Novidades

[Report] nô stress - ilha do Sal

mokas

Membro Conhecido
nô stress - ilha do Sal

Morabeza _ Ilha do Sal

As chamadas "férias grandes" são sempre uma dor de cabeça, no que diz respeito à escolha do destino. As opções são tantas, e há ainda tanto cantinho por descobrir, que se torna complicado! Este ano não foi excepção!

Bem, uma coisa era certa. Queríamos um destino de praia!

Depois de pesquisar, sem chegar a conclusão alguma, lá contactei a agência de viagens de sempre. E foi assim que Cabo Verde se me apresentou como o destino mais convidativo deste ano!

Confesso que fiquei algo apreensiva, pois desconhecia totalmente este destino e não tinha pesquisado nada para lá. No entanto, este revelou-se uma bela surpresa! Podendo até mesmo afirmar que regressei apaixonada pelo magnifico povo cabo-verdiano.

Mas desta vez, vou começar este report com algumas informações gerais que ajudam sempre! :eek:


Cabo Verde

Este é um país constituído por 10 ilhas, sendo a maior parte habitadas.

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_mapacaboverde.jpg


É uma das nossas antigas colónias, tendo conquistado a sua independência em 1975. Por esta razão, o português continua a ser a língua oficial. No entanto, o crioulo cabo-verdiano é a língua do povo!


Ilha do Sal

A ilha do Sal é uma das mais pequenas ilhas habitadas, tendo aproximadamente 30 km de comprimento por 12 de largura! Muito pequenina!!!
O seu nome deve-se à descoberta de uma mina de sal mineral na localidade de Pedra de Lume, em 1833 (a wickipédia dá jeitinho! :p).

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_img474ae41d94240.jpg



A ilha é praticamente deserta, tendo tido apenas actividade económica devido à exploração das salinas, e agora com o turismo. A Vila de Santa Maria é onde se encontra a maior parte da oferta hoteleira da ilha, que continua em constante desenvolvimento.


Clima

Devido à próximidade ao continente africano, o clima na ilha do Sal é seco e ventoso. As temperaturas médias anuais rondam entre os 25 e os 30ºC, sendo que a mínima nunca desce abaixo dos 20ºC.
Raramente chove, sendo os meses mais húmidos Agosto e Setembro. No entanto, e para nosso espanto, no dia em que chegámos tinha chovido, assim como noutro em que acordámos ao sabor da chuva. Não chovia nesta ilha fazia 7 anos!!! :eek:

A temperatura da água do mar, enquanto duraram as nossas férias, rondou sempre os 26ºC!! Muito bom!!! ;)


Devido a todas estas condições, aliadas aos extensos areais de praias, esta ilha é a ideal para a prática de desportos como o windsurf, kitesurf, mergulho e pesca desportiva. O mar de Cabo verde é muito rico, havendo espécies únicas destas águas.


Cidades

Como a ilha é muito pequena, tem poucas cidades, sendo que a principal é Espargos, a capital comercial da ilha. Localizada na zona central é também onde fica o aeroporto internacional Amílcar Cabral.
Mais a sul fica a vila de Santa Maria, o destino turístico da ilha, onde se localizam a maioria dos hotéis , e cuja praia, com os seus 8 km de extensão, é a melhor da ilha. Palmeiras é outra vila muito pequena, assim como Pedra de Lume, onde se localizam as salinas.


Moeda

A moeda oficial é o escudo cabo-verdiano, em que 1euro = 110,265 CVE. No entanto, o euro é aceite em todo o lado.
Embora haja alguns bancos na ilha, recomendo que levem dinheiro suficiente logo à partida, pois as taxas que são cobradas são elevadas - levantamento multibanco à volta de 3 euros de taxa, pagamentos à volta de 5 euros (se a memória não me falha! :s).


Agora vamos ao report propriamente dito! :D


Nô Stress_ 21 a 29 de Agosto

Este teve de ser o nosso lema de férias, obrigatóriamente! Pois embora tivesse adorado a ilha assim como o povo cabo-verdiano, por vezes tanto relax irritou-me um pouco!!! Tenho a acrescentar que sou stressada por natureza. :D

Mas vamos por partes!

O primeiro imprevisto aconteceu na semana anterior às férias. Tendo marcado para o hotel Djasal em Santa Maria, telefonaram-me a perguntar se queria um upgrade para o hotel Oásis Atlântico Novorizonte. A explicação foi que a operadora sugeria este upgrade devido a overbooking, ou então problemas com o hotel original. Cá por mim foi overbooking!

Pois bem, quando já tinha toda a pesquisa feita sobre o hotel, além de feedback de pessoal aqui do portal que tinha lá estado recentemente, aconteceu-me isto! Bem, eu lá aceitei pois a pessoa que me tratou de tudo disse que este seria melhor. Fomos sem saber muito bem o que nos esperava! :s

Mas uma coisa tenho a salientar! Desde o início fui alertada sobre a qualidade da oferta hoteleira de Cabo Verde. Visto ser um país africano, as condições dos hotéis difere da Europa. Mas esta regra aplica-se a todos os destinos!!


O vôo ida e volta foi pela SATA, tendo tido uns horários um pouco estranhos mas que se revelaram o melhor para aproveitar os dias.

A nossa partida estava marcada para as 23,59h, mas qd chegámos ao aeroporto reparámos que afinal seria às 00,30h. Sem problema, 3 horas antes - tal como nos tinham alertado para o fazer - lá estávamos nós prontos a fazer o check-in. Sem surpresa, fomos dos primeiros a escolher os lugares. :p

Foi a primeira vez que voei por esta companhia e não tenho qualquer razão de queixa. Pessoal muito simpático e acessível. Quanto à comida, é a típica comida de avião.

Foi um vôo tranquilo e cerca de aproximadamente 3 horas e 45 minutos lá estávamos nós a aterrar na ilha do Sal. A diferença horária em Cabo Verde é de menos 2 horas que em Portugal.

Ao chegar ao aeroporto e tendo já a bagagem conosco, dirigimo-nos à representante da operadora que nos indicou onde deveríamos apanhar o transfer para o hotel.
Ao chegar ao sítio onde estaria o nosso transporte, demos a nossa primeira risada! Aliás, risada geral!! Pois todos os que vinham no vôo se depararam com o mesmo cenário.
Havia vários "autocarros", cada um indicando o nome do hotel. Pois bem, a maior parte eram carrrinhas velhas com um atrelada atrás - tipo aqueles da caça - para a bagagem. Ou seja, as malas no atrelado corriam o grave risco de saltarem para a estrada durante o caminho! mas isto só vendo!!! ;)

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_IMG_5240.jpg


Foto do aeroporto que tirámos aquando do nosso passeio pela ilha. Se olharem com atenção, podem ver as carrinhas de que falo, com os seus atrelados, ali estacionadas.


Quando olhámos para o nosso autocarro ficámos todos contentes. Pois era o mais moderno que ali estava, para além de ser o maior! E as nossas malinhas seguiam seguramente na parte da bagagem - zona inferior do autocarro. Até comentámos que o nosso transporte era melhor que o que iria para os RIU, todos contentes da vida: "O nosso hotel deve ser bom!" :eek:

O tempo estava quente e húmido! Assim que descemos do avião a roupa ficou a colar ao corpo! Tinha estado a chover!! :eek:

Passado algum tempo lá partimos rumo ao hotel. 15 minutos de viagem!

Ao chegar ao hotel fomos muito bem recebidos, com bebidas e um snack para quem quisesse no restaurante do belorizonte.
Ambos os hotéis Novorizonte como Belorizonte fazem parte do mesmo resort, e partilham tudo. A diferença é que o novo pratica o Tudo Incluído, enquanto que o belo não.

Ao chegar foi-nos logo avisado que o hotel estava em obras, não podendo usufruir da piscina nem do restaurante/ buffet do novorizonte. Daí que as refeições seriam todas no belorizonte.
Como já referi as instalações são partilhados por ambos. Havendo três piscinas, duas de água salgada e uma de água doce. Estando uma fechada.

Este precalço não causou qualquer transtorno, pois a partir do nosso bungallow acediamos fácilmente às piscinas e restaurantes.

Até aqui nenhum comentário negativo. Só quando fomos para o bungallow é que tive o meu primeiro ataque! :eek:
 

mokas

Membro Conhecido
Exteriormente os bungallows do hotel são muito agradáveis! No entanto o interior já merece uma bela de uma reforma.
É tudo muito simples! Mobiliário simples com o mínimo e indispensável, assim como ar condicionado, frigorífico - eram colocadas todos os dias 2 garrafas de água de 1,5L -, e cofre. O cofre é realmente muito velho e não funciona bem, tendo um aluguer de 3 euros por dia. Logo decidimos que não valia a pena, e devolvemos a chave no dia seguinte.
O quarto tem um grande closet, com 2 beliches para as crianças.
A casa de banho é que é o pior, na minha opinião! Louças sanitárias muito velhas, em que a banheira estava literalmente a partir! Confesso que o wc foi o que mais me chocou. Mas passado o choque inicial, lá decidimos que não valia a pena entrar em "stress" e o melhor era aproveitar as férias! :)

Deixo aqui algumas fotos, sendo que algumas fui eu que tirei e outras tirei do site.

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_IMG_5731.jpg


O nosso bungallow

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_Quarto2.jpg


O interior

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_quarto.jpg


O interior - desculpem as toalhas no wc!!! :p

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_RestauranteBelo1.jpg


O restaurante onde eram servidas a maioria das nossas refeições



Depois de tirar a roupa das malas e tomar banho, fomos nos deitar pois o cansaço era mais que muito! :devil:

Quanto ao hotel Oásis Novorizonte a palavra que melhor o descreve é REFORMA! É um hotel já com alguns longos anos, em que precisa de uma reforma urgente das suas instalações. O pessoal foi na sua generalidade muito simpático, mas houve um dia que não nos limparam o quarto! Tive que ir reclamar à recepção, mas não surtiu efeito! O meu namorado lá tratou do assunto indo directamente à fonte, ou seja, às senhoras da limpeza. O quarto ficou um mimo!!! :)
O lema de lá é nô stress, e então nós temos que entrar no espírito porque as coisas são tratadas de forma diferente, não havendo uma organização clara.

Quanto à comida, é na sua generalidade boa. Havia sempre dois pratos de peixe, dois de carne, e um de massa. Para além de um buffet de salada com muita variedade e de sobremesas.
Só não consigo entender porque é que numa ilha com tanta pesca, o peixe consistia sempre no mesmo: atum e peixe serra! Só houve um dia espadarte que estava uma delícia!!! Mas verdade seja dita, que a forma de serem cozinhados era sempre diferente e deliciosa!


Os nossos dias foram passados na praia de Santa Maria, mesmo em frente ao hotel. É uma praia maravilhosa, com um extenso areal e água quente! Maravilha!!! :p As caminhadas de manhã e ao final da tarde eram uma constante para nós, pois os tons do sol são únicos.
Á noite havia sempre animação com o pessoal do hotel que era simplesmente fantástico! Vale pelo esforço que faziam todos os dias. Mas o melhor é que o hotel fica perto da vila, e então para quem quer conhecer verdadeiramente o povo cabo-verdiano tem de sair e conviver com eles.

Vou deixando umas fotos da praia e Vila de Santa Maria. Deslumbrem-se! ;)

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_praia_conjunto1.jpg

Praia de Santa Maria

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_2_PraiadeStaMaria.jpg


Os chapéus de sol e espreguiçadeiras do hotel

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_3_PraiadeStaMaria.jpg


Mais um olhar sobre a praia

Foi com estas imagens que o meu humor melhorou. Embora o hotel não fosse perfeito, a praia era maravilhosa!
Como já referi, a praia de Santa Maria tem um grande areal. As caminhadas são quase obrigatórias!!! Desde o inicío do pontão até à ponta, onde o mar é mais revolto, é um bom esticão!
O hotel está muito bem localizado, a zona da praia onde ficam as espreguiçadeiras é das mais calmas - isto em termos de mar. O vento faz-se sempre sentir, mas no entanto, este até se torna agradável pois sempre refresca um pouco o calor.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_5_calado.jpg


O calçadão

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_6_ViladeStaMaria.jpg


A Vila de Santa Maria

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde4d2050df666e4dee26779a9bc0437f4c.jpg


A praça da Vila


A ida até ao pontão é um "must" da ilha. Daqui partem e chegam os barcos da pesca, e é vendido o peixe fresquinho. Para além disto, é o local priveligiado pelos miúdos para mergulhar no mar. As pessoas são super simpáticas e não se importam nada com as fotos que nós tiramos. Os miúdos acham até imensa piada! Lá combinei um esquema com eles, em que fazia sinal quando estava em posição de tirar a foto e eles lá saltavam! Depois ao mostrar a foto que tinha tirado, era vê-los rir de contentes!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_9_Pontovistodapraia.jpg


O pontão visto da praia

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_10_Ponto.jpg


Pontão

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_11_vendedorasdepeixe.jpg


As vendedoras de peixe

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde094d9da68a85ee716d497e63a172767d.jpg


O amanhar do peixe fresquinho

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_13_Pontobarcocheio.jpg


Um dos barcos cheio

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_15_Pontoosmidos.jpg


Os miúdos

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_16_Pontomergulhos.jpg


Mergulhos no mar! Vale tudo! Ora é de cabeça, de pés, cambalhota, etc.. A diversão é garantida! :p

O peixe ao chegar é logo amanhado para ser vendido. Sendo que os peixes grandes, como o atum, são cortados aos bocados e vendidos assim.


Quanto à praia, esta é excelente! Apanhámos quase sempre bom tempo, só houve dois dias em que esteve nublado e numa manhã acordámos ao sabor da chuva. No entanto, esteve sempre muito calor.

Recomendo a quem vai que leve um bom protector de factor elevado. Pois eu levei um de 50 e mesmo assim consegui apanhar um escaldão!! É de salientar que sou morena e nunca apanho escaldões!!!


Como já referi, o melhor de tudo são os cabo-verdianos! Quem quer conhecer um pouco deste povo tem de sair do hotel e passear até à vila, metendo sempre conversa com as pessoas que são muito acessíveis e sempre simpáticas! Estão sempre prontas a ajudar!

Por aqui também se encontram muitos senegaleses. Estes podem se tornar muito inconvenientes e chatos, pois querem é vender o artesanato. Eles arrastam literalmente os turistas até às suas lojas.

Os cabo-verdianos embora vivam com muitas dificuldades, conseguem sempre ver a vida de uma forma positiva. E esta foi a grande lição que trouxe comigo deste país! ;)

Para sair à noite e dançar um pouco, não faltam sítios na vila. Discoteca há a Pirata, e julgo que ainda havia outra!
 

mokas

Membro Conhecido
ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_28_onossotransporte.jpg


O nosso transporte ;)

Para alugar o jipe foi um "filme de todo o tamanho"!! ;)

Desde vários telefonemas sem que a pessoa do outro lado nos entedesse, até falar com algumas em pessoa e não nos conseguirem tratar das coisas ou encaminharem para quem de direito. Por fim, lá conseguimos. Mas para isso tivemos de nos dirigir à agência e tratar de tudo pessoalmente.
Foi mais um episódio cabo-verdiano, em que a falta de organização é visível mas que no fim tudo se acaba por resolver! Nô stress!!! ;)

O jipe ficou em 50 euros o aluguer por um dia, com 200 euros de caução que nos é devolvida na entrega. O jipe foi-nos levado até à porta do hotel, onde também o foram buscar.

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_30_sentidounico.jpg


Apenas existe uma estrada, por isso não é dificil de dar com o caminho!


Em primeiro lugar fomos directos a Espargos onde não parámos para conhecer a cidade, pois tinhamos dicas de que não valia a pena. Daqui partimos em direcção a Buracona.

Mas para descobrir o caminho para a Buracona é que já foi mais complicado, pois os sinais deixam de existir e entramos em "estradas" de terra. A partir de Espargos tivemos de seguir uma excursão para dar com o caminho.

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_31_paisagem.jpg


A paisagem

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_35_deserto.jpg


Paisagem

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_36_onossocaminho.jpg


A "estrada" no deserto

Aqui a paragem é obrigatória para ver as famosas miragens. Uma paragem no meio do nada!



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_37_paisagem.jpg


Paisagem


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_38_finalmenteumaindicao.jpg


Finalmente uma indicação!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_39_buracona.jpg


Buracona - são piscinas naturais que o mar escava na rocha

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_40_olhodegua.jpg


Olho de água - é uma gruta subaquatica, onde o sol apenas "entra" por volta das 11h, 11 e 30h da manhã, e que permite ver o fundo.

Aqui as piscinas nesta altura do ano têm pouca água. Mas mais à frente, a caminho da vila de Palmeiras existem outras. Claro que foi paragem obrigatória!!!

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_41_piscinasnaturais.jpg


As piscinas naturais

Após uma banhoca muito saborosa, tivemos de nos pôr a caminho. Tinhamos almoço marcado num restaurante da vila.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_43_acaminhode.jpg


A caminho de Palmeiras


O restaurante de que falo é o "Nós Pimba" - nome sugestivo! ;)
Este foi-nos recomendado pela agente de viagens e amiga. É um "restaurante" típico cabo-verdiano mas sem turistas, e que poucos conhecem. Recomendo vivamente!!! Aqui podemos falar com os donos - que me ensinaram a comer as famosas cracas - e com os locais que vão entrando tb para comer ou para beber um café.

Para quem quiser experimentar tem que marcar de véspera!! Pois o marisco é fresquinho e por isso só conforme as encomendas. Para isso basta pedir na recepção do hotel para telefonarem e marcar! ;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_45_NsPimba.jpg


Nós Pimba


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_46_onossotasco.jpg


O interior do "tasco". Muito castiço!!!! ;)

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_nspimba.jpg


E aqui está a foto do nosso belo petisco! As famosas Cracas para começar - marisco que só existe aqui em Cabo Verde e nos Açores!
O aspecto não é assim mt agradável, mas é muito bom! Para tirar os bichinhos é que foi uma carga de trabalhos!!! O sr do restaurante viu-me tão atrapalhada que me tirou n número delas!!!
E o prato principal, Lagosta Suada!!! Tão boooommm!!! :D

De turistas só lá estávamos nós! Havia mais pessoas, mas tudo cabo verdianos. Ambiente muito familiar e simpático, em que nos tiraram todas as dúvidas relativas aos restantes sítios a visitar. ;)

E assim, de barriga cheia seguimos caminho em direcção às Salinas.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_51_entradadassalinas.jpg


A entrada na cratera

A entrada nas salinas custa 5 euros. Se depois de boiar na água salgada quisermos tomar uma banhoca de água doce, também tem de se pagar.

Ao entrar nas salinas parece que entramos noutro planeta. A paisagem é linda e a experiência de tomar banho nestas águas imperdível.

Aqui vos deixo umas fotos.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_52_sal.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_53_acratera.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_54_salinas.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_55_agua.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_57_salinas.jpg



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_58_entradaesaida.jpg




Como não tínhamos horários a cumprir, deixamo-nos estar aqui a boiar. A água é realmente muito salgada, por isso cuidado a quem lá for e tiver feridas abertas!!


Daqui seguimos para Pedra de Lume, por onde já tinhamos passado antes de entrar nas salinas.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_62_aVilaPedradeLume.jpg


A Vila de Pedra de Lume


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_60_oPortodePedradeLume.jpg


O porto da vila


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_61_apraiadePedradeLume.jpg


A praia


Pedra de Lume pouco tem para se ver, sendo uma vila pequena e pobre. A sua praia quase não tem turistas, sendo o local ideal para quem gosta de fugir às multidões e meter conversa com a população local.

Daqui seguimos em direcção à praia onde está um barco encalhado. Nestas águas é possível encontrar tubarões.
Não existe propriamente uma estrada para ir para lá, mas nós lá nos metemos a caminho.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_63_estrada.jpg


A "estrada"


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_64_paisagem.jpg


Paisagem


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_65_baadostubares.jpg


A costa onde podemos encontrar os famosos animais! ;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_66_costa.jpg



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_68_costadostubares.jpg



Descemos do jipe para ver a paisagem e analisar as águas. A procura deu os seus resultados!!! ;) Estou a brincar!!!
Não sei se terá sido por a maré estar baixa, mas a verdade é que não vimos nada! ;) Mas numa das voltas ao pontão em Santa Maria, lá consegui "sacar" esta foto!!

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_tubaro.jpg


Ainda pensei em pregar uma partida, e tratar a foto. Mas devido à falta de tempo tenho que expor a dura realidade!!! Uma foto de uma foto!! ;)

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_69_onossojipe.jpg


O nosso jipe


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_70_paisagem.jpg


E mais uma espreitadela ao bonito cenário
 
  • Gostar
Reações: CRS

mokas

Membro Conhecido
nô stress - ilha do sal

Já se fazia tarde, e então voltámos à estrada a caminho de Murdeira.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_72_devoltaestrada.jpg


O trânsito intenso que havia na direcção oposta. Não conseguimos perceber qual a razão para tal!!! Iriam a caminho de alguma festa?!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_73_murdeira.jpg


A vantagem de andar sozinhos, sem ser em excursão, é esta!!! Podemos parar quando queremos para pura e simplesmente admirar a paisagem da ilha. ;)


Como já se fazia tarde e a fome apertava, decidimos parar nesta enseada a caminho da praia da Murdeira - ou melhor, que fica fora de caminho! :p


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde9884001f96858189c2009c3b4a965a0f.jpg


Nesta pequena enseada aproveitámos para nos refrescar e relaxar um pouco! A praia da Murdeira teria de ficar para uma próxima vez!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_75_opordosol.jpg


O pôr do Sol

A caminho do hotel ainda passámos pelo bar do Angulo para comer qualquer coisa. Um sítio muito bom, com um ambiente tranquilo, na praia, ideal para o final da tarde!


Chegámos ao hotel à hora de jantar. Foi chegar, sentar e comer! :D Só depois fomos tomar banho e aproveitar a "boleia" para dar mais uma volta na vila.
Havia festa na praça! Uma discoteca ao ar livre e toda a gente dançava e se divertia sem ter de pagar entrada! Do pouco se faz muito! Um mp3 e colunas, DJ e está a festa pronta!!! Indescritível!!! Infelizmente as fotos não ficaram nada de jeito. :D

No dia seguinte acordámos mais uma vez bem cedo para aproveitar o dia que nasceu com um Sol magnifico. Só nos vinham buscar o carro às 9.30h, por isso aproveitámos para ir pôr gasolina e voltar ao bar/ Windsurf Center do Josh Angulo, na Ponta do Leme.
Este campeão de windsurf, natural dos Estados Unidos, adoptou a nacionalidade cabo-verdiana e agora reside aqui nesta ilha onde tem a sua escola de windsurf e bar.
É um sítio muito agradável!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_praia_conjunto2.jpg


Como na véspera não tinhamos tirado fotos, aproveitámos para tirar algumas desta praia.


Depois foi voltar ao hotel e entregar o suzuki! :D:D:D

No resto deste dia, assim como nos seguintes, aproveitámos a praia de Santa Maria. Foi descanso, banhos e caminhadas.

Aqui ficam mais umas fotos! ;)

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_IMG_5110.jpg


A caminhada matinal


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_77_manhbemcedo.jpg


No extremo, onde o vento se faz sentir mais, o kitesurf é o desporto rei.

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde0e6de794ddefe57e59e2a011e86d5a7f.jpg


O sol da manhã


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_IMG_5524.jpg



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_IMG_5571.jpg


Saudade


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_IMG_5119.jpg


Descanso


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_81_aboavidageral.jpg


A boa vida é geral!! :D

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_86_finaldodia.jpg


Final da tarde


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_87_praiaaofinaldodia.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_88_momentos.jpg


As cores do céu


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_cabo_20verde_20__20sal_89_luzdosol.jpg


Pôr do Sol



Estas foram umas férias que nunca irei esquecer. Desde as paisagens até ao povo, foi toda uma experiência muito gratificante.
Verdade seja dita que também se vê muita pobreza, mas embora os cabo-verdianos vivam com muitas dificuldades nunca deixam de sonhar!

Resta-me fazer aqui um apelo! A quem vai por favor leve algumas coisas básicas para dar, como material escolar, roupa e brinquedos. Nós fizemos isso mesmo! Não custa nada e vale sempre a pena ajudar! :D;)
Procurem uma isntituição ou escola onde poderão deixar as vossas ofertas! As crianças agradecem!

O regresso foi feito de madrugada, ou seja, ainda aproveitámos o dia! :D O vôo estava marcado para as 3,50h - se bem me lembro! Mas atrasou uma hora. A esta hora da madrugada uma hora de diferença já faz os seus efeitos nocivos! O sono já era mais que muito!!! Foi sentar no avião e fechar os olhos. :D

O vôo foi tranquilo, sendo que a novidade foi que o comandante era UMA comandante! :D
Chegámos a Lisboa de manhã tranquilamente, vendo as paisagens que nos brindam lá de cima!


Cabo Verde é um país a visitar! Tendo só estado na ilha do Sal, tenho a certeza que as outras também valerão a pena a visita. Por isso, toca a viajar!!! :D
 

vs22

Membro
Parabéns pelo belo report, realmente temos aqui muita informação sobre a ilha do sal e como explorar a ilha por conta própria.Cabo Verde se for encarado de uma forma positiva tem muito para dar.
 

mokas

Membro Conhecido
vs22 disse:
Parabéns pelo belo report, realmente temos aqui muita informação sobre a ilha do sal e como explorar a ilha por conta própria.Cabo Verde se for encarado de uma forma positiva tem muito para dar.

Obrigada Victor! :D

Qualquer q seja o destino, há que ter a consciência que as coisas podem ser mt diferentes daquilo a que estamos habituados. E depois é tirar partido do lado positivo! :D

Recomendo vivamente Cabo Verde pelas pessoas e tb pela beleza!
 

Bee

Membro Conhecido
Oh Monica que nostalgia!
Foi tão bom recordar a Ilha do Sal...obrigado por me deixares voltar um bocadinho atras no tempo.

Parabéns pelo report... sim senhora;)
 

mokas

Membro Conhecido
Debora_F disse:
Oh Monica que nostalgia!
Foi tão bom recordar a Ilha do Sal...obrigado por me deixares voltar um bocadinho atras no tempo.

Parabéns pelo report... sim senhora;)

Muito obrigada Deb! :D
 

tinocas

Membro Ativo
Gostei muito deste report, Mo. apesar de a ilha do Sal não ser um destino que me desperte muito o interesse, gostei muito das fotos e descrições.
quem sabe um dia, para descansar eu não vá até lá!
 

mokas

Membro Conhecido
tinocas disse:
Gostei muito deste report, Mo. apesar de a ilha do Sal não ser um destino que me desperte muito o interesse, gostei muito das fotos e descrições.
quem sabe um dia, para descansar eu não vá até lá!

Quem sabe Tinocas! :D Para descansar esta ilha é o ideal, pois também não há muito mais para se fazer! :)
 

Ariana

Membro Novo
Obrigado mokas pela bela descirção e das belissímas fotos.

Vou em Dezembro passar a passagem de ano para o mesmo hotel. Estava inicialmente inclinada para os RIU mas um amigo meu que já esteve nos 2 aconselhou o novo/belo pelo facto de estar mais próximo da praia (parece que os RIU são muito grandes e logo há que dar à perna), não ter tanta gente e assim menos stress.
Explicou igualmente que não é o luxo dos RIU mas a localização compensa o resto. E agora de facto pelo que li acima parece-me não ser assim tão alarmante e como vou "prevenida" não devo apanhar um choque tão alarmante.

Acho que vou aproveitar algumas dicas dos locais a visitar e comer.
 

mokas

Membro Conhecido
Olá Ariana

Relativamente ao hotel, não esperes luxos. Eu já ia preparada, pois tinham-me prevenido disso mesmo, mas mesmo assim apanhei um choque quando vi o quarto e o wc. No entanto, a localização é excelente!

Não te admires na hora de refeição andarem cães de volta das mesas! Isso mesmo! As pessoas dão-lhes de comer e então eles ali andam livremente. A mim foi mais uma das coisas q me chocou. Mas uma pessoa tem q entrar no espírito da coisa para poder usufruir da ilha, praia e pessoas que são muito simpáticas.

Quanto aos RIU, relamente a localização não é a melhor, pois ficam numa zona onde não há nada e afastados de tudo. Quanto ao serviço dizem q são óptimos, mas sobre isso já não sei.
Em termos de praia, a zona de praia do novorizonte é realmente das melhores, se não, a melhor! ;)

Espero ter ajudado!
 

Carlosjfg

Membro Novo
Olá Mónica!

Mais um belo reports que tu fizeste.
De facto é um lugar anti-stress....
Tive oportunidade em lidar com cabo-verdianos no âmbito duma copperação entre Portugal e Cabo Verde.
É um povo muito prestável e simples.
Bjs
Carlos
 

carla sofia carvalho

Membro Ativo
Parabéns pelo Report, muito bom!
Eu não consegui ultrapassar o n´stress deles e tirar partido da minha estadia no Sal, simplesmente não gostei.
 

Brunozo

Membro Novo
Boas

Antes demais o meu obrigado pela partilha da tua expriencia ;)

Em breve irei para Cabo verde mas irei ficar na cadeira Riu em Sal

Mas estou mesmo inclinado para alugar um carro e é nesse sentido que venho aqui tentar pedir algumas informações.

1 - Onde alugar um jipe como o vosso? Hotel tem balcão, ou terá de ser na vila ou falar com alguém em particular?

2 - A condução é fácil ou seja transito e respeito pelas regras?

3 - Em relação a estradas é confuso ou é simples de se conduzir pela intuição chegasse lá? ou tiveram de parar algumas vezes para pedir orientações?

4 - Conduziram de noite? Sentiram insegurança?

Desculpa tanta questão mas é que acabam-se sempre por se levantar. Apesar do que li correu tudo 5 estrelas e foi optimo espero fazer um roteiro parecido ;) e aquele restaurante que pararam para comer foi bom? Ficou muito caro por pessoa? Com quanto tempo de antecedência ligaram para reservar? É seguro comer por lá isso só por causa da confecção dos alimentos para não termos problemas intestinais :D

Obrigado mais uma vez por tudo
 

mokas

Membro Conhecido
Boas

Antes demais o meu obrigado pela partilha da tua expriencia ;)

Em breve irei para Cabo verde mas irei ficar na cadeira Riu em Sal

Mas estou mesmo inclinado para alugar um carro e é nesse sentido que venho aqui tentar pedir algumas informações.

1 - Onde alugar um jipe como o vosso? Hotel tem balcão, ou terá de ser na vila ou falar com alguém em particular?

2 - A condução é fácil ou seja transito e respeito pelas regras?

3 - Em relação a estradas é confuso ou é simples de se conduzir pela intuição chegasse lá? ou tiveram de parar algumas vezes para pedir orientações?

4 - Conduziram de noite? Sentiram insegurança?

Desculpa tanta questão mas é que acabam-se sempre por se levantar. Apesar do que li correu tudo 5 estrelas e foi optimo espero fazer um roteiro parecido ;) e aquele restaurante que pararam para comer foi bom? Ficou muito caro por pessoa? Com quanto tempo de antecedência ligaram para reservar? É seguro comer por lá isso só por causa da confecção dos alimentos para não termos problemas intestinais :D

Obrigado mais uma vez por tudo


Oi :)

Vou tentar responder a tudo.

1. Podes perguntar no hotel onde alugar que eles te informam de tudo. Em termos de preços chegámos à conclusão que todos fazem o mesmo preço. No entanto, nós alugámos na vila, na barracuda, que era a agência que organizava as excursões pela ilha.

2. Condução fácil, sem qualquer problema. ;)

3. Em relação às estradas a ilha é pequena, logo só tens uma estrada!!! No entanto quando sais desta para ir até à buracona pode ser muito confuso, pois não tens qq tipo de indicação. E aí o melhor é seguir as carrinhas das excursões. :)

4. De noite tb conduzimos e não houve qualquer tipo de problema. A ilha é muito segura, só tens de ter alguns cuidados que ao te entregarem o jipe te explicarão, como o não deixar este fechado, nem deixar nada à vista (nem sequer água). Assim podem abrir à vontade e ver que não há nada para levar e não danificam o veículo.

Quanto ao restaurante foi uma óptima experiência. :) A comida é deliciosa! Gastámos cerca de 50 euros os dois. Quanto à reserva convém ser com antecedência porque a lagosta é pescada de propósito conforme as encomendas desse dia. No hotel com toda a certeza que dispõem do número do restaurante para fazer a mesma.
Quanto aos problemas intestinais é um pouco normal nestes destinos sentir alguma coisita :lol: , no entanto não é nada de mais. Temos que ver que estamos em África, por isso ....

Se precisares de mais alguma coisa estás à vontade. ;)
 
Top