Novidades

[Report] Passadiço do Paiva - Arouca Julho 2015

Dfer

Membro Ativo
Passadiços do Paiva
Caminhada realizada a 25 de Julho 2015

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Partida e chega: Espiunca / Areinho
Distância: 8km (linear)
Nível de dificuldade: Alto
Desníveis: Muito acentuado
Época aconselhada: Todo o ano
Geossítio: Garganta do Paiva (G36), Cascata das Aguieiras (G35), Zona de Recreio e
Lazer do Vau (G30), Gola do Salto (G31), Falha da Espiunca (G32)
Coordenadas GPS: Espiunca - 40°59 ' 34.67"N 8°12 ' 41.19"W | Areinho 40°57 ' 9.68"N 8°10' 33.05"W

Pontos negativos, a melhorar:
- inexistência de caixotes do lixo durante todo o percurso.
- inexistência de marcação de km. Era importante ter uma marca a cada km.

Existem duas opções para fazer o percurso: sentido Areinho-Espiunca (descida do rio) e Espiunca-Areinho (subida do rio). O sentido Areinho-Espiunca tem um início duro, pois após uma pequena caminhada com início da praia do Areinho temos pela frente uma subida íngreme (escadas + caminho de terra). Após a subida, temos uma descida longa em escada e depois o percurso é tranquilo, plano, com algumas descidas ligeiras. Optamos por este sentido, pois após um início duro, o restante percurso faz-se muito bem. Acredito que ao realizar o sentido Espiunca-Areinho não seja agradável após vários km de caminhada olhar para o que tem de se subir.
Vamos a fotos!

Areinho - praia fluvial com boas insfraestrututras, estacionamento na praia e também à sua entrada

Início do percurso em terra, com o passadiço até ao início da subida

Subida (escadas + caminho de terra)

Após a subida, temos uns metros planos, com paisagem fantástica!

Descida (quem faz o sentido Espiunca-Areinho, tem de subir isto após 6-6,5km...não deve ser fácil!)

Após a descida, caminhar mais tranquilamente e apreciar a envolvente!
 

Dfer

Membro Ativo
(continuação)

Ponte suspensa antes da praia do Vau
Nota: caso não estejam presentes funcionários da CM Arouca, devem passar a ponte no máximo 10 pessoas de cada vez, dando prioridade a quem vai sair. Estava eu para sair da ponte quando entra um artista, a correr e saltar na ponte e após chegar à outra margem volta para trás da mesma forma. Algumas pessoas criticaram esta atitude e o artista ainda respondeu "Não posso saltar? Correr? Tenho de esperar? Onde está escrito isso?". Realmente, o civismo faz muita diferença!
Dica: à entrada das escadas para a ponte, tem uma saída de água num tubo preto. Água fresca e potável! É de aproveitar.



Final da caminhada: Espiunca!

Praia em Espiunca, com balneários.

Uma boa caminhada, numa envolvente fantástica. O grupo demorou entre 1h45 e 2h30. É importante cada um saber o seu ritmo e aproveitar ao máximo. Durante o percurso existem 3 telefones SOS.

Aproveitem!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Dfer :)
Belo report, com muitas informações e dicas para uma bela caminhada!
Adorei a ponte suspensa! :p:p
Lindas paisagens ao longo do passeio. O sentido que fizeram deve ser mesmo o melhor, o contrário será muito puxado, com aquelas longas subidas. ;)
Obrigada pela partilha! :cool:
 
Última edição por um moderador:

TREPADOR

Membro Conhecido
Essa zona é fantástica em termos de paisagens.
Só este ano já lá fui umas 4 vezes fazer actividades, mas ainda não visitei o passadiço.
Está na lista. ;)
 

rique

Membro Ativo
Boa tarde
Vou fazer este trilho com a minha esposa e gostaria de saber se é viável fazer o percurso de ida e volta.
Coloco a questão porque irei deixar o carro num dos pontos de inicio e não sei se há transportes de volta ao ponto inicial.
Obrigado
Boas viagens
 

Dfer

Membro Ativo
O percurso ida e volta é viável, mas tudo depende da condição física de cada um.
Eu vi vários táxis. Possivelmente, pode ter o contacto de algum táxi nas zonas iniciais e combinar. Não faço ideia dos preços.
 

trina

Membro
Tenciono ir no proximo mes e ja me aconselharam a fazer no sentido de subir as escadas na 1a parte da viagem... :)
 

trina

Membro
Afinal vou na proxima semana, mas so irei fazer num sentido. (Areinho-Espiunca). Pelo que ja li, existem taxis em espiunca que cobram cerca de 12.5euros para o regresso a Areinho, por isso, a dividir por 4 é tranquilo:)
 

trina

Membro
O post inicial, relata tudo na integra dos passadiços:) fui na 3ª feira e aconselho, nesta fase, a levarem numero telemóvel de algum taxista e ligarem. Senão a espera é longa.
Quando cheguei ao fim, a fila para táxis estava enorme. Então liguei para um taxista, passado 20minutos estava la.
Espero voltar quando o caudal do rio estive maior, pois a beleza ainda deve ser maior:)
 
Última edição por um moderador:

Bee

Membro Conhecido
Obrigado pelo report.
Apesar de morar relativamente perto de Arouca, ainda não tive a oportunidade de fazer o percurso mas muito tenho visto e ouvido sobre o mesmo (família e amigos já o fizeram).
A vontade cresce cada vez mais, mas infelizmente o incêndio de ontem tornou intransitável o Passadiço até avaliação dos estragos e reconstrução das áreas afetadas. :(
 

Dfer

Membro Ativo
Infelizmente aconteceu um incêndio que destruiu parte do passadiço. Vamos ver quando será feita a sua reconstrução e quais as alterações que vão ser feitas, pois na zona existem muitas pessoas contra o passadiço, principalmente pelo congestionamento no trânsito. Uma das possibilidades será ser cobrado bilhete para entrada, de forma a controlar o acesso de pessoas. Veremos qual será o futuro do passadiço.
 

Flecha

Membro Conhecido
Eu era um dos que ia lá ainda este ano. desisti da ideia, depois do incêndio....vou para o ano, quando estiver tudo (ou muito) verde outra vez.
Orçamento do arranjo está em 110.000€.
 

Dfer

Membro Ativo
A obra já não deve ter sido barata. Desconhecia o valor do arranjo. Penso que as entidades locais estavam a pensar em aumentar o passadiço também. Veremos se vai existir passadiço para o ano e caso haja, quais serão as condições. É uma pena ter sido destruído, porque no Inverno também seria uma boa experiência lá ir.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Fui lá a semana passada e fiz o percurso IDA e VOLTA com começo em Espiunca, pois é mais "fácil" para quem faz ida e volta...
Comprei os bilhetes pela NET e o sistema funciona 5 estrelas, nisto os outros países têm muito a aprender com Portugal... ainda no verão passado estive para fazer o caminho do Rey em Espanha e não imaginam a confusão... fui inclusivamente à câmara municipal onde falei com a vereadora e ela própria admitiu que era a "desordem total"... acabei por não conseguir fazer o caminho do rey o que foi uma desilusão e deixa muito mal visto os "nuestros hermanos"...
Quanto ao Passadiço do Paiva, digo que o 1€ é super justo e que efectivamente estão de parabéns... a obra é extraordinária... Já estive noutros passadiços fora de Portugal e nenhum está tão enquadrado na paisagem como este... por exemplo, o facto de ser "torto" por contornar as rochas dá-lhe um aspecto visual espectacular. Os responsáveis só têm de estar orgulhosos pelo trabalho feito...
No passadiço estavam milhares de pessoas e é a prova que quando são dadas condições, as pessoas interessam-se pelo que de melhor cá temos.

Se algum responsável ler isto, além dos parabéns, dou-lhe as seguintes anotações
- Os telefones SOS que são iguais aos das Autoestradas são "aberrações", deviam estar "camuflados"... sei que são em chapa laranja para chamar à atenção, mas podiam ter arranjado melhores soluções do que colocar o "monstro laranja" no meio de paisagem natural (estraga um pouco o bom trabalho feito). O mesmo digo para as placas que marcam os locais de interesse, que deviam ser em madeira e não em chapa.
- Faltam marcadores de distância (só existem nos primeiros 2 kms)... é um pormenor que facilmente pode ser corrigido.
- Os mapas "oferecidos" na entrada possuem alguns erros, nomeadamente quanto à numeração dos geolocais que se encontra trocada.
- Falaram aqui de ausência de caixotes do lixo, mas acho que como existem 2 bares na ponta e um ao meio que essa necessidade não é fundamental, pois isso daria azo a que algum lixo invariavelmente fosse "espalhado" (por animais, vento, etc...). Penso que cada um com a sua consciência, pode bem transportar o seu lixo 2 ou 3 quilómetros. Acho que não custa nada.
- Felizmente não vi madeira estragada/arrancada, mas vi inúmeros "grafitis" o que só mostra que existem muitas pessoas que não deviam sair de casa sem trela... Será que não vêm que só estão a estragar??? "Ah! é só escrever o meu nome e a data, aqui na madeira, não faz mal nenhum!"... não faz o tanas, existe uma zona já toda escrita e o resultado é super desagradável... à semelhança do que existe noutros locais, deviam de responsabilizar quem é apanhado a fazer isso, pois há pessoas que só são civilizadas quando são ameaçadas com coimas...
 

Raquel Campos

Membro Ativo
@Dfer tire-me um duvida, porque breve vou fazer a visita...
Deixar o carro tanto tempo no Areinho é seguro?
Quando chega a Espiunca só existe táxis? Alguém já ouviu falar nos autocarros Transdev? Penso que fazem os trajectos (Arouca-Areinho - Espiunca), talvez seja mais barato do que o táxi não?
 
Top