Novidades

[Report] Monte de Santa Trega e Baiona

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Depois de percorrido o trilho dos Moiños do Picón e do Folon e de um almoço volante, seguimos viagem para o Monte de Santa Trega.
É uma elevação de 341 m de altitude no extremo ocidental da Galiza, no município de La Guardia.
Do cimo pode-se ver a foz do Rio Minho, o Atlântico e Portugal e Espanha. Apesar do tempo muito encoberto e algo chuvoso, ainda era possível ver Caminha.
Para além do museu e de alguns cafés, da torre de comunicações, existem algumas lojas de "recuerdos", onde se destaca a venda de joalharia celta.
Ao lado da igreja podemos ver uma lápide em pedra com muitas marcas e símbolos, em honra dos pescadores.
Na porta original da capela de Santa Tecla (actualmente no Museu da Galiza) existia um conjunto destas Siglas Poveiras. Em memória destas marcas deixadas pelos poveiros, em sinal da sua passagem por essa capela, foi erigida uma lápide contendo uma reprodução de muitas das siglas que lá se podiam encontrar. Cada simbolo representa uma família.

Existem também vestígios arqueológicos nesta zona.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Já na descida podemos observar o Castro de Santa Trega.
O Castro de Santa Trega é um castro e um sítio arqueológico que se encontra na encosta do monte de Santa Trega, no concelho de La Guardia, província de Pontevedra. Pertencente à cultura castreja e é o mais emblemático e visitado dos castros galegos.


Neste povoado celta viveram cerca de 3 e 5 mil pessoas.
A ocupação deste local data entre os séculos I a. C. e I d. C., até começar o processo de romanização da Galiza. E a partir desse momento começou um lento processo de abandono, que pode muito bem ter sido interrompido por reocupação temporária esporádica no período romano tardio.

Em 1914, Ignacio Calvo y Sanchez liderou as primeiras escavações. As últimas foram em 1988 e no entanto apenas foi colocada a descoberto uma pequena parte do povoado.
A importância dos cereais na economia da comunidade é evidente nos inúmeros moinhos manuais de pedra encontrados, espalhados por toda a área escavada, dos quais só restam ruínas. A maioria dos moinhos circulares, segundo alguns autores, referem-se à influência romana.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A caminho de Baiona o tempo começou a melhorar a olhos vistos. :)
Chegamos e estacionamos perto do Castelo, onde actualmente funciona um hotel.
A visita à cidade foi livre, por isso fomos deambulando pelos vários locais.
Do alto do monumento avista-se a cidade.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A zona do castelo ficou para trás e o destino seguinte foi a zona histórica, com ruelas estreitas, mas limpas e edifícios bem preservados.

E por fim a zona da marina
E um adeus à simpática Baiona.
Não havia tempo para mais pois esperava-nos ainda Vila Nova De Cerveira.
A parte do marisco terá de ficar para uma futura ocasião... :rolleyes::D
Até ao próximo destino. ;)
 
Última edição:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Mais uma voltinha agradável com excelentes fotos, sei que digo sempre isto mas tenho mesmo de ir numa coisa destas, vamos ver se para a próxima dá :)
 

linabecas

Membro Ativo
Também já por lá andei !! Bem bonito, nesta altura ainda com bom tempo e menos confuso!!obrigada pela partilha!
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@lfdm @Ricardo_7 @linabecas @PauloNev @TREPADOR, obrigada! :)
Recomendo uma visitinha a estes locais. Quem gosta de natureza e de história, a Galiza tem muito para oferecer. Recomendo Baiona para quem gosta de marisco, não faltam opções por lá. :p
@ploferreira, obrigada. Mas falas , falas, falas, e eu não te vejo a fazer nada...... :oops::rolleyes::rolleyes::D
@Flecha e @PatriciAbrantes , obrigada! Eu pessoalmente gosto de um bocadinho de cor nas fotos, acho que faz toda a diferença para uma foto "banal".
Mas são gostos. :D
Respeito quem não ache piada e entenda que isso é "batota". Num dia cinzento e sem cor, as fotos ou ficam sem alma, ou teriam de ser captadas a b&w. Achei que valia um pequeno esforço de saturação. ;)
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
@lfdm @Ricardo_7 @linabecas @PauloNev @TREPADOR, obrigada! :)
Recomendo uma visitinha a estes locais. Quem gosta de natureza e de história, a Galiza tem muito para oferecer. Recomendo Baiona para quem gosta de marisco, não faltam opções por lá. :p
@ploferreira, obrigada. Mas falas , falas, falas, e eu não te vejo a fazer nada...... :oops::rolleyes::rolleyes::D
@Flecha e @PatriciAbrantes , obrigada! Eu pessoalmente gosto de um bocadinho de cor nas fotos, acho que faz toda a diferença para uma foto "banal".
Mas são gostos. :D
Respeito quem não ache piada e entenda que isso é "batota". Num dia cinzento e sem cor, as fotos ou ficam sem alma, ou teriam de ser captadas a b&w. Achei que valia um pequeno esforço de saturação. ;)
Raras excepções, qualquer bom fotógrafo tira uma fotografia e nunca a publica sem edição ;) O trabalho de edição, segundo eles, é tão importante quanto o shot em si ;) Acho que as fotografias estão óptimas, com uma boa carga dramática que dá graça ao dia cinzento, por isso até pensei que fosse mais do que uma simples "maquilhagem" de saturação ;). well done ;)
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
Belo report, fez-me recordar o meu 5 de Outubro que também foi passado por Baiona e gostei muito :)
Belas fotos.
No monte de Santa Trega também já fui algumas vezes e adoro :D
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada @d3ci0 e @rmonteiro! :)
Mais do que as fotos, achei importante dar a conhecer um local que não é muito falado.
Aquela vista do monte num dia de sol e boa luminosidade é certamente um assombro! Recomendo vivamente. ;)
 
Top