Novidades

[Report] Nápoles & Sardenha | 26.07.2014 a 06.08.2014

Frederico

Membro
Um casamento de uns amigos foi o mote de umas férias em pleno Verão em Itália, mais concretamente na zona de Nápoles e na Sardenha.
A região de Nápoles é uma caixinha de surpresas. Tem tanto para ver e reservámos tão pouco tempo para as conhecer. Ainda assim, com o tempo disponível conseguimos ver as principais atracções:

- Nápoles (cidade);
- Bacoli;
- Vesúvio;
- Pompeia;
- Costa Amalfitana (de Vietri Sul Mare a Sorrento, com paragem em Minori, Amalfi e Positano)

Ficámos hospedados em Bacoli, nos arredores da cidade de Napoles. A cidade de Nápoles é interessante. Reservámos uma manhã para a mesma e deu para sentir o pulso a uma cidade... especial.
Vesúvio e Pompeia, obrigatório!- um vulcão imponente que marca toda a paisagem da região. Pompeia, a cidade histórica com os vestígios da grande erupção. Espectacular!
A Costa Amalfitana, fizemo-la toda numa tarde, com partida de Vietri Sul Mare e chegada para jantar a Sorrento. Apesar de ter sido a correr, deu para um conhecimento geral, dar uns mergulhos, conduzir numa estrada que requer 50 olhos e, sobretudo, ganhar apetite para reservar futuramente uns dias para este belo pedaço na costa italiana.


Volvidos 4 dias na região de Nápoles, segue-se uma semana na idílica Sardenha. Um voo muito rápido de Nápoles a Cagliari. Chegados à Sardenha, com carro previamente alugado à nossa, eis o roteiro que nos esperava:

- Dia 1: Cabras;
- Dia 2 e 3: Sassari;
- Dia 3,4 e 5: Costa Esmeralda;
- Dia 6 e 7: Cagliari

Cabras |

Chegados ao final do dia a Cagliari e para não cansar muito, decidimos ficar em Cabras, no Lanita B&B. Um B&B muito simpático e acolhedor, que aproveitou uma antiga cavalariça para fazer um hotel de charme. A zona de Cabras permite conhecer a zona Oeste da ilha, com paragem obrigatória nos vestígios fenícios da ilha, em San Giovanni di Sinis. Indo para Norte, e tendo como Sassari como próximo destino, e como o tempo não estava para praia, seguiu-se Bosa e Alghero, como paragens recomendadas. Provavelmente é a parte da ilha com mais história. Alghero, de forte influência catalã, os locais falam catalão entre si.


Sassari |

Sassari é uma surpresa. A 2ª cidade mais importante da Sardenha, tem muita vida nocturna no centro. Optámos por Sassari por estar relativamente próximo de Alghero, Stintino e Castelsardo. Ficámos bem hospedados no Hotel Vittorio Emanuele, bem no centro de Sassari
A zona de Stintino tem a praia mais idílica da Sardenha, a que preenche postais: La Pelosa. Uma língua de areia, com pessoas a acotovelarem-se por um buraco na areia e por outro no estacionamento. Como fomos cedo, tivemos sorte!- mas uns minutos a mais, mais valia ter dado meia volta. La Pelosa vale tudo a pena, água de cor indescritível, temperatura da água a roçar os trópicos e paisagem de cortar o fôlego.


Costa Esmeralda |

De Sassari para a Costa Esmeralda, fizemos a estrada marginal do Norte da Ilha, com paragem em Castelsardo, um mergulho em Isola Rossa e tarde na praia Santa Teresa Gallura. Santa Teresa Gallura goza de vista privilegiada para as montanhas da Córsega. A praia é espectacular. É provavelmente, e para nós, a melhor praia da Sardenha.
Na Costa Esmeralda ficámos hospedados no Hotel La Borgata, muito perto de Porto Cervo. A proximidade a Porto Cervo não se traduz no preço. Arranjámos um hotel muito bom, de óptima relação qualidade/preço e muito próximo das principais atracções da Costa Esmeralda.
Na Costa Esmeralda aproveitámos uma excursão ao Arquipélago La Maddalena, com partida a partir de Palau e paragens nas ilhas de Spargi, Budelli, Razzoli e finalmente a capital do pequeno arquipélago: La Maddalena. Paisagens idílicas, do melhor que há no Mediterrâneo.
Ainda na Costa Esmeralda, não podíamos recusar uma incursão em Porto Cervo. Todo o luxo, a opulência e a alta sociedade mundial num único local. Preços proibitivos para um comum português.
Quanto a praias na zona, visitámos as recomendáveis por locais: Marinella, Liscia Ruja e Del Principe. Destas, destaco Liscia Ruja. Com um areal simpático e de estacionamento fácil (embora e sempre a pagar).


Cagliari |

De Porto Cervo a Cagliari espera-nos 2h de viagem. Decidimos passar o dia na Spiaggia La Cinta, provavelmente um dos maiores areais da Sardenha. Água espectacular, da cor que já nos tinhamos habituado e com espaço mais do que suficiente para estarmos à vontade.
Chegados a Cagliari, a capital da Ilha, reserva-nos uma cidade com muita história, vida e com muito mais para dar do que os guias nos dizem. Vale a pena reservar um dia para Cagliari. À noite tem ainda mais viva, com muitos bares e festas a céu aberto.
Na região de Cagliari aproveitámos para ir conhecer a zona este, mais concretamente Villasimius e à praia de Porto Giunco. Muito pitoresco e "reservado" aos locais, longe dos circuitos turísticos da Sardenha.
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá Frederico,
mais uma excelente partilha.
Todos lugares/cidades de Itália tem um encanto especial. Ainda não conheço Nápoles nem Sardenha mas faço intenções. :oops:
Continuação de boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado por mais uma partilha! Que água tão azul transparente:cool:! Itália tem mesmo um encanto especial :)

Boas Viagens :)
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Frederico!
Obrigada pela partilha. :) A Sardenha e a Costa Amalfitana também estão na minha lista. :D
Cumprimentos
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha, belas fotos e mais um destino para a lista ;)
E muitos parabéns, dois report's assim de seguida é obra.
Boas viagens :)
 

Lipe

Membro Conhecido
Já me falaram muito bem de Sardenha e de facto por mais este report confirma-se! Esse azul da água é brutal!
Obrigado pela partilha
 

Frederico

Membro
Se não quiseres ir muito longe, a Sardenha não fica em nada atrás aos destinos tropicais que já conhecemos. A viagem de avião é cara pois não há voo directo. A vida lá não é tão cara como pintam. Há restaurantes na Costa Esmeralda mais baratos do que em Albufeira. Os hóteis, mesmo em época alta, não têm preços inacessíveis. O obrigatório é ter carro alugado. De resto, Boa Viagem!
 

n221076o

Membro
Obrigado pela excelente partilha, estou seriamente a pensar fazer o mesmo circuito para o ano.
Uma questão, como é que foste para Nápoles? Há voos directos? Obrigado
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Frederico :)
Este report tinha-me escapado!!!!
Fiquei a babar com as fotos de Sassari:eek::eek:
Muito boa descrição, gostei bastante. Fiquei com vontade de conhecer.
Obrigada pela partilha e continuação de boas viagens. ;)
 

n221076o

Membro
Boas Frederico, em Nápoles também alugaste carro, certo? Nesses 4 dias ficaste hospedado sempre em Bacoli? Um dia chega para visitar Vesúvio e Pompeia? Obrigado
 
Top