Novidades

[Report] Passadiços do Paiva

CristinAires

Membro Conhecido
Porque está na moda e uma vez que já reabriram, deixo aqui o meu testemunho, em imagens, para aqueles que estão indecisos.
As fotos já são do ano passado e fui sozinha sem qualquer problema. Fui em fevereiro e não me arrependo de ter ido nesta altura, pois tive os passadiços só para mim!!! :) Talvez um pouco de frio, mas nada que em poucos quilómetros não se resolvesse!! :)
Fiz o trajeto Espiunca - Areinho - Espiunca.
Tal como já foi dito por outro caminheiro/viajante aconselho a quem quer fazer só um caminho, começar pelo Areinho e terminar em Espiunca. Caso queira fazer os dois percurso, então o melhor será começar em Espiunca.
Caso levem dois veículos e queiram fazer apenas um trajeto, podem deixar um carro em cada extremidade.
Ouvi dizer que já há autocarro que faz a ligação de um ponto ao outro, mas julgo que só funcionam em "época alta".
De táxi a viagem de um lado para o outro custa cerca de 15 euros.
Aconselho a irem comer um belo bife a Alvarenga.
Deixo aqui o site, com várias informações úteis - Passadiços do Paiva - Arouca | Natureza em Estado Puro
Espero que gostem tanto ou mais do que eu.
Vale bem a pena.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada @CristinaC por esta bela caminhada entre paisagens verdejantes e ar puro!
Fotos lindas, quando fiz o percurso Areinho - Espiunca (o restante estava fechado), a água tinha um tom castanho, reflexo dos incêndios do verão passado.
Bela partilha, é um local que recomendo, dá para umas horas bem passadas. ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha.
Uma zona de Portugal já por aqui falada, mas que é sempre bom relembrar e ver bonitas fotos.
Boas viagens ;)
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Fiquei com uma vontade extrema de ir. Isto não se faz!!:p

Eu gosto de uma boa caminhada mas só tenho a experiência de fazer os percursos do Gerês.

Mas fiquei com uma duvida. Os passadiços não tinham sido afectados pelos incêndios deste último verão?
O percurso já estará 100% operacional.

Obrigado pela partilha! :D
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Mas que excelente passeio! E sozinha deve ser ainda melhor... :D
Quanto tempo levou a fazer este trajecto?
Trouxe-nos imagens lindas... obrigada pela partilha! :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
olá,

Já ando para fazer este percurso há algum tempo, já adiei por duas vezes, mas depois de ver estas fotos fantásticas...

No inicio de Junho vou ter uns dias livres pode ser que seja desta :)

Pelo que percebi fizeste o percurso completo, fazes ideia de quantos km foram no total e o tempo aproximado?
 

CristinAires

Membro Conhecido
Fiquei com uma vontade extrema de ir. Isto não se faz!!:p

Eu gosto de uma boa caminhada mas só tenho a experiência de fazer os percursos do Gerês.

Mas fiquei com uma duvida. Os passadiços não tinham sido afectados pelos incêndios deste último verão?
O percurso já estará 100% operacional.

Obrigado pela partilha! :D
Efectivamente os passadiços foram novamente atingidos por um incêndio.
No site não diz que ainda estão a recuperar o que foi ardido e segundo li já estão 100% operacionais.

Mas que excelente passeio! E sozinha deve ser ainda melhor... :D
Quanto tempo levou a fazer este

trajecto?
Trouxe-nos imagens lindas... obrigada pela partilha! :)
O trajecto tem cerca de 8.700 metros.
Quanto ao tempo que demorei não sei mesmo porque "fui na paz" e tirei bastantes fotografias. Talvez duas horas para cada lado seja o suficiente mas isso depende se vai mesmo para andar ou para descontrair.
Espero ter ajudado.

olá,

Já ando para fazer este percurso há algum tempo, já adiei por duas vezes, mas depois de ver estas fotos fantásticas...

No inicio de Junho vou ter uns dias livres pode ser que seja desta :)

Pelo que percebi fizeste o percurso completo, fazes ideia de quantos km foram no total e o tempo aproximado?
Boas!!
O trajecto tem 8.700 metros para cada lado. Não sei bem quanto tempo demorei porque fui nas calmas e tirei bastantes fotos para não dizer imensas. Mas penso que cerca de duas horas serão suficientes mas tudo depende se é para andar ou passear.
Não esquecer de comprar o bilhete através do site dos passadiços porque pode já estar esgotado esse dia.
A entrada na net custa 1 euro e se for comprado no local são 2 ou 2,5. O problema não será a diferença de preço mas sim chegar lá e já não ser permitido entrar porque está com lotação máxima.
Boas caminhadas.
 
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo
O report esta espectacular;) ando para ir lá, mas não quero ir no calor. Ainda há 15 dias esteve lá um amigo meu, andou cerca de 18km, disse que é cansativo, mas vale bem a pena. Obrigado pela partilha:)
 

JPRibeiro

Membro Ativo
Muito obrigado pela partilha, está fantástica, a CristinaC (na minha opinião) foi na melhor altura, pelo menos é muito mais sossegado, sem confusões e como diz na "paz" :)
É uma zona muito bonita que para além dos passadiços tem muito mais para explorar, mas... :rolleyes: a serra da Freita é muito muito bela, tem zonas... e então nessa altura e/ou quando neva... é divinal, mesmo!:)
Mais uma vez obrigado e continuação de boas viagens!
 

Dsanto

Membro Conhecido
Estive lá este domingo! Adorei! Tive a sorte de apanhar um dia fresco e encoberto, fiz o percurso a começar no Areinho e ainda bem porque não me imagino a fazer o sentido contrário... As fotos fazem jus às belas paisagens. Acho que se tem que estar minimamente em forma para encarar aquelas escadas a menos que realmente se façam muito devagarinho e com muitas paragens. É sem dúvida um must do no norte de Portugal!
 

RDSC

Membro Ativo
É com vergonha que vejo este report. :oops::(
Estou aqui ao lado e ainda não fui visitar os passadiços.
 
  • Gostar
Reações: Bee

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@jose.ribeiro, está logo no início do report:
"Tal como já foi dito por outro caminheiro/viajante aconselho a quem quer fazer só um caminho, começar pelo Areinho e terminar em Espiunca. Caso queira fazer os dois percursos, então o melhor será começar em Espiunca."
 
Top