Novidades

[Report] Paris Fevereiro 2018

Mel C

Membro Conhecido
Bem sei que este report já vem com mais de um ano de atraso, mas reparei que não havia no Portal nenhum report mais recente de Paris, então resolvi corrigir essa falha :p

Como já foi há um tempinho é impossível recordar alguns pormenores da viagem e o que fiz em cada dia, mas vou tentar lembrar-me do máximo de detalhes.

A viagem foi de 24 a 28 de Fevereiro de 2018, os voos Lisboa - Charles de Gaulle - Lisboa custaram cerca de 66€ pela Easyjet. Fui para Paris sozinha, mas encontrei no avião um ex-colega de trabalho que também ia para Paris sozinho e nos mesmos dias que eu, acabámos por passear juntos por alguns sítios.

Paris é daqueles sítios emblemáticos, mas...eu não consegui gostar. Acho que escolhi mal as datas, sou friorenta e nesta altura acho que o melhor dia que apanhei foram 3ºC, mas tinhas as expectativas em alta, e Paris não cumpriu. Nem sequer sei bem apontar o que não gostei, nem deve ter sido nada em específico, acho que é um daqueles casos de "não és tu sou eu"!:p Só houve uma coisa que me surpreendeu, que foi a Torre Eiffel...nunca achei piada nenhuma à torre mas quando a vi achei linda, nunca vi aço tão bonito na minha vida (mais sobre o aço da Torre Eiffel mais à frente...)

Sobre a segurança...de todas as cidades que visitei, Paris foi onde me senti menos segura. Há imensos esquemas para enganar turistas, os que vi mais vezes são aqueles grupos de pessoas com uma prancheta na mão a pedir 10€ para a caridade sendo que a caridade é o bolso deles, às 8h da manhã estava eu sozinha ao pé do Louvre e quando dei por mim estava dentro duma "nuvem" de 5 ou 6 tipos desses todos a falarem comigo em francês e uma delas a espetar-me a prancheta na cara, foi preciso gritar e esbracejar um pouco para sair dali. Logo depois de aterrar cheguei à Gare du Nord e lá estavam uns polícias a revistar uns tipos, por toda a cidade há uns grupos de homens vestidos à militar armados com umas coisas estilo Kalashnikov, é certo que estão lá para nos proteger mas lembram-nos sempre que há algo muito mau que pode mesmo acontecer...e há algumas zonas de Paris com um ar meio duvidoso (junto ao Sacré Couer há uma avenida toda ela cheia de gente meio estranha...)

Para quem gosta de museus, e ainda não tem 26 anos, aproveitem para visitar agora, pois os museus são gratuitos para menores de 26 anos! Eu feita parva fui lá já quase com 27 anos...:(

Quanto a alojamento eu fiquei num sítio chamado Perfect Hotel & Hostel, que ficava entre a Gare du Nord e o Moulin Rouge, dos hostels onde fiquei até agora fui dos que gostei menos, mas a localização era bastante boa. Todas as noites saía para jantar e dar uma voltinha na zona do Moulin Rouge, e ver os edifícios iluminados.

Passando aos sítios que visitei...

Sacré Coeur


DSC00698.JPG


DSC00703.JPG


DSC00707.JPG



Place du Tertre


A praça dos artistas, fica mesmo ao lado do Sacré Coeur

DSC00711.JPG


DSC00709.JPG


A vista de uma rua lá ao lado

DSC00712.JPG



Moulin Rouge

Ficava mesmo perto do meu hostel e eu todas as noites passava por lá, adorava ter ido ao Moulin Rouge mas o preço demoveu-me, limitei-me a apreciar as luzes cá fora.

A avenida do Moulin Rouge e do White Horse é gigante e está cheia de sex shops, logo a seguir há uma rua cheia de lojas de vestidos de noiva...vá se lá entender esta lógica...🤪

DSC00718.JPG


DSC00724.JPG


DSC00726.JPG



Notre Dame

Foi um dos sítios que visitei com o meu amigo, entrámos e gostei bastante. Na altura eu queria subir, ele não queria, não se subiu, e agora aconteceu o que aconteceu :(

DSC00732.JPG



Arco do Triunfo

DSC00738.JPG



Torre Eiffel

Ora eu já disse que nunca liguei nadinha à Torre Eiffel, mas quando a vi, fiquei apaixonada! Nas minhas fotos não dá bem para perceber mas o aço da Torre é lindíssimo!

Sobre o aço...há uma discussão com os meus colegas de trabalho porque eu digo que o aço da Torre é rosa dourado e brilhante, eles dizem que eu fumei alguma coisa...não há outra maneira de saberem se não indo e vendo por vocês próprios :) Eu continuo a dizer que é rosa dourado...

DSC00739.JPG


DSC00740.JPG


Aqui vista do Trocadero

DSC00743.JPG



Museu d'Orsay

Não apreciei muito as obras de arte, mas a arquitectura deste museu é super gira.

DSC00746.JPG


DSC00754.JPG


DSC00761.JPG


DSC00757.JPG


DSC00762.JPG



Musee de l'Orangerie

Na altura comprei um bilhete combinado Musee d'Orsay + Musee de l'Orangerie, é possível comprar este tipo de bilhete em qualquer um destes dois museus, e assim temos um desconto nos bilhetes.

A principal peça deste museu é a sala oval que tem dois quadros gigantescos das Nympheas de Monet. Monet pintou centenas de quadros dos nenúfares do lago do seu jardim, a série das Nymphéas. A experiência de estar nesta sala é giríssima, os quadros são mesmo gigantescos e parece que nos "envolvem"!

DSC00770.JPG
 
Última edição:

Mel C

Membro Conhecido
Continuação do Musee de l'Orangerie

DSC00769.JPG


DSC00774.JPG


DSC00776.JPG



O Obelisco da Place de La Concorde

Um dos muitos obeliscos egípcios que veio parar ao mundo ocidental.

DSC00777.JPG


DSC00778.JPG



Petit Palais

Eu normalmente adoro edifícios chamados "Palácio" mas este tinha lá dentro uma exposição qualquer que não me apeteceu ver.

DSC00783.JPG



Arc de Triomphe du Carroussel

DSC00795.JPG



Louvre

Ora eu amo museus, e gostei do Louvre, mas mais uma vez desiludiu...é carérrimo e para mim ficou aquém do British Museum, que é gratuito e pelo menos em termos de artefactos egípcios tem uma colecção muito mais espectacular (a razão: quando o Egipto pediu as suas relíquias de volta França devolveu muita coisa já Inglaterra não esteve para isso...:D). Umas das partes interessantes do Louvre é o corredor de pinturas clássicas, para quem segue aquelas páginas do Facebook de memes da arte clássica vai reconhecer alguns quadros, o que eu me ri sozinha! Quanto à Mona Lisa...é um quadro mítico, mas é um quadro minúsculo, com dezenas de pessoas à frente a tentarem tirar fotos, e lá está ela a olhar para todos com aquele sorrisinho...:D

DSC00735.JPG


DSC00806.JPG


DSC00810.JPG


DSC00811.JPG


DSC00812.JPG


DSC00801.JPG



Jardins do Luxemburgo

DSC00819.JPG



Igreja da Madalena

DSC00823.JPG


DSC00821.JPG


DSC00824.JPG


DSC00831.JPG


DSC00833.JPG



Palácio de Versailles

Estive vai não vai para ir à Disney mas acabei por trocar a Disney por Versailles. E o meu dia em Versailles acabou por correr pessimamente mal. Deve ter sido o dia mais frio que apanhei, nevou e tudo (e eu odeio neve). Li a biografia da Maria Antonieta de propósito antes da viagem para poder completar a leitura com a ida a Versailles, mas quando cheguei lá os apartamentos da Maria Antonieta estavam fechados para remodelação...o palácio estava cheio de grupos de turistas chineses a entupirem as salas todas...e a pior de todas, tinha comprado o bilhete para ver também o Petit e o Grand Trianon, mas quando saí do palácio principal aquilo estava tudo mal sinalizado, andei uma hora às voltas sem conseguir encontrar nada, nevava, eu estava cheia de frio, os lagos congelados, as estátuas tapadas, às tantas já andava metida no meio das sebes em caminhos por onde não se via ninguém, só me lembrava das cenas finais do The Shining...Cheguei a um ponto em que desisti, tinha pago o bilhete para ver tudo mas só me queria ir embora, felizmente dei com o Petit Trianon mesmo por acaso e então lá completei da visita.

Passei a manhã toda em Versailles, gostei bastante do palácio mas não foi uma visita fácil! Saio dou de caras com um KFC, mesmo o que me apetecia, só que descubro que aquele KFC não tinha menus como os de Portugal, só havia nuggets e mais umas coisas que não me apeteciam, mais um desconsolo...tudo bem que eu não gostei de Paris mas Paris também podia ter gostado um bocadinho mais de mim!!

Um truque para fugirem às filas na bilheteira, há um posto de turismo na avenida principal que vai dar ao palácio, lá também vendem os bilhetes, não tem fila nenhuma e as senhoras são super simpáticas, o bilhete custa mais 0,5€ mas para mim vale a pena para não ter a chatice de estar na fila.

DSC00839.JPG
 

Mel C

Membro Conhecido
Continuação do Palácio de Versailles

DSC00840.JPG




DSC00848.JPG


DSC00854.JPG


Aqui em baixo a famosa Sala dos Espelhos, onde era impossível tirar uma foto onde não aparecessem 50 chineses

DSC00855.JPG


Apartamentos do rei Luís XVI...

DSC00857.JPG


DSC00865.JPG


DSC00868.JPG


Aqui em baixo as salas das filhas do rei Luís XV, Adelaide e Victoire. Adorei estas salas pois dão para perceber a personalidade das princesas, as músicas de que gostavam, os livros que liam...gostei especialmente da biblioteca delas, liam de tudo desde poesia a tratados de Física:D

DSC00870.JPG


DSC00872.JPG


DSC00878.JPG


Os tais jardins onde me perdi, e a partir daqui Grand Trianon e Petit Trianon. O Grand Trianon era o lugar de "escape" do rei (foi mandado construir por Luís XIV), o Petit Trianon pertencia à rainha. Era no Petit Trianon que Maria Antonieta fazia as suas peças de teatro onde gostava muito de fazer o papel de cortesã.

DSC00885.JPG


DSC00887.JPG


DSC00889.JPG


DSC00901.JPG




DSC00906.JPG


DSC00914.JPG


DSC00916.JPG


Quanto àquela frase "Eles que comam bolos", não está provado que tenha sido dita pela Maria Antonieta...a teoria mais aceite é que foi uma frase dita por uma princesa espanhola.


Panteão

Depois da manhã em Versailles andava eu a morrer de frio na rua, não me apetecia passear mais, de repente dou de caras com o Panteão e penso "Olha deve ser giro e sempre fico mais abrigada!" Aqui a tonta esqueceu-se que o Panteão é uma cripta e por isso faz frio lá dentro...resultado estava a morrer de frio na rua paguei 9€ para morrer de frio dentro do Panteão! Ao menos foi interessante!

DSC00917.JPG


DSC00919.JPG
 

Anexos

Mel C

Membro Conhecido
Continuação do Panteão

DSC00921.JPG


DSC00926.JPG


DSC00929.JPG


DSC00934.JPG

DSC00939.JPG


Fotos soltas da cidade...alguns sítios sinceramente já não me lembro o que eram, mas realmente Paris tem uma arquitectura muito bonita!

DSC00734.JPG


DSC00789.JPG


DSC00790.JPG


DSC00817.JPG


DSC00953.JPG


Dentro das Galeries Lafayette, um dos interiores mais deslumbrantes que já vi na minha vida, uma pessoa até fica zonza com tanto dourado!

DSC00946.JPG



Fazia tanto frio que não tenho uma única foto minha em Paris, o meu amigo bem dizia "Se quiseres eu tiro-te uma foto ao pé do Louvre, eu tiro-te uma foto ao pé da Torre Eiffel, eu tiro-te uma foto ao pé do Sena" mas estava tanto frio que não me apetecia viver quanto mais posar para fotos. O melhor que tenho é esta selfie acidental no Petit Trianon, a criatura de gabardina amarela sou eu, mesmo dentro daqueles palácios fazia um frio desgraçado!

DSC00915.JPG


E assim se passaram quatro dias em Paris! Tenho pensado várias vezes em voltar, noutra altura e com outro clima, e rever estas fotos e reviver estes sítios reanimou a vontade, mas há tantos sítios para conhecer, e tantos sítios onde já fui feliz...mais não seja a "vizinha" Londres que de todas as vezes que lá vou nunca me desilude!:D

Para já, as minhas memórias de Paris são estas! Qualquer dúvida digam que eu tento ajudar!
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá @Mel C ,

Obrigado pela partilha, por muito antiga que seja a viagem... nunca é tarde para fazer 1 report :)
Todos os reports são bem vindos :)

Parabéns pelas fotos :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Uma cidade que apesar de querer conhecer não está no meu top.
Apesar de tudo tem uns edifícios muito bonitos e dentro de uns anos (poucos) irei lá ver isso e claro a disney com a filhota.
Boas viagens ;)
 

lfdm

Membro Conhecido
Obrigado pelo report. Graças a ti já não me sinto um E.T.:)
Estivemos em Paris no inicio de Março, e contrariamente ao resto do mundo também foi cidade que não me fascinou. Ok, existem algumas coisas bonitas e interessantes (nomeadamente a torre Eiffel e a Disney), mas também partilho da tua opinião, Londres é das cidades mais interessantes que conheço e sim a torre Eiffel tem uma cor rosada.
Outra opinião que partilho é relativamente ao Louvre, na minha opinião fica a anos luz de qualquer museu de Londres. Sei que opiniões e comparações são sempre muito subjectivas, mas é também para isso que serve o portal... ;)
Outra situação que também me ficou na memória, foi a quantidade abismal de lixo nas ruas e nas bermas das estradas.
Pontes fortes para mim: a Disney (merece sem dúvida uma visita), a torre Eiffel e os éclairs.
 

DaisyP

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha. :)
Uma das cidades que um dia espero visitar apesar de não estar no meu top de visitas.
Boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Mel :)

Muito obrigado por mais uma fantástica partilha! Esta é uma das cidades que está há muito na lista para conhecer. Ainda por cima, tenho família lá! Por algum motivo, acabo sempre por mudar de rumo, mas o que importa é um dia ir e o teu report deixou-me com mais vontade para que seja em breve ;)

Boas viagens :D
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Mel C
Tenho a certeza que as temperaturas que apanhou tiveram um peso considerável no facto de não ter “apreciado” melhor a cidade.

Estive em Paris já vão uns bons anos, eram os meu filhos pequenos e reunimos Paris/Eurodisney.
Fomos em julho, com temperaturas muito boas, e adorei! Não sinto, porém, que é a minha capital preferida, não é. Mas gostaria muito de voltar outra vez, e poder desfrutar de uma forma que não se desfruta com crianças pequenas.

Tente voltar de verão. Penso que voltará conquistada :D;)

Muito obrigada pela partilha e pelas belas fotos!
Beijinho
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
De uma apaixonada por Londres para outra... não há comparação pois Paris ficará sempre a perder :p
Também não está no meu Top cidades europeias mas se surgir a oportunidade voltarei de boa vontade.

Também apanhei frio e umas chuvadas nas primeiras duas vezes que visitei Paris mas à terceira fui de Verão para levar o sobrinho a conhecer a cidade e a Disney e acertei com o tempo.
Como diz a Antónia, tenta voltar com melhor tempo que talvez a vejas com outros olhos :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Foi bom recordar Paris.
Por acaso na altura estive a pensar em ir à Disney e optei por Versalhes, uma excelente decisão. Quanto ao Louvre, estou do teu lado, não me encantou nada.
Parece que tiveste uns pequenos azares que não deixaram esta experiência ser tão boa.
 
Top