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[Report] Namíbia Road Trips - Abril 2023

Pedro Maia

Membro Conhecido
Depois de algumas tentativas anteriores, em 2018, com tudo marcado, tivémos que cancelar a viagem, nesta Páscoa fomos finalmente à Namíbia para uma road trip, é um país que tem tudo o que se quer numa viagem deste género, boas estradas, uma boa parte de gravilha/terra batida mas regra geral em boas condições, paisagens incríveis, segurança, e espaço, imenso espaço e pouca gente, é um dos países com menor densidade populacional do mundo e duas vezes maior do que a Alemanha.

Naturalmente que conhecer um país com este tamanho numa semana é impossível pelo que tivémos que fazer escolhas, uma delas foi não ir ao Parque Nacional Etosha, que descartámos por não ser a melhor época para ver os animais, era o fim da época das chuvas e os animais dispersam por uma área enorme enquanto que na época seca concentram-se junto aos charcos que existem no parque e é mais fácil de os ver, vai ter que ficar para uma próxima visita, e de certeza que vamos voltar, passou para o top dos nossos destinos de viagem.

Não há muitas companhias aéreas que voem para Windhoek, a Eurowings, uma low cost da Lufthansa que foi descartada para uma viagem tão longa e porque não estava nada barata, a Qatar que estava bastante cara, a TAAG, que também não quisémos, a AirLink que implicava voar para a África do Sul e não era prático, e a opção que escolhemos, a Ethiopian, um pouco mais de 20 horas para cada lado, Lisboa-Roma-Addis Abeba-Windhoek-Addis Abeba-Londres-Lisboa, o preço estava razoável, tinha boas referências da companhia e assim foi, correu tudo bem, aviões recentes (A350 e Dreamliner), serviço perfeitamente aceitável e sempre a horas, voltaremos a voar com a Ethiopian.

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Carro alugado na Avis, não é necessário um 4x4 mas é melhor, aluguei uma Toyota Hilux mas fizeram um upgrade para uma Fortuner, impecável, como as estradas da Namíbia podem ser "agressivas" para os pneus e é normal passar muito tempo sem ver outros carros, gente e povoações convém verificar o estado dos pneus, estavam impecáveis, por cautela contratei um pneu sobressalente extra mas felizmente não foi necessário, não tivémos nenhum furo, nenhum tipo de incidente, correu tudo na perfeição com o carro.

No total passámos 7 noites na Namíbia e fizémos quase 1.800km, o nosso itinerário foi este:

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Aterrámos em Windhoek antes da uma da tarde, a entrada foi relativamente rápida, recolhemos o carro e fizémo-nos à estrada, na primeira noite íamos dormir a Okahandja, uma "cidade" mais ou menos uma hora a norte de Windhoek, não fomos mais longe nesse dia para descansar e porque não se deve conduzir depois do pôr do sol, até porque o seguro não funciona se houver um acidente à noite.

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Depois de uma noite bem dormida saímos cedo, tínhamos 360km pela frente até Twyfelfontein, numa zona conhecida como Damaraland, queríamos chegar ao nosso lodge à hora do almoço, à tarde tínhamos um programa bastante especial.

A Damaraland é uma área desértica, vê-se muito pouca gente e as paisagens são absolutamente deslumbrantes, espaços sem fim, retas enormes, para quem gosta de conduzir e algum isolamento é um autêntico paraíso.

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O Twyfelfontein Country Lodge:

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Alguma fauna nos terrenos do lodge

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Como disse tínhamos um programa para a tarde, um game drive para tentar ver os elefantes do deserto, com animais selvagens nada é certo e ainda mais numa área tão grande e sem vedações, os elefantes tinham passado uns dias nos terrenos do lodge mas dois dias antes de chegarmos tinham ido para outro lado, ia ser necessário ir para o leito seco do rio Huab, a uma hora de distância, onde tinham sido vistos na véspera.

Assim fomos, conduzidos por um guia, e depois de procurar durante um bocado no leito do rio encontrou-os, e deleitámo-nos durante um bom bocado a ver um grupo de 6/7 elefantes do deserto (são da mesma espécie dos da savana mas adaptados para as condições duríssimas do deserto) a alimentarem-se mesmo ao pé de nós, absolutamente tranquilos, foram os elefantes mais calmos que já vi

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Paisagens da Damaraland

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Pedro Maia

Membro Conhecido
Saímos de Twyfelfontein cedo em direção a Cape Cross, na Skeleton Coast, só vimos um pouco da Damaraland, não deu para mais, mas ficámos com imensa vontade de voltar.

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Parámos num mercado onde mulheres da etnia Herero vendem alguns souvenirs

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Mulher Herero

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Mulher Himba

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Uma aldeia Himba

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À medida que nos aproximamos da costa a paisagem muda completamente

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Em Cape Cross, onde Diogo Cão chegou em 1486 (há muitas referências no local) há um hotel, onde almoçámos, e uma colónia de leões marinhos, são milhares e milhares, quando saímos do carro sentimos logo um cheiro intenso e nada agradável, mas vale a pena a visita pelos números da colónia.



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Ainda tínhamos por diante uns bons km até ao nosso destino desse dia, Swakopmund, pelo caminho ainda fomos ver uma das coisas pelas quais a Skeleton Coast é famosa, um dos muito navios encalhados nessa costa.

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Um chacal e um mais um dos incríveis sinais de trânsito da Namíbia.

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Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá!

Obrigado por mais um grandioso report cheio de fotos! Este é um tipo de viagem que espero fazer um dia, pois desperta bastante interesse em mim! Continuação de boas viagens ;)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Swakopmund é uma cidade costeira fundada por alemães com bastante turismo, sem massas, que é algo que não existe na Namíbia.

É uma cidade bastante agradável, vale a pena dar uma volta pelo centro onde a influência alemã é bem evidente, com cervejarias, casas com traça alemã, toponímia alemã, enfim, um pouco de Alemanha em África, o que é muito curioso. Come-se bem, boas ostras entre outras coisas regadas por cerveja ou vinho sul africano, um lugar bem simpático.

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Isto não há na Alemanha...

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A cidade fica mesmo junto às dunas do deserto do Namibe, e as vistas do hotel onde ficámos não podiam ser melhores.

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Durante a tarde fizémos uma excursão a partir de Walvis Bay, uma cidade portuária meia hora a sul de Swakopmund, o Sandwich Harbour Tour, de carro pelas dunas de areia e com o mar mesmo ao lado, um espetáculo, muito bom mesmo.

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Pedro Maia

Membro Conhecido
Mais um dia e de volta à estrada, em direção ao deserto mais a Sul, para começar 265km até Solitaire, paragem para comer, e mais 105km até ao nosso hotel a sul de Sesriem, a porta de entrada para as dunas vermelhas de Sossusvlei, mas isso fica para o dia seguinte.

Mais uma vez à nossa frente só temos a imensidão da Namíbia.

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Foto obrigatória

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Solitaire é um lugarejo quente e poeirento no meio do nada, mas é mesmo esse o charme do lugar, chegámos a tempo de comer um hamburger e beber uma cerveja, que apesar de sair do frigorífico estava morna, tivémos que pedir um balde de gelo que apareceu não sei de onde mas resolveu a questão.

Imperdível em Solitaire é comer a tarte de maçã mais famosa da Namíbia, nada má.

Para além disso, foi tirar umas fotos dos carros abandonados que são a imagem icónica de Solitaire.

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E fazer-nos à estrada para o trecho final do dia, até ao hotel.

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agnusporfius

Membro Conhecido
Ora viva,

Muito obrigado pelo report, faz-me recordar a minha viagem solitária em 1999.

Como estou a pensar regressar lá, mas desta feita com a família, mulher e filha, gostava de te perguntar algumas coisas.

Relativamente ao aluguer de viatura com quanta antecedência o fizeste e se o preço que conseguiste foi bom. Na altura deparei-me com a dificuldade de abastecimentos. Eles facultam jerrycans para transporte de uma reserva de gasolina? Não fui à skeleton coast à conta disso.

A nível de alojamento podes indicar onde ficaste e já agora como reservaste, booking, directamente....

Nos diversos locais percebi que fizeste algumas excursões, a de twelfontein foi com guia, podes indicar onde e como arranjaste esses guias.

Por último, o que foi que não viste que, neste momento considerar imperdível e o que, por outro lado, não foi assim tão interessante.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Eh pá, lá vens tu "desenquietar" a malta com a bicharada 😅

Que viagem fantastical, e com óptimas "chapas" como sempre. Entra fácil para a shortlist, obrigado ;)
 

rum

Membro Conhecido
Que destino fantástico. Bom report, obrigado pela partilha.
 
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ALTF4

Membro Conhecido
Viagem incrível mesmo...
Podes dar algumas ideias dos custos? Principalmente refeições, alojamentos e aluguer de viatura?
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Dia inteiro no deserto, do hotel até Sesriem, onde está a entrada para Sossusvlei, eram 20km, a partir daí há uma estarada asfaltada com cerca de 60km com uma paisagem incrível, com as enormes dunas vermelhas que fazem com que este seja o lugar mais visitado da Namíbia, talvez mesmo mais do que o Parque Etosha. Muita gente sobe as dunas, eu dispensei-me disso mas é questão de gostos.

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A estrada termina no parque de estacionamento para veículos 2x2, a partir daí há uma estrada de areia só para veículos 4x4, pode-se fazer no "shuttle" da NWR (parques nacionais da Namíbia) ou com o carro próprio, nesse caso o risco é ficar atolado e ter que pedir ajuda.

Eu decidi fazer essa estrada, logo à entrada do parque tinha pedido na bomba de gasolina para reduzirem a pressão dos pneus até 1,5 (para haver mais superfície do pneu com o piso), perguntei ao motorista do shuttle como é que estava a estrada, el disse-me para ir atrás dele e lá fui até ao estacionamento que dá acesso ao Deadvlei (é preciso andar 1 km e pouco desde o estacionamento).

Início da estrada de areia

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Toda a zona é espectacular e o Deadvlei é verdadeiramente impressionante, não estavamos sózinhos mas também não havia hordas de gente e gostámos mesmo muito desta parte da viagem, um dos lugares mais incríveis que já visitámos.

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Ainda tinha que conduzir a estrada de areia outra vez, desta vez sem "batedor", quase que fiquei atolado uma vez numa parte com areia mais funda mas consegui manter o carro em andamento, posso dizer que foi um dos pontos altos da viagem para mim.


Voltámos para Sesriem para comor qualquer coisa e beber uma cerveja antes de voltarmos ao hotel para passar a parte mais quente do dia, estava mesmo quente, 39º.

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Mais tarde ainda voltámos para ver o Sesriem Canyon, valeu a pena por estarmos na zona, é interessante mas não achei nada de extraordinário, ao contrário de Sossusvlei.

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Pedro Maia

Membro Conhecido
Ora viva,

Muito obrigado pelo report, faz-me recordar a minha viagem solitária em 1999.

Como estou a pensar regressar lá, mas desta feita com a família, mulher e filha, gostava de te perguntar algumas coisas.

Relativamente ao aluguer de viatura com quanta antecedência o fizeste e se o preço que conseguiste foi bom. Na altura deparei-me com a dificuldade de abastecimentos. Eles facultam jerrycans para transporte de uma reserva de gasolina? Não fui à skeleton coast à conta disso.

A nível de alojamento podes indicar onde ficaste e já agora como reservaste, booking, directamente....

Nos diversos locais percebi que fizeste algumas excursões, a de twelfontein foi com guia, podes indicar onde e como arranjaste esses guias.

Por último, o que foi que não viste que, neste momento considerar imperdível e o que, por outro lado, não foi assim tão interessante.
Aluguei o carro com 2 meses de antecedência, se fosse a época alta, no nosso verão, provavelmente tinha alugado mais cedo.

Não tive problemas com o combustível, fui abastecendo quando me parecia que era conveniente em função do trajeto. Não sei se facultam jerrycans, sei que há agências locais em Windhoek, na cidade, que aleguam carros com dois depósitos, para a viagem que ia fazer não era necessário.

Os alojamentos foram todos marcados no booking ou diretamente, fiquei nos seguintes:

Okahandja Country Hotel, Twyfelfontein Country Lodge, Desert Breeze Lodge (Swakopmund), Le Mirage Desert Lodge (Sesriem) e Ausa Safari Lodge (perto de Windhoek).

O game drive em Twyfelfontein é do próprio lodge, já tinha marcado logo na reserva, nesta época não era necessário mas na época alta talvez seja. o Sandwich Harbour Tour, em Walvis Bay, foi contratado na net, também pode ser marcado lá..

Gostei muito de todos os lugares que visitámos, dependendo do trajeto recomendo todos, e as estradas foram uma parte importante da viagem, não foi só cada um dos destinos.

Numa próxima viagem, que espero fazer, gostava de voltar à Damaraland, onde só estivémos 1 dia, o que dá para combinar com o Etosha, mas na época seca, ou seja, no nosso verão.

Outra zona que gostava de visitar é a Caprivi Strip, mas me viagens de uma semana, como as nossas, faz mais sentido em combinação com a Cataratas Victoria, no Zimbabwe, por causa da distância para Windhoek.

Viagem incrível mesmo...
Podes dar algumas ideias dos custos? Principalmente refeições, alojamentos e aluguer de viatura?
A viagem pode-se fazer por menos porque não fizémos restrições. O câmbio está favorável para nós e os preços são relativamente baratos.

O carro custou +- 700€ com o pneu suplementar, todas as estradas que fizemos, com exceção da estrada de areia para o Deadvlei, podem ser feitas com um 2x2, mas é mais seguro e confortável com um 4x4. Gasóleo +- 1,2€/litro.

Hotéis (2 pessoas/noite)):

Okahandja Country Hotel, 120€ (com PA e jantar)

Twyfelfontein Country Lodge, 125€ (com PA e jantar), desert elephants game drive, 170€ por pessoa

Desert Breeze Lodge (Swakopmund), 133€ (com PA), Sandwich Harbour Tour, 110€ por pessoa

Le Mirage Desert Lodge (Sesriem), 232€ (com PA e jantar)

Auas Safari Lodge (perto de Windhoek). 160€ (com PA e jantar)

Almoços podem custar menos de 10€ por pessoa, só jantámos fora dos hotéis em Swakopmund e foi +- 30€ por pessoa, mas com tudo o que nos apeteceu, podia ter sido muito mais barato.
 
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ALTF4

Membro Conhecido
Aluguei o carro com 2 meses de antecedência, se fosse a época alta, no nosso verão, provavelmente tinha alugado mais cedo.

Não tive problemas com o combustível, fui abastecendo quando me parecia que era conveniente em função do trajeto. Não sei se facultam jerrycans, sei que há agências locais em Windhoek, na cidade, que aleguam carros com dois depósitos, para a viagem que ia fazer não era necessário.

Os alojamentos foram todos marcados no booking ou diretamente, fiquei nos seguintes:

Okahandja Country Hotel, Twyfelfontein Country Lodge, Desert Breeze Lodge (Swakopmund), Le Mirage Desert Lodge (Sesriem) e Ausa Safari Lodge (perto de Windhoek).

O game drive em Twyfelfontein é do próprio lodge, já tinha marcado logo na reserva, nesta época não era necessário mas na época alta talvez seja. o Sandwich Harbour Tour, em Walvis Bay, foi contratado na net, também pode ser marcado lá..

Gostei muito de todos os lugares que visitámos, dependendo do trajeto recomendo todos, e as estradas foram uma parte importante da viagem, não foi só cada um dos destinos.

Numa próxima viagem, que espero fazer, gostava de voltar à Damaraland, onde só estivémos 1 dia, o que dá para combinar com o Etosha, mas na época seca, ou seja, no nosso verão.

Outra zona que gostava de visitar é a Caprivi Strip, mas me viagens de uma semana, como as nossas, faz mais sentido em combinação com a Cataratas Victoria, no Zimbabwe, por causa da distância para Windhoek.



A viagem pode-se fazer por menos porque não fizémos restrições. O câmbio está favorável para nós e os preços são relativamente baratos.

O carro custou +- 700€ com o pneu suplementar, todas as estradas que fizemos, com exceção da estrada de areia para o Deadvlei, podem ser feitas com um 2x2, mas é mais seguro e confortável com um 4x4. Gasóleo +- 1,2€/litro.

Hotéis (2 pessoas/noite)):

Okahandja Country Hotel, 120€ (com PA e jantar)

Twyfelfontein Country Lodge, 125€ (com PA e jantar), desert elephants game drive, 170€ por pessoa

Desert Breeze Lodge (Swakopmund), 133€ (com PA), Sandwich Harbour Tour, 110€ por pessoa

Le Mirage Desert Lodge (Sesriem), 232€ (com PA e jantar)

Auas Safari Lodge (perto de Windhoek). 160€ (com PA e jantar)

Almoços podem custar menos de 10€ por pessoa, só jantámos fora dos hotéis em Swakopmund e foi +- 30€ por pessoa, mas com tudo o que nos apeteceu, podia ter sido muito mais barato.
Muito obrigado.
Acha que seria uma viagem viável para ser feita com 2 crianças ( já não muito crianças) 15 e 16 anos...?
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Muito obrigado.
Acha que seria uma viagem viável para ser feita com 2 crianças ( já não muito crianças) 15 e 16 anos...?
Para mim sem dúvida, os meus filhos foram mais do que uma vez à Africa do Sul mais novos do que isso sem problemas, e a Namíbia é bastante mais segura, o único requisito para mim é não se fartarem a andar de carro, porque as distâncias são grandes.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
TOP 😍... que viagem magnífica!
Adorei o relato e as fotos e tenho a certeza que adoraria visitar a Namíbia e conduzir por essas estradas fora.
Obrigada 😃
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Na última noite na Namíbia ficámos no Auas Safari Lodge, a sul de Windhoek e a 45m do aeroporto sem ter que passar pela cidade, a distância para o aeroporto foi uma das razões da escolha deste lodge porque o nosso vôo partia no dia seguinte às 14:30, o que dava para relaxar ainda de manhã sem stress e sem ter que levantar muito cedo, a outra razão foi a possibilidade de ver alguns animais (nada de predadores), o meu cunhado nunca tinha ido a África e a nós também não nos importava nada ver o que lá havia, deu para matar o bichinho (em sentido figurado, claro).

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Depois de uma noite bem dormida saímos em direção ao aeroporto pelas 11:00, enchemos o depósito e entregámos o carro sem stress e iniciámos o longo caminho de volta, com a certeza de que é para voltar.
 

journey

Membro Ativo
Boa tarde. Mais um report espetacular do Pedro Maia! Muitos parabéns pelo report e pela viagem!
Muito obrigado por partilhar.
 
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