Novidades

[Report] Noruega: Bergen

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá,

Este report terá mais fotografias do que descrição, porque na realidade apenas passámos um dia em Bergen. A “escapadinha” foi de dois dias, e na segunda parte vamos passar por alguns dos fjords mais conhecidos da Noruega; mas ao escolher as imagens percebi que concentrando tudo no mesmo relato ficaria demasiado extenso…

Por isso resolvi começar assim, vim mostrar-vos apenas Bergen porque é uma cidade encantadora e que me conquistou, e acho que merece toda a atenção e um report só para ela! :D Considero paragem obrigatória, para quem tenciona conhecer a Noruega e as suas belas paisagens.

Esta é a segunda maior cidade da Noruega, e está cercada por montanhas e uma paisagem de fazer arrepiar, como poderemos ver em breve.

O álbum de fotografias aqui: Bergen, Maio 2017



Partimos de Oslo (capital da Noruega), vôo doméstico com a Norwegian, que ficou à volta de 70€ por pessoa (pouco depois de o comprar entrou em promoção e eram apenas 30€, não cometam o mesmo erro que eu - a Norwegian está sempre a fazer promoções e vale a pena esperar por elas).

Foi o vôo mais curto da minha vida (partimos às 08 e chegámos às 09), e começo o report por mostrar algumas das fotografias que tirei, pouco antes da aterragem. Não podia deixar de as partilhar, porque pareceu-me que tudo o que era turista naquele avião ficou logo super entusiasmado ao vislumbrar estas imagens pelas janelas!


 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Chegados a Bergen procurámos a paragem do Flybussen (autocarro que nos iria levar ao centro), que fica logo em frente à saída do aeroporto. Comprámos os bilhetes (4 adultos) e embarcámos, ficará à volta de 15€ por pessoa (na Noruega é tudo muito caro). Saímos perto da estação central, para poder levantar os bilhetes para o Norway in a Nutshell, mais à frente falarei disto e explico tudo. Acrescento que o Flybussen, à partida, será sempre a melhor opção de transfer em cidades norueguesas.

Entre Oslo e Bergen nota-se uma diferença chave: há muitos mais turistas nesta segunda, e todos os que vi/conheci estavam muito felizes e bem impressionados, só reclamavam dos preços da comida. :D

Depois de levantar os bilhetes dirigimo-nos logo a uma Expresso House para petiscar qualquer coisa. Na foto seguinte esse café fica à direita e à esquerda estava uma moderna biblioteca. Foi neste género de praça que tive a sensação (penso que todos viajantes a temos) de … estar em Bergen! :)


Depois do segundo pequeno-almoço, seguimos para o hotel. Sempre a pé, é uma cidade pequena, perfeita para passear calmamente e absorver cada pormenor. Ora cá vão umas imagens:


Uma das pessoas que ia comigo é um grande fã do compositor Edvard Grieg, que nasceu aqui em Bergen. Para essa pessoa, visitar esta cidade foi muito especial, e em vários momentos se cruzou com alusões ao seu ídolo musical.

Por detrás do coreto, nas fotografias abaixo, há uma estátua desse compositor. Não coloco aqui porque nas fotos que tirei tem a pessoa que falei ao lado. :p


A obra que todos conhecem:

 

Tinker Bell

Membro Conhecido

Tinker Bell

Membro Conhecido
O alojamento em que ficámos foi o Augustin hotel, em quarto duplo. Não fui eu que o escolhi e não sei o preço, por isso fico-me por dar a informação e dizer que dormi bem e adorei o pequeno-almoço! ;) Por isso, posso recomendar.

Chegando ao hotel ainda era, naturalmente, cedo para fazer o check-in. Deixámos as bagagens numa sala que disponibilizam para isso, e fomos conhecer a cidade. Dirigimo-nos logo para o porto, e as zonas mais turísticas.


Passando pelo mercado do peixe, onde se pode comer ao ar livre.

Atenção que tivemos muita sorte com o tempo, Bergen tem um elevadíssimo índice de precipitação… Tem fama de ser a cidade mais chuvosa da Europa! Tinha avisado várias vezes os meus companheiros de viagem de que íamos levar com chuva, para os mentalizar, mas afinal safámo-nos bastante bem. :D Não só estava sol como também calor suficiente para andar de t-shirt!

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Aqui estávamos a chegar às famosas casas de madeira, às quais é conferida uma das imagens de marca de Bergen. Esta zona chama-se “Bryggen”, o que em norueguês significa “o porto”, e tem uma grande relevância histórica. É considerado Património Mundial da Unesco desde 1979. Para saber mais, aqui.


Uma loja de Natal:


O que eu não sabia, antes desta viagem, é que não são apenas as casas que é possível ver… Ali podemos perder-nos em ruelas que nos emprestam a ilusão de viagem no tempo, onde tudo é de madeira e com cores vivas. Muito interessante, e arriscaria dizer que é um bom desafio para os amantes de fotografia. :) Diverti-me tentar captar a essência daquele lugar, com o meu fiel telemóvel! Espero conseguir passar um bocadinho do que vi…

 

Tinker Bell

Membro Conhecido


Depois de passarmos ali um bom bocado, fomos em busca de um McDonald's para almoçar. Neste país, e para poupar uns trocos, tem de ser! :D E mesmo assim o preço dos menus será sempre o dobro ou triplo daquilo que se paga em Portugal…

Coloquei então o nome dessa cadeia no google maps, e seguimos caminho para o mais próximo (não me pareceu haver muitos). Qual não foi a minha surpresa quando lá cheguei… e vi que era isto… O McDonald's mais pitoresco em que já comi! :D (última foto)

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
A vista da janela, enquanto devorava o meu doublecheeseburguer, que assim até soube melhor! :rolleyes:


Depois do almoço fomos subir a Fløyen, que é uma das montanhas de Bergen, a qual constitui uma importante atracção turística e oferece também perfeitos passeios de Domingo para os noruegueses. Nunca pensei gostar tanto daquele lugar.

Para lá chegar, a forma mais rápida é apanhar o funicular, cuja entrada fica próxima da zona do porto. Quem vem do mercado do peixe, e antes de virar à esquerda para Bryggen, olhem para cima… e verão a estação do funicular. Facilmente identificável, típico e em pedra, branco e preto - está escrito FLØYBANEN na fachada. Eu devia ter tirado uma foto mas esqueci-me. :p O preço é de 90kr por adulto, ida e volta, ou 45 para subir… e depois voltar a pé.

Eu queria subir e voltar a pé, mas os meus companheiros de viagem estavam extenuados do dia anterior (Lisboa-Copenhaga-Oslo, entre atrasos e cancelamentos), pelo que comprámos ida e volta. A subida mete respeito, sempre com muita inclinação e dá ideia que aquilo se vai soltar e cair pela montanhas abaixo... :D Mas as vistas são bonitas!



Lá em cima há um bar/restaurante, wifi gratuito na estação do funicular e este miradouro… Que deixem que vos diga… Um espectáculo! Quem o projectou, fez um excelente trabalho. Normalmente chega-se a um sítio destes e há a sensação de gente a mais, mas este foi feito de forma a que até as pessoas “ficam bem na fotografia”. Passa-se ali tempo de qualidade a contemplar a paisagem, que é deslumbrante - eu ficaria ali um dia inteiro de bom grado, ou mais. :p

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Depois de absorver o primeiro impacto daquela vista, é altura de escolher um dos vários caminhos que é possível tomar a partir dali. Quem gosta de natureza e passeios em família, facilmente ficará com este lugar no seu top 5. :)

Daqui é possível embrenharem-se no bosque, e claro que foi isso que eu fiz! :rolleyes::D Para quem gosta, esta zona oferece várias possibilidades de caminhadas.


Dali a pouco encontrei isto… Um bloco perfeitamente enquadrado na natureza circundante, com esta porta saída de um conto de fadas, e quase de certeza que o outro lado seria vidro com vista sobre a cidade e as montanhas! Quem é que gostava de passar ali uma noite? :p


Mais à frente, entramos no “bosque dos trolls”. Para quem não sabe, o troll é uma criatura da mitologia nórdica, muitas vezes surge como a imagem de marca da Noruega.

Cada vez é mais óbvio que muita desta área está feita para agradar aos mais pequenos. Pelo meio da natureza vão surgindo esculturas de trolls em madeira, e vários obstáculos e jogos para os miúdos se entreterem, e vêem-se miúdos a correr e brincar sozinhos ali. Cercados de bosque… Penso que seria impensável em Portugal. :p Os noruegueses vivem e respeitam muito a natureza, e é comum fazerem-se várias actividades ao ar livre. São fãs de caminhadas e piqueniques, e para motivar as crianças a acompanhar os pais aposta-se nisto - recompensa no topo da montanha.

Ali encontrei o parque infantil mais espectacular que já vi até hoje, até eu e o meu namorado andámos lá a fazer slide, assim como outros estrangeiros. :D Que categoria!

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Depois de muito explorar chegou a altura de voltar a descer. Custou bastante dizer adeus àquele lugar. :) Espero sinceramente voltar, e desta vez descer a pé, pelos trilhos na montanha!


De volta à civilização, demos mais umas voltas pela cidade… E a partir daqui deixarei essencialmente fotos. :p


Para os apaixonados por estas coisas... Como há vários aqui no fórum, lembrei-me de vocês :D


 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Passagem por uma feira que estava em grande animação, junto ao Forte de Bergen. E também passeio pela zona do forte. :) Antes de irmos abastecer-nos de comida para a jornada do dia seguinte...
Numa das fotos, um jogo no qual era possível ganhar o famoso chocolate de leite norueguês, da marca Freia. Pessoalmente adooooro o Firkløver! Se não tivesse o problema de como transportar, teria jogado. :D:p


Bryggen ao final do dia, em que as águas do fjord ganham uma tonalidade mais escura. :) Um regalo, comer um gelado a olhar para isto! Que tranquilidade.


Neste dia percorremos quase 22.000 passos, segundo uma app que tenho no telemóvel... :D


Fotografias tiradas na manhã seguinte, a caminho do estação central para apanhar o comboio para Voss:


A cidade deserta, num Sábado de manhã... Como é comum nas cidades norueguesas. :rolleyes:

Espero ter conseguido mostrar-vos que Bergen vale a pena, porque vale!!! Um dia é suficiente para ver o essencial, mas regressando ficarei dois ou três para me perder ao máximo pelas ruelas, que passaram este dia a chamar por mim. :)

Boas viagens, e até à próxima!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Que delícia! :)
É engraçado ver que há pessoas que têm gostos muito semelhantes aos nossos e em quem nos podemos rever, nas fotos que fazem, no relato dos sentimentos que transmitem!
Bergen é daquelas cidades que está na minha lista, não sei bem quando terei oportunidade de conhecer in loco, mas por ora, fiquei encantada por a teres mostrado tão bela.
Obrigada, mesmo, por esta partilha!
E esta foto que colocaste no report...
full.jpg

Descreve bem a tua pessoa! :)
Partilha "mai linda"!!!!!!!!!!!!!!! :cool:;)
 

susy4

Membro Conhecido
Pronto .... fã confessa dos teus reports....
Bolas Maria consegues deixar-me de queixo caído :p
Grata por mais esta viagem. Claro, natureza tem tudo a ver connosco, né :p
 

Bee

Membro Conhecido
Demorei a ler este report por que me perdi nas tuas fotos. Um destino pitoresco, cheio de detalhes encantadores. Fiquei mesmo com vontade de conhecer.
Obrigado por me levares a Bergen sem sair do lugar.

Só não gostei de uma coisa: que pelo menos 1 daquelas caixas de 2Kgs de chocolate viesse para mim.
Obrigado mais uma vez pelas tuas partilhas.
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Obrigada pelos vossos comentários :)
É bom partilhar reports, e também é bom saber que cumpriram o desejado.

@Bee Nem me digas nada... Fiquei ali a babar tanto tempo :D e a considerar se não podia mesmo jogar... se cabia na mochila! :p
 
  • Gostar
Reações: Bee

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Maria B. ,
Mais um relatório de excelência :D;)
Se tudo correr como espero, lá para o final do mês estarei por estas paragens. Aguardo com entusiasmo a parte dos fiordes que será onde nos deteremos mais tempo!!!
Não sei se iremos conseguir ir a Bergen :(
Obrigada por partilhar locais tão fantásticos!!!
Cps,
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Sem mais palavras: amei!! :)
Bergen e o resto da Noruega está tãooooo na minha lista... mas o país tem tantos locais lindos que a lista é imensa :p
Adorei o report e esse parque dos trolls :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Sempre desejei conhecer os chamados países nórdicos.
A minha escolha está feita, e tu serás a cicerone ;)
Boas viagens ;)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@Antonia.M.S. Por onde vais andar? :) Conta-me tudo... Se calhar ainda nos vemos. :D
@PaulaCoelho Agora que finalmente me decidi a explorar mais a Noruega a lista não pára de aumentar, tem tão mais natureza que pessoas! Difícil é decidir onde ir primeiro... E ter orçamento para ela... :eek:
:rolleyes:
@PauloNev Cá VOS espero :D
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Maria B. :)

Iremos assentar arraiais numa "cabana" em Olden, "perto" do fiorde de Geiranger, durante oito dias e estamos ainda a preparar o roteiro. Tentaremos ver o mais possível, claro, e fazer muitas caminhadas!! No regresso estaremos dois dias em Oslo. Vou já no final do mês!! :D:D:D
Já agora (e peço desculpa se já mencionaste no report esta questão) levaste coroas ou levantaste lá?
Quando vais novamente?
Quem sabe ainda nos vemos por lá!!;);):D
Obrigada!
 
Top