Novidades

[Report] Nova Zelândia - Arthur's Pass e alguns dos cenários de Hollywood

Nuno Breia

Membro Conhecido
Um país tão longe e tão distante da velha e cansada Europa, repleto de beleza natural e paisagens de encantar, e a zona do Parque Nacional Arthur's Pass não passa indiferente a estes atributos, não é à toa que alguns dos melhores cineastas do mundo vêm aqui procurar cor e imagem para as suas produções.

Segundo reza a história, Arthur's Pass foi desbravado por Arthur com ajuda do irmão Edward em 1864 na altura da febre do ouro, com a necessidade de encontrar um caminho que ligasse as províncias de Canterbury e West Coast através dos Alpes do Sul, mas no seu regresso trouxe a notícia que o caminho era bastante difícil e complicado para a travessia de mercadorias, foi então em 1865 que o pai de Arthur, engenheiro de profissão, decidiu que a estrada deveria atravessar Arthur's Pass, onde trabalharam mais de 1000 homens com ferramentas manuais e explosivos, mesmo durante o inverno rigoroso da região, e em menos de um ano, em 1866, a estrada que atravessa Arthur's Pass estava concluída.

Geralmente o ponto de partida é Christchurch, é a maior cidade da ilha sul da Nova Zelândia e a terceira maior do país, para chegar a Arthur's Pass são cerca de 160 kms em que metade do percurso é feito entre vales e montanhas com paisagens de cortar a respiração. Este percurso também é possível fazer de comboio, mas os bilhetes são um tanto caros, mas sem dúvida que deve ser uma viagem lindíssima.

A primeira paragem é em Springfield, segundo dizem é aqui que se comem umas das melhores tartes da região, ao contrário das nossas tartes que são doces, por aqui são de carne. Além das tartes é comum algumas vilas terem um símbolo associado, esta como tem o mesmo nome da famosa série Os Simpsons, tem uma escultura de um enorme donut's.


Poucos quilómetros depois de Springfield começam as estradas de montanha, e os cumes pintados de branco que se deslumbravam ao longe estão agora mais perto. A próxima paragem foi um dos cenários do filme 'Senhor dos Anéis', em Castle Hill, famoso pelo seu conjunto de rochas de calcário que têm um beleza esplêndida. Nas fotografias talvez não seja possível ter noção da dimensão das rochas, mas algumas superam os 20 metros.

O calcário é uma rocha muito macia, por isso está mais sujeito à erosão que qualquer outra rocha, é possível verificar como a rocha se desfaz, e em algumas partes as camadas superficiais soltam-se da rocha em si tornando-a bastante escorregadia a par com o terreno, portanto é aconselhável caminhar devagar e com muita precaução.



Pouco mais de 2 km à frente de Castle Hill, também cenário de um dos filmes de Hollywood, 'As crónicas e Nárnia', chegamos à Cave Stream Scenic Reserve, como o nome indica é uma caverna, tem cerca de 594 metros e é possível atravessá-la, é aconselhável fazê-lo com um guia que tenha experiência e treino neste tipo de actividades e sobretudo que conheça a zona, é uma actividade mais frequente durante o verão, como estamos em zona de montanha a água que corre caverna adentro é gelada e em grande quantidade. A par da caverna também há alguns trajectos marcados para caminhar que são deslumbrantes pelas magnificas paisagens que os rodeiam.


A estrada continua, com vistas cada vez mais deslumbrantes - Como é possível haver tamanha beleza no mundo? - questionava eu os meus pensamentos, até que chegamos ao destino final, a pequena aldeia de montanha Arthur's Pass onde vivem cerca de 28 pessoas. Apesar de ser considerada uma aldeia desenvolve-se ao largo da estrada onde tem um posto de turismo e um mini museu sobre Arthur's Pass, uma capela, uma ou outra casa à beira da estrada e o apeadeiro do comboio. Se fizerem este percurso levem a marmita porque não há mesmo opções de alimentação por estas bandas.

Aqui nesta zona também se encontram facilmente Kea's, é um espécie de papagaio alpino, que vive nas montanhas e vivem em temperaturas pouco agradáveis ao contrário das outras espécies desta ave, e só existem na Nova Zelândia.


As capelas comuns na parede do altar geralmente têm ornamentos dourados e santos, mas esta tem uma enorme janela com vista para uma cascata, será provavelmente uma das capela com a vista mais bela do mundo.


Mesmo ao lado da aldeia, numa breve caminhada de 30 minutos chegamos à base de uma cascata imponente com mais de 100 metros de queda, é realmente uma maravilha da natureza. Durante o percurso, temos também uma vista fantástica do vale ao atravessar a ponte sobre o rio.



Continuando pela estrada fora podemos ir até West Coast onde pelo caminho podemos ver e admirar algumas obras de engenharia, como a estrada que corta as montanhas e alguns viadutos.


Sem dúvida que as fotografias não fazem de todo jus à beleza das paisagens que os olhos alcançam em todas as direcções, percebem agora um pouco o porquê de referir inúmeras vezes o quando é linda e magnifica a natureza deste país!?
 
Última edição:

Titos

Membro Conhecido
Boas NUNO,
Tens andado longe. Aqui por CB continuamos a aguardar a chegada do Verão.
Grandes paisagens neste Report nos antípodas de Portugal.
Quando penso na Nova Zelândia, penso sempre numa referência feita por um destacado viajante Português, que escreveu que tendo chegado à Nova Zelândia se sentiu encurralado, pois fosse qual fosse a direcção que tomasse a partir daí, estaria forçosamente a aproximar-se de casa. E assim é, a não ser que seguisse daí para a lua.
Abraço.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Agora sim, aparecem algumas das míticas paisagens da Nova Zelândia! Também quero! :)
As fotos estão excelentes!!
Já agora, onde estão as fotos do Shire? :p
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Wow, que fotos !! Belas paisagens de locais que não se vê muito por aqui.
Obrigado Nuno, pela partilha deste local e dessas fotos !
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Sei que adoraria fazer esta viagem. Obrigada por a teres partilhado connosco :)
As paisagens são lindas, uma envolvência diferente... E ver animais tão "estranhos" será a cereja no topo do bolo.
Que sonho!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
@Maria B. se um dia puderes não deixes de a fazer, eu espero um dia voltar e conhecer.... Infelizmente é o único desgosto que carrego comigo todos os dias, ter estado lá e não ter conhecido absolutamente nada... Se tiveres oportunidade de pelo menos 3 a 4 semanas de ferias já da para uma boa roadtrip pela ilha sul... :)
 
Última edição por um moderador:
Top