Novidades

[Report] Paris - Setembro 2015

Lelitah

Membro
Olá. Este vai ser o meu primeiro report de uma viagem, vamos la ver como sai :)
Fui a Paris do dia 22/09 a 27/09. Sozinha.
Comprei os bilhetes de avião pela TAP (discount), tinha comprado antes pela Transavia mas cancelei porque me tinham mudado as horas do voo e não me dava jeito nenhum. Devolveram-me o dinheiro e comprei pela TAP a 119€ ida e volta.
Voo do Porto para Orly às 6.25h e chegada às 9.25h locais. Chegamos 10 minutos antes da hora prevista.
Os voos da TAP chegam ao Terminal Oeste do aeroporto. Mal recolhi a mala dirigi-me ao centro de turismo do aeroporto e comprei o Paris Museum Pass para 4 dias.
Saí do aeroporto e fui paragem do autocarro Orlybus, comprei o bilhete na máquina automática (só dava com cartão multibanco), 7.70€ só ida.
A viagem demora cerca de 30 minutos até a Denfert-Rochereau.
Procurei a estação de metro de Denfert-Rochereau e comprei o passe Navigo Decoverte para uma semana paguei 21.25€ e mais 5€ o custo do passe (que é válido durante 10 anos). Este passe baixou bastante o preço em setembro e é válido para as zonas de 1 à 5 em todos os transportes de Paris (está incluída a Disneyland, Versalhes e os aeroportos menos o Orlyval)
Fiquei alojada num pequeno estúdio alugado pela Airbnb no Arredondamento 16 de Paris mas muito perto do metro e com vista para a Torre Eiffel. Paguei 45€ por noite.
Às 10.30h deixei as malas no apartamento e fui explorar a cidade.

Dia 22/09
Trocadero - Torre Eiffel - Champ des Mars - Arco do Triunfo - Champs-Élysées - Place de la Concorde - Jardin des Tuileries - Arco do Triunfo do Carrossel.

Primeira paragem foi o Trocadero para ver a Torre Eiffel, incrível, linda linda. Nunca pensei que fosse tão grande. Depois de umas quantas fotos passei pelos jardins até à base da Torre Eiffel, mais umas quantas fotos. Decidi não subir à torre. Mais uma caminhada até aos Champs de Mars, mais fotos de outra perspectiva da torre e segui para o metro para o Arco do Triunfo. Procurei a passagem subterrânea (impossível atravessar aquela rotunda a pé) para o arco. Mais um monumento a não perder. Apreciar cada detalhe, ver o túmulo do soldado desconhecido, a chama da lembrança e depois subir até ao topo. Paga-se para subir, mas já está incluído no preço do Paris Museum Pass e não se tem que estar na fila para comprar o bilhete.
Quase 300 degraus depois é de encontrar uma vista de cortar o fôlego. Pelo meio tem um pequeno museu e uma lojinha de souvenires
Depois de muito apreciar a vista foi descer e seguir para a Avenida dos Champs-Élysées.
Fui descendo a absorver tudo à minha volta, entrando numa loja ou outra, passando pelo Lido. A avenida é muito comprida e só acaba na Place de la Concorde onde tem o Obelisco de Luxor e duas fontes que representam os rios e os mares.
Segui em direção ao Jardin des Tuileries e como já estava a precisar sentei-me uns momentos nas cadeiras que tem mesmo em frente ao lago do jardim.
Mais uma caminhada até ao Arco do Triunfo do Carrossel e dei por terminado o dia.

Dia 23/09
Museu do Louvre - Pont des Arts - Notre Dame - Sainte Chapelle

Cheguei à estação de metro Palais Royal/Musée du Louvre, segui na plataforma em direção à La Defense e procurei a saída do Carrousel du Louvre, tem lá uma entrada para o museu que não costuma ter tanta gente, é só seguir as setas. Se formos cedo e com o bilhete já comprado as filas andam rápido. Usei o Paris Museum Pass.
O Louvre é gigante e é muito fácil uma pessoa desorientar-se por lá. Peguei num mapa e segui as indicações para as obras mais conhecidas. Vi todas as que queria, a zona das obras Egípcias e os Aposentos do Napoleão III foi onde perdi mais tempo. Fiquei por lá toda a manhã, almocei no Carrossel do Louvre e segui para a Catedral de Notre Dame pela Pont des Arts. A ponte já não é o que era, os cadeados foram removidos (a maior parte deles, ainda restam alguns nas escadas laterais) e foram substituídos por painéis pintados por artistas mas já estão todos vandalizados. Chegada à Notre Dame as fotos da praxe e segui para o interior (gratuito), pensava que era por lá que se subia às torres mas é pela lateral. Depois de ver todo o interior, segui para a entrada das torres, já estava uma fila considerável. Depois de mais ou menos uma hora de espera chegou a minha vez de subir os quase 400 degraus. A vista é mais uma de cortar a respiração mas as grades e redes de proteção não ajudam nada às fotos. Subi mais uns quantos degraus para o ultimo patamar onde pedem para as pessoa só estarem 5 minutos, aqui já é mais fácil tirar fotos. Mais uma vez usei o Paris Museum Pass para as torres.
Depois de descer segui para a Sainte Chapelle a 5 minutos da Notre Dame.
Aqui a fila também já estava comprida e a entrada é bem mais lenta. Depois de uma hora e meia de espera lá consegui entrar. A melhor parte mesmo são os vitrais do 2º andar, de resto não tem grande coisa para ver, meia hora basta para ver tudo.
Dali segui para o apartamento que estava de rastos.

Dia 24/09
Disneyland Paris

Apanhei uma promoção de verão em que podia ver os dois parques pelo preço de um e por ser dia da semana ficava mais barato. Paguei 47€ isto pelo site francês que pelo português pagava 64€ e só um parque. Só temos que colocar uma morada francesa, que pus a do apartamento em que ia fica, receber os bilhetes por mail e imprimir.
Eram 9.45h da manhã já estava à entrada da Disneyland, não tive tempo nenhum na fila, foi só mostrar o bilhete e entrar.
Comecei pelo parque Walt Disney Studios como é mais pequeno vê-se mais rapidamente e temos o resto do dia para o outro parque.
Vi tudo o que queria ver, andei no que queria andar tirando aquelas que estavam fechadas para manutenção, tirei muitas fotos, vi todas as lojas e às 13.00 segui para o Park Disneyland.
Basta passar pela entrada e aquela sensação de contos de fadas é imediata. É de andar de sorriso no rosto o dia todo e foi assim que andei, de atracão em atracão. Estava a contar em perder horas nas filas, mas escolhi um dia bom (quinta-feira) e o máximo dos máximos que esperei foram 30 minutos apenas numa e de resto em 15/20 minutos estava na minha vez.
Às cinco da tarde fui procurar lugar para ter uma boa visibilidade da parada que começava às 17.30h, já não fui muito cedo e os melhores sítios já estavam quase todos ocupados. Ainda consegui apanhar um lugar à frente para filmar tudo (filmei e apaguei o vídeo sem querer, só me apetecia chorar com o desgosto).
São 10 minutos que uma pessoa não consegue desviar o olhar e mesmo com 28 anos anda ali tipo miúda a dizer adeus às princesas todas.
Depois de toda a multidão dispersar, voltei para o resto das atracões até as 19.30h.
Pensava que o parque fechava às 20.00h então fui comprar um chocolate quente e sentei-me num banco à espera do espetáculo de encerramento. Reparei depois que só fechava às 20.30 e já estava a começar a chover e tive que me vir embora sem ver essa parte.
Se tivesse que escolher apenas um parque seria o Park Disneyland, muito maior e mais bonito.

25/09
Versailles - Tour de Montparnasse - Les Invalides - Pont Alexandre III

O dia começou às 08.30h apanhei o metro para a estação de Champs de Mars e daí apanhei o RER C em direção Versailles-Rive Gauche, é a ultima estação.
Mal saímos da estação tinha um funcionário a gritar que para ir para o Castelo era virar à direita e depois seguir as placas ou então seguir a multidão, não tem nada que enganar.
Como já tinha bilhete, (Paris Museum Pass) foi só ir para a fila da entrada, a bilheteira fica do lado esquerdo. 10 minutos de espera e estava dentro do palácio, os audio guias estão incluídos no preço do bilhete. Convém ir mesmo cedo, que depois aquilo junta tanta gente que ver as salas e tirar fotos torna-se muito complicado. Depois de explorar o palácio, segui para os jardins, que são enormes. Vi os jardins principais e passei pelo Grand e Petit Trianon, só por fora que só abriam ao meio dia e não esperei para ver.
Almocei em Versailles e voltei ao comboio para ir até à Torre de Montparnasse.
Esta torre não está incluída no Paris Museum Pass, o bilhete custa 15€.
São 59 andares, 56 andares de elevador e 3 por escadas. A viagem de elevador demora 38 segundos. Mais uma vista magnifica de 360 graus. No 56º andar tem um café, uma loja de recordações e umas cadeiras para apreciarmos a vista sentados. Não tinha muita gente, consegui ver tudo muito bem.
Subi os 3 andares que faltavam e fui ao terraço, há partes que não tem o vidro de segurança o que ajuda às fotos. Tem também uma zona no chão tipo tapete em que as pessoas se sentam e deitam a descansar ou estar na conversa.
Depois de mais umas quantas fotos chegou a hora de descer e seguir para o Museu do Exército, uma vez mais usei o Paris Museum Pass.
Comecei a visita pelos impressionantes salões das armaduras e segui para as alas da primeira e da segunda guerra mundial.
Vi todas as outras alas e segui para a Igreja onde tem o túmulo de Napoleão, que é absurdamente grande. Além dele, também estão lá o seu filho François Bonaparte (Napoleão II), os irmãos de Napoleão, os generais do Império, Géraud Duroc e Henri Bertrand.
Tudo visto e segui para o metro pela Pont Alexandre III, é realmente a ponte mais bonita de Paris. Ainda passei pelos Grand e Petit Palais mas só por fora.

26/09
Sacré-Coeur - Muro dos Amo-te - Moulin Rouge - Galeries Lafayette - Paris Garnier Opera - Hard Rock Café - Torre Eiffel (à noite)

Primeira paragem do dia foi o Sacré-Coeur, é sem dúvida imponente.
Escolhi ir pelas escadas para ir aproveitando para tirar fotos, mesmo tenho bilhete para o Furniculare. Já estava cheio de gente nas escadas e nos jardins a aproveitar o sol. Foi aqui a única vez que fui incomodada pelos vendedores, mas basta dizer-lhes um "Non" com vigor e já não importunam mais. Chegando lá acima a vista mais uma vez é de tirar dezenas de fotos, entrei na igreja e como estava a decorrer uma missa não tirei fotos no interior. Há também a hipótese de subir à cúpula mas desta vez não fui. Mais umas quantas fotos e segui para a Place des Abesses para ver o "Muro dos Amo-te". Dei uns passeios pelas ruas de Montmatre, comprei as lembranças (as mais baratas que se encontram em Paris) e comi um crepe com Nutella, é realmente um bairro encantador.
Fui descendo até ao Moulin Rouge e lá estava ele, mais pequeno que imaginava, as fotos da praxe e parti para a próxima paragem: Galeries Lafayette.
Um centro comercial gigante, a abarrotar de gente, mas o interior é qualquer coisa espectacular. Uma voltinhas pelo interior e fui até ao terraço, mais uma fotos tiradas lá de cima segui para a Opera mesmo lá ao lado, mais um edifício imponente, mas não entrei.
Segui pelo Hard Rock Café, fraquinho comparado com os outros que já conheci e segui para o apartamento para deixar as compras.
Quando estava a anoitecer fui até ao Trocadero para ver a Torre Eiffel a iluminar-se. Às 20.00h as luzes ligam-se e às 20:15h a torre pisca pela primeira vez, durante 5 minutos. Muita gente a ver, a tirar fotos, muitos noivos com sessões de fotos.
Depois de muito apreciar a torre, era a ultima vez que ia estar assim frente a frente, segui para o apartamento.

27/09
Como tinha que fazer o check out às 11:30h já não tinha grande tempo para ir ver mais nada então deixei-me dormir mais um bocadinho.
Depois de entregues as chaves, segui para o aeroporto.
O voo era 14:45h (locais) e às 15:30h estávamos a aterrar no Porto mais uma vez tudo sem atrasos.
E chega ao fim este testamento. Acho que exagerei um bocadinho o_O
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Lelitah :)
Parabéns pelo report, acho que pela primeira vez um report de Paris me chama a atenção.
Gostei muito das fotos, lindas!
E não foi nenhum testamento, foi com o detalhe necessário para podermos ficar informados.
Obrigada pela partilha, e continuação de boas viagens. ;)
 
Última edição:

Angela P

Membro
Olá Lelitah,
Obrigado pelo report, daqui a duas semanas também vou a Paris e é sempre bom ouvir os relatos de quem por lá passou :)
O cartão navigo decouverte é fácil de fazer? Tem que se levar uma foto, certo? Estava a pensar comprar o paris visite mas hoje descobri este passe e acho que fica bem mais em conta.
Obrigado
 

Lelitah

Membro
Obrigada Cristina :D
Olá Angela P
Sim, é muito fácil de fazer, é só uma pessoa se dirigir a um dos guichets nas estações e pedir um passe Navigo Decouverte para uma semana. É preciso uma foto de documentos. Depois é só montar o passe, tem um espaço para colar a foto 2,5 x 3 cm e outro espaço para escrever o nome e apelido (ou vice-versa, na França: sobrenome e nome), tem um cartão com chip recarregavel, que tem o mesmo número de seis dígitos do passe Navigo e que não pode ser usado sem ele e uma "caixinha" de plástico transparente no qual se encaixa os dois cartões.
Este passe só é valido de 2ª a domingo, então só compensa se as datas da viagem forem nesses dias. Eu fui de terça a domingo e ainda me compensou bastante. Agora se a viagem começar a meio da semana não sei até que ponto compensa.
Obrigada
 

Angela P

Membro
Eu vou numa segunda e regresso no sábado, por isso encaixa-se na perfeição :)
Obrigado pelo esclarecimento ;)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pelo report!!!

Tenho saudades de Paris!:rolleyes: mas... A Pont des Arts que desilusão:( ainda bem que meti o meu cadeado a tempo:D
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @Lelitah :)
Parabéns pelo report, gostei bastante do que vi e dos detalhes do report, pois espero conhecer esta cidade espero brevemente ;)
Obrigada pela partilha
Boas viagens ;)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá @Lelitah ,
Fiquei ainda com mais vontade em conhecer a cidade, espero que seja muito em breve.
Report muito bem detalhado e com óptimas fotografias :) e tomei nota de algumas informações :)
Obrigada pela partilha.
 

Lipe

Membro Conhecido
Muito bom :) Fez-me recordar a minha estadia em Paris em Março deste ano, que apesar de mais curta do que a tua, foi também bastante produtiva!
 

susy4

Membro Conhecido
Olá :)
Como foi ir sozinha?? Segurança??
È que estou a pensar ir no próximo ano e também sozinha (ou se houver alguem do portal que queira ir :p )
 

Lelitah

Membro
Ola susy4. Não vou dizer que é melhor do que ir acompanhada, mas na falta de companhia eu não deixo de fazer as coisas. Não me senti minimamente insegura. Também não andava de madrugada na rua. Aproveitei ao máximo. Só fui abordada uma vez pelos marroquinos no sacrè-coeur, mas basta-lhes dizer um Non e eles deixam-nos em paz. Não caias no erro de mostrar o dedo como eles pedem, fazem logo uma pulseira em 30 segundos e vês-te "obrigada" a compra-la. Vi tantas assim xD
Eu aconselho. Qualquer coisa é só perguntar :D
 
Top