Novidades

[Report] O PICO VISTO DO FAIAL- by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
Caros

Este não será certamente um report . Afinal eu até não estava de passeio ou de férias, estava a trabalhar , mas não é por isso que digo não ser um report ,é mesmo porque se trata de vos mostrar um pouco mais deste Portugal pequenino e agora com rating "lixo ".

A possibilidade para muitos de irem até aos Açores e neste caso a ilhas não tão visitáveis , causa a impossibilidade de observarem o " PONTO MAIS ALTO DE PORTUGAL ".

Então é assim que ele é : !!!!!!

ai1130.photobucket.com_albums_m533_JoaoMarques2_PICO_Pico.jpg

Esta panorâmica que aqui vos mostro é obtida perto das 6.30 hrs da manhã desde o quarto de hotel do HOTEL HORTA

Tinha chegado ao Faial no dia anterior à noite pelo que a imagem do Pico não a tive.
Grande foi a ânsia de que o dia amanhecesse para poder desfrutar desta lindíssima paisagem.

ai1130.photobucket.com_albums_m533_JoaoMarques2_PICO__MG_6380.jpg

Depois da primeira foto foi já muito dificil voltar a dormir. Aquela imagem lindissima de uma montanha a despertar à frente dos meus olhos não me deixava descansar.
Voltei para a cama mas deixei os cortinados ligeiramente abertos para que pelo canto do olho que não queria fechar eu pudesse ir de tempo em tempo observando o evoluir do dia que então nascia.

ai1130.photobucket.com_albums_m533_JoaoMarques2_PICO__MG_6379.jpg

Acreditem que não era só a imagem da Montanha que do outro lado do canal se ia desvendando ao longo da madrugada que me mantinha desperto e ansioso . Não, não era só a montanha , era também o cheiro da humidade da madrugada ,era a ligeira brisa que percorria o ar , era o silêncio de uma cidade que ainda pacificamente dormia e era um bando de gaivotas que silenciosamente pairavam por cima das casas junto ao Porto.

ai1130.photobucket.com_albums_m533_JoaoMarques2_PICO__MG_6382.jpg

Por muito frios que possamos ser , acreditem que não é fácil ficar indiferente ao que no exterior do Hotel ia acontecendo. Os laranjas de um Sol que vai acordando e tomando o seu lugar no horizonte foram lenta e gradualmente substituidas por aqueles fabulosos tons azuis do céu que parecem influenciar a cor do Oceano Atlântico.

ai1130.photobucket.com_albums_m533_JoaoMarques2_PICO__MG_6383.jpg

E aos poucos a montanha foi-se desvendando , o Sol subindo no horizonte , os galos começaram a anunciar o nascer de um novo dia e a cidade foi aos poucos ganhando aquela vida quotidiana calma e tranquila que caracteriza esta parte de Portugal.
Como poderão imaginar foi impossível voltar a recuperar aquele sono que orgulhosamente sabia ter perdido. Acreditem que perdi o sono é verdade mas ganhei um pequeno pedaço de tranquilidade , comunhão com a natureza , fascínio mas principalmente ganhei o sabor de por momentos me sentir dono e senhor de uma montanha fascinante que à minha frente se mantinha imóvel , sedutora e única.

ai1130.photobucket.com_albums_m533_JoaoMarques2_PICO__MG_6397.jpg

Acreditem que são pequenos momentos como este que fazem com que a vida valha a pena ser vivida com a paixão de descobrir locais que nos marcam e que nos deixam nos olhos e no coração a vontade única de um dia voltarmos.

Durante o meu dia de trabalho continuei a observá-la de diversos pontos e de diversas formas.
Fiquei com ciúmes quando desde um dos laboratórios geodésicos que existem espalhados pela ilha , descobri que esta era a paisagem que todos os dias um sortudo podia observar.

ai1130.photobucket.com_albums_m533_JoaoMarques2_PICO__MG_6451.jpg

Respondeu o tal sortudo que nem todos os dias a imagem era esta ,mas que cada vez que assim a encontrava também ele , depois de muitos anos , ainda ficava muitas vezes a desfrutar desta imagem única onde o verde dos campos em flor se mistura com o azul leve de um oceano profundo e com o castanho imponente de uma montanha agreste mas acima de tudo pura , casta e cativante.

No final do dia depois de muitas voltas pela ilha , e antes que as nuvens a cobrissem na totalidade, ainda tive a oportunidade de a fotografar num ambiente único onde nem a aparência lunar desta praia de areia negra coberta de pedras redondas e lisas conseguiu tirar-lhe a beleza de um PICO fascinante que se ergue franzino e esguio em direcção a um céu pintado por pequenas nuvens de um branco quase imaculado.

MÁGICO.............................

ai1130.photobucket.com_albums_m533_JoaoMarques2_PICO__MG_6496.jpg

E o meu dia de trabalho chegava ao fim e com ele a despedida de uma ilha especial.

Acreditem que foi com muita pena que me dirigi ao Aeroporto para rumar a P.Delgada e depois a Lisboa
Ficou-me no coração a imagem única do Pico , o verde incrivel da Caldeira , o sabor incrível do Gin especial do Café Sport ( Peters) e o fascinio de uma marina única e fascinante onde através de pinturas murais muitos marinheiros deixam a marca da sua passagem por esta fabulosa ilha.

Mas acredito que muitas vezes o destino guarda e esconde até ao final um elo de ligação que nos deixa para sempre uma marca de saudade no nosso coração .
Passo a explicar :
Entrei no avião da SATA e sentei-me do lado direito do avião na esperança de que a descolagem se fizesse em direcção à cidade da Horta pois assim teria a oportunidade de a rever agora a algumas centenas de metros de altitude.
E foi o que aconteceu , a descolagem suave aconteceu na direcção pretendida e assim deu para calmamente apreciar a cidade de um outro ponto.
Fixando a montanha do PICO que nesse momento se encontrava à nossa frente , tive por alguns momentos a sensação de que o piloto não a estivesse a ver ou que iria cometer um suicidio colectivo pois esta não era a rota normal .
A minha câmara estava dentro da mochila colocada aos meus pés e acreditem que depois de observar bem tive a certeza que este magnifico piloto nos iria presentear com uma magnifica viagem rasante ao pico do PICO.

Rápidamente tirei a maquina da mochila e ( peço desculpa pela má qualidade mas foi á pressa ) foi isto que deu , umas imagens FABULOSAS , UNICAS E INCRIVEIS DO TOPO DA MONTANHA MAIS ALTA DE PORTUGAL e onde se pode ver o " Piquinho " ou seja o Pico dentro do Pico :) :)

ai1130.photobucket.com_albums_m533_JoaoMarques2_PICO_HRT_PDL1.jpg

ai1130.photobucket.com_albums_m533_JoaoMarques2_PICO_HRT_PDL2.jpg

UNICO ....... FABULOSO .......FASCINANTE ............... E SIMPLESMENTE IRRESISTIVEL


ai1130.photobucket.com_albums_m533_JoaoMarques2_PICO_HRT_PDL.jpg


Abraço a todos

J.Paulo
 

mfurtado

Membro
J. Paulo,
desde já muito obrigada por partilhar estas belas fotos! Fiquei emocionada também com as suas palavras.
Sou do Faial mas vivo em Lisboa há 12 anos e devo dizer-lhe que, quando vivia lá (com o Pico mesmo em frente), a primeira coisa que fazia, assim que me levantava, era ver o Pico. À noite, nos dias de lua cheia, é o espectáculo mais bonito que algum dia poderia ver! Toda aquela luz a iluminar o canal.
Nos Açores, damos muito valor à beleza das nossas ilhas e mesmo quem vive lá todos os dias, nunca deixa de se surpreender com a sua imponência.
Vejo que compreendeu a mística daqueles pequenos bocados de terra, algo que não se pode explicar e que nem todos sentem quando lá vão.
Se lá voltar e se precisar de algumas indicações, estarei à disposição!

MFurtado
 

JJPPMM

Membro Conhecido
J. Paulo,
desde já muito obrigada por partilhar estas belas fotos! Fiquei emocionada também com as suas palavras.
Sou do Faial mas vivo em Lisboa há 12 anos e devo dizer-lhe que, quando vivia lá (com o Pico mesmo em frente), a primeira coisa que fazia, assim que me levantava, era ver o Pico. À noite, nos dias de lua cheia, é o espectáculo mais bonito que algum dia poderia ver! Toda aquela luz a iluminar o canal.
Nos Açores, damos muito valor à beleza das nossas ilhas e mesmo quem vive lá todos os dias, nunca deixa de se surpreender com a sua imponência.
Vejo que compreendeu a mística daqueles pequenos bocados de terra, algo que não se pode explicar e que nem todos sentem quando lá vão.
Se lá voltar e se precisar de algumas indicações, estarei à disposição!

MFurtado
Olá
Infelizmente no dia em que estive não estava Lua cheia , mas mesmo assim o canal estava bastante iluminado.
A beleza dos Açores não advém só das ilhas mas também das pessoas simples e humilde que lá habitam.
Passear em cada uma das ilhas dos Açores é como reaprender a vida simples e dedicada que cada um de nós poderia ter.
È um conjunto único de paisagens , sensações , alegrias e emoções sempre presentes .
Fiquei deveras encantado com " Os Capelinhos " lugar onde as sensações prevalecem ao olhar mesmo indiferente de quem por lá passa.
A sua terra é um lugar muito especial.
Ainda bem que gostou
J.Paulo
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Ola J. Paulo

Pode não ser um Report, então eu chamaria Pequeno Report.
Digo que este Pequeno Report está espetacular. Com a tua descrição quase que estava no quarto a ver com os meus olhos o ponto mais alto de Portugal.
Muito bom report e a descrição :).

CUmprimentos
 

Asae

Membro Conhecido
lindo lindo lindo

eu gostei tanto de São Miguel que me mudava para os Açores
 

correia

Membro Conhecido
viva jjppmm .

Fotos fantasticas , parabens.
Estive em junho em S.Miguel , fiquei encantado com a ilha.
Ao ver o seu report fiquei ainda mais fascinado com os Açores.
È um destino que tenho que repetir mas em circuito .

Bons passeios.
 
Top