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[Report] NORTE ITÁLIA - 9 dias viagem - by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá a todos

Não foi fácil escolher as férias de 2009 pois as escolhas eram muitas mas depois de muito trabalho lá nos decidimos e escolhemos um roteiro de 9 dias para visitar lugares como Verona , Vicenza , Pádua , Veneza , Florença e Pisa voltando a Milão mas não planeando nenhum tipo de visita a esta cidade.

A parte de Veneza já a deixei aqui num report : Veneza e as Ilhas da Laguna

Alugámos um carro em Milão o que permitiu uma deslocação mais rápida , logo um estadia mais prolongada em alguns lugares e ao mesmo tempo deu para visitar outros locais que de outro forma não seria possível.

Muitos foram os locais que visitámos fora dos roteiros normais. Espero que mais á frente gostem de os ver.
Devido ao facto de serem muitos dias de viagem , vou tentar resumir ao máximo a mesma e dividir este report em vários dias para que não fique um documento enorme.

O 1º dia foi mesmo dedicado a viagem já que para aproveitar os preços baixos que a Ibéria tinha ( 100 Euros / pessoa ) o itinerário foi Lisboa no voo das 10.20 Hrs direcção Madrid e daí saída para Milão no voo das 16.45Hrs para Milão , onde após um pequeno susto chegámos ás 18.00 Hrs.

Em Madrid a chegada foi no terminal 4 . È um terminal relativamente novo , extremamente funcional e neste dia muito cheio de passageiros. Para passar o tempo andei a matar “ disparos “ e alguns saíram assim

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À chegada a Milão e após uma conturbada sessão de procura de carro ( ia gastar muito tempo a contar esta história ) só deu para colocar o GPS no vidro de um fabuloso Fiat Panda de 5 velocidades e Ar Condicionado , sim fundamental já que fazia um calor horrível , e aí vamos nós á descoberta de uma Itália que desconhecíamos e que se revelou no final simplesmente FASCINANTE.

Tal como um amigo meu dizia e com toda a razão “ o meu computador é cada vez mais a minha agência de viagens “ , arrisquei e marquei todos os hotéis via Net , neste caso num site já conhecido de todos e que se chama http://www.booking.com .

Após uma boa hora de caminho e com a preciosa e fundamental ajuda de um grande amigo chamado GPS lá chegamos ao Hotel para a nossa primeira noite

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O hotel chama-se Holiday Inn Express Milan Bicocca - http://www.ichotelsgroup.com/h/d/ex/1/en/hotel/milno

É um Hotel simpático , calmo , na zona de San Ciro e com fácil acesso ás auto estradas. Quase ao lado deste Hotel e por indicação do mesmo existe uma Pizzaria familiar com muito bons preços e com um ambiente fantástico ( o nosso primeiro confronto com italianos ) .
Como o dia ia largo e já muito cansados , ainda deu para uma fuga rápida ao centro para espreitar o Duomo di Milano

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e as já muito fotografadas “Galleria Vittorio Emanuele II “ . Tinha combinado levantar a minha ultima aquisição nesta loja , mas como podem ver já cheguei tarde e estava fechada pelo que tive de me contentar com o fabuloso Fiat Panda

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2º DIA

DE MILÃO A VERONA

O dia começou cedo ( 7.00 Hrs ) pois queríamos aproveitar ao máximo as horas de Sol que tínhamos pela frente.
Depois de aproximadamente uma hora de viagem quase toda em autoestrada com muito trânsito , lá demos com a nossa primeira paragem que foi :

LAGO GARDA

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O Lago Garda é o maior e o mais oriental lago de Itália. As suas margens são relativamente baixas a sul mas tornam-se escarpadas e espectaculares a Norte.

Entre os pequenos povoados situados ao longo do lago salientam-se três : Malcesine , Riva Del Garda e Sirmione. Em Malcesine ( que por questões de trânsito nas estradas ao redor do Lago não podemos visitar ) além do seu imponente Castelo , encontra-se um teleférico que sobe ao Monte Baldo que está situado a 1745 m de altitude.

Nós ficámos por uma dessas vilas medievais que se chama

SIRMIONE

È uma pequena vila medieval dominada pelo seu castelo . Em algumas das suas ruas estreitas de casas antigas , é possível imaginar tempos passados em que só cavalos e charretes utilizavam estas pequenas vielas.
Tem uma pequena praia fluvial que é aproveitada pelos locais e pelos turistas para um pequeno banho retemperador.
A variedade de lojas é grande , mas sobressai o artesanato e as lojas de gelados.
Partindo da Igreja existe um caminho pedonal que dá á volta á península e que permite desfrutar das magníficas montanhas que a Norte dominam o Lago.
Os seus locais mais interessantes são :


O Castelo “ ROCCA SCALIGERA “

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Foi mandado construir por uma família muito influente na Verona desse tempo chamada “Della Scallas”.
O Castelo foi o resultado da necessidade em demonstrar a todos a importância e o poder que esta família possuía.

A MARINA

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A marina onde existe uma enorme azáfama com os turistas na procura de barcos de aluguer para visitar o lago. Curioso é o facto de que o aluguer de pequenos barcos a motor não obriga a ter um marinheiro . È interessante ver os funcionários das diversas companhias de aluguer de barcos a explicar a cada um dos seus clientes o modo de funcionamento do barco bem como os cuidados a ter com o passeio no Lago.
Não perguntei o preço, mas pelo que ouvi de longe estariam a falar em algo como 200 Euros / hora.


A VILA

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Algumas fotos de um deambular por uma vila de pequenas e estreitas ruelas onde as varandas das casas são autênticos jardins , onde os cantos e recantos convidam ao descanso e onde a presença constante de uma suave brisa marinha fazem com que o passeio se torne uma agradável surpresa.

E quando o calor aperta , mesmo que a dieta diga não , esqueça-a e faça o gosto á língua e delicie-se com um dos muitos “ mimos “ italianos : O GELADO

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Após a saída do Lago Garda tínhamos prevista uma subida a Malcesine com a respectiva subida no teleférico , mas o trânsito nas estradas que circundavam o Lago e na estrada de acesso ao Norte era de tal forma intenso ( 4 km na primeira meia hora ) que acabámos por desistir e seguir directos a Verona.


VERONA


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Verona é a segunda maior cidade do Véneto depois de Veneza . È um importante centro de comércio e uma das mais prósperas cidades do norte de Itália.
O seu centro histórico orgulha-se das suas magnificas ruínas romanas, mas também dos palácios construídos em “ rosso di Verona “, uma pedra calcária cor de rosa.
Na cidade destacam-se a enorme Arena do séc. I d.c. que continua a acolher os principais eventos ,incluindo um grande festival de ópera , e a Piazza Erbe, com o seu colorido mercado.

Em Verona escolhemos para passar a noite , um simpático hotel de 4 estrelas , ligeiramente fora da cidade , a cerca de 4 kms que se chama “ Hotel West Point “ .
Tem o necessário para uma boa noite de descanso e oferece ainda uma piscina interior que no final de um dia cansativo de passeio serve para relaxar .

http://www.hotelwestpoint.com/

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TORRE DEI LAMBERTI

A Torre Dei Lamberti situa-se no meio da Piazza Erbe.
Pensa-se que o inicio da construção terá sido em 1172 , mas só em 1463 se tem notícia do final da sua construção / reconstrução.
No topo da Torre , de 84 m de altura foram colocados dois sinos , um pequeno que avisava a população de incêndios e um outro grande que servia para chamar os cidadãos ás armas para defender a cidade.

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È possível e fundamental subir ao topo desta Torre . A subida é feita de elevador até cerca dos 70 m e após esta altitude a subida é feita por uma escada normal. O custo da entrada é de 4 Euros .

Merece este valor pois desde o topo pode-se observar toda Verona , senão vejam :

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Piazza dei Signori

Nesta praça que dá entrada á Torre existe uma estátua de Dante do séc. XIX cujo olhar parece fixar o Palazzo Del Capitano antigo palácio do governador militar de Verona.

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Outro dos locais imperdíveis de Verona é a CASA DA JULIETA onde se observa a famosa janela por onde dizem Romeu ter subido.
No lado oposto deste pátio existe uma loja de souvenirs onde se pode encontrar tudo com a marca “ Giulietta “ . Fácil de entender , não ????

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ARENA

O anfiteatro romano de Verona concluído em 30 d.c. é o terceiro maior do mundo . No seu tempo foi desenhado para receber toda a população de Verona assim como os visitantes que vinham para assistir aos combates entre gladiadores.
Pode ser visitada a um custo de 8 Euros ( se não me engano ) , mas nós não o fizemos já que parte da Arena estava ocupada com o célebre festival de ópera de Verona, e poucos dias antes tinha terminado a célebre “Aida”.

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CASTELVECCHIO

Foi mandado construir por Cangrande II entre 1355 e 1375 . Alberga uma das melhores galerias de arte do Véneto fora de Veneza.
No exterior uma passagem permite avistar o rio Ádige e a Ponte Scaligero.
Possui um jardim interior onde se pode repousar após uma longa caminhada ao longo do Rio.

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DUOMO
Santa Maria Matricolare

A Catedral de Verona foi iniciada em 1139 e exibe um portal românico esculpido por Nicoló , um dos dois mestres pedreiros responsáveis por outras fachadas de Catedrais de Itália.
No seu interior sobressai a pintura de Ticiano ( para restauro na altura da nossa visita ) que representa a Assunção.

No claustro românico ainda são visíveis as ruínas de igrejas anteriores.
A entrada também é paga e é conjunta com a Igreja Santa Anastasia e custa cerca de 3 Euros .

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Um dos passeios mais fascinantes que se pode fazer por Verona é contornar toda a periferia do Rio Adige passando por todas as suas pontes incluindo a mais famosa de todas elas a Ponte Scaligero.
A paisagem envolvente é fantástica e os motivos de interesse são vários . Aproveitem e descansem olhando o Teatro Romano ou simplesmente descansem olhando a corrente forte do rio que vai tranquilamente passando por debaixo de cada uma das pontes.
A paisagem é única senão observem :

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E para terminar este dia e também esta minha visão sobre Verona , gostaria de vos deixar o meu olhar desta encantadora cidade á NOITE .


ARENA

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FONTE NO JARDIM VITORIO EMANUELLE

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DUOMO

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E a sempre fascinante mesmo de noite


PONTE SCALIGERO

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3º DIA

DE VERONA A PÀDUA


Uma vez mais o despertar foi bastante cedo pois o programa para o dia era bastante extenso já que tínhamos planeado visitar : Bassano Del Grappa , Vicenza e Pádua.

Os kms que separam Verona de Pádua não são muitos ,mas nós queríamos aproveitar bem o tempo pois pretendíamos deixar o máximo de tempo possível para ver Pádua. A informação que tínhamos de alguns amigos era que Pádua se vê numa tarde , pelo que o interesse era chegar o mais cedo possível de forma a ter tempo disponível.

Mas nem sempre as coisas correm conforme programado no papel e neste caso foi o que aconteceu pois tínhamos planeado ir ver uma ponte na cidade de Bassano e daí seguir para Vicenza e o que aconteceu é que essa pequena cidade nos apaixonou, cativou e encantou e acabámos por ficar toda a manhã !!!!!!!.

Este é uma das SURPRESAS que vos quero mostrar pois não encontrei nenhuma informação sobre ela em nenhum report.

Este lugar fantástico que vos quero mostrar chama-se :


BASSANO DEL GRAPPA


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Fundada em 998 d.c é uma pequena cidade com traços e características medievais. Em 1175 foi conquistada por Vicenza mas manteve o seu estatuto autónomo até ao séc. XIII altura em que foi “ comprada “ pelo Visconde de Milão.em 1404 .

O seu nome original era “ Bassano Veneto “ mas após as duras batalhas travadas no Monte Grappa durante a Segunda Guerra Mundial e onde milhares de soldados italianos perderam a vida , os habitantes locais decidiram alterar o nome para o actual em honra e memória dos mesmos.

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Na Piazza Libertá que é também a Praça do Município , existe um fabuloso e fascinante relógio astronómico que foi construído em 1747 e qua ainda hoje funciona na perfeição , continuando a marcar as horas e a indicá-las através do movimento do Sol.


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Mas além das suas bonitas ruas e das diversas destilarias e pequenos bares que existem em toda a cidade , a principal atracção desta cidade é a sua ponte e que tem o nome de


PONTE ALPINI

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Foi projectada e construída por Andrea Palladio em 1569 , embora existisse no mesmo local uma outra desde 1204.
Esta ponte foi destruída por diversas vezes , especialmente durante a Segunda Guerra Mundial e foi reconstruída pela última vez pela brigada italiana ALPINI , daí o seu actual nome e a menção a esta brigada através de uma imagem colocada numa das entradas da ponte .
Esta ponte foi construída toda ela em madeira para que fosse flexível e se adaptasse á impetuosidade das águas primaveris do degelo


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E porque já se fazia muito tarde deixámos a muito custo esta bela cidade onde o antigo se mistura com o moderno , os cheiros com os sabores e a visão com o pensamento.
Já algo atrasados em relação aquilo que tínhamos previsto fomos obrigados a fazer a nossa primeira opção : Vicenza ou seguir directos a Pádua ????

Escolhemos e creio que bem a segunda hipótese…. Rumámos directos a Pádua


PÀDUA


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Pádua é uma das cidades mais antigas e ao mesmo tempo mais dinâmicas de Itália. No seu elegante centro da cidade , rico de esplêndidos exemplos de arquitectura medieval, renascentista e moderna , respira-se uma atmosfera singular que une ritmos metropolitanos com tradições milenares.
O antigo entrelaçado com o moderno e a constante união que confere a esta bela cidade um encanto especial.
Não podemos esquecer que Pádua é também uma das mais importantes cidades universitárias de Itália.

Para nós foi realmente uma surpresa , desde a fabulosa Capela Scrovegni na qual é PROIBIDO tirar qualquer foto , até á Basílica de Santo António passando pelas praças e pela Prato Della Valle e terminando no seu fabuloso DUOMO que mais á frente vos mostrarei, foi de facto uma cidade que nos deixou também ela muita saudade e vontade de um dia com mais tempo voltar.

No nosso caso e como mais á frente verão , escolhemos Pádua como local de residência por três noites , já que foi a partir daqui que nos movemos a Veneza.
E escolhemos Pádua porque os hotéis são muito mais baratos e de melhor qualidade que em Veneza, porque assim evitávamos o pagamento do parque para o carro e porque a ligação de comboio entre Pádua e Veneza além de rápida ( 20 m ) é também barata ( 2,25 Euros ) e existe comboio cada 20 m.
Acreditem que para nós foi de facto a melhor opção ….. adorámos

Bem mas como anteriormente gostava de começar por vos mostrar o Hotel.
Neste caso escolhemos o Hotel Galileo Padova - http://www.hotelgalileopadova.it


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È um hotel de 4 estrelas bastante recente , com uns quartos bastante bons , muito perto da estação de comboios ( 600 m ) e com um SPA que não chegamos a utilizar . O preço por noite para um triplo com pequeno almoço incluído foi de 90 Euros.
Gostámos bastante e aconselho a quem vá para aqueles lados.

Seguindo um pouco o roteiro normal de quem visita Pádua , gostava agora de vos mostrar a :


PIAZZA DELLE ERBE

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A praça onde antigamente se fazia o mercado de vegetais e onde ainda hoje existe um pequeno mercado ao ar livre.


PIAZZA DELLE FRUTA

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Como o próprio nome indica o local onde no passado se vendia a fruta. Hoje está ocupada com pequenas esplanadas de final de dia . Segundo nos disseram de manhã ainda se faz o mercado.


BASÍLICA DE SANTA GIUSTINA

Segundo a tradição no ano de 304 d.c. foi martirizada no Prado Dell Valle uma aristocrata romana de seu nome Giustina . Em 530 d.c. no lugar onde se encontrava o seu túmulo foi erguida uma Basílica . Actualmente esta Basílica representa um dos mais antigos testemunhos cristãos em solo Paduano.

Apesar das suas imponentes cúpulas o interior desta Basílica é austero e quase vazio. Imponente é a sua porta de entrada.


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Mas Pádua não são só os seus belos monumentos. Pádua é também a vivência das suas pequenas e estreitas ruas onde o Sol não entra nos finais de um dia muito quente.
Pádua é também os seus pequenos recantos com bares e esplanadas cheias de gente nova , de estudantes concentrados em algum livro , de estudantes a festejarem as suas formaturas, mas Pádua é especialmente uma cidade onde apetece calcorrear essas ruelas onde as lojas de comércio são muito antigas e onde as pequenas pedras da calçada fazem com que mesmo o melhor caminheiro algumas vezes tropece.

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PRATO DELLA VALLE

È uma praça elíptica com cerca de 90.000 m2 . A maior praça de toda a Itália e uma das maiores de toda a Europa.
Hoje é um lugar monumental com um impacto visual fabuloso , onde a meio se encontra uma pequena ilha verde , rodeada por um canal .

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Ao longo deste canal estão colocadas estátuas que representam todos os habitantes mais famosos de Pádua desde a sua fundação.
Esta praça foi concebida por Francesco Piranesi em 1785 e nunca foi totalmente terminado.
È um lugar onde a maior parte dos habitantes de Pádua passa o seu final de dia de verão , namorando , passeando ou só mesmo descansando numa relva muito bem tratada.

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BASÍLICA DE SANTO ANTONIO

O local de maior peregrinação de todo o norte de Itália. Milhões de peregrinos aqui se dirigem a 13 de Junho para honrarem um santo que afinal eles chamam de Pádua e nós de Lisboa.

A actual basílica é o resultado de três reconstruções que tiveram efeito entre 1238 e 1310.
As suas torres são imponentes e o seu altar mor é de uma beleza impar.

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Pena é que é proibida a utilização de máquina fotográfica com o sem flash. È bastante díficil obter-se uma foto roubada já que em cada 10 m existe um guarda que não permite nem sequer ligá-la. Uma pena pois o seu interior é formidável.

O único local onde é permitido a utilização de máquinas é nos claustros pelo que aproveitem …….

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Um pormenor se calhar sem importância para muitos mas não para mim . Por íncrivel que possa parecer se observarem bem as fotos da frente da Basílica verão que estão demasiado elevadas . Esta situação deve-se ao facto de que a autarquia de Pádua permite que mesmo em frente á Basílica tenah sido permitido colocar barracas de venda de recuerdos o que não permite uma foto na integra sem as apanhar. Lastimável……


Bem e de propósito deixei para o final um monumento que para mim foi uma das grandes surpresas que tive nesta viagem.
As surpresas foram umas atrás das outras e todas elas foram surpresas boas , senão sigam por favor atentamente a minha descrição e fotos.

O monumento de que vos falo é o

DUOMO DE PÁDUA


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A Catedral que hoje aí se encontra é a terceira a ser construída. A primeira foi construída em 313 d.c. e destruída num tremor de terra em 1117 . reconstruída em estilo românico .
Mais tarde foi demolido e reconstruído em estilo renascentista mas a sua fachada ficou incompleta até aos dias de hoje.

Tal como podem observar , o seu interior parece ser o de uma normal igreja que podemos encontrar em muitos lugares de Portugal e do mundo

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A sua nave central é fascinante e permite uma extraordinária entrada de luz.

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Mas á medida que vamos entrando e observando em pormenor os traços e os desenhos desta catedral , começam também nesse momento as surpresas.
O primeiro confronto que temos , para uma Catedral que pensamos ser antiga e normal , é o seu Altar – Mor . Vejam ………


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Surpreendidos?????? Talvez , mas permitam que continue.

Calmamnete e após estas surpresas dediquei-me a “ explorar “ então todo o altar e descobri que afinal o Cristo crucificado colocado em Fátima não está só no Mundo . Afinal existe um outro também ele bastante original …. Este na Catedral de Pádua

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Mas as surpresas não ficaram por aqui pois cada vez a curiosidade era maior e as surpresas mantinham também o estilo.
Olhando para o lado esquerdo do altar , uma figura imponente de tons dourados chamava-me a atenção …. Fui observá-la mais de perto e o que vi foi ……………….


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Um suporte de leituras com talvez a forma mais original que até hoje encontrei.

Cada vez mais esta Catedral me deixava mais cativado e curioso.

Olhando o que seria os degraus normais de uma igreja normal , verifiquei que estes não o eram já que quem os criou aproveitou o enquadramento para colocar duas das imagens mais importantes de Pádua : Santa Giustina e Santo Prosduchio

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Mas afinal pensam vocês , que é feito de Santo António ???? Não se preocupem , eles não se esqueceram dele só que está colocado no lado oposto em posição de destaque, senão vejam ..

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Mas para que possam também emitir a vossa opinião deixo-vos uma ideia geral da escadaria desta fabulosa catedral

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Para terminar deixo-vos com esta reflexão
Com todas estas alterações efectuadas na Catedral somos levados a pensar que afinal se está a destruir o original e a transformar anos de história , de fé e de culto . Afinal deixaram de ter uma Catedral de tendências sóbrias para ter uma mais “ futurista “ e virada para as tendências actuais não acham??????

Pois eu pensei o mesmo , mas os italianos não !!!!!!!!! Eles mantiveram o original , preservaram aquilo que era o seu local antigo de culto para que algum devoto mais distraído ou mais conservador possa utilizá-lo . Vejam

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Só mesmo em Itália.
 
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4º e 5º DIA

Podem ver o report destes dias no link

VENEZA e as Ilhas da Laguna

No 6º , 7º e 8º Dias visitámos Florença , Siena e Pisa mas como Florença é uma cidade especial decidi fazer um report em separado.

Pode vê-lo aqui : Florença - A cidade romântica


SIENA

Peço desculpa desde já pela quantidade ( enorme ) de fotos , mas enquanto seleccionava foi muito difícil deixar para trás algumas que considero serem também importantes para quem quiser um dia visitar Siena . Vamos lá então dar inicio :

SIENA È CIDADE PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

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Siena foi fundada pelos romanos que, no local de uma povoação etrusca ou talvez gálica ( os Senoni ) , constituíram no tempo de Octaviano Augusto uma colónia militar.

A Siena romana teve um desenvolvimento muito limitado devido sobretudo á distância que a separava das principais vias consulares. O Cristianismo só se difundiu no território de Siena por volta do inicio do séc. IV.
No séc. XIII estabeleceu-se em Siena o regime dos Nove que teve um longa duração e que foi relativamente tranquilo ao contrário do sistema anterior denominado de perfeitura.
Siena rivalizou no campo das artes durante o período medieval até o século XIV com as cidades vizinhas. Porém, devastada em 1348 pela Peste Negra, nunca recuperou o seu esplendor, perdendo também a sua rivalidade interurbana com Florença. A Siena actual tem um aspecto muito semelhante ao dos séculos XIII-XIV. Detém uma universidade fundada em 1203, famosa pelas faculdades de Direito e Medicina, e que é uma das mais prestigiadas universidades italianas.
Muitos são os motivos de interesse desta fabulosa Siena , começando pela :

PRAÇA DO CAMPO

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Esta praça é considerada por muitos como a mais bela piazza da Itália . Ocupa o local de um antigo fórum romano e era nos primórdios de Siena o mercado principal da cidade.
Começou a assumir a forma actual em 1293 quando o Conselho dos Nove , ou seja ,o Conselho Municipal da época, resolveu adquirir terrenos para criar uma grande piazza urbana.

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O pavimento de tijoleira vermelha foi iniciado em 1327 e terminado em 1349. Os nove segmentos que são observados nesta praça pretendiam reflectir a autoridade do Conselho dos Nove e simbolizar ao mesmo tempo o manto protector da Virgem.

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Nesta praça realizaram-se quase todos os acontecimentos mais importantes da história de Siena, e é onde se realiza o famoso PALIO , uma corrida em que os cavalos são montados sem sela , e , de que vos falarei mais tarde.
Cafés , palazzi medievais e restaurantes com as suas esplanadas ladeiam esta fabulosa praça.

A concepção e grandiosidade desta praça quase que ofusca uma fabulosa fonte que se situa no seu extremo central e que se chama

FONTE GAIA

A Fonte Gaia é uma cópia do séc. XIX de um original esculpido por Jacopo Della Quercia em 1409. Os relevos ilustram as Virtudes , Adão e Eva e a Virgem eo Menino. A Fonte é abastecida de água pelo Aqueduto construído á mais de 500 anos.

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A água que aí chega é fresca e em dias de Verão quente como este, até os pombos vêm até lá para se refrescarem.
Alguns parecem que estão a ser observados por olhos malévolos , mas não fazem mal , são de pedra.

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Ainda na Praça é de salientar também

PALAZZO PUBBLICO

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Foi construído em 1284 para servir de residência oficial ao Conselho dos Nove e hoje ainda é utilizado como Câmara Municipal.

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Possui muitas salas abertas ao público , algumas delas com magníficos frescos da Escola de Siena.
Aqui funciona também o Museo Cívico.

No seu pátio interior existe uma escultura que é o símbolo de SIENA :

A LOBA COM RÓMULO E REMO

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Também este pátio dá acesso á subida á

TORRE DEL MANGIA

Com 102 m de altura é o motivo mais característicos dos céus de Siena. Foi construída pelos irmãos Muccio e Francesco di Rinaldo entre 1338 e 1348 e acabou por ser baptizada com o nome do seu primeiro sineiro .

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Uma escadaria de 505 degraus ( que não subimos pois o calor era insuportável ) conduz ao topo da Torre

Mas Siena não é só monumentos , é também o passear através de ruas estreitas de prédios antigos onde as portas de entrada reflectem motivos medievais.
Vou aproveitar a movimentação entre monumentos para vos ir mostrando também estas pequenas ruelas que tanto nos fascinaram.

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A caminho de uma zona que se chama Fonte Branda , encontramos um pequeno santuário com o nome de

CASA DE SANTA CATARINA

Foi o local de nascimento de Catarina Benincasa , a Santa cujo exaltante fervor religioso agitou e muito o Pontificado de Gregório XI .
Em 1466 e devido aos pedidos incessantes dos habitantes do Bairro de Fonte Branda , o Município de Siena adquiriu este lugar onde mais tarde a Confraria de Santa Catarina o transformou no local de culto que é hoje.

Atenção que é totalmente proibido tirar fotografias , mas como não havia ninguém e como bom português não hesitei e vai de tirar estas duas , sendo que sono final da segunda me apercebi que além de um sinal sonoro efectuado por um guarda , havia também câmaras de televisão em circuito fechado. Como já estava , ficou ….

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E a caminho da Fonte Branda em uma zona da cidade mais íngreme , temos mais umas ruelas para vos mostrar

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Mais um sobe e desce e chegamos á

FONTE BRANDA

É a mais famosa das fontes de Siena e a mais antiga e mais rica de águas que durante séculos mataram a sede a metade da cidade , deu farinha com os numerosos moinhos alimentados por ela e deu trabalho aos curtidores e tingidores de tecidos.
A sua cobertura em abóbada foi executada em 1246 e ainda hoje apresenta os seus três arcos duplos com uma ligeira ogiva.

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E continuando o nosso caminho passamos por mais algumas ruelas


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E já um pouco atrasados porque a hora de almoço chegava rápido , encontrámos a


IGREJA DE SÃO FRANCISCO

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A construção desta igreja foi iniciada em 1228 em estilo românico . Os trabalhos pararam a meio e a sua reconstrução foi reiniciada com uma ampliação em 1326.
De salientar os seus fabulosos vitrais dos quais vos deixo uma pequena amostra

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JJPPMM

Membro Conhecido
E antes de vos mostrar um pouco mais de Siena gostava de vos escrever um pouco sobre um dos acontecimentos mais espectaculares de Siena e que se chama PALIO
Nós só podemos ver uns marchantes com os trajes típicos , que ainda festejavam a vitória conseguida em Julho.

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A história do PALIO é assim :

Ocorre a 29 de Junho e a 13 de Agosto .

O Palio não é uma manifestação organizada com finalidades turísticas. É a vida do povo de Siena, abrangendo o tempo e os seus diversos aspectos e sentimentos.
O Palio tem origens remotas com regras que vigoram desde 1644, ano em que teve lugar o primeiro Palio com cavalos, assim como é realizado hoje, com uma continuidade jamais interrompida.
O território da cidade está dividido em dezessete "Contrade" cujos limites foram definidos em 1729 pelo "Edital de Violante de Baviera", então governadora da cidade.

Cada "Contrada" (bairro) é como se fosse um pequeno estado, administrada por uma directoria, que em italiano é denominada "Seggio", cujo chefe é chamado "Priore", mas durante o torneio é guiada por um "Capitão", auxiliado por dois ou três "contradaioli" (membros da "Contrada") denominados "mangini".
Dentro do território de cada "Contrada" encontra-se uma igreja, e ao lado desta última fica a sede da "Contrada", onde é conservado todo o seu património: estandartes das vitórias, trajes típicos das cerimónias - os usados actualmente e os antigos - bandeiras, arquivo e tudo o que está relacionado com a vida da "Contrada".

O complexo mecanismo da festa alcança o seu ápice com uma única explosão de um foguete que anuncia a saída dos cavalos do Pátio do Palácio Municipal.
Cada jóquei recebe um nervo de boi que poderá usar para encorajar os cavalos ou dificultar a corrida dos adversários.
Em seguida avançam em direcção à "mossa", ou seja, o ponto onde estão estendidas duas cordas entre as quais os jóqueis deverão alinhar os cavalos assim que forem chamados.
A ordem de entrada é estabelecida pela sorte. Na verdade, as "Contrade" são chamadas segundo a ordem de sorteio.
E se a partida não for válida, a explosão de um foguete é o sinal para que os cavalos parem.
Mas se for válida, eles deverão completar três voltas na pista cerca de 1000 metros e só ao primeiro será reservada a glória da vitória. De qualquer forma, quem ganha é o cavalo, pois é vencedor mesmo se chegar sem o jóquei.

As comemorações iniciam imediatamente. Os "contradaioli" recebem o Palio (o estandarte da vitória) e o levam para a Igreja de Provenzano (se o Palio for realizado em Julho) ou para a Catedral (se o Palio for realizado em Agosto) para cantar o "Te Deum" de agradecimento.
A partir de então todo momento será propício para recordar à cidade a vitória conquistada no "Campo" (a praça na qual tem lugar a corrida) até ao Outono quando, entre Setembro e o início de Outubro, no bairro vitorioso enfeitado para a festa, será feita a "ceia da vitória", da qual participarão milhares de "contradaioli" e, no lugar de honra, o cavalo vitorioso, o verdadeiro herói.

O Palio é uma celebração secular da qual participa espontaneamente toda a população de Siena sem que haja a necessidade de uma organização oficial para coordenar os vários serviços.
Por isso, até mesmo a venda de lugares nos palcos, nos balcões e nas janelas é feita pelos respectivos proprietários, muitos dos quais também possuem lojas que dão para a Praça do Campo ou residências nas ruas adjacentes.
O acesso às tribunas é permitido até quando os guardas municipais não tiverem libertado a pista.
Em seguida, as autoridades policiais, responsáveis pelo serviço de segurança, podem permitir, de forma excepcional, a entrada dos espectadores atrasados que possuam o ingresso através de passagens especiais muito estreitas.
Todavia, recomenda-se chegar à Praça pelo menos meia hora antes do "desfile histórico". Na "Praça do Campo" o público pode assistir ao Palio sem pagar ingresso.
Talvez esta seja a forma mais emocionante para ver a corrida, junto com os "senesi" (os habitantes de Siena).

E a caminho do fabuloso DUOMO ainda deu para ver mais estas ruas

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DUOMO

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A Catedral de Siena teve o inicio da sua construção em 1136 e a sua conclusão em 1382. È um dos mais importantes da Itália combinando escultura , pintura e arquitectura romano-gótica de influência pisana .

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No séc. XIV foi projectada uma nova nave que o deveria transformar no maior templo da cristandade , mas a peste de 1348 que dizimou a população da cidade pôs termo a esses desígnios.

Os seus vitrais são extremamente ricos e a sua decoração extraordinária em pintura e frescos

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No seu interior de salientar a fabulosa abóboda sustentada pelos pilares de mármore barnco e negro e também o seu Altar Mor sobre o qual se encontra o admirável e grandioso Zimb´´orio de Vecchietta ( 1472)

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O pavimento de mármore retrata entre outros O Massacre dos Inocentes . Parte deste pavimento na altura da nossa visita estava tapado já que conforme me indicaram ele é só totalmente visível durante o mês de Setembro

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Para mim a parte mais interessante desta visita ao DUOMO foi

BIBLIOTECA PICCOLOMINI

As suas paredes são revestidas por extraordinários frescos executados por Pintoricchio , iniciados em 1502 e terminados em 1507.
Em dez quadros o artista e uma série de ajudantes narra alguns dos factos mais importantes da vida de PIO II.
O tecto da Biblioteca tem ao centro o brasão Piccolomini.

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Na verdade, a fantasmagórica desfilada de centenas de personagens, quase sempre pintadas com vestidos alegres de cerimónia, as cores vivíssimas que pela sua perfeita conservação parecem que acabam de sair da mão do pintor, oferecem um espectáculo que,senão de plena emotividade é certamente de grande beleza.

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Bem e assim terminámos a nossa visita a esta fabulosa cidade medieval onde por alguns momentos conseguimos ser transportados ao passado e onde ainda se respira uma atmosfera de encanto e deslumbramento.

Deixo-vos com estas últimas imagens de uma cidade que vale a pena visitar.

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JJPPMM

Membro Conhecido
Antes de terminar este report com a magnífica Florença vou dar-vos uma imagem muito rápida de Pisa , já que foi a nossa ultima paragem antes da partida para Lisboa e de facto foi uma passagem muito rápida pois tínhamos saído tarde de Florença e já só mesmo em Pisa nos demos conta que poderíamos não chegar a horas a Malpensa .Tínhamos cerca de 300 Km de distância com muito trânsito e ficámos só com 4 horas para o fazer. Foi mesmo uma corrida.

PISA

Descobertas arqueológicas recentes revelaram a existência de um grande porto fluvial da época romana no seu subsolo. Nessas descobertas foram encontradas mais de 30 embarcações de vários modelos, algumas delas intactas e ainda com a mercadoria que transportavam, tendo se recuperado muitos objectos.
Há 20 seculos o estuário encontrava-se a 4 km do mar o que fazia do Porto das Maravilhas o maior porto romano, só igualado na sua importância pelo porto de Ostia, perto de Roma; actualmente a cidade encontra-se a 17 km do litoral
O porto encontra-se sob a estação ferroviária de San Rossore. Diz a tradição que foi no Porto de Pisa que S. Pedro desambarcou para pregar o Evangelho, tendo daí seguido para Roma.

Como deixámos o carro ainda longe do centro pois ao contrário de todas as outras cidades que visitámos Pisa foi aquela que mais dificuldade nos deu em estacionar , tivemos a possibilidade de ver um pouco mais incluindo o atravessar o rio.

Pisa é atravessada pelo Rio Arno , o mesmo que atravessa Florença .

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Mesmo junto ás margens do rio está a :

IGREJA DE SANTA MARIA DA AGULHA

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Inicialmente esta pequena igreja encontrava-se abaixo do actual nível da rua. Em 1871 foi desmontada pedra por pedra e reconstruída onde hoje se encontra.
No alto podem ser observados treze tabernáculos que contém as estátuas de Cristo e dos Doze Apóstolos.

Embora Pisa tenha bastante mais para ser visitado e pelas razões que acima indiquei , ficámos pelos monumentos da Praça dos Milagres que engloba o Duomo , a Torre de Pisa , o Camposanto e o Baptistério.

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De todos eles o mais famoso é de facto a

TORRE DE PISA


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Bonanno , Pisano e Guglielmo deram inicio á sua construção em 1173. Na verdade à direita da porta de entrada, numa inscrição latina lê-se 1174. Esta data de facto refere-se ao calendário Pisano que é antecipado em um ano .
Em 1185 Torre já apresentava a sua própria fisionomia arquitectónica tendo sido construída até ao terceiro piso. Nesse ano ocorreram os primeiros graus de inclinação da torre devido ao terreno excessivamente friável da cidade. Muitos outros edifícios construídos na mesma época
estão também inclinados.


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Portanto podemos concluir que a TOORE DE PISA na sua totalidade nunca foi vertical.
Após vários anos com a obra parada . em 1350 Tomás Pisano conseguiu com extrema delicadeza harmonizar os elementos góticos da parte terminal da Torre com os elementos romanos da sua base.
A Torre tem uma altura de 56,7 m e um perímetro de 4,09 sendo que a sua inclinação antes das ultimas obras de consolidação era de 1 milimetro ao ano.


DUOMO

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A fachada do DUOMO foi construída por Rainaldo, último sucessor de Buschetto, na segunda metade do séc. XIII.


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Como na maior parte das igrejas pisanas a fachada é virada a para ocidente em sinal de respeito pelo que foi o esplendor da cultura ocidental.

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Na ultima arcada da esquerda da fachada da Catedral, os antigos pisanos quiseram dar uma sepultura digna a Buschetto. O construtor do Duomo foi sepultado num sarcófago romano . O seu túmulo bem como a Catedral olham para Ocidente e para o Põr do Sol .


CAMPOSANTO

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Este foi em ordem cronológica o ultimo monumento a ser construído na Praça dos Milagres.

Foi construído por João de Simone que iniciou os trabalhos em 1278.
Os trabalhos foram interrompidos em 1284 devido á guerra com Génova. Este monumento foi terminado em 1464 com a ornamentação das arcadas.

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Mais tarde em 1944 durante uma dura batalha o Camposanto foi totalmente destruído danificando para sempre os maravilhosos frescos que aí existiam. Hoje alguns foram recuperados o que dá uma pequena ideia do que era o Camposanto no seu apogeu.

Nas galerias cobertas estão sepultados os pisanos mais ilustres de todos os tempos.

Uma graciosa decoração gótica , o “Tabernáculo “ interrompe a linha demasiada uniforme desta construção.

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No se interior encontra-se a Virgem entre quatro santos com uma outra personagem ajoelhada em sinal de adoração.
O trabalho foi realizado no séc. XIV por um possível seguidor de João Pisano.


BAPTISTÉRIO

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Normalmente os baptistérios italianos foram construídos no exterior das igrejas porque os catecúmenos não tinham direito de acesso ás mesmas já que ainda não eram baptizados.

O Baptistério é uma grandiosa construção circular, com uma circunferência de 107,25 m e foi iniciada a sua construção em 1153 por Diotisalvi.

A decoração externa do Baptistério , indiscutivelmente gótica pode ser atribuída a João Pisano que aqui trabalhou entre 1277 e 1284.


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E pronto , aqui têm alguns dos lugares por onde passámos nestas férias de Verão.

Deixo para o próximo e capítulo final a cidade que mais nos fascinou e da qual quero mostrar-vos mais em pormenor e que se chama FLORENÇA

Então até Florença ………………………apareçam por aqui :

Florença - A cidade romântica

Abraço a todos
 
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Nika

Membro Conhecido
Olá João Paulo!

Obrigada pela partilha. Mais um report de nos deixar sem palavras pela sua qualidade. :)
Bassano del Grappa parece-me ser interessante, há 2 anos quando estive no norte de Itália ainda tentei ver se era viável a visita, mas o tempo era excasso. :)
Ao ver o teu report fiquei cheia de saudades do Lago di Garda. Eu ainda consegui passear de barco à volta de Sirmione, julgo que pagamos 10 euros por pessoa, mas por acaso não me apercebi de valores praticados para o aluguer de barco à hora.

Cumprimentos
 
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