Novidades

[Report] Norway in a Nutshell

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá a todos,

Esta viagem foi realizada em Maio de 2017, e antes desta parte visitámos Bergen (clicando aí vão parar ao report).

Quanto à logística não há muito a dizer, comprei o pacote já organizado aqui: Norway in a nutshell®
Paguei à volta de 200€ por pessoa, escolhi a modalidade "classic fjord cruise boat".

Não sou adepta de pacotes de viagem e poderia ficar mais barato organizado por conta própria, mas por falta de tempo e também o facto de sermos 4 pessoas, resolvi optar pelo caminho mais fácil. No entanto, e como poderão ver ao longo do passeio, este "pacote" não é mais do que um conjunto de bilhetes para vários transportes, sem qualquer guia... em que temos de nos desenrascar sozinhos. :p O que facilita é mesmo comprar tudo de uma vez, sem ter que ir planear horários e paragens... etc etc... E isso vale ouro. :rolleyes:

Depois da reserva recebemos um e-mail da Fjord Tours a confirmar o pagamento (tudo feito pela internet, com à volta de um mês de antecedência), e o nosso pedido. Mais tarde (eles dão um prazo) recebemos novo e-mail com a confirmação do roteiro e da disponibilidade de lugares nos transportes. Pode dar-se o caso de, em época alta, não haver disponibilidade para as datas pretendidas... e se for esse o caso eles oferecem a possibilidade de se alterar a reserva inicial.

Indiquei aquando da reserva que pretendia levantar os meus bilhetes no dia antes da partida, na estação central de Bergen, e assim foi. Dirigi-me ao balcão de atendimento do NSB (CP da Noruega) e mostrei o e-mail da Fjord Tours. A senhora imprimiu todos os bilhetes e colocou-os por ordem agrafados numa bolsinha, e a partir daí era só tomar bem conta deles. ;) Não há lugares marcados, excepto no último comboio (Myrdal-Oslo), que é também o troço mais longo da viagem.

Sendo que tinhamos voado de Oslo para Bergen, optámos por adquirir o trajecto Bergen-Oslo. Diz-se que neste caminho se vê das paisagens mais lindas do mundo, e ainda não vi assim tanto do mundo para confirmar isso... mas posso garantir que são umas belas de umas paisagens, sim senhor. :D De ficar confuso, sem saber para onde olhar, porque a beleza nos vai rodeando sem interrupções ao longo de todo o caminho. Não tirei muitas fotografias mas mesmo assim tive dificuldades em escolher o que colocar no report... Ainda serão umas quantas, e espero não vos enjoar!

Aproveito para avisar que todas as fotos/vídeos foram feitos com o meu telemóvel, e a maior parte não terá grande qualidade, porque com o movimento e o céu branco é difícil produzir bons resultados. Mas a minha ideia é, com este report, incentivar aqueles que desejam ver a Noruega a dar cá um salto! :)

O álbum de fotografias aqui: Norway in a Nutshell, Maio 2017

Ora vamos lá! ;)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Bergen-Voss
(comboio)

A viagem começa na estação central de Bergen, às 08.43h da manhã, onde embarcamos no comboio para Voss. Atenção que aqui há que procurar o comboio com destino a Myrdal, o qual irá parar em Voss, e é aí que queremos saír. Ao embarcar, convém ir o mais para a frente possível no comboio, onde se encontrará o pica a indicar que as carruagens da frente são destinadas precisamente a quem está a fazer o Norway in a Nutshell. Apesar de não termos qualquer tipo de guia, e andarmos por nossa conta, há indicações e ajuda ao longo de toda a viagem... caso estejamos perdidos.

Primeiro impacto: não estamos sozinhos, há muuuita gente a fazer precisamente o mesmo que nós. :)
Lado menos positivo: Muitos deles são americanos e chineses, o que proporciona momentos cómicos mas também ruído a mais... :rolleyes:

Antes do comboio arrancar pesquisei freneticamente na internet qual seria o melhor lado para me sentar, para apreciar as vistas mais bonitas. :D Normalmente há uma solução para isso... Mas apercebi-me logo que não era o caso, e durante a viagem estivemos constantemente a mudar de um lado para o outro, deslumbrados - felizmente a carruagem tinha imensos lugares livres. ;)


Antes da chegada a Voss (porque há outras paragens pelo meio) é feito um anúncio no comboio, para que quem está a fazer o Norway in a Nutshell se prepare para saír. O pica foi impecável a orientar as pessoas (apenas um homem para tanta gente:eek:), para que seguissemos os sinais e atravessássemos Voss até ao parque dos autocarros - que seriam o próximo meio de transporte.


Um dos principais medos de quem estava a fazer este percurso era que não tivesse lugar nos autocarros, mas eu ia descansada porque já tinha feito a pesquisa prévia e li no TripAdvisor que há vários disponíveis. E assim foi! Chegados aos autocarros, era só escolher em qual queríamos entrar. Mostrar o bilhete ao motorista e siga. ;)


Resumindo e concluindo, esta primeira parte da viagem foi muito bonita mas não trouxe muitas imagens, e as poucas que trouxe não lhe fazem justiça. Por isso vou tentar descrever um bocadinho do que vimos... :)

Quem gosta de viajar de comboio (eu adoro!) ia sem dúvida apreciar bastante, vamos constantemente ao lado de rios e vê-se casinhas de madeira salpicadas pela paisagem. Às vezes passamos por fjords, outras temos uns túneis de meter respeito. Senti-me como que dentro de um comboio com ecrãs dos dois lados, a mostrar diferentes filmes que davam a sensação de estar num mundo aparte! Quase como uma viagem no tempo, como levantar um véu e espreitar o estilo de vida norueguês... :) Recomenda-se!

Como extra, para as meninas, podemos apreciar a visão do pica... Que digamos... Era um belo exemplar norueguês. Eu e a minha mãe trocámos, de vez em quando, a vista das janelas por essa! :rolleyes::D:D
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Gudvangen
(autocarro)

Depois de confortáveis no autocarro, partimos rumo a Gudvangen. Esta terá sido a parte da viagem que menos apreciei, não pelas vistas... Que por acaso foram das melhores... Mas porque detestei estar num autocarro turístico. :rolleyes: Feitios! Só me amaldiçoava a mim mesma, em pensamento, por não ter antes alugado um carro e estar a fazer aquele caminho à vontade. Fica o aviso, caso se identifiquem comigo.

Apesar de tudo, e não me entendam mal, foi uma experiência muito gira. Ia com os meus pais e sei que para eles foi melhor assim. :)
Passámos por paisagens de cortar a respiração! Recordo-me que assim que partimos de Voss, talvez uns 5 minutos depois, passámos uma ponte... eu ia à direita do autocarro e olhei para baixo... UAU! Estávamos a passar por cima de um rio, daqueles rios mesmo selvagens, que metem respeito e ao mesmo tempo têm uma beleza avassaladora. Para quem gosta de quedas de água e rios, é o cenário ideal. Mesmo dentro de um autocarro cheio de gente somos transportados para a natureza, a beleza da Noruega é sem dúvida impressionante e está ao virar de cada esquina... ou neste caso curva... :p

Nesta altura da viagem já se começava a criar o hábito de ouvir as exclamações dos asiáticos, impressionados com o que ia surgindo no caminho. Um constante "Ooooohhhhh" "Aaaahhhhh", acompanhado de sons de obturador, quem quem conhece sabe do que falo. :D Contribuiu ainda mais para o bom ambiente!

Vou colocar agora algumas fotos, lamento mas grande parte estão tremidas, mas espero que mostrem um pouco do que vi. Algumas parecem até ilusões de óptica, tão calma era a água em que se reflectiam as montanhas...:eek::) Também fiz alguns vídeos.


 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Gudvangen
(autocarro - continuação)

Quando começamos a chegar a Gudvangen, tem-se aquele primeiro impacto com as paisagens idílicas norueguesas, a típica ideia do fjord. Aproximamo-nos de mansinho, o autocarro abranda para absorvermos melhor a envolvência do lugar, e de repente surge à nossa frente uma estrada que mete MUITO respeito... Serpenteando pelo fjord abaixo, com várias quedas de água por todos os lados! :eek:

Que imensidão... Somos tão pequeninos ali no meio...

O motorista vai dando indicações, em jeito de guia. :)




Depois da descida (uuuf) chegamos a Gudvangen, onde o motorista estaciona e saímos para apreciar o ar puro e sossego. Lugar lindíssimo! É tempo de uma pausa para almoço. ;)

Aqui encontra-se casas de banho, restaurante/bar e loja de souvenirs. Reparei que há também hipótese de alojamento. Podemos caminhar até ao porto e comer ao ar livre, em mesas de piquenique, enquanto esperamos pelo nosso barco.

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Flåm
(cruzeiro)

Depois da pausa em Gudvangen, chegou o nosso barco. Fez-se fila, cheios de pressa para entrar, mas houve lugares para todos. Há a possibilidade de ir ao ar livre ou não, e podemos circular livremente no cruzeiro ao longo de toda a viagem, entrar de vez em quando para aquecer dá jeito... :p Também existe uma máquina de snacks e cafés.

Aqui tivemos algum azar, porque os "amigos" americanos (eu adoro americanos, tenho experiências maravilhosas com eles -> ironia) decidiram que era engraçado alimentar as gaivotas, em amena cavaqueira! Resultado, na parte inicial estavamos constantemente rodeados de gaivotas, para que certas pessoas pudessem ignorar toda a beleza natural e tentar tirar fotografias dos pássaros a comer da sua mão. Isto é chato porquê? Porque para além do barulho, as gaivotas soltam dejectos. Para quem quer ir no convés em paz a ver as vistas... Juntem 2+2. Pois, é como digo, eu tenho sempre sorte com americanos. :D Estes então fizeram imensos fãs naquele barco... :rolleyes: Felizmente passado um bocado acalmaram, senão acho que tinha sido uma revolução e eram atirados borda fora pelo resto dos passageiros. :cool:

Nesta parte faz um friozinho, convém ir-se bem agasalhado, porque já se sabe que a Noruega não é nenhum paraíso tropical - o cruzeiro demora uma hora e tal. :) A minha mãe é friorenta e já tem alguma idade, e teve que se abrigar. Foi das viagens mais bonitas que já fiz, uma tranquilidade envolvente (excepto a situação referida:D), não houve nenhuma parte em que não tivesse para onde olhar e apreciar... Nunca choveu, e de vez em quando o sol vinha brindar-nos, não iluminando tudo mas deixando a sua luz incidir sobre pequenas partes da paisagem - maravilha! Há também várias quedas de água, ao longo do caminho, assim como pequenas povoações que nos fazem pensar... como é possível alguém viver ali tão isolado?

Aqui tirei mais fotografias e fiz mais vídeos, e vivi daqueles momentos em que se lamenta não ter máquina fotográfica. A quantidade de pormenores espectaculares que observei ao longo da viagem, sem poder retratá-los, foi uma pena... Mas talvez seja melhor assim - trago-os guardados na memória. :)


 

Tinker Bell

Membro Conhecido
A chegada a Flåm (que se pronuncia "flómm", já agora) foi também impressionante. Assim do nada, no meio daquela imensidão, surge o porto e os seus edifícios coloridos - cheio de vida.

Depois de atracar e desembarcar fomos directos ao museu, o qual conta a história da linha de comboio que iríamos percorrer a seguir, e dele vos deixo fotografias. ;) A entrada no museu é gratuita, e faz-se através de uma loja de souvenirs com opções bastante interessantes. Adorei os trolls! :)

 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Myrdal - The Flåm Railway
(comboio)

Após uma pausa de mais ou menos uma hora em Flåm, embarcamos no comboio histórico, no qual vamos percorrer um caminho que levou muitos anos e custou muitas vidas a construir. Depois do museu, as expectativas são altas, e esta é talvez a parte da viagem de que trago menos fotografias... Porque o ritmo é intenso, o comboio vai cheio e é impossível traduzir por imagens. É lindo, e em algumas partes chega até a ser assustador! :eek::)

A determinada altura o comboio pára, junto a um miradouro sobre uma cascata. Toda a gente corre para as janelas do lado esquerdo, para tentar fotografar... E é aí que o condutor aparece lá fora, vai passando pelas carruagens e abre as portas. Podemos saír e ver a cascata de perto! :) Depois de uns minutos a apreciar, começa a ouvir-se uma música... e heis que surgem dançarinas lá em cima, num espectáculo de muito bom gosto para os turistas. Felizmente consegui filmar um bocadinho - foi muito bonito, ouçam a música!



Acima pode ver-se uma parte do caminho em que passamos por dentro de uma estrutura de madeira... Que previamente tinhamos avistado, empoleirada na montanha! Que medo! Parece demasiado frágil para aguentar com um comboio, mas estou aqui a contar-vos por isso correu tudo bem. o_O

Mais à frente a paisagem muda. Atingimos altitude suficiente para que o mundo à volta se torne branco. :) Uma passagem quase mágica, de encantar! E assim chegamos a Myrdal... rodeados de neve.


Em Myrdal uma nova pausa, para tomar café e aquecer num local acolhedor, antes de apanhar o último comboio rumo a Oslo. São nesta altura 17h, o comboio partirá por volta das 18h e a chegada a Oslo será às 22.35h - simplesmente amei o passeio! Um must para os amantes de comboios, sempre com grande conforto. :)

Pelo caminho fomos espreitando a Eurovisão, porque isto foi no dia em que o Salvador ganhou. :D Um dia especial, por vários motivos!



Termino o report com uma fotografia tirada em Oslo, capital da Noruega, no dia seguinte.


Até à próxima!
 

isa99

Membro Ativo
Acho que babei no teclado.... lindo! lindo! Adorei!
Eu acho que numa viagem dessas ia ficar muito nervosa. Querer fotografar e não poder sair.... ahhahha ;)
 

Bee

Membro Conhecido
@Maria B.
Um dia destes vais-me ter à porta! :p
Graças a ti, começo a ver a Noruega com outros olhos!
Sem dúvida que deve ter sido uma experiência arrebatadora. Se eu apenas com fotos e vídeos amei, o que dizer se o tivesse vivido.
Obrigado por nos continuares a mostrar o país que te adotou!
 
Última edição:

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Maria B.
Parabéns pelo report.
Lindas fotos, gostei muito mesmo do que vi é lindo, está na minha longa lista :D
Obrigada pela partilha:)
Venha o próximo;)
Boas viagens;)
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
EN-CAN-TA-DA!!!! :)
Um dia destes vou mesmo à Noruega, é o paraíso para quem gosta de natureza!
Adorei os videos, as fotos, mas que beleza de paisagem e de descrição. :p
À tua custa ainda vamos ficar pobres :eek: mas felizes! :D
Obrigada por esta fantástica partilha. ;)
 

susy4

Membro Conhecido
Estou rendida aos teus reports Maria B.
Fantástico!!!!!!! Dás a conhecer cada cantinho e cada momento de uma forma muito especial.
As fotos, a história ... enfim, um report brutal como já nos habituaste. Fico a espera do próximo :)
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Como já nos habituaste, o report está muito bem conseguido: todos os percursos (autocarro, barco, comboio) bem explicadinhos e as fotos, naturalmente, espectaculares!!! Obrigado pela partilha :)
 

Dfer

Membro Ativo
É incrível como a Natureza nos deixa tão rendidos!
Este passeio pode ser feito várias vezes, em várias épocas e será sempre fantástico!
Obrigado pela partilha :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha
Maria acho que um destes dias vais ter uma enorme surpresa.
Quando deres por ti estamos todos a tua porta.
A Noruega vista pelos teus olhos e descrita por ti têm um grande encanto.
Dá uma enorme vontade de ir conhecer.
Boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,
Muito obrigado pela estrondosa partilha! Adoro, adoro! Cada vez tenho mais curiosidade em conhecer :) Obrigado pelas dicas e fotos :D

Boas viagens :)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Excelente report!!!!
É fantástico, uma beleza sem igual, não conhecia :eek:, mas fiquei maravilhado com as fotos :rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Muito obrigado pela partilha!!!;)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Ola @Maria B. !
Percorri deliciada mais este fantástico relatório sobre a Noruega e não resisto a dizer que sao 23h30m e de onde escrevo estas palavras, em Olden, na Noruega, ainda vejo o sol a espreitar por cima duma montanha coberta de neve:D:D É qualquer coisa de indescritível e inimaginável este país, este bocadinho grandioso do nosso planeta.
Obrigada pela partilha de momentos e lugares tão bonitos :D
 
Top