Novidades

[Report] O esplendor dos Alpes Austríacos

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Esta é a PARTE II do relatório iniciado aqui:
[Report] Um olhar sobre CesKy Krumlov, Praga, Bratislava e Munique.
Áustria

Deslocações

Em Viena comprámos o bilhete/dia que permite andar o dia todo em todos os transportes e que compensa claramente.

Nos Alpes deslocámo-nos de carro, claro, mas também fizemos caminhadas, andámos de teleférico e de transportes públicos, aproveitando as fantásticas regalias do cartão http://www.kaiserwinkl.com.en que se encontra incluído no alojamento (penso que em todos os alojamentos). Foi pena não termos ficado mais tempo para poder usufruir mais deste cartão.



Alojamento

Viena de Áustria
Europahaus Wien

Hotel muito agradável, bom quarto, razoável pequeno-almoço, a cerca de 25m do centro mas também com o inconveniente de ter de se utilizar dois tipos de transporte, autocarro e metro.

Aqui também o regresso ao hotel ao final do dia teve alguns imprevistos. Estivemos bastante tempo na estação à espera do autocarro que supostamente nos levaria. Acontece que o autocarro, sendo de 30 em 30 minutos, muda de nº de viatura (o nº da ida é diferente do n º do regresso) o que acaba por baralhar quem desconhece esse pormenor. Se não fosse um motorista de outro autocarro, que mesmo sem falar inglês foi muito prestável e nos disse qual a viatura em devíamos ir, ficávamos sem saber o que fazer e talvez acabássemos por apanhar um táxi. Por isso este hotel não se revelou a melhor opção.

A internet também não se conseguia aceder a partir do quarto, apenas no Hall.


Alpes
Maria Alm- Alta Áustria/Tirol

Oberau, Jugendgästehaus : Maria Alm : Urlaub Region Hochkönig

Aqui tivemos um pequeno percalço, desagradável mas que resolvemos sem dificuldades de maior.

Ao reservarmos este alojamento, para duas noites, não nos apercebermos de que era uma pousada da juventude (ou pelo menos é o que se pretende que seja).

Tivemos o cuidado de confirmar todos os alojamentos por e-mail e de questionar se as reservas estavam de acordo com o solicitado.

Ao chegarmos a este alojamento, uma Guesthouse “igual” a tantas outras que fomos encontrando por toda a Áustria, com um excelente aspeto exterior, também nada nos indicava ser uma pousada da juventude. Ao jantar (reservámos meia pensão, por ser uma pequena povoação e não termos certeza de haver restaurantes abertos) vimos jovens, casais da nossa idade e famílias maiores.

A 1ª impressão não foi a melhor porque tivemos de “nos perder” pelo interior da casa, à procura de alguém que nos atendesse.

Depois dos procedimentos habituais, levaram-nos ao que seria o nosso quarto, no fundo da casa, com uma pequenina janela, duas pequenas camas, uma a cada canto do quarto e que em nada correspondia às imagens de quarto reservado e anunciado no Booking. Mas o pior mesmo é que estava muito sujo.

Não tínhamos dado nenhuma prioridade a alojamento luxuoso na nossa viagem, mas algum conforto e sobretudo a limpeza, eram fundamentais.

Pedimos várias vezes que fossem limpar o quarto, o que não aconteceu. Resumindo após uma troca de impressões já pouco amigável com a dona e de ela nos dizer que “aquilo era uma pousada da juventude e faziam o que podiam”, acabou-se a tolerância, porque isso não é desculpa que se apresente para a falta de limpeza.

Informámos que não tencionávamos ficar ali mais nenhuma noite e no dia seguinte partimos rumo a novo destino.


Kossen - Alta Áustria/Tirol


Rosi Tamegger, Kössen, Áustria

Após o incidente da noite anterior e ao decidirmos não ficar ali, tentámos reservar mais uma noite no próximo destino, na Guesthouse que já havíamos reservado, ainda que nada nos garantisse qualidade, já que as fotos e comentários nos sites de reserva valem o que valem e o TripAdvisor nem sempre dá grande ajuda.

Conseguimos, e porque realmente há horas de sorte, não poderia ter sido melhor. Gostámos de tudo: da maravilhosa paisagem envolvente, da vila, da casa, do quarto, da salinha só para nós, do conforto, da limpeza, da varanda, da dona, muito simpática. Até do aviso no quarto a dizer que se não tirássemos os sapatos à entrada (de casa) pagávamos uma multa de € 50…


Alimentação


Em Viena de Áustria o festival de gastronomia junto à Camara Municipal, englobado no Festival de Cinema foi uma excelente opção.

Em Salzburgo há na principal rua de comércio um restaurante de peixes e mariscos cuja montra faz as delícias de quem passa. Comemos aí uma espécie de sandwich realmente deliciosa.



Nos Alpes fizemos as refeições sobretudo em restaurante italianos, por haver bastantes e também fizemos pic-nic nos lagos com coisas que comprámos no supermercado. A parte dos pic-nics é mesmo a minha preferida, já que é diferente de tudo o que fazemos ao longo do ano!

O que visitámos

Viena de Áustria: O monumento que elegemos na Áustria para visitar e passar mais tempo foi o Palácio de Schönbrunn. É lindo, imperdível. Depois percorremos os principais pontos de interesse da cidade e mesmo ao entardecer, demos acidental e felizmente com um evento junto à Câmara Municipal : Filmfestival Rathausplatz 2015. Cinema, música e gastronomia aliados eram motivos suficientes para nos determos por ali.

Ficámos, jantámos e ouvimos música…( o programa da noite era a passagem num ecran enorme, mas mesmo enorme, de um concerto em Schönbrunn pela Orquestra Filarmónica de Viena). Uma maravilha! Viena de Áustria é com toda a certeza uma cidade a repetir.

Salzburgo: O calor foi uma constante nesta viagem e neste dia foi excessivo. Queríamos ter subido a pé ao castelo para ir apreciando a paisagem mas só chegámos a metade…Visitámos algumas igrejas, percorremos a cidade, aproveitando para descansar nos jardins e espaços verdes, comendo gelados e ouvindo a cidade, toda ela música.


Alpes: Dachstein, Hallstatt, Maria Alm, Kossen, Walchsee


Vamos às fotos.

Quero apenas referir que sendo habitualmente eu a fotógrafa de serviço, e não tendo nem uma máquina de grande qualidade, nem dom artístico para a fotografia, de vez em quando há uns acidentes. Este ano, “inexplicavelmente” foi acionada a função olho de peixe . Então temos por aí umas fotos no mínimo divertidas…;)

Espero que gostem!
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
O esplendor dos Alpes Austríacos
Os Alpes são a mais importante cadeia montanhosa da Europa estendendo-se a oito países.

Na Áustria, as cadeias de montanhas cobrem 60% do território nacional e fazem parte da cadeia norte dos Alpes. Estão divididos em Alpes norte-orientais, centro-leste e calcários do sul. As principais cadeias de montanhas são o Hohe Tauern (onde fica a montanha mais alta da Austria, o Grossglockner com 3,798m), os Alpes Otztal (onde fica a Wildspitze a segunda montanha mais alta do país com 3,768m), os Alpes Zillertal, os Alpes de Stubai, os Alpes Lechtal e o maciço de Dachstein.

Os dias reservados à Áustria incluíam naturalmente Viena e Salzburgo, mas a esplendorosa beleza dos Alpes Austríacos não deixa ninguém indiferente e essa era a parte a que mais nos atraía ou pelo menos aquela para que tínhamos expectativas mais altas. Que foram muito além do esperado.

Optámos por ficar na parte dos Alpes mais próxima da Baviera dado que o nosso voo de regresso seria a partir de Munique.

Um dos dias foi dedicado, como previsto, à já famosa e linda vila de Hallstatt (repleta de turistas, especialmente asiáticos, mas ainda assim deslumbrante) e ao maciço de Dacshtein. O resto seria partir um pouco à descoberta.

Ficámos um dia/noite em Maria Alm, uma encantadora vila, que no inverno se transforma numa importante estância de ski como se depreende do número de hotéis e guesthouses que ali se encontram. Mas no verão, ainda que o fluxo turístico seja menor, não há lugar a monotonias: passeios/caminhadas pela montanha, andar de bicicleta, natação, parapente, mini-golfe, golfe, ténis ou passeios a cavalo são algumas as atividades disponíveis.


Nestes sites pode encontrar-se toda a informação disponível:

Ferienwohnungen Langegger in Maria Alm - Home

Ski resort Maria Alm - Hochkönig: Skiing holiday Maria Alm - Hochkönig - Wintersportgebiet Maria Alm - Hochkönig - Skiing


As últimas duas noites ficámos em Kossen, no Tirol Kössen - Hotel Kössen - Unterkunft Kössen - Urlaub Kössen - Kaiserwinkl - Tirol.


Com o alojamento foi-nos facultado o cartão Urlaub im Kaiserwinkl in Tirol - Kaiserwinkl-Card que permite usufruir grátis ou com bons descontos de transportes, serviços, passeios, desportos, entradas nos lagos (sim paga-se), etc.

Foi a partir de Kossen que fizemos uma caminhada de 8km até ao maravilhoso Lago Walchsee, de águas cálidas e transparentes. O regresso a Kossen foi de transporte público.


O conjunto montanhoso matizado de lagos de cor esmeralda e salpicado aqui e ali de pequenos pontinhos brancos, que denunciam invernos rigorosos, dão-nos cenários de filme, verdadeiras paisagens de cartão postal.

As tradicionais casas de madeira com varandas floridas, cada uma mais bonita que a outra, como se de um concurso se tratasse, conferem à paisagem o toque humano certo, acolhedor e harmonioso, de uma beleza delicada e perfeita.


Ficam alguns links úteis e claro, as fotos.


Swimming Lakes | Tirol in Austria

Lake District


SALZBURGO

 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
DACHSTEIN

A montanha de Dachstein é a mais alta dos Alpes da região da Alta Áustria (Salzkammergut) com 2995m. É também aqui que fica a linda vila de Hallstatt, tendo sido a paisagem cultural de Hallstatt-Dachstein declarada Património da Humanidade pela UNESCO, assim como os “5 fingers”, a Caverna do Gelo (Eishöhle), Caverna Mamute (Mammuthöhle) e o Koppenbrüllerhöhle.

Os “5 fingers” ou cinco dedos, são a plataforma de observação mais espetacular do Alpes. A partir do teleférico temos uma caminhada de uns 10,15 minutos, até à plataforma de onde podemos observar paisagens realmente magníficas de todo o lago de Hallstatt.



A viagem de subida foi quase só para nós (para mim muitas vezes com os olhos fechados), a descida foi como sardinha em lata, havendo por duas vezes manobras, não percebi se naturais ou intencionais (por parte do operador) que causaram grandes sustos e uns quantos gritos.

Muito embora o dia estivesse lindo, não conseguimos boas fotos do que foi a nossa maior aventura, pelo menos para mim, porque foi com o coração bem apertadito que entrei naquele teleférico.





 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
KOSSEN

WALCHSEE

O percurso a pé até ao lago


 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Finalmente, VIENA DE ÁUSTRIA, majestosa e imperial


Palácio de Schonbrunn
Exterior e jardins. Visitámos o Palácio mas é proibido tirar fotos do interior.

Palácio de Belvedere

VÁRIOS MONUMENTOS
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Considerações finais


Ficam algumas imagens do tanto que havia para ver e descobrir entre o campo e a cidade, nos países por onde passámos, entre a enorme riqueza do património construído pelo homem e pela natureza, que resultaram de uns muito apreciados dias de férias.

Neste tipo de viagens é essencial que se determinem prioridades. Com os dias que tínhamos disponíveis, e sendo as cidades que decidimos visitar tão ricas culturalmente e em património, não foi fácil decidir. Mas foi necessário, priorizámos os principais pontos turísticos tentando não ver tudo a correr e sentir sempre um pouco a vida e o coração das cidades.

O mais importante é mesmo o quanto aproveitamos, e fica a expetativa e a enorme vontade de voltar para dar mais atenção a lugares que são marcos histórico/culturais tão importantes da nossa história recente, em especial na Áustria e na Alemanha.

Munique, que deixámos para visitar melhor no final da viagem é realmente uma cidade charmosa, elegante, distinta. Estas coisas são sempre discutíveis e cada pessoa tem a sua forma de sentir e de olhar os lugare,s mas sendo a cidade toda ela encantadora, fiquei rendida à Marienplaz, é uma praça lindíssima!

Vimos o que nos pareceu ser “o mais importante”, com a noção de que vimos muito pouco do tanto que cidade e arredores têm que ver e visitar.

Na República Checa o dia passado em Cesky Krumlov foi curto para visitar monumentos mas deu para conhecer a cidade e aproveitar o bom tempo.

Praga é admirável e cidade a que vale a pena dedicar quatro, cinco dias, mesmo uma semana, mas ficámos com sensação de ter aproveitado bem o tempo que ali estivemos.

A cidade de Telc, que nos foi sugerida, não foi possível visitar, com alguma pena. Ficará para uma próxima. As autoestradas têm um piso mau, irregular, e considerando as distâncias a percorrer para visitarmos Telc teríamos de alterar alguma coisa.

Assim saímos cedo de Praga logo em direção a Bratislava onde chegámos a meio da manhã.

O dia passado em Bratislava foi suficiente para ver o essencial da cidade. Para uma capital é uma cidade pequena, tranquila, mas sem dúvida muito bonita.

Na Áustria distribuímos os dias entre Viena, Salzburgo, e os Alpes, região do Tirol.

Nos Alpes, deslumbrámo-nos com os lagos, o maciço de Dachstein e Hallstatt. Sem desprimor para qualquer dos sítios visitados, até porque entre a romântica e encantadora Praga e a esplendorosa Viena não consigo escolher, mas os dias aqui passados foram sem dúvida o ponto alto da viagem.

O calor, sempre presente, se por vezes nos obrigou a abrandar o ritmo na visita às cidades, foi no geral um prémio e para os dias nos Alpes uma bênção. As caminhadas (embora curtas) no coração dos Alpes, os banhos nos lagos e piscinas, a subida ao maciço de Dachstein, o picnic com vista para Hallstatt, poder ficar à noite na esplanada, ou na varanda da Guesthouse, até tarde, de calção e camisola de alças, com temperaturas de que nem todas as noites de verão dispomos no Alentejo, fizeram as nossas delícias. Não esperávamos tanto e foi inesquecível.

Foi uma excelente viagem, com um ou outro contratempo, de menor valor, com condições atmosféricas magníficas e no geral conseguimos cumprir o plano que tínhamos traçado. É certo que vimos muito pouco do tanto que todos estes lugares têm para oferecer, mas vendo pelo lado positivo será sempre, pelo menos na intenção e no desejo, o melhor motivo para voltar.
 
Última edição:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado por partilhares mais uma fantástica aventura! Fiquei fascinado pelas fotos, gostei muito! Os alpes são qualquer coisa e tudo o que envolve ao seu redor ajuda e muito essa beleza natural! Obrigado!

Boas viagens :)
 

isa rodrigues

Membro Ativo
Tenho uma prima que mora em Salzburgo e esta sempre a convidar-me para passar la uns dias, depois de ver o teu report Tonia, acho que vou aceitar :D
Lindas fotos!
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Mais uma vez obrigado pela partilha, bela viagem que fez, passou por locais sem dúvida muito bonitos.
Obrigado também por enriquecer um pouco mais este portal com os seus report's.
Boas viagens ;)
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Tonia!
Eu que sou uma apaixonada pela Áustria não posso ver estas imagens que me apetece logo fazer as malas. :D
Hallstatt está na minha lista há muito tempo, na próxima viagem à Áustria não me escapa. :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Tonia :)
Consegui ficar cativada pela Áustria. :D
Para além da beleza das principais cidades, que já conhecia de fotos, o resto da paisagem é lindíssima, as montanhas e os lagos fantásticos, a bela Hallstatt que fica sempre no meu imaginário! :p
Obrigada por este report e por partilhar com o portal tantos locais bonitos. ;)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Obrigada a todos/as!! :)
Isa se puder aproveite mesmo para visitar Salzburgo, é uma cidade encantadora.

Cristina e Nika, a Áustria superou todas as minhas expectativas, as paisagens, as montanhas, os lagos, as varandas floridas e Hallstatt... é especial sim...
A região dos lagos é lindíssima e nós só vimos uma pequenina parte, mas foi suficiente para voltarmos "mais ricos" e de coração pleno.

Gostava de voltar no final do Inverno, tanto a Hallstatt como a todos os outros locais, porque a paisagem com neve será ainda mais esplendorosa. Havia algum excesso de turismo, e essa foi a parte menos agradável, mas já se sabe que no mês de agosto é difícil ser diferente.

Muito obrigada a todos/as pelos comentários.
 
Top