Novidades

[Report] Páscoa atribulada na Madeira 2016

Hugo_Santos

Membro Novo
Terceira visita à pérola do Atlântico depois de 2010 (ano da tragédia das cheias) e de Outubro de 2015.
A ilha tem algo que nos cativa e nos faz voltar várias vezes... Desta vez fomos a 22 de Março e contávamos regressar a dia 30. Mas já lá vamos... ;)
Viagem marcada com 2 meses de antecedência pela EasyJet com preços bastante razoáveis tendo em conta a época do ano. Decidimos ficar no mesmo hotel pela terceira vez, o Florisol Dorisol. Trata-se de um aparthotel simpático, já com alguns anos e a precisar de obras de fundo mas que apresenta condições aceitáveis para quem quer andar a conhecer a ilha e os preços são bastante bons. A localização é excelente já que se encontra em pleno Lido, a zona turística por excelência do Funchal. Todas as comodidades por perto.
Alugámos um carro para a semana inteira e desta vez quis experimentar uma companhia fora do grupo das "grandes" (Europcar, Hertz, etc...), até porque os preços que me davam eram ridiculamente altos, suponho que por causa da Páscoa. Depois de uma pesquisa exaustiva decidi experimentar a Rodavante. Feliz escolha! Foram perfeitos. O preço foi excelente, o atendimento fantástico e ainda me deram a escolher o carro que queria. Optei por um Opel Corsa novinho (13 mil kms) com 130cv para fazer frente às íngremes subidas dos picos da ilha. Bem, não vou fazer um relato detalhado de cada dia até porque foram tantos que já nem sei o que fiz em cada um deles.:D
Mas sendo esta a terceira vez na ilha, aproveitámos para conhecer a fundo os recantos menos turísticos sem deixar de ir a todos os "obrigatórios"!
Destaco os meus locais preferidos, os picos da Madeira. Seja pela dificuldade de lá chegar ou pela simples espectacularidade da paisagem são sempre paragens obrigatórias para mim. Saímos do Funchal com o tempo completamente enevoado mas ao chegar ao Pico do Areeiro deparámo-nos com um sol magnífico e com um "mar" de nuvens abaixo de nós. É de tirar a respiração a qualquer um!
Outra maravilha na ilha são as Levadas. Desta vez fizemos a Levada do Moinho seguida da Levada Nova, a Levada do Rei, e Levada do Caldeirão Verde seguida da Vereda da Ilha (lindíssima mas muito exigente com um desnível superior a mil metros!!!!).
A Levada do Rei é porventura a mais bonita da Madeira. A paisagem abrange de tudo um pouco, escarpas vertiginosas, vegetação luxuriante e vistas desafogadas e visto não ser das mais turísticas a afluência de pessoas não é assim tão grande, o que torna o passeio bem mais agradável.
Em relação à Levada do Moinho, nada de especial. Passa por campos agrícolas e acaba numa ribeira onde se pode fazer a transposição para a Levada Nova, que faz o percurso inverso mas num nível superior da encosta.
Levada Nova
Aqui se pode encontrar possivelmente uma das mais belas quedas de água da Madeira.
A neve estava presente em quantidade considerável já que o frio lá em cima fazia-se sentir bem. 2º positivos! Durante a noite descia muito mais, o que permitia a formação de gelo nos locais mais estranhos... Dia de Páscoa e afortunadamente encontrámos uma procissão prestes a sair da igreja na Serra D'Água, com as ruas enfeitadas com tapetes de flores. Decidimos parar para espreitar e em bom tempo o fizemos. Não deixámos de percorrer a Vereda da Ponta de São Lourenço para ir ao meu local preferido na ilha, o Cais do Sardinha.
Entrar naquelas águas transparentes e nadar com peixes de todas as cores é sempre uma experiência memorável. Ainda para mais porque foi a primeira vez que o pude partilhar com a minha filha!
O regresso ao continente estava marcado para dia 30 de Março, mas, azar ou sorte, recebo a notificação de que o voo tinha sido cancelado devido aos ventos extremos que se faziam sentir na zona do aeroporto. Resultado? Mais 5 dias de férias tudo por conta da EasyJet, já que só consegui voo de regresso no dia 5 de Abril. Seja como for, nada a apontar à companhia aérea.
Deixo-vos apenas algumas fotos aleatórias desta viagem.
PICO DO BARCELOS MACHICO
PONTA DO GARAJAU
ENGENHOS DA CALHETA
PONTA DO SOL
COMPLEXO BALNEAR DO LIDO
LIDO
CALDEIRÃO VERDE
MIRADOURO DO GUINDASTE

Este foi o meu primeiro report, por isso, desculpem lá qualquer coisinha.:D

Mais para a frente, mais pormenores relativos à gastronomia local!
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Hugo_Santos :)
Parabéns por este magnífico 1º report!
De facto, ele retrata uma Madeira bem para lá dos pontos mais turísticos e conhecidos. É sempre bom podermos ver coisas diferentes. Haja quem as mostre!
Muito obrigada pela partilha, o portal ficou um bocadinho mais rico. ;)

PS: mais 5 dias, isso é que é sorte! :D
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Muito obrigada pela partilha da nossa linda Madeira ;)
Férias atribuladas mas com uma óptima recompensa :D
Continuação de boas viagens.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Hugo_Santos Parabéns pelo report, gostei muito de rever estas belas paisagens da Madeira.

Por curiosidade também estive na Madeira na mesma altura e tinha voo no dia 30, mas como fui na TAP consegui regressar no dia seguinte, da próxima vez marco viagem pela Easyjet :D
 

Hugo_Santos

Membro Novo
Olá @Hugo_Santos Parabéns pelo report, gostei muito de rever estas belas paisagens da Madeira.

Por curiosidade também estive na Madeira na mesma altura e tinha voo no dia 30, mas como fui na TAP consegui regressar no dia seguinte, da próxima vez marco viagem pela Easyjet :D
Ah ah ah ah! Realmente não me posso queixar. Tendo em conta que se tratava de uma low-cost ainda fiquei mais apreensivo mas a realidade é que tudo foi tratado com a celeridade possível e a comunicação foi excelente. Há males que vêem por bem! Se calhar, e fosse uma companhia de bandeira não tinha corrido tão bem!
Boas viagens!
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Parabéns, excelentes fotos.
A Madeira assim como os Açores são destinos que vão sempre ficando adiados, ainda esteve na mira na altura da Páscoa, mas os voos ou eram caros ou já não havia disponibilidade para as datas pretendidas.
Em relação ao carro olha que estavam aí uns cavalos a mais...;)
 

Marco Silva

Membro
Mas que férias!!!!! Um excelente post com umas fotos que cortam a respiração!

Eu em Março também fiquei retido em França pela greve dos controladores aéreos mas como não podia tirar mais dias de férias tive que comprar uma viagem bastante mais cara e a companhia aérea só me pagou devolveu o custo do voo inicial :mad: Mas pronto, fico contente em saber que tiveste sucesso! ;)

Obrigado pela partilha! :)
 
5 Estrelas...

Curioso como pessoas diferentes, na mesma época, fazem percursos tão diferentes! Gostei de ver aqui coisas que não consegui ver na minha visita. São mais pretextos para lá voltar.

Obrigado
 
Top