Novidades

[Report] Moscovo / Москва

Nika

Membro Conhecido
Olá! :)
Vou partilhar convosco a minha viagem do ano passado… o 1º destino: Moscovo.


Antes de começar o relato da viagem, e no intuito de ajudar futuros viajantes, vou colocar aqui a informação sobre os procedimentos necessários para a obtenção do visto de turismo para entrada na Rússia.

O preço do visto de turismo é de 35 € (com emissão em 10 dias) ou 70€ (para emissão do visto em 48 horas).

A documentação pode ser entregue no consulado ou no centro de vistos (apesar do consulado sugerir que se utilize o centro de vistos):
· No consulado (Av. das Descobertas, n.º 4, 1400-092 Lisboa): 2ª e 5ª, das 09.30 às 11.30 (excepto nos feriados russos).
· No Centro de Vistos (Rua dos Anjos, nº. 67-A, 1050-035 Lisboa): de 2ª a 6ª, das 9.00 às 17.00. Para pouparem tempo podem efectuar a marcação pelo site, mas não se esqueçam de tomar nota da data, hora e do número da marcação/senha.
OBS: A entrega no centro de vistos implica o pagamento adicional de 30 €.

Os documentos a apresentar:
· Passaporte
· Formulário
· Confirmação de recebimento de turista estrangeiro
· Seguro de saúde

1 - Passaporte válido 6 meses após a data prevista da saída da Rússia (com pelo menos duas páginas livres)

2- Um formulário de visto completamente preenchido (sem palavras riscadas ou outras correcções) com uma fotografia de tamanho 3,5 x 4,5 cm, a qual deve ser colada no espaço próprio indicado no formulário.
O formulário de visto deve ser preenchido através do site: https://visa.kdmid.ru.

(Convém apontarem o número do formulário electrónico preenchido e a resposta para a pergunta de controlo para o caso de terem que aceder novamente ao formulário.)

Atenção ao último ponto do formulário – a entidade onde será apresentado o pedido do visto:
Se pretendem entregá-lo através do Centro de Vistos – escolham “Centro de Vistos”, se o fizerem directamente no Consulado – escolham “Consulado da Rússia”.

Depois de preenchido, o formulário deve ser impresso e devidamente assinado para ser apresentado no Consulado/Centro de Vistos. (No caso de pedido dum visto múltiplo o formulário deve ser apresentado em duplicado).


Nós optamos por entregar no Centro de Vistos.


3. É necessário apresentar uma confirmação de recebimento de turista estrangeiro emitida pela agência de viagens russa, a qual assume toda a responsabilidade em relação ao turista estrangeiro, devidamente formalizado (um documento oficial em Russo com o carimbo da agência de viagens russa e a assinatura da pessoa responsável que trabalha neste, com o número de referência atribuído pela Agência Federal de Turismo da Rússia).
Por exemplo, nós optámos por reservar um hotel que fornecesse este documento de forma gratuita. Mas cuidado que há hotéis que cobram por esse documento. No meu caso foi gratuito, desde que não cancelasse a reserva. Se isso acontecesse ia ter que pagar.



4. Apólice de seguro “Assistência em viagem” duma companhia de seguros que tenha um acordo assinado com um parceiro russo que cubra as despesas médicas na Rússia no montante de 30.000 euros.
No site do consulado indicam estas companhias de seguro: AIDE, AXA, Europ Assistance, Europea, Global Companhia de Seguros, Fidelidade, Mapfre, Mondial Assistance e UNACSA.

Esse seguro deve garantir o pagamento aos estabelecimentos russos de saúde das seguintes categorias da assistência médica e dos serviços de transporte médico (a lista mínima):
· Pronto-socorro e assistência médica prestada por estações (agências, postos) de urgências;
· Assistência médica nos ambulatórios e nos estabelecimentos médicos clínicos nos casos de distúrbios súbitos da saúde e acidentes, dentro dos limites daquilo que é necessário para o afastamento do perigo de vida do paciente e (ou) eliminação de dor aguda;
· Transporte por um meio de transporte médico ou por um outro meio de transporte, inclusive as despesas para o acompanhamento médico (uma brigada médica, um médico, uma enfermeira) do local do adoecimento (acidente) ao estabelecimento médico, bem como aquando da transferência para um outro estabelecimento médico ou profiláctico;
· Repatriamento póstumo (transporte) dos restos mortais.

São aceites para apreciação somente os apólices das companhias seguradoras estrangeiras que assinaram contratos com companhias de seguros russas, as quais possuem a licença para efectuar seguros deste tipo.

O consulado refere também que podem aceitar os apólices de outras seguradoras para o montante de seguro não inferior ao acima indicado e se o solicitante apresentar adicionalmente o seguinte:
- uma cópia do acordo dessa companhia de seguros assinado com seu parceiro russo
- uma cópia da licença da companhia seguradora russa confirmando a sua capacidade de exercer actividades de seguros relacionadas com a assistência médica ou a sua capacidade de prestar tal assistência médica.

(Atenção: as datas da estadia do turista indicadas no apólice de seguro devem coincidir com as datas de entrada e saída indicadas nos outros documentos apresentados pelo solicitante.)

Nós optámos pelo seguro da AIDE encomendado através do site da Lusitana Sol.



 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
O 1º dia foi passado em viagem, o voo da TAP (20.50) partiu de Lisboa cerca das 21h00 com destino ao aeroporto de Moscovo Domodedovo.
Aterrámos em Moscovo pelas 03h50 do dia seguinte (horas locais).



Depois de passarmos a alfândega e de levantar a bagagem, seguimos as indicações para encontrar o Aeroexpress (Аэроэкспресс).


(podem ver nesta foto, à esquerda, a indicação para o Aeroexpress)

(continuam as indicações para o Aeroexpress)

Para acedermos à plataforma foi necessário passar o código de barras do bilhete num leitor.

Nós já tínhamos adquirido previamente o bilhete online - 800 rublos por ida e volta por pessoa.
Os bilhetes também podem ser comprados nas máquinas automáticas ou na bilheteira do aeroporto mas ficam mais caros.
Tivemos que esperar algum tempo porque a 1ª partida do comboio era às 06h00.




Chegámos à estação Paveletskaya ( Павелецкая ) às 06h43 … e de seguida precisaríamos de apanhar o metro para Beloruskaya ( Белорусская ), que era a estação mais próxima do hotel: Holiday Inn Moscow Lesnaya.


Depois de algumas voltas pela estação lá conseguimos encontrar o acesso ao metro.
Tentei adquirir o bilhete nas máquinas automáticas mas apenas encontrava a opção de compra de bilhetes simples e nós pretendíamos um bilhete para 3 dias. Assim sendo, tive que ir para a enorme fila da bilheteira, mas o principal problema foi que a senhora que estava no balcão não percebia inglês.
Antes de ir tinha imaginado que isto poderia suceder e anotei (em cirílico) o nome do tipo de bilhete que queria, mostrei à senhora o papel e resolvi o problema.
Pagámos 400 rublos por pessoa por um bilhete de 3 dias para os transportes públicos.




O maior desafio que esperava encontrar em Moscovo era o famoso metro só com indicações em cirílico, tentei precaver-me e levar um mapa que tivesse as estações escritas em cirílico mas também no nosso alfabeto. Aqui agradeço à Cristina Sousa que me ajudou a encontrar um mapa com estas características e de tamanho razoável.
Foi uma decisão bastante acertada, posso dizer que não nos perdemos nem uma única vez, apesar de no 2º dia termos descoberto que o mapa não estava actualizado, pelo menos uma das linhas já tinha mais paragens. :D

 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido

Depois de deixarmos as bagagens no hotel, seguimos para a estação de metro de Belorruskaya (linha 2 - verde) para ir conhecer o centro de Moscovo.



Antes de mostrar a beleza da cidade, vou tentar dar algumas dicas para orientação no metro:


awww.mappery.com_maps_Official_Moscow_Metro_Map_Russian.gif


No site Московский метрополитен podem fazer o download do mapa do metro:
Скачать схему метро (neste a versão em cirilico aparece em maior destaque, aconselho este)
Download Moscow Metro map



Para aceder a algumas estações de metro podemos encontrar dois tipos de portas de vidro: uma com sinais vermelhos "Нет Входа" que proíbe a entrada por aquela porta e outra com sinais azuis "Вход в Метро", que é a que se deve utilizar.



Por exemplo, nós entrámos na estação de Belorusskaya ( Белорусская )...

Detector de metais:

Bilheteira (KACCA)

Máquinas para validar os bilhetes
Bastou passarmos o cartão (previamente comprado) no sensor (a amarelo) e avançamos quando a luz vermelha passou a verde.



Nos corredores do metro normalmente encontramos placas que identificam as plataformas existentes nessa linha e se existe acesso a outras linhas:

Nesta foto, podemos observar que ao lado dos números das plataformas da linha verde se encontram as estações onde o metro vai parar. Existe também indicação para a existência de mais 2 linhas nesta estação: a Linha 1 (vermelha) e a Linha 3 (azul) e setas que indicam que direcção devemos tomar, consoante a linha que desejamos seguir.

OBS: Os números "1" e "2" que se destacam nessa foto (a branco) são os números das plataformas, atenção para não confundir com os números de linhas (nessa foto podem encontram-se inseridos dentro de um circulo e com a cor da respectiva linha).



Nesta foto podemos ver as paragens que existem na linha 2 (verde) desde a estação de Belorusskaya ( Белорусская ).


Em algumas estações, enquanto aguardamos a chegada do metro podemos apreciar estas indicações na parede:

Nesta foto vemos o nome das estações desta linha. E se nessas estações houver acesso a outras linhas isso está mencionado por baixo, identificando as linhas. Por exemplo, vemos a estação de Театральная
(Teatralnaya), por baixo indica que existem ligações com mais 2 linhas: 1 (vermelha) e 2 (azul).

Carruagem:

Depois de sair da carruagem, no corredor central aparecem placas que indicam a saída do metro: "Выход в Город" bem como a existência de ligação com outras linhas ...



Nesta foto, por exemplo, indica 2 saídas e a direcção que se deve tomar para seguir para a linha 2 (verde).

Mais 2 exemplos de placas a indicar saída do metro:

OBS: Há 2 palavras que podem ser úteis na Rússia e que podem dar azo a confusão por serem muito parecidas:
Выход - saída
Вход – entrada
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Logo à saída da estação de metro de Teatralnaya (Театральная ), deparamo-nos com esta imagem:


Teatro Bolshoi


De seguida, iniciámos a nossa visita pelo centro de Moscovo ...

Museu da Guerra de 1812 (esq) + Museu Histórico (dta)

Manege

Casa Pashkov

Catedral de Cristo, o Salvador

Rio Moskva

Kremlin

Praça Vermelha - Museu Histórico

Praça Vermelha

Catedral de Kazan

Depois de uma breve visita à cidade, e como não tínhamos dormido na noite anterior, regressámos ao hotel Holiday Inn Moscovo Lesnaya para fazer o check-in e descansar.






.
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Ao 3º dia regressámos ao centro de Moscovo para visitar o Kremlin.
Pagámos 500 rublos por pessoa na bilheteira.


Catedral da Assunção

Catedral da Anunciação

Campanário de Ivan, o grande

Catedral da Anunciação

Catedral do Arcanjo

Grande Palácio do Kremlin

Torre Borovskaya + Arsenal


Praça das Catedrais

Palácio das Facetas





.
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Depois da visita ao Kremlin, fomos conhecer o parque de Izmailovo.
Tomámos o metro na linha 3 (azul) em Ploshchad Revolyutsii ( Пло́щадь Револю́ции ) para Partizanskaya ( Партизанская ).

Ilha da Prata - Izmailovo

Catedral Pokhorovoskiy - Ilha da Prata

Torre da Ponte - Ilha da Prata


Ilha da Prata - Izmailovo



Depois seguimos em direcção ao Kremlin Izmailovo.
(Se quiserem ir directamente do metro Partizanskaya ( Партизанская ) para o Kremlin Izmailovo basta ao sair seguir para a esquerda. ;) )


Kremlin Izmailovo é um centro de cultura e entretenimento, com uma arquitectura de "contos de fada".
A entrada para o complexo é gratuita e funciona diariamente, das 10 às 20h.
No seu interior podemos encontrar: um mercado com peças de artesanato russo, roupas, antiguidades, museu do pão, museu da história da vodka russa, museu de brinquedos russos, palácio do casamento, igreja de S. Nicolau, salões de banquetes, salas de reuniões.
Existem também diversos workshops, em áreas como por exemplo: cerâmica, ferro, sabão, pastelaria e brinquedos.

awww.kremlin_izmailovo.com_sites_default_files_izm_slider_images_pages_map.jpg

Fonte:Схема Кремля | Кремль в Измайлово



Igreja S. Nicolau









Deixo um vídeo retirado do site oficial, onde podem apreciar melhor o ambiente deste Kremlin "encantado":




E depois da visita a Izmailovo, seguimos para o hotel.

Ao 4º dia de viagem tivemos que acordar bem cedinho porque se aproximava a próxima etapa da viagem. Seguimos da estação de metro de Belorusskaya ( Белорусская - linha 5 - castanha , a circular ) para a estação de Kievskaya (Киевская), visto que o Aeroexpress partia da estação de comboios de Kievsky às 07h00 em direcção ao aeroporto de Vnukovo. Chegámos às 07h35 ao aeroporto.

O nosso voo partia às 10.05 rumo ao próximo destino ... Budapeste. :D
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Nika :)
Поздравляем с reprot! :D
Quem quiser ir a Moscovo não tem de se preocupar a partir de hoje!
Tens aqui todas as informações necessárias, dicas e recomendações que fazem inveja a qualquer guia oficial de viagem! Muito, muito bom!
E depois ainda tens fotos fantásticas de uma cidade que aparenta ser linda e com grandes motivos de interesse.
Obrigada por esta bela partilha, adorei! ;)

PS: o Kremlin Izmailovo é de uma pessoa se passar, não? :D
 

Nika

Membro Conhecido
Obrigada @Cristina Sousa :D
Adorei o Kremlin Izmailovo, é encantador. Ainda bem que um amigo me falou nele, desconhecia até essa altura a sua existência.
No dia que fomos na parte exterior do recinto havia um espectáculo com música e cor (tipo Holi)... as pessoas ficavam todas pintadas :D, era pó colorido espalhado pelo complexo todo, muitas fotos ficaram estragadas. :(
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Mais uma vez um espectacular report.
Moscovo é uma cidade que desde sempre desejei conhecer, nem sei bem porque, mas ao ver o teu report ainda fiquei com mais vontade.
Boas viagens ;)
 

Lipe

Membro Conhecido
Bem, aqui está um report fantástico de um destino completamente diferente da nossa realidade (acredito eu).
Apesar de não fazer parte da minha lista de próximos destinos a visitar e tendo em conta que não costumo ter dificuldades com a barreira linguística, acho que ia ter sérias dificuldades em me orientar e procurar ajuda onde não há inglês, francês ou até espanhol... mas tá visto que fizeste bem o TPC com o cirilico!
Obrigado pela partilha!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Grandes dicas! Este é mais um destino da minha longa lista!
Já agora, em que altura do ano foste (ou quando é a melhor altura para visitar)?
Adorei as fotos ;)
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
@paulonev Obrigada :) Acho que ias gostar muito da Rússia.

@Lipe Obrigada :) Quanto ao cirílico em caso de aflição há sempre a mímica e costuma funcionar. :D

@Flecha Obrigada pelas palavras. :oops: Tentei colocar informações sobre coisas que senti dificuldade em descobrir na altura de planear a viagem. ;)

@PaulaCoelho Obrigada. :) Fui no início de Junho, a temperatura já está agradável, há menos turistas que no Verão e os preços não são tão elevados como Agosto, por exemplo. ;)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá @Nika ;)
Que excelente partilha de um destino que tenho imensa curiosidade e vontade em conhecer ;)
Quando se proporcionar virei "roubar" as tuas dicas.
Está mesmo top, demorou mas chegou em excelente condições ihihih :D aguardo a tua perspectiva sobre Buda e não estás dispensada :p
Continuação de boas viagens.
 

Nika

Membro Conhecido
@Maria Artur Obrigada :) quando fores se precisares de mais dicas avisa :D
De Budapeste vou só partilhar algumas fotos, a Cristina já fez o trabalho pesado, tem tudo explicadinho no report :D
Boas viagens :)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
@Nika quando for irei te chatear :p
A lista é enorme vamos ver quando surge a oportunidade.
Aguardo pelas fotos e da tua opinião sobre a cidade :D
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá @Nika,
Excelente report! Muitas fotos de qualidade e, principalmente, muita informação útil para quem queira conhecer esta cidade magnífica. Foi muito bom recordar a minha estadia de 2011!!
Finalmente, temos aqui no Portal um report de qualidade capaz de ombrear com o meu... :p Sinceramente, está muito melhor! o_O
 

Pascoal Padrao

Membro Novo
Obrigada @Cristina Sousa :D
Adorei o Kremlin Izmailovo, é encantador. Ainda bem que um amigo me falou nele, desconhecia até essa altura a sua existência.
No dia que fomos na parte exterior do recinto havia um espectáculo com música e cor (tipo Holi)... as pessoas ficavam todas pintadas :D, era pó colorido espalhado pelo complexo todo, muitas fotos ficaram estragadas. :(
Nika, estive a ler o teu report, achei fantástico; no dia 27-12 vou fazer escala em Moscovo, das 6:20 ás 19:00. Sabes de algum guia que nos acompanhe? Ou é viável visitar Moscovo sozinho em tão curto espaço de tempo?
Obrigado.
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá @Nika,
Excelente report! Muitas fotos de qualidade e, principalmente, muita informação útil para quem queira conhecer esta cidade magnífica. Foi muito bom recordar a minha estadia de 2011!! Finalmente, temos aqui no Portal um report de qualidade capaz de ombrear com o meu... :p Sinceramente, está muito melhor! o_O
Obrigada Jorge! O teu report é muito bom. :)

Nika, estive a ler o teu report, achei fantástico; no dia 27-12 vou fazer escala em Moscovo, das 6:20 ás 19:00. Sabes de algum guia que nos acompanhe? Ou é viável visitar Moscovo sozinho em tão curto espaço de tempo?
Obrigado.
Olá Pascoal! :) Obrigada pelas simpáticas palavras.
Durante a viagem não tive nenhum guia, não posso ajudar nisso. :(
Acho que consegues ver o essencial de Moscovo por conta própria nesse período de tempo (kremlin e praça vermelha) se fizeres um bom planeamento.
Aconselho que vejas bem os horários dos transfers do aeroporto para a cidade é vice-versa, para não teres surpresas. O único problema em Moscovo é entender as direcções do metro, tenta familiarizar-te antes de ires. ;) Depois de estares na praça vermelha, as principais atracções são próximas pelo que podes fazer a pé.
Eu comprei a entrada para o kremlin nas bilheteiras, mas foi algo moroso. Se fores visitar aconselho que tentes ver se há hipótese de comprar online, assim também não perdes tempo. :)
 

Pascoal Padrao

Membro Novo
Obrigada Jorge! O teu report é muito bom. :)


Olá Pascoal! :) Obrigada pelas simpáticas palavras.
Durante a viagem não tive nenhum guia, não posso ajudar nisso. :(
Acho que consegues ver o essencial de Moscovo por conta própria nesse período de tempo (kremlin e praça vermelha) se fizeres um bom planeamento.
Aconselho que vejas bem os horários dos transfers do aeroporto para a cidade é vice-versa, para não teres surpresas. O único problema em Moscovo é entender as direcções do metro, tenta familiarizar-te antes de ires. ;) Depois de estares na praça vermelha, as principais atracções são próximas pelo que podes fazer a pé.
Eu comprei a entrada para o kremlin nas bilheteiras, mas foi algo moroso. Se fores visitar aconselho que tentes ver se há hipótese de comprar online, assim também não perdes tempo. :)
@Nika, obrigado, obrigado pelos teus conselhos, ainda estou na duvida de ir com ou sem guia, vai depender do preço
 
Top