Novidades

[Report] Passadiços do Paiva no Outono

Cristina Sousa

Membro Conhecido
No passado dia 5 de Novembro, e com muita sorte quanto ao estado do tempo (pois esteve um dia fantástico depois de ter chovido bastante na véspera), decorreu mais um passeio fotográfico.
Desta vez o destino foram os Passadiços do Paiva, com a plena consciência de que só poderíamos fazer metade do percurso, entre Vau e Espiunca.
Se não gostam de natureza, caminhadas, ar puro, então não vão gostar deste report! Podem ficar por aqui... :rolleyes:
Os que apreciam, podem continuar! :D
Adquirimos os bilhetes (de grupo) online.

Um pequeno aparte para referir que a zona de Arouca ainda mete dó. Tudo, mas tudo queimado, ainda fruto dos incêndios que devastaram a região no passado verão!
Muito já foi feito em termos de reflorestação, principalmente por grupos da sociedade civil ligados à natureza, mas como se pode ver, o preto é a cor que ainda predomina, quer ao longe na montanha, quer junto à berma das estradas!
Uma tragédia que nem é bom imaginar como terá sido vivenciá-la!

O autocarro deixou-nos na aldeia de Vau, pois não tem acesso até à entrada dos Passadiços e percorremos cerca de 2 kms até lá, por ruelas, casario e campos.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A entrada em Vau é feita na zona da fantástica ponte suspensa (abana mesmo:eek::oops:), pelo que não se passa pela enorme escadaria, que é o famoso bilhete postal do local.

No entanto, o percurso até Espiunca é bonito e fácil, são cerca de 4 kms em passadiço de madeira (quase todo o caminho, excepto alguns metros em terra batida).
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Podem observar-se várias espécies de árvores, apreciar as montanhas, ver o curso do rio, e admirar uma flora incrível.
Os tons já outonais dão um colorido especial ao local. :)
Uma ressalva para a cor do rio, castanha, a sofrer ainda as consequências dos incêndios e do escorrer das cinzas pela montanha.
E não podiam faltar as cabrinhas, já perto do fim do percurso, em Espiunca.

Em resumo, foi uma manhã muito bem passada, em mais um percurso pedrestre no meio da natureza, do ar puro, em que o exercício físico aliado à paixão pela fotografia resultou em mais um report.
Chegamos!
Espero que tenham gostado e queiram visitar! ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Cris,

Obrigado por mais uma partilha :)
Foi uma pena o que aconteceu com os incêndios, retirou em certa parte, alguma beleza do local, ainda assim é qualquer coisa do mais bonito que se possa ver em Portugal :)
Por muito que queria conhecer, julgo que não conseguiria, digamos que caminhos assim e alturas, não me dou muito bem :p

Até lá, aprecio reports :D

Boas viagens :=
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Mais um report de um passeio interessante, e como habitual carregado de belas fotos.
Um dia tenho que me aventurar numa caminhada por ai.
Bons passeios ;)
 

lfdm

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha.
Bonitas paisagens e excelentes fotografias. A qualidade habitual ;)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Belo passeio Cristina!
Estou a ver que os Passadiços são bons em qualquer época do ano. Tenho mesmo que arranjar um fim-de-semana para me aventurar até aí a cima.
Obrigado pela partilha. ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Grande cartão de visita, estão ai umas excelente fotos !! Há que ter gosto pela fotografia eheh:cool:
Ao local propriamente dito, excelentes vistas, mesmo com a parte queimada:(
Um local que fica na lista para visitar aqui por Portugal.
Obrigado por mais um excelente report ! ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Fiz o mesmo em Abril, antes dos incêndios, pelo que deu para fazer ida e volta... que estafa!
Nessa altura, apesar do chuvisco, a paisagem também é bonita pois o rio tem um caudal imenso.
Que bela caminhada ;)
 
Top