel a duas quadras do mar. Os distritos de San Isidro e Miraflores são os melhores da cidade para se hospedar. San Isidro é mais indicado para executivos e Miraflores é ótimo para viajantes como nós. Os dois distritos são locais que apresentam conforto e estrutura de turismo similares a outras capitais importantes da América do Sul, como Santiago de Chile, Buenos Aires e São Paulo. Miraflores tem a grande vantagem de ficar à beira-mar sobre falésias espetaculares, que na sua parte superior tem lindos parques e um shopping center encravado na falésia.

Clima: nesta viagem o clima do Perú não ajudou muito. Nós viajamos no iníco de Setembro, por ser uma época de final de inverno, porém neste ano o inverno peruano se prolongou. Nas cidades do litoral do Peru, "inverno" significa nunca ver o Sol, eternamente encoberto por uma espessa camada de neblina (mas pelo menos nunca chove). Quando nosso avião aterrisou em Trujillo e em Lima, não vimos o mar e nem a cidade, vimos apenas a espessa camada de neblina, que do alto mais parece neve. Nas cidades da serra, o clima é excelente e é sempre o mesmo: durante o dia muito sol, com temperaturas na faixa dos 24 º C; durante a noite, tempo bom com temperaturas na faixa dos 5º C. Mesmo assim, não é necessário aquecimento nos quarto de hotéis. Na serra do Perú, costuma chover bastante entre os meses de Novembro e Fevereiro.

Para os que gostam de destinos arqueológicos: há poucos anos atrás foi descoberta no Perú a cidade de Caral, que fica a 200 Km a Norte de Lima, tem 5.000 anos de idade.

Para os que gostam de turismo aventura: ao norte do Perú, a Cordilheira dos Andes se divide em duas, a Cordillera Negra e a Cordillera Blanca. A Cordilheira Branca, onde estão os mais altos picos maisl altos do Perú, é uma linda região repleta de lagos, rios e glaciares. A região que fica entre as duas cordilheiras é chamada de Callejón de Huaylas. As acomodações na região se encontram na cidade de Huaraz e em cidades próximas.

Vou encerrar este post aqui, para não ficar muito extenso. A seguir, vou colocar um post para cada cidade que visitamos.
 

PauloBR

Membro Ativo
Seguem as fotos da primeira cidade que visitamos: Trujillo.

No voo São Paulo - Lima, o Lago Titicaca, fronteira entre a Bolívia e o Perú. É o lago mais navegável mais alto do mundo e fica a 3.800 m de altitude.
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A bela Plaza de Armas de Trujillo, à noite:
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Alguns casarões coloniais:
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A Plaza de Armas de Trujillo, de dia:
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As fotos a seguir são do passeio "Huaca de La Luna y Chan-Chan", que contratamos na agência Moche Tours, a qual eu recomendo muito. A agência fica numa rua principal de Trujillo, a três quadras da Plaza de Armas. O guia que nos acompanhou no passeio é um apaixonado pela história do Perú, da qual nos deu uma verdadeira aula. Recomendo muito esta agência!

A Huaca del Sol, que ainda não foi explorada pelos arqueólogos:
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A fachada principal da Huaca de La Luna:
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Gravuras, na Huaca de La Luna:
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A Huaca del Dragón, também conhecida como Huaca del Arco Iris:
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Chan Chan, a maior cidade de barro do mundo:
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Chan Chan foi uma grande metrópole no passado. As fotos a seguir são de seções da cidade que funcionavam como escritórios de arrecadação de impostos. Em cada sala, os desenhos nos rodapés das paredes indicam que tipo de imposto era cobrado.
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Um oásis no deserto, em Chan Chan:
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Balneário de Huanchaco, a 15 Km de Trujillo:
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Os caballitos de totora
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Trujillo vale a pena ser visitada, principalmente pelo seu belo centro histórico, muito bm conservado. Aqui há mais exemplares de arquitetura colonial espanhola do que no centro de Lima. O resto da cidade não convida a passeios, não são zonas muito agradáveis para se caminhar. Trujillo vale a visita por seu centro histórico e pelas atrações arqueológicas nos arredores.
 

PauloBR

Membro Ativo
Continuando nossa viagem, voamos de Trujillo para Arequipa, com conexão em Lima. No Perú, quase todos os voos passam por Lima, quer dizer, sempre são de Lima para alguma cidade e vice-versa. A única exceção é a rota triangular Lima -> Arequipa -> Cusco -> Lima ( ou no sentido inverso). Se forem comprar passagens no site peruano da LAN, como eu falei antes, uma boa dica é que as promoções sempre são de voos com origem e destino em Lima. Por exemplo, eu comprei os seguintes bilhetes: Lima-Trujillo (ida e volta) e Lima-Arequipa (ida e volta). Deste modo, os trechos Trujillo->Lima e Lima -> Arequipa custaram cerca de 60% do preço que eu pagaria por bilhetes Trujillo -> Arequipa com conexão em Lima. Deve-se ter neste caso o cuidado de reservar um bom espaço tempo entre as conexões (pelo menos 2 horas), pois se o voo do 1º trecho atrazar, pode-se perder o voo do 2º trecho e como não é uma conexão dentro do mesmo bilhete único, pode-se ter de comprar outro bilhete para o 2º voo... Uma boa notícia é que a LAN é famosa por sua pontualidade: em 2 viagens que fiz ao Perú, num total de 7 voos, nenhum atrasou e alguns chegaram adiantados ao destino.

A imponente e belíssima catedral de Arequipa:
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O Portal de Las Flores (conhecido também como Portal de Lo Regocijo), num dos lados da praça:
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O Portal de San Agustín, no outro lado da Plaza de Armas. Também é conhecido como Portal de Las Delícias, pois no 2º piso há diversos cafés e restaurantes, ótimos para um jantar apreciando as luzes da praça. No 1º piso há diversas agências de turismo, onde podem ser comprados os bilhetes para os passeios em autocarros panorâmicos.
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O autocarro do nosso passeio:
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Plaza de Armas, momentos antes do passeio:

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Rua Santa Catalina:
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A Puente Grau, sobre o Rio Chili, que corta a cidade:
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Chachani, um dos vulcões nevados que cercam a cidade:
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O imponente Misti, outro vulcão nos arredores:
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O Bairro San Lázaro, onde estão as ruas mais antigas de Arequipa:
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Calle Mercaderes, no centro de Arequipa, uma rua de comércio:
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As fotos a seguir são do hotel em Arequipa: La Casa de Mi Abuela. Nós gostamos muito deste hotel. Os quartos não são luxuosos, mas têm todo o conforto necessário. O hotel fica um pouco longe (7 quadras) da Plaza de Armas e o caminho da praça até o hotel é quase todo em subida...com mais algumas escadarias quando se chega ao hotel. Mas mesmo assim, o hotel vale pelo seu belo jardim com piscina e o restaurante à beira da piscina. O clima em Arequipa é praticamente constante ao longo do ano e raramente chove. As temperaturas durante o dia chegam a 24º C, com Sol muito forte. Durante a madrugada, a temperatura cai para 6º C. Apesar disto, e devido à forte radiação solar durante o dia, não é necessário que se procure hotéis com ar-condicionado em Arequipa. O jardim e piscina do hotel foram para nós um oásis ao voltar dos passeios durante o dia. Eu garanto que não há em Arequipa hotéis com jardim e piscina, nesta faixa de preços (66 dólares por noite nos melhores quartos!).

Junto ao hotel La Casa de Mi Abuela, funciona a agência de viagens Giardino Tours, que pertence ao mesmo grupo de investidores. A agência organiza passeios de vários dias ao Valle del Colca. Quem fizer este passeio pode deixar parte da bagagem no depósito do hotel La Casa de Mi Abuela.

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Para finalizar a parte de Arequipa, posso dizer, após minha 2ª visita à cidade, que seguramente voltarei a visitá-la no futuro. Arequipa é 1ª maior cidade do interior do Perú mas caminhar por seu centro histórico é visitar uma outra época. É uma cidade diferente das demais cidades peruanas. Desde a primeira vez que a visitei, Arequipa me lembrou alguma coisa de Valencia e Sevilla, na Espanha. É muito agradável jantar nos restaurantes do Portal de San Agustín, admirando a beleza noturna da Plaza de Armas e da Catedral. Melhor ainda se o jantar for acompanhado pelas excelente cervejas peruanas Cusqueña e Ariquipeña. Depois do jantar, pode-se caminhar pela praça e apreciar a sempre presente música e dança de grupos amadores, ou simplesmente pode-se sentar nos bancos da praça. O centro histórico de Arequipa (assim como nas demais cidades peruanas) é seguro e conta com vigilância constante da polícia. Os policiais que vigiam as ruas peruanas são também treinados para dar informações turísticas.

Mais tarde, já no quarto do hotel, pode-se saborear um excelente vinho peruano comprado no super-mercado: Tabernero Malbec Merlot colheita 2007. Acreditem, este vinho peruano é muito bom e pode ser comparado aos bons vinhos portugueses e espanhóis. Ganhou medalha de ouro num concurso em Madrid. Custa de 4 a 5 Euros nos supermercados.
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PauloBR

Membro Ativo
Hora de partir de Arequipa, com destino a Lima, onde ficamos num hotel apenas por uma noite, para no dia seguinte começar mais uma aventura: viajar pela magnífica serra do Perú no trem mais alto das Américas, com destino a Huancayo, na Serra Central.

Para não repetir o que falei no início, vejam o começo do report para informações sobre esta ferrovia.

Ainda em Arequipa, uma bela imagem do vulcão nevado Chachani, visto do aeroporto:
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Bem cedo na manhã seguinte, na Estación de Los Desamparados, em Lima, esperando a partida do trem (comboio):

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O comboio viaja desde Lima até Chosica de marcha a ré, num trajeto que dura duas horas. De Lima até Chosica, a locomotiva vai empurrando os vagões (carros do comboio). Em Chosica, funcionários da ferrovia realizam manualmente a inversão da máquina locomotiva. Daqui para a frente, a locomotiva vai puxando o comboio serra acima.
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No percurso de Lima a Huancayo, a ferrovia tem 69 túneis, 58 pontes e 16 zigue-zagues. Na foto abaixo, o começo do primeiro zigue-zague:
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Um zigue-zagues pode elevar a ferrovia em até 100 m de altura
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Uma paisagem com a "minúscula" rodovia ao fundo:
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Entrando num dos 69 túneis:
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Como este trem só transporta passageiros a cada 2 semanas, se transforma numa atração em cada localidade por onde passa. Abaixo, um típico pueblo da serra peruana:
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Dois moto-táxis:
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Mais um túnel:
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O trem não pára mais de subir:
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Depois de 8 horas de viagem, o trem chega ao ponto mais alto da ferrovia:
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É algo indescritível estar numa altitude tão elevada assim, 4.781 m! Enquanto eu e minha esposa estávamos dentro do trem, tomando alguns pisco-sour, nem reparamos nos efeitos da altitude. No momento em que o trem parou em Galera, o ponto mais alto, logo ao descer do trem, eu já me senti completamente tonto. Tive que ficar alguns minutos em pé, parado, com as duas pernas bem firmes no chão, até me acostumar. Alguns passageiros mais entusiasmados desceram do trem, se empolgaram com a paisagem, começaram a caminhar e... caíram como bonecos vazios no chão. A sorte é que foram imediatamente socorridos pelas enfermeiras com oxigênio...
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Aqui já estamos depois do ponto mais alto da serra, a partir daqui viajamos por uma planície, no belo Valle del Mantaro
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Nem só de paisagens são feitas as viagens... Os passageiros dos carros de primeira classe têm acesso ao coche bar-mirador. O que posso dizer? Que a bebida corre solta neste bar. O bilhete do trem dá direito a um pisco-sour de cortesia. Todos os passageiros, depois de umas horas de viagem, vão ao bar para tomar o tal do pisco-sour. O problema é que ninguém fica no primeiro drinque, nem no segundo... Mas foi divertidíssimo. Um funcionário da ferrovia funcionou como DJ e animou a festa. Imaginei estar no meio duma manhã, subindo a serra peruana, a alguns mil metros de altitude e ver as pessoas muito animadas dançando ao ritmo de animadas música latinas (não as do tipo "el condor pasa", mas sim músicas de discotecas). Algo que não vou esquecer tão cedo...
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Depois das bebidas, uma soneca antes de chegar a Huancayo
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A cidade de Huancayo, vista de um mirador nos arredores:
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Catedral de Huancayo:
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Praça central de Huancayo:
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As fotos a seguir são do Parque de La Identidad Wanka, em Huancayo. O parque, apesar de ser pequeno, é uma belíssima obra de artesanato em pedra e madeira, que levou alguns anos para ser construída:
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Próxima parada: Lima. Infelizmente, o trem de retorno é noturno: sai às 18 h de Huancayo e chega em Lima às 7 h da manhã. Impossível tirar fotos, tive que me contentar em apreciar a bela paisagem dos Andes à luz da lua.
 

PauloBR

Membro Ativo
Finalmente, a última etapa da viagem: Lima. Como eu já disse algumas vezes antes, Lima é um destino quase sempre ignorado pela maioria dos turistas. A maior parte dos turistas vai ao Perú com o objetivo único de ver Macchu Picchu. Lima, principalmente nos distritos de San Isidro e Miraflores, é uma capital que não perde em nenhum aspecto para as principais capitais sul-americanas. Eu sou um viajante um pouco "rebelde" e nas duas vezes em que estive em Lima não me interessei em visitar seu centro histórico. Na verdade, eu e a esposa nos sentimos mais à vontade e gostamos mais de Lima do que Buenos Aires ou Santiago de Chile. Talvez isto possa ser explicado em parte pela simpatia do povo peruano, que em muitos aspectos é semelhante ao povo brasileiro.

Em Lima ficamos no Hotel Ferré Miraflores. O hotel é novo e tem dois anos apenas. Os quartos são de boa qualidade, mas o único defeito são as camas de casal, que são muito pequenas. A grande vantagem deste hotel é estar a apenas 2 quadras da beira-mar em Miraflores e a 2 quadras da Avenida Larco, uma das avenidas principais do distrito, com muitas lojas e restaurantes. Em Miraflores, só se encontra hotéis com esta boa localização por um preço bem maior. O Ferré Miraflores custa cerca de 100 dólares por noite, os demais hotéis com localização próxima custam no mínimo 150 dólares por noite.

Em Miraflores, Lima, em vez de tomarmos um dos passeios com autocarros turísticos, resolvemos fazer o mesmo percurso a pé. Foram cerca de 15 Km de caminhada, durante algumas horas, mas foi um passeio bem melhor.

No caminho de Miraflores para o distrito de Barranco:
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No distrito de Barranco, ao lado de Miraflores, descendo para a praia, na Bajada a Los Baños
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Caminhando pela beira-mar, de Barranco até Miraflores:
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O Shopping Center Larcomar, sobre a falésia em Miraflores:
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Subindo da praia de Miraflores para o topo da falésia:
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Um passeio pelos parques que ficam sobre as falésias de Miraflores:
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Parque del Amor:
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Outro parque:
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Reparem no veículo moderno do guarda-parques, descendo a encosta com jaqueta verde:
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A praça onde fica o acesso ao Shopping Center Larcomar:
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O Shopping Center Larcomar;
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Avenida José Pardo, uma das principais de Miraflores:
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Isto é tudo, amigos, depois de 16 dias no Perú, infelizmente tivemos que voltar para a nossa vida "normal" em Porto Alegre, sul do Brasil. O taxista que nos levou do hotel em Miraflores, Lima, até o aeroporto ficou muito surpreso ao saber que estávamos no Perú há 16 dias, pois a maioria dos turistas fica apenas 5 ou 6 dias no país.

Se quiserem informações sobre o Perú, é só perguntar!

Sobre a questão da pobreza no Perú, como brasileiro eu posso dizer que não é muito diferente das regiões pobres do Brasil. Uma diferença marcante é que no Perú, apesar da pobreza, as ruas e cidades são sempre limpas, ao contrário das regiões pobres do Brasil (infelizmente). Quem não conhece o Perú, à primeira vista se impressiona negativamente com o aspecto cinzento que muitas cidades têm, o que dá a impressão de "sujeira". Mas isto é consequência do clima árido da maior parte do país, onde quase nunca chove. O que parece sujeira na verdade é poeira que quase nunca é lavada pela chuva. Mas para compensar isto, os peruanos são os "reis" das cores, que são usadas em abundância no interior das casas e prédios. A paisagem só se torna verdejante na Serra Central e na Serra Norte.

Para uma futura viagem ao Perú, estou pensando em destinos como: a região de Pisco/Paracas, que foi destruída por um violento terremoto no ano de 2007 e que está se reconstruindo; o Valle del Colca, que está finalmente recebendo rodovias asfaltadas; a Serra Norte do Perú, com as regiões de Huaraz e Cajamarca; as praias do Norte do Perú, na região de Máncora, próximo ao Equador. E, é claro, em mostrar Macchu Picchu para a minha esposa, que ainda não a conhece. Neste ano de 2009, foi extinto o monopólio da ferrovia que liga Cusco a Macchu Picchu e atualmente 3 empresas exploram este percurso, o que certamente resulta em preços menores do que os preços abusivos que antes eram cobrados.

Como fontes de informação sobre o Perú, posso recomendar:

O site oficial de turismo do governo peruano:
Ven al Perú: Cultura, Naturaleza, Aventura - Viaje

Um fórum de viagens peruano, onde fui tão bem recebido como aqui no Portal das Viagens:
Foros Perú - Un foro peruano, del Perú para el Mundo

Os tradicionais guias de viagem em Inglês:
Frommer's Peru (South America)

Introduction to Peru

Dois sites peruanos com informações sobre hotéis:
Hoteles.pe, Hoteles en Peru
http://www.hotelesperu.info/index.php

O site de viagens TripAdvisor, uma boa fonte de informações devido aos comentários dos usuários dos hotéis.

Para reservas em hotéis Na América do Sul, não utilizem o Booking.com e nos demais sites "gringos", que por aqui são muito fraquinhos pois têm contratos com poucos hotéis! Em todos os hotéis em que estive nas minhas duas viagens ao Perú, eu fiz as reservas diretamente com os hotéis, por e-mail e nunca tive problemas.


Abraços!
 
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