Novidades

[Report] Noruega: Ålesund

Tinker Bell

Membro Conhecido
* A nossa viagem a Ålesund*

Foi mais um passeio que uma viagem, na verdade, mas como não há informação aqui no fórum sobre este destino (ou bocadinho do destino) venho partilhar.

Em Agosto 2017 tivemos duas folgas juntos e resolvemos voar para esta cidade na Noruega para as aproveitar em grande. Apanhámos um voo doméstico com partida de Oslo, comprado em Julho durante uma promoção da Norwegian. O voo foi de manhã cedo, e adormeci... sinto que dormi 5 minutos... e acordei com o piloto a dizer que íamos aterrar. :eek::D

Depois de ouvir essa mensagem, olhei pela janela. E, claro, fiquei fascinada e arrepiada ao mesmo tempo. É a segunda aterragem que faço numa cidade Norueguesa, para além de Oslo, e ambas me deixaram boquiaberta. Só pela aterragem, eu aconselharia esta viagem a qualquer pessoa. Sobrevoar fjords e pequenos aglomerados de casinhas de madeira, observar lá de cima como este país é natureza pura e dura, é impagável. Mar, montanhas, lagos, lagos no topo de montanhas, ... :rolleyes:



O aeroporto é talvez o mais pequeno em que já estive. :) Apanhámos o transfer para o centro da cidade e fomos passear.

Quando chegámos estava algum vento, e nuvens no horizonte, e rapidamente o cenário se transformou numa tempestade com muita chuva. Andámos um bom bocado assim, mas depois tivemos que procurar abrigo para evital congelar. :rolleyes: Em Agosto, por estes lados, já entra o Outono... E o Outono deles é equivalente ao nosso Inverno. Ålesund é mais fria e húmida, e mesmo tendo levado roupas "de meia estação" acabei por ter que comprar um casaco lá, com carapuço e pêlo por dentro. :eek::D

 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
A cidade é muito bonita, repleta de edifícios decorados e pitorescos, e de pormenores para fotografar. Por acaso neste passeio eu não estava muito inclinada para tirar fotografias, folgas também são para descansar, e estávamos ambos mais numa onda de passeios tranquilos.


Num dos nossos passeios deparámo-nos com um café português, mas ainda estava fechado. O horário de abertura era às 11h, e até achámos estranho. Eram mais ou menos 10h da manhã e a cidade aparentava estar quase deserta.

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Das coisas que mais gostei em Ålesund foi a abundância de verde, plantas por todo o lado, vegetação cerrada e muitas flores. Há várias opções de caminhadas, para quem gosta dessas actividades. Também as típicas casas de madeira me seduziram, vi tantas e tão giras!


Acabámos por procurar abrigo na bibilioteca, que eu levava marcada no Google Maps para espreitar, e assim que chegámos à entrada o sol voltou a brilhar. :rolleyes: De qualquer forma, como ali se estava bem, ficámos a jogar um jogo de xadrês antes de regressar aos passeios.

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
A pausa na biblioteca foi também usada para definir o que iriamos fazer a seguir. Desde Ålesund há milhares de possibilidades para outras mini viagens inesquecíveis, como por exemplo escalar os alpes Sunnmøre ou fazer um cruzeiro pelo fjord Geiranger. No entanto, e como sabemos que podemos facilmente regressar para isso, o foco deste passeio era mesmo conhecer a cidade.

Assim definimos que o objectivo seguinte seria o Atlantic Sea Park, e como o sol ainda estava a brilhar resolvemos caminhar até lá. Essa caminhada durou aproximadamente 45 minutos e soube mesmo bem! Passámos por uma ponte, para outra ilha, e pelo famoso Sukkertoppen. Primeiro cidade, depois subúrbios e ainda natureza. :) Muita e da boa! :D


Chegada ao aquário, que se localiza junto à costa naquela ilha. Local que adorámos.
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Nota: Este report acaba por ser mais um foto/vídeo report e as informações mais específicas partilho no meu blog. Se alguém quiser saber, por exemplo, preços e outras dicas, está o link na minha assinatura. E, claro, qualquer dúvida disponham! Não será um destino muito procurado aqui, por isso também não acho que valha a pena entrar em muitos pormenores. ;):)

Algumas fotos e vídeos sobre o que se pode fazer no aquário:


Aqui, o "show" em que um mergulhador alimenta os animais no tanque principal, enquanto a apresentadora nos ensina que peixes são e alguns factos interessantes sobre eles. Bom para aprender umas coisas e para relaxar!

Ao longo do dia é possível ver-se a alimentação dos diversos animais, e assistir a "aulas" sobre eles.

Amostra do vídeo do aquário:

Como o tempo ainda estava simpático, resolvemos ir logo ver os animais na parte de fora. Já que aqui nunca se pode tomar o bom tempo como garantido... Está lá e foi-se, em meros segundos! :rolleyes: Adorámos isso, por trazer a Escócia à memória.

O espaço do aquário por fora é dos mais envolventes que já vi. Perfeitamente enquadrado na natureza, dá-nos a sensação de estar a visitar o habitat natural daqueles animais, ao invés de os ver em espaços fechados. Aqui encontram-se pinguins, lontras e focas - todos existem na Noruega, em diferentes partes do país, e aqui aprendemos muito sobre isso. Os animais do aquário foram resgatados de situações de perigo de vários cantos do mundo, alguns abandonados pelos progenitores, e trazidos para aqui para recuperarem e ficarem protegidos.

Têm muito espaço, tanto que as focas só vi bem na altura da alimentação, porque de resto estiveram sempre longe dos humanos e a brincar umas com as outras no mar.

Recomendo muito este local, especialmente a quem vai com crianças. Estavam todas encantadas da vida!



 

Tinker Bell

Membro Conhecido

Tinker Bell

Membro Conhecido
Depois andámos mais um bocadinho pelas redondezas e apanhámos um autocarro de volta para a cidade. Fomos fazer check-in no hotel e passear no parque.


Tinha chegado a altura de fazer a subida até Fjellstua, o miradouro que dá fama à cidade. Tinhamos ouvido que era muito puxado! Não é fácil, são centenas de degraus com ventos muito fortes, mas para quem estiver habituado a andar e for activo não é difícil. E recomenda-se! Das melhores vistas que já tive o prazer de apreciar. Subimos aos S pela montanha, sempre rodeados de vegetação, e de vez em quando há paragens com pequenos banquinhos. Ficámos ambos rendidos e apaixonados por este lugar.

É daqueles sítios que quase não vale a pena fotografar, porque só consegue ver quem lá vai.


 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Lá em cima há um restaurante e outros trilhos para explorar. Outra tempestade resolveu surpreender-nos, e mais para o fim já chovia ao mesmo tempo que o sol brilhava, o que proporcionou um belo arco-íris! :)


A fitbit a oferecer-me uma recompensa por subir tantas escadas :eek::D:D

De regresso ao parque, a luz do final do dia a oferecer visões destas.


O cinema perfeito para ver a Anabelle... :rolleyes::D:D Não imaginam o quanto aquilo parecia uma casa dos horrores, por dentro.


Mais uns passeios...

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
No dia seguinte mais um passeio pelo parque! E apercebemo-nos que, em comparação com o dia anterior, a cidade tinha muito mais vida. Rapidamente notámos porquê: cruzeiros. Dois grandes cruzeiros (gigantes!) estacionados no porto, e milhares de pessoas a serem "descarregadas". A maior parte (nunca tinha visto nada assim) ia logo a correr para a loja de souvenirs, e lá dentro parecia uma batalha campal. Muito cómico!

Deu para perceber que o comércio em Ålesund gira em torno disto, daí os horários de abertura das lojas serem um pouco estranhos, como já tinhamos notado.


Fomos visitar "a casa que não ardeu", uma casinha em madeira recuperada e transformada num mini-museu e café. Um sítio muito giro e acolhedor, onde podemos ouvir histórias que vão agradar a muitos crentes. Reza a lenda que o habitante desta casa, enquanto o resto da cidade ardia, ficou no seu quarto a ler a Bíblia... e por isso se salvou. Há quem diga que foi um anjo que o protegeu. As donas da casa estão lá prontas a receber-vos e a partilhar esta história, meio em inglês meio em norueguês. :)

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
E pronto, fico-me por aqui, deixando abaixo mais fotografias dos nossos passeios. Foram dois dias tranquilos e muito felizes. Se tiverem oportunidade, visitem Ålesund! E, se querem aprender a pronunciar esse nome correctamente... :cool::D

Falta acrescentar que fomos ao café português, onde conhecemos outros emigrantes, mas sobre isso escreverei também no blog, uma vez que é mais pessoal e não acrescenta nada aqui. Deixo a foto do pastel de nata, que é disso que os nossos sonhos são feitos. :oops::p Bem bom! O nome do café era Nomaden, e o manager de Setúbal. :)


Espero que gostem.
Até à próxima!
 
Última edição:

susy4

Membro Conhecido
Uma escapadinha impecável :)
Natureza, paisagens de prender a respiração, passeios românticos :p ... o conjunto perfeito.
Cada report que vejo da Noruega ( e os teus principalmente) fazem-me cócegas :p ; dá vontade de ir fazer malas e apanhar o primeiro avião.
Grata Maria pelo teu contar de histórias e pelas fotos fantásticas ( e não ias com vontade de fotografar :p )
Mais um report top :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Maria :)
Que maravilha de report, seja passeio ou viagem, é sempre bom descobrir! Cada vez mais sinto uma atracção pela Noruega, quem sabe será o meu primeiro destino 'de frio' dos próximos tempos, nunca se sabe, vontade não me falta :D

Continuação de boas viagens ;)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!
É sempre bom ver novos destinos no forum!!! Adorei, não conhecia, mas é muito lindo, realmente apetece reservar já hotel e passar um belo fim de semana!:rolleyes::rolleyes:
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adorei as fotos e a caminhada, é uma cidade belíssima :D
Tenho Alesund na minha lista para quando visitar a Noruega e só vieste confirmar que vale realmente a pena ;)
Continua a explorar esse belo país!!
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Belas fotos e espectacular report.
Cada vez tenho mais vontade de ir a "tua Terra".
Boas viagens ;)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Maria B. !
Obrigada por nos trazer mais um pedacinho, encantador, da maravilhosa Noruega!
Alesund é de facto muito bonito, as suas fotos e as descrições bem o revelam!!
Ainda ponderámos na nossa viagem dedicar-lhe um dos dias, porque não era muito longe de onde estávamos, mas teriam de ficar por ver algumas das coisas que vimos e fizemos e decidimos não ir. Mas percebo que bem merecia.

Há mesmo portugueses em todos os cantinhos do mundo :D;) não é um mito!;);)
Em Stryn, na rua principal, também há um café com a bandeira portuguesa, será de alguém português mas não chegámos a ir lá.

Adorei ver os pinguins, gosto tanto!
Obrigada pela partilha!!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Não é à toa que esta cidade faz parte do meu imaginário. :D
Coisa mais linda! Que cidade pitoresca, com casinhas "de bonecas". Encantadora. E aquela vista daquele local impronunciavel.....:rolleyes: (suspiro).
Obrigada por partilhares tão belo report, cada vez fico mais apaixonada pela Noruega! ;)
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Dizer o quê? A qualidade que nos costumas habituar, ou seja, boa descrição do passeio, fotografias e vídeos a acompanhar e dar colorido ao texto :)
 
Top