Novidades

[Report] Neuschwanstein - 2013

Bom dia.

Estive em Neuschwanstein em 2013, mas infelizmente o tempo não estava famoso e até acabei por apelidar como a pior viagem que já fiz na vida :p.
As zonas em redor do castelo são fantásticas, muita montanha, muita natureza, paisagens dignas de quadros. Se quiserem visitar tudo tem de ser pelo menos num dia inteiro. Se não me falha a memória, o "complexo" é composto por 3 castelos, sendo obviamente o de Neuschwanstein o mais conhecido/famoso/bonito.
Ao entrar no complexo têm de ter atenção a duas coisas, o estacionamento é pago (penso ter sido 5€, mas já foi há algum tempo e não tenho precisão) e até a casa-de-banho é paga (0,50€/pessoa). Na zona baixa temos vários locais para compra de souveniers e para comer e beber. Em relação á alimentação, os valores variam um pouco mas no geral não é muito caro, isto no que diz respeito a cachorros, hambúrgueres, etc.
Para comprar bilhetes para visitar os castelos tem sempre fila, no entanto por norma o tempo de espera não é elevado. Os valores dos bilhetes varia de acordo com o que pretendem visitar, no meu caso só tinha interesse no castelo principal. Não me recordo do valor dos mesmos, mas penso que paguei 12,5€/pessoa.
Há sempre autocarros a subir e a descer a montanha para levar e trazer os turistas. Podem optar por ir a pé para não pagar o autocarro, mas... não compensa, é um pouco longe e as subidas são bastante acentuadas. Como tínhamos uma criança connosco lá fomos de autocarro. O caminho faz lembrar caminhos estreitos que encontramos na serra de Sintra. Muito bonito.
O castelo de Neuschwanstein por fora é maravilhoso, lindíssimo, mas por dentro :/, qualquer castelo em Portugal deixa aquele num canto. O interior parece um misto de construção muito antiga com coisas do virar do século, é um pouco estranho. O maior defeito de todos, é que o castelo é enorme e nós visitamos uns 10%, acho que a visita demorou no máximo 30 minutos. A melhor parte é a vista do castelo! Já perto do fim da visita vamos a uma zona que tem um café e uma espécie de varanda e a vista é algo de fenomenal (devia ter uma foto toda xpto, a primeira vez que olhei estava fantástica, depois a minha pequena começa a melgar que queria água e quando voltei para tirar a foto estava um nevoeiro que não dava para ver nada).
Terminada a visita lá voltamos nós ao autocarro e ao nosso carro para ir até Munique para mais uma visita.
De salientar que a simpatia dos Alemães nem sempre é a melhor, principalmente quando temos uma criança irrequieta. Os condutores dos autocarros também não respeitam as crianças que viajam de carrinho, ou seja, chegámos a perder o autocarro porque as pessoas ocupavam os lugares muito rápido e nós como demorávamos algum tempo a retirar a criança da cadeira e a desmontar a cadeira... tínhamos de esperar por outro autocarro (até que os outros visitantes se começaram a passar e tiveram de nos deixar passar primeiro).

Foi a pior viagem da minha vida por várias razões:

- Como vinha da Suiça em direcção á Alemanha, tive de passar pela Áustria, e como não conhecia o funcionamento das regras de circulação das auto-estradas Austríacas... lá apanhei 150€ de multa! Quem passar pela Áustria tem obrigatoriamente de comprar um selo para colocar no vidro da viatura. O selo custa 8,50€ por 10 dias de circulação, se não comprarem e se vos mandarem parar, lá vão 150€.

- Comprei os bilhetes para visita ao interior do castelo mas fiquei arrependido... não vale mesmo a pena.

- Falta de simpatia do guia turístico e de alguns visitantes para com as crianças.

- Vejam sempre a previsão meteorológica, se estiver de chuva passam um dia infernal, principalmente com crianças (os autocarros não vão mesmo até ao castelo, ainda temos de andar uns bons metros a pé).

- Nesse dia choveu com tal intensidade que na auto-estrada, no caminho de regresso, não conseguia ver mais de 2 metros á frente do carro. Imaginem uma autobahn sem limite de velocidade e toda a gente a andar a menos de 50km/h.

E pronto, a ver se um dia destes coloco umas fotos :p. As minhas sinceras desculpas por me aproveitar deste tópico para vos relatar a minha experiência...

Boas viagens
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Fabio!

Obrigada por partilhares connosco a tua experiência. :)
Aguardamos por essas fotos. :D
Cumprimentos
 

Simões

Membro Ativo
Visitei essa zona em finais de 2015 e de facto é uma zona muito bonita, com muita montanha, alguns lagos e perto de Tirol-Áustria.
Quanto aos castelos não os visitei interiormente pois tinha a informação de que tinham pouco interesse, mas o espaço envolvente e a localidade de Fussen ali bem perto merecem de facto uma visita.
 

Snider

Membro Conhecido
Eu não sei porque existe esse "mito" que o interior do castelo de Neuschwanstein não tem muito interesse... Não percebo.
Ok... A visita é um pouco a correr e não se pode tirar fotos...
Mas tirando isso, o interior do Castelo de Neuschwanstein é fantástico! É um castelo, para mim palácio, que foge de qualquer linha "normal" de tudo o que visitei na Europa. É como entrar num local de fantasia, com pormenores mágicos, é como entrar num palco de teatro de uma peça de fantasia.
A história do rei Luís II (Ludwig II) ajuda a que aquele cenário ainda se torne mais atractivo e envolvido de mistério. Entramos no mundo louco do Rei da Baviera.
Ai saudades :(

PS: Para além disso tudo, foi considerado um dos edifícios mais avançados da época. Mas não vou fazer spoilers!
 
Top