Novidades

[Report] Mont Saint-Michel & Bretanha 2018 - Escapadinha

PaulaCoelho

Membro Conhecido
MONT SAINT-MICHEL & BRETANHA


Aproveitei a campanha de inverno da EasyJet para visitar um local que há muito andava debaixo de olho, o Mont Saint-Michel.
A viagem ocorreu a meio de Março, fui juntamente com três amigas e aproveitamos para conhecer um pouco da Bretanha.

Custos por pessoa e sites úteis
* Voos: 40€ ida e volta para Nantes com a EasyJet
* Alojamento: 60€ para 3 noites
* Carro: 20€ com seguro extra pela Autoeurope + 12€ gasóleo
* Welcome to Mont Saint Michel | Bienvenue au Mont-Saint-Michel
* http://www.ot-montsaintmichel.com/en/horaire-marees/mont-saint-michel.htm


Dia 1 – Mont Saint-Michel

*Chegamos ao Aeroporto de Nantes ao final da tarde, levantamos o carro e seguimos para Beauvoir, a terreola que se situa à entrada do Mont Saint-Michel. A viagem dura cerca de 2 horas e o gps do telemóvel mandou-me pelo centro de Rennes pelo que demorou um pouco mais… mas deu para perceber que Rennes também é um local bonito para uma outra escapadinha.

* Por estradas mal iluminadas lá chegamos a Beauvoir perto das 21h, onde podemos deixar o carro num dos muitos parques pertencentes ao Mont (11,70€ por 24h) ou no hotel pagando uma taxa para que nos dêem um código pois este situa-se para lá da zona bloqueada a carros de visitantes. Ficamos no simples e bem localizado Hotel Vert, num quarto quadruplo. Check-in feito e fomos procurar o que comer… talvez por ser época baixa após as 21h foi difícil encontrar algo aberto e que nos servisse.

* Depois do jantar decidimos fazer a caminhada de 2.5km até ao Mont Saint-Michel para ver a iluminação nocturna… neste caso foi mais a falta de iluminação! O caminho estava extremamente escuro e nem a lanterna do telemóvel ajudou, pelo que regressamos até à paragem para ir no autocarro até lá. Os autocarros são grátis e estão sempre a passar entre as 7 e as 24h (das 0-7h funcionam por marcação). Chegadas ao Mont com a ideia de ir beber um copo algures, outra surpresa: não se via ou ouvia vivalma!



Dia 2 – Mont Saint-Michel » Fougères »Dinan

*Acordámos cedo para fazer a caminhada até ao Mont antes que chegassem as excursões. Passamos pela barragem onde existem alguns placards informativos.
Percorremos a Grand Rue e as ruelas e muralhas em volta e existem vários museus que é possível visitar individualmente ou com um passe de museus.
Nós visitamos a Abadia: 10€, das 9-17h. Existes algumas lojas para comprar lembranças e um café com omeletes muito famosas a preço de turista, a Madame Poulard!

 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Fougères
* Fomos almoçar à cidade de Fougères, onde encontramos uma das maiores fortalezas medievais da França e da Europa (8,5€, das 10-12h30 e 14-17h30).


Dinan e Lanvallay
* Por paisagens verdes seguimos para Dinan e ficamos encantadas com esta cidade amuralhada muito pitoresca.
Depois da visita percebemos que estávamos alojadas na outra margem do Rio Rance, em Lanvallay. Pernoitamos no confortável apartamento Gite de La Tannerie.



Dia 3 – Saint-Malo » Cap Fréhel » Rochefort-en-Terre

Saint-Malo
* A manhã foi dedicada a percorrer a imponente fortaleza da cidade intramuros com mais de 1700 metros de muralhas e que já serviu de porto de abrigo a corsários.
É possível estacionar num dos parques pagos perto da muralha mas quando chegamos a cancela estava fechada com sinal vermelho, pelo que paramos gratuitamente perto do porto e caminhamos até à zona antiga. Deambulamos pelas muralhas, praia e ruelas desta linda cidade, com paragem num café para aquecer as mãos e ir à WC pois parece estranho mas as WC públicas ao Domingo só funcionam entre as 13-18h! O posto de Turismo também estava fechado.

 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Cap Fréhel e Fort La Latte
* Seguimos pela costa até Cap Fréhel para uma caminhada e para visitar o Fort La Latte a 4km (5.70€, aberto sábado e domingo das 13-17h).


Rochefort-en-Terre
* A última paragem do dia foi em Rochefort-en-Terre, uma pequena e bela aldeia pertencente à rede das Mais Belas Aldeias de França.
Ficamos no apartamento Les Sapins, muito confortável e onde fomos bem recebidas pelo anfitrião que vive no andar superior.



Dia 4 – Nantes

* Após um pequeno passeio matinal por Rochefort-en-Terre seguimos caminho até Nantes com uma paragem na zona da marina de La Roche Bernard em busca de um café pois à segunda feira as boulangeries fecham em Rochefort.


* Chegadas a Nantes estacionamos num parque subterrâneo pago central, perto do Hotel Radisson e começamos a explorar a cidade.
Existe no chão uma risca verde que faz o percurso turístico passando pelos principais locais da cidade: Jardin des Plantes, Catedral, Marché de Talensac, Tour Bretagne, Passage Pommeraye, Place Graslin, Museu de História Natural, Museu Dobree, Memorial à Abolição da Escravatura, Les Machines de LÍle, Chateaux des Ducs de Bretagne, Notre Dame de Nantes, Igreja Santa Cruz, entre outras.


* A Bretanha têm imensas aldeias e cidades que merecem uma visita e passamos por vários locais com um ar muito pitoresco mas 3-4 dias não dá para tudo, pelo que escolhemos meia dúzia de locais para conhecer nesta pequena road trip!
;)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!:)
Desconhecia este destino, aquele castelo é qualquer coisa de impressionante, sem dúvidas que vou adicionar a minha lista de desejos!!!!:rolleyes:
Excelentes fotos!:)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Paula,
Obrigado por mais uma fantástica partilha :D Desconhecia por completo, mas cativou-me bastante! Que venham mais reports assim, são fantásticos :)

Boas viagens :D
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Paula,
Interessante relatório e bonitas fotos, apesar do tempo. Gostava de conhecer o monte São Michel, mas, mais uma vez, reforço a minha convicção de que viajar pelo norte e centro da Europa no inverno está fora de questão. Por muito em conta que saia o preço do avião, não justifica rapar tanto frio e não aproveitar devidamente como se fosse final de primavera...iniciou de outono ou verão.
O facto de terem encontrado o monte São Michel pouco iluminado, "desabitado", com pouca vida é mesmo por ter sido no inverno...
Obrigado pelas fotos e pela partilha de infos :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@d3ci0, o Mont Saint-Michel também já andava na minha lista há uns tempos e este ano concretizei esse desejo. Vale a pena ;)

@Ricardo_7, obrigada... também me cativou e muito quando vi umas fotos há uns tempos :)

@yara, já sabes, é só dizeres... :D

@Cláudio Pereira, entendo o teu ponto de vista quanto ao tempo mas até me tenho safado bem e com pouca chuva/vento nas minhas escapadinhas de Inverno.... o frio resolvo com casaco/luvas/gorro mas até tenho apanhado bons dias de sol. Só me lembro de dois "dilúvios" e foram em Outubro (tempestade em Florença e a Ophelia na Irlanda)!
O meu problema é que entre Junho e Outubro só posso ter 10 dias de férias e como às vezes viajo com 2/3 amigas e colegas do mesmo serviço a coisa complica-se no verão!
De Nantes a Beauvoir a estrada estava mal iluminada, inclusive na cidade de Rennes que é grande... acho que os franceses são mesmo poupados na luz :rolleyes:
Nesta escapadinha apanhei 2 chuvas pequenas mas estava de carro entre cidades e no Monte tive de tirar o casaco pois estava imenso sol... fui logo cedo mas quando me vim embora aquilo estava cheio de gente! Anyway,a chuva persegue-me até no verão, por isso, entre ir e não ir, vou hehe :D:D
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Muito interessante ! Gosto imenso dessas cidades com muralhas e afins.
Um local a visitar sem duvida !
Obrigado por mais uma excelente partilha.:)
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Que lindoooooo @PaulaCoelho :) O Mont Saint-Michel esteve quase a fazer parte do meu roteiro quando fui a Paris, mas o tempo era pouco para ver tanta coisa que acabei por desistir... mas é um lugar onde quero muito ir! Não tinha mesmo ideia da beleza dessa zona, sem dúvida que vou ter de fazer também uma escapadinha para esses lados, pois fiquei com os olhos "em bico" com essas fotos :rolleyes:
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
E lá está mais um destino para juntar a Lista (que já vai longa) de locais a visitar.
Belas fotos e muito bom report.
Boas viagens ;)
 

LigiaDC

Banidos
@PaulaCoelho, boa tarde,
Estou a servir-me do seu report para fazer uma viagem parecida.
Embora seja grande entusiasta dos caminhos-de-ferro, parece-me que, nesta zona, vou ter de alugar carro.
A minha dúvida prende-se com isso mesmo: referiu que alugou um carro por 4 dias (presumo) por 20 euros. Onde? Não consigo encontrar nada com esses preços...
Obrigada!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Ligia ;)

Nesta zona ter carro também me pareceu a melhor opção!
Os valores que coloquei acima são por pessoa e nós éramos quatro... o aluguer ficou em 80€ pela Autoeurope.
Andamos com o carro nos 4 dias mas o aluguer foi por 72h (3 dias).
Bom planeamento :D
 
Top