Novidades

[Report] Munique - Inverno 2015

Nuno Breia

Membro Conhecido
Olá viajantes,

Numa viagem à Áustria apanhei voo de Lisboa para Munique dado que é das opções mais económicas para chegar aquele país, sobretudo à zona do Tirol. Dado que estava na Baviera não podia perder a oportunidade de visitar a cidade de Munique antes de regressar a Portugal... Inicialmente estava previsto chegar a Munique ao final do dia de uma sexta.feira, e o voo de regresso era domingo às 11h, ficaria com o dia completo de sábado, mas cheguei por volta do meio-dia e tive mais meio dia para palmear a cidade...

Ficou por ver sobretudo o palácio e jardim Nymphenburg por falta de tempo, e com mais tempo mas um pouco mais distante (cerca de 120kms) de Munique não poderia deixar de visitar também o castelo de Neuschwanstein.


Voo
O voo foi pela Lufhtansa, sem atrasos, decorreu na normalidade... Foi a primeira vez que voei por esta companhia e gostei do serviço e as refeições servidas foram de qualidade aceitável... Os preços também considero competitivos, além de que tem a grande vantagem de ser grátis a bagagem de material de desportos de inverno, nas outras companhias custa cerca de 50€ por trajecto dentro do mesmo continente... Na Swiss Air também é grátis.

Alojamento
Como sempre quando viajo sozinho, fiquei alojado em hostel, no Hostel Jaeger's localizado a menos de 100 metros da estação central de Munique, München Hauptbahnhof, o preço também muito acessível, 19€ por noite num quarto para 4 pessoas, em que o quarto era tipo suite, tinha WC apenas para o quarto, o único defeito são as camas e os colchões... Em relação à zona, é bastante central, em poucos minutos chegamos à Marienplatz.

Transportes Públicos
Munique é uma cidade plana e no centro acho que não justifica muito usar transportes, de qualquer forma tem metro, autocarro, tram, táxi, comboios.

Num dos dias tirei um bilhete diário da zona 1, 6,20€ e é válido até às 6h00 da manhã do dia seguinte... O engraçado é que o metro não tem torniquetes, tem apenas umas maquinetas (poucas) onde se carimba o bilhete, e também não vi revisores, aquele sistema em Portugal era uma festa.

Eu usei o metro, a linha U3 para chegar à BMW Welt e Museum e Olympiazentrum que é mesmo ao lado, a paragem é Olympiazentrum... E usei a linha U6 para chegar ao Allianz Arena, a paragem é Fröttmaning... Em ambos os casos entrei em Marienplatz.

Usei também o comboio urbano, S-Bahn para chegar ao aeroporto, o bilhete por viagem custa 10,80 €, e as linhas que servem o aeroporto são a S1 e S8, se no dia em que chegam ou partem utilizarem mais transportes públicos comprem o bilhete diário para toda a rede, custa 12€.

Para mais info consultem Homepage

Planeamento
O planeamento inicial era apertado, muito apertado mesmo, mas como tive mais tempo deu perfeitamente para ver tudo o que está no mapa abaixo, o Olympiazentrum, BMW Welt e Museum.

Sim, aparentemente é muita coisa, mas grande parte das atracções são para ver por fora e não se perde muito tempo...



Dia 1
O dia estava cinzento e a paisagem era em tons de branco e a temperatura era entre -3 e -1ºC, um frio que se suportava bem, apenas era sentido na pele a descoberto, algo que um simples par de luvas e um gorro ajudam a resolver ...Pouco depois do meio dia cheguei à estação principal de Munique, e fui logo ao hostel deixar a bagagem que ficava a poucos metros dali...

A poucos metros da estação chegamos à Karlplatz onde damos logo de caras com o Karlstor, a entrada para a rua Neuhauser Straße apenas para peões muito movimentada, mais à frente no mesmo seguimento é rua Kaufingerstraße que termina na Marienplatz, pelo meio observei a Bürgersaalkirche e a MichaelKirche e quando chegamos à praça temos a imponente Rathaus.

Estas ruas são perfumadas pelo cheiro de frutos secos caramelizados... Só o cheiro deixa água na boca...


Karlplatz



Karlstor



MichaelKirche



Marienplatz



Rathaus





O estômago já estava a dar horas, mas antes ainda fui à Catedral de Munique (neste momento está em fase de restauro) onde tem ao lado o jardim Marienhof e à Alter Hof... Finalmente chegava a hora de saciar a fome e fui ao Viktualienmarkt para comer uma salsicha, nem era visita à Alemanha se não se provasse esta iguaria que eles tanto apreciam... O mercado fica a poucos passos da Marienplatz e quando chegamos temos também a igreja Heiliggeistkirche. Em Munique pode observar-se o gosto deste povo por comer ou beber uma cerveja na rua.



Marienhof



Alter Hof



Viktualienmarkt





Já composto, continuo o meu caminho directo ao Isartor e depois Müller´sches Volksbad, neste último dentro tem um restaurante e uma piscina coberta e sauna, para quem quiser relaxar ou nadar um pouquinho. Este fica ao lado do rio que atravessa Munique.

Isartor



Müller´sches Volksbad




O Rio



Continuando o caminho, junto ao rio passei por mais uma igreja Sankt Lukas Kirche que não estava no plano e pelo Regierung von Oberbayern (Governo da Alta Baviera). Em direcção à Max-Joseph-Platz onde fica o museu nacional Bayerische Staatsoper, logo ali ao lado através de mais um rua sem carros fiz uma pequena paragem numa boutique Nespresso onde bebi um café quentinho que soube muito bem, pouco depois cheguei Odeonsplatz onde fica também o Feldherrnhalle e Theatinerkirche München (Este edificio também está a ser restaurado) e a entrada do jardim Hofgarten onde entrei atravessei até ao outro lado.




Regierung von Oberbayern



Bayerische Staatsoper / Max-Joseph-Platz






Feldherrnhalle / Odeonsplatz



Hofgarten



 
Última edição por um moderador:

Nuno Breia

Membro Conhecido
Já a tarde ia mais de meio, e chegava ao destino que mais queria visitar, o jardim Englischer Garten onde caminhei até ao pôr-do-sol... Completamente em tons de branco, árvores completamente despidas, imagens invernais... Gostaria de o voltar a visitar em tons de verde.

Englischer Garten




Englischer Garten - Japanisches Teehaus




Englischer Garten - Surfing Antes de chegar ao jardim, primeiro vi um sujeito passar com uma prancha de surf, e pensei que fosse viajar, mas depois vi passar mais e achei estranho... Quando chego a esta parte do jardim deparo-me com uma série de pessoas a fazer surf no rio.





http://youtu.be/e2xnScEPmb4








Englischer Garten - Monopteros



Englischer Garten - Chinesischer Turm





Englischer Garten - Kleinhesseloher See






Já de noite, sigo a pé em direcção ao hostel, no caminho passei pelo Siegestor e por uma escultura...

Siegestor







Por volta das 18h30 cheguei ao hostel e instalei-me, mas fiquei por pouco tempo... Fui jantar e fui à cervejaria Hofbräuhaus. Aqui também é possível comer, mas eu apenas bebi uma cerveja, são 4 ou 5 qualidades e são quase todas servidas apenas em canecas de 1 litro e custam cerca de 8 €. Como a cerveja é grande, estive entretido cerca de 1 hora a beber a cerveja, um verdadeiro calmante para um sono de beleza.

Hofbräuhaus




 
Última edição por um moderador:

Nuno Breia

Membro Conhecido
Dia 2

Era sábado, levantei-me cedo, cerca das 8h30 já caminhava em direcção à Marienplatz para apanhar o metro em direcção ao BMW Welt / Museu e Olympiazentrum, a cidade ainda meio adormecida com pouco movimento. Neste dia o sol brilhou, esteve um dia bastante agradável e o frio suportava-se bem...

Em primeiro fui ao BMW Welt onde pude ver os mais recentes modelos de BMW e algumas edições limitadas de modelos da BMW e de Mini também.

BMW Welt








... do outro lado da estrada é o museu...

BMW Museum












BMW Museum - Exposição Mini










Saí do museu e a cerca de 150 metros chego ao Olympiazentrum, coberto por um manto branco, que também gostaria de visitar na primavera ou verão, é um sítio amplo e agradável para passear.

Olympiazentrum










 
Última edição por um moderador:

Nuno Breia

Membro Conhecido
Após ter dado um volta ao parque, que é enorme, aproximava-se a hora de almoço e apanhei o metro para o centro de Munique até Sendlinger Tor onde caminhei a pé até Marienplatz por uma rua cheia de lojas.. Algo que que ainda não referi e adoro é que estas ruas são todas repletas de lojas, uma espécie de shopping a céu aberto, é magnifico, muito movimento tanto de turistas como pessoas locais que vão fazer compras ou apenas passear.

Sendlinger Tor





Distraído a passear nas ruas movimentada já almocei tarde, novamente no Viktualienmarkt, e neste dia por ser fim-de-semana tinha bastante mais movimento... Por volta das 16h apanhei o metro para o Allianz Arena, de modo a ver o estádio de dia e de noite, apenas vi o exterior, optei por não entrar nos bastidores porque não me seduz, o exterior é bonito, é diferente.





Após regressar no metro, fui repousar 1 horita no hostel e depois fui jantar um Sushi que por sinal estava óptimo. Já de barriguinha cheia voltei novamente à Hofbräuhaus para provar outra qualidade de cerveja e dormir como um anjinho. No dia seguinte, check out, apanhar o comboio sub-urbano para o aeroporto e regressar a casa, a pior parte das viagens.


Click's Soltos






Espero que tenham gostado desta pequena viagem tanto como eu, sem dúvida aconselho uma visita a Munique, é uma cidade com alma, com vida...

Qualquer dúvida que tenham, por favor disponham. Obrigado pelo vosso tempo dispendido a ler o report. :)
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Nuno, obrigada por partilhares estas belas fotos!
Não fazia ideia que os alemães eram uns "ganda malucos"!!!! :D Fazerem surf no rio?????!!!! :p
Lá diz o ditado, quem não tem cão caça com gato.....
Gostei do que vi, parece uma cidade interessante, na primavera ou outono deve ser muito gira ;)
Parabéns pelo report :)
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Oscar Reis disse:
Olá Nuno,

Obrigado por partilhares ;)



Belo registo fotográfico
Sem dúvida, foi aquele click no momento exacto... :)

Cristina Sousa disse:
Olá Nuno, obrigada por partilhares estas belas fotos!
Não fazia ideia que os alemães eram uns "ganda malucos"!!!! :D Fazerem surf no rio?????!!!! :p
Lá diz o ditado, quem não tem cão caça com gato.....
Gostei do que vi, parece uma cidade interessante, na primavera ou outono deve ser muito gira ;)
Parabéns pelo report :)
São mesmo muito malucos... Lol...

Qualquer uma das alturas deve ser gira, talvez na primavera e verão tons de verde, no outono amarelo, laranja e castanho.

rmonteiro disse:
Obrigado pela partilha Nuno, excelente escapadela !
Excelente, sem dúvida.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha, é sempre bom ver boas fotos e locais com menos reports por aqui :)

Boas Viagens :)

Ps: Aqueles BMW.... A sério?!?!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Ricardo_7 disse:
Olá,

Obrigado pela partilha, é sempre bom ver boas fotos e locais com menos reports por aqui :)

Boas Viagens :)

Ps: Aqueles BMW.... A sério?!?!
Ao lado daqueles BMW's principalmente no stand, sentimo-nos como portugueses que não podemos ter carros daquela categoria... lol

E na rua passarem carrinhas BMW 530d da polícia, novinhas em folha, lindas de morrer!!!

d3ci0 disse:
Excelente report!!!
Obrigado :)
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Sunset disse:
Adorei!! que fotos fantasticas Muito criativas

Parabens e obrigado por partilhares
Obrigado.


paulonev disse:
Obrigado pela partilha e pelas belas fotos.
Nada melhor que começar o dia a "viajar".
Boas viagens.
Obrigado. Uma viagem é sempre uma viagem... :)


isa rodrigues disse:
BBrrrrr..... fiquei com frio ao ver as fotos :brr:
Adorei o carrinho verde pequeno, o BMW Setta, creio eu. Tao giro!
Sinceramente não sei o modelo... Frio? Nem estava muito frio... :)
 

Chinchilla

Membro
Parabéns pelo report.

Foi bom recordar Munique.

Visitei a cidade há dois anos. Ia sem grandes expectativas e fui surpreendida. Fiquei encantada pela qualidade de vida deles. É uma cidade fantástica.

É interessante ver Munique coberta de neve. Fui em Agosto, o tempo estava muito agradável.

Nos meses de verão não é aconselhável visitar o Englischer Garten… andam lá pessoas completamente nuas! :lol:

Encontrei uma cidade descontraída… Fazem nudismo mesmo no meio da cidade.
Ao longo do rio formam-se bancos de areia nas margens e as pessoas estão lá tranquilamente. Quem quer fazer nudismo faz, quem não quer não faz mas ninguém fica “escandalizado”. Chill out! :cool:

Adorei!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
SDSilva disse:
Parabéns pelo report.

Foi bom recordar Munique.

Visitei a cidade há dois anos. Ia sem grandes expectativas e fui surpreendida. Fiquei encantada pela qualidade de vida deles. É uma cidade fantástica.

É interessante ver Munique coberta de neve. Fui em Agosto, o tempo estava muito agradável.

Nos meses de verão não é aconselhável visitar o Englischer Garten… andam lá pessoas completamente nuas! :lol:

Encontrei uma cidade descontraída… Fazem nudismo mesmo no meio da cidade.
Ao longo do rio formam-se bancos de areia nas margens e as pessoas estão lá tranquilamente. Quem quer fazer nudismo faz, quem não quer não faz mas ninguém fica “escandalizado”. Chill out! :cool:

Adorei!
Curioso este relato, porque conforme caminhava pensava que gostaria imenso de visitar o jardim no Verão... Mas não fazia mesmo ideia que lá praticavam nudismo... Lol ... Se algum dia visitar no Verão pelo menos não serei apanhado de surpresa...

Sim, de certa forma também considerei uma vida tranquila, tal como na Áustria... Eles sabem viver, nós aprendemos a sobreviver... E embora possa afectar um pouco, acho não está directamente relacionado com o poder económico...



Um offtopic, mas uma história que se passou comgio... Em 2009 trabalhei uns meses na Roménia, na primavera o pessoal lá dizia-me que as mulheres lá não usam a parte de cima do bikini, e eu sempre a pensar que era brincadeira, e fiquei espantado quando fui à praia que ninguém usa mesmo, dos 8 aos 80.
 
Top