Novidades

[Report]-Monastir, Tunísia - Hotel Iberostar Selection Kuriat Palace - Junho 2019

lillymoleiro

Membro Ativo
Boa tarde a todos!

Já há alguns anos que não coloco nada aqui no portal! No entanto, nesta minha viagem à Tunísia deparei-me com algumas dificuldades em encontrar informação acerca, tanto do hotel, porque reabriu em maio depois de uma renovação total, como dos locais a visitar, incluindo excursões! Resolvi, assim, partilhar a experiência para que outros possam tirar partido das informações.

Bem... a Tunísia nunca, em tempo algum, foi um país que me despertasse o interesse, no entanto, quando vi uma oferta para o hotel Iberostar Selection Kuriat Palace, que estava, à data, em total remodelação, fiquei com vontade de experimentar e tanto o hotel como o país vieram a demonstrar-se uma agradável surpresa.

Vou dividir o meu report em 3 partes: hotel, locais a visitar e informações úteis, colocando algumas fotos pelo meio (fotos não editadas).


O HOTEL - Iberostar Selection Kuriat Palace*****

Sempre ouvi dizer que os hotéis na Tunísia deixavam pouco a desejar, mas este, na minha opinião, é um bom hotel, com a vantagem de ter sido totalmente remodelado e reaberto em finais de maio. Estive hospedada cerca de um mês depois da abertura e ainda estavam a decorrer algumas obras, nomeadamente no SPA e na piscina interior que ainda permaneciam fechados e nalguns quartos, no entanto, nada que impedisse umas férias maravilhosas.

Localização
Em frente ao aeroporto de Monastir! Fantástico, porque são apenas 5 minutos de transfer. Inicialmente, estava algo preocupada com o barulho dos aviões mas, tal não se veio a verificar minimamente incomodativo, haviam alguns voos diários que passavam despercebidos.

Entrada e Receção
A parte da frente do hotel é composta por um jardim e parque de estacionamento, guardados por muros enormes e onde o portão principal está sempre fechado e guardado e apenas se abre para receber veículos, que passam por uma breve vistoria antes de entrarem.
A receção é majestosa e dispõe de algumas áreas de repouso, à sua direita, existe uma espécie lounge com biblioteca de um lado e TV gigante do outro.


185083


185220


185221

Quartos
Logo quando chegámos deparámo-nos com um engano no quarto. Éramos três pessoas, adultas, tínhamos reservado um quarto triplo com vista para o mar e deram-nos um quarto duplo com vista para o jardim, virado para a frente do hotel, portanto para o jardim... e estacionamento, ainda por cima extremamente longe da receção. Muito provavelmente foi culpa do hotel, porque os papéis da agência estavam certos, mas o problema foi logo resolvido e com um bónus. Deram-nos um quarto de categoria superior ao que tínhamos reservado e tínhamos a nossa vista para o mar, mas a vista era apenas parcial 😵, ficámos por cima do restaurante, que tinha a sua cobertura mais avançada do que a varanda do quarto, o que fazia com que a vista fosse meia cobertura e meio mar, mas ok! Não estávamos a pensar passar muito tempo no quarto e como ficava perto da receção e o wifi tinha um bom sinal, não era perfeito, mas estava bom.


185082


185085


185084


185086


185218


185219

Restaurantes e Bares
Há comida praticamente 24H por dia! O hotel tem 3 restaurantes, um bar principal e vários bares de praia.
O restaurante buffet é o principal e serve o pequeno-almoço, o almoço e o jantar, tinha sempre comida variada e para todos os tipos de gosto, divididas por "estâncias". Não tenho fotos do restaurante, apenas da comida.


185223


185087


185093

Quando fecha, abre o snack-bar, para os lanchinhos entre refeições. Croissants e outros folhados pela manhã, pizzas, crepes e gelados pela tarde... 😋

185222

Tem, também, um restaurante tradicional Tunisino à la carte😋 que está aberto apenas ao jantar e onde, se vai em TI, tem direito a fazer apenas uma refeição. Este, apesar de ter uma boa apresentação, era muito básico, haviam apenas dois menus, ou frango, ou borrego. Experimentei e aconselho a experimentar, mas gostei mais do buffet, ainda por cima calhou-nos ir no dia em que serviram camarão no buffet 😭.

185225


185089


185090


185091


185092

Quanto aos bares, existe um bar principal no hotel e vários na praia. Apesar disso os funcionários andam sempre a "rondar" a piscina e a praia. Podíamos pedir bebidas à vontade, sem sair da espreguiçadeira😁.

185224


185094
 
Última edição:

lillymoleiro

Membro Ativo
Piscinas
O hotel tem uma piscina principal, enorme e maravilhosa, com camas e espreguiçadeiras na água e meia dúzia de pérgolas com cama no limite da piscina. Estas pérgolas são muito apetecíveis, dão uma perspetiva e um "estilo" diferente às fotos mais pessoais mas, a questão é esta: é quase impossível arranjar lugar, por mais cedo que me levantasse não conseguia 😤, já não bastava serem poucas, como ainda havia quem deixasse toalhas, lenços, etc. a ocupar lugar de um dia para o outro 😠, por vários dias consecutivos 😡! Por favor 🤯! Lá consegui, no último dia, arranjar um lugar 🥳, mas aconselho, a quem se depare com a mesma dificuldade, a pedir ajuda ao nadador-salvador/ rapaz das toalhas que está sempre junto da piscina, ele vai ajudar, com certeza.
Depois, existe também uma piscina com escorregas e ainda o playground aquático para as crianças mais pequenas.

185226


185227


185228


185229


185230


185231


185232


185233

Praia
O hotel fica mesmo em cima da praia e aquela zona forma uma baiazinha pelo que a praia é fantástica, quase que faz inveja às Caraíbas, com águas calmas, transparentes e sempre a uma temperatura que rondava os 27º ou mais. Há imensas espreguiçadeiras, quase todas juntinho ao mar e a praia tem segurança de dia e de noite, mesmo aos vendedores, normalmente, era-lhes permitido passar, mas não podiam incomodar os turistas.

185207


185208


185209


185210

Animação
Uma das melhores que já vi. Uma equipa enorme, sempre em contacto com os hospedes, dia e noite, para além das atividades planeadas, conversavam com quem era menos participativo nessas atividades... notava-se uma simpatia e interesse genuíno.
Os espetáculos noturnos também eram bons, por vezes eram realizados pela equipa de animação e outras vezes por equipas externas, estes últimos superaram as expetativas.


185211

Menos positivo
As bebidas, se não levassem bastante gelo, estavam sempre moles, notava mais na água, que bebia sempre pela garrafa.
As obras, apesar de não me terem incomodado, estavam a acontecer e de vez em quando haviam barulhos ou trabalhadores a passar, numa das vezes vieram aparafusar uma chapa junto à porta do nosso quarto, mas o pior era o cheiro que vinha da zona do SPA, muito provavelmente de águas paradas, era sentido numa zona exterior que servia apenas de passagem, não sei se não haveria uma solução imediata para o problema, mas tenho a certeza de que irá desaparecer quando terminarem as obras no SPA. Não reclamei, porque tenho plena consciência de que o preço que conseguimos por esta viagem, muito provavelmente deveu-se a estas obras.
A segurança, apesar de me ter sentido segura no hotel, existem detetores de metais à entrada, as praias são vigiadas dia e noite, etc., com o passar dos dias fui-me apercebendo de que existiam lacunas básicas.
Outro ponto menos positivo, aconteceu no último dia, e ainda agora estou sem perceber bem o que se passou. Uma vez que o nosso voo era às 3H da manhã, conseguimos ficar no hotel até à meia-noite, fizemos o check-out às 12H e fomos informados de que nos iriam dar um quarto tomarmos banho antes do jantar, o problema é que o quarto que nos deram estava cheio de bens pessoais, parecia ocupado, ainda fui perguntar à receção se não se tinham enganado a dar-nos o quarto, mas responderam-me que era mesmo assim, para tomarmos banho e sair 😵.


LOCAIS A VISITAR
O guia da operadora chamava-se Amen e a reunião foi no primeiro dia, ao fim da tarde. Não o achei muito simpático, mas também não desgostei dele, propriamente, fazia o seu trabalho, e ponto. Apresentou-nos o oferta de excursões que não é muito variada, mas suficiente, a Tunísia, tem alguma riqueza cultural e histórica mas, na minha opinião, as potencialidades estão pouco desenvolvidas. Vou anexar o panfleto que nos foi fornecido.

185180

Tunes - Cartago - Sidi Bou Said
Foi a única excursão que fizemos com a operadora e acho que são locais que vale sempre a pena visitar. O preço com saída de Monastir foi de 43€/ por pessoa, com almoço incluído, apenas almoço, excluindo bebidas. O guia tinha-nos dado três opções para esta mesma excursão, numa delas seria realizada apenas numa manhã e outra numa tarde, mas pensámos que, com uma viagem de autocarro de cerca de 2 horas para cada lado 😫, iria ser bastante cansativo e curto o tempo, o que faria com andássemos a correr, portanto, menos tempo em cada local, menos tempo para as compras e para as fotos. Assim, optámos pela de dia inteiro, com almoço, e não nos arrependemos, até porque a diferença de preço era apenas o valor do almoço (3€ por pessoa).
Neste passeio o nosso guia foi o Uni, ou Hani, não percebi muito bem como se escrevia o nome, mas gostei bastante, era um brincalhão simpático, falava mais espanhol do que português mas percebia-se. A viagem de autocarro foi um pouco longa, como se esperava, mas o autocarro, apesar do aspeto antiquado, tinha ar-condicionado 😌, por isso, fez-se bem.
Primeiro fomos a Cartago, as ruínas estão espalhadas por vários locais e nós fomos a dois deles, ao museu, que fica numa colina, com vista para o Mediterrâneo, e apesar de ter um espólio muito limitado não deixa de ser interessante, e às Termas de Antonino, bastante mais interessantes e que, segundo as informações do guia, terão sido as maiores do Império Romano, fora de Roma.


185181


185183


185189


185184


185185


185186
 
Última edição:

lillymoleiro

Membro Ativo
Depois seguimos para Sidi Bou Said, a vila azul e branca com vista para o Mediterrâneo. O autocarro parou perto de um mercado, que atravessámos a pé e onde fomos aconselhados a não fazer compras por praticarem preços superiores aos do mercado em Tunes, onde iríamos a seguir. Continuando... subimos e descemos as ruas, sempre acompanhados pelo guia e fomos tomar um chá de menta numa casa tradicional. Em Sidi Bou Said destaco a vista de um dos pontos mais altos da vila, onde pudemos observar o mar de um azul profundo maravilhoso.

185245


185246


185247


185248


185249


185250


185251

Daqui seguimos para o almoço num restaurantes que, ao que parecia, era quase exclusivo para turistas, "Le Phenix de Carthage".

185212

A tarde foi dedicada, exclusivamente, a Tunes e às compras 😁, parámos perto da Medina e caminhámos a pé, até aos souks, primeiro, com o guia, que nos acompanhou até à zona da Mesquita e, depois, sozinhos, o guia deu-nos tempo livre para as compras. Mais à frente irei dar a minha opinião sobre as compras.

185213


185214


185215


185216

Terminámos aqui a excursão. Voltámos ao hotel, onde chegámos por volta das 18H, ainda a tempo de dar um mergulho na piscina.

Monastir de táxi
Optámos por não fazer mais nenhuma excursão com a operadora, gostamos de passear a solo, gerir o nosso próprio tempo, então planeámos apanhar um táxi e ir até Monastir.
Pedimos na receção do hotel para nos chamarem um táxi e negociámos o preço, inicialmente o taxista pediu-nos 15 dinares, mas conseguimos por 10. Durante o caminho, mostrou-se simpático e de confiança, fez-nos uma oferta para nos mostrar a cidade toda, incluindo compras, por 40 dinares, mas como não tinha interesse, recusei, então ofereceu-se para nos ir buscar de volta, o que achei ótimo, marcámos uma hora e ainda disse que se nos atrasássemos um pouco ele esperava. Só aceitou o pagamento no final, os tais 10 dinares por cada uma das 2 viagens. Fica o contacto, para quem tiver interesse, basta fornecê-lo na receção do hotel.


185217

O Mausoléu Habib Bourguiba, o Forte El Ribat, a marina e os mercados ficam mesmo ao lado uns dos outros, a uns 10 minutos de táxi do hotel, dá para visitar tudo numa manhã ou numa tarde. Este é um passeio que pode fazer inserido numa excursão com o guia, mas achámos perfeitamente seguro fazê-lo sozinhos.
O Mausoléu é ponto obrigatório. Um pequeno Taj Mahal que alberga o corpo de Habib Bourguiba, o primeiro presidente da Tunísia independente, e da sua família. É um monumento muito bonito onde predomina a mármore e o dourado, azulejos coloridos e calçada trabalhada. Como haviam poucos turistas, conseguimos tirar fotos com os guardas, vestidos com farda e longa capa branca, a troco, claro, de alguns dinares. A entrada é gratuita.


185253


185254


185255


185258


185257


185259


185260

 
Última edição:

lillymoleiro

Membro Ativo
Como fomos ao sábado, o Forte estava fechado, então resolvemos dar um passeio pela marina e pelas lojas (tradicionais ou não).

185264


185262


185263


185265


185266


185267



INFORMAÇÕES ÚTEIS

Voo
Se conseguir reserve com voo direto para o aeroporto de Monastir, acho que só existe um voo semanal, à segunda-feira, operado pela TAP. Quando andava a ver orçamentos, colocou-se a hipótese de aterrar em Tunes, mas rapidamente recusei porque Tunes fica a cerca de 2 horas de distância. Os voos são sempre a altas horas da noite, o que ia tornar o início e final de férias super cansativo e os preços também não compensavam. Como já referi, o aeroporto de Monastir fica mesmo em frente ao hotel, são 5 minutos de transfer.

Quartos
Os melhores, pelo menos em termos de vista, são os com vista para a piscina e quanto mais próximo da receção, melhor.

Refeições
Aconselho a, pelo menos ao almoço, comerem na esplanada, com aquela vista maravilhosa. Escolham sempre o mesmo empregado, peçam-lhe ajuda para arranjar mesa e ele vai-vos servir sempre, costumam ser competentes e decoram os vossos gostos. Nós ficámos com uma senhora, era a única mulher a servir, muito simpática, ou com o homem que servia na mesma zona que ela, também muito competente.

185268

Dinheiro
O câmbio pode ser feito na recepção do hotel, à medida que vai precisando. Eu troquei dinheiro no aeroporto em Lisboa e não compensa. Ainda por cima não se aconselha a trazer dinares para Portugal, se dão por ela, no aeroporto, fica-vos com eles.

Compras
O guia aconselhou a fazer as compras em Tunes, dizia que os preços eram mais baixos, mas eu não achei. E, esta é apenas a minha opinião. Nestes souks, naturalmente, os preços são altamente inflacionados, consegue uma compra razoável se conseguir regatear o preço até 1/3 ou menos do valor pedido inicialmente. Quando estive em Monastir, apesar de haver menos turistas, achei os preços bem mais atrativos, sem tanta negociação, sem tanta confusão e os vendedores eram mais afáveis. Depois de saber o que sei hoje, teria aproveitado o tempo em Tunes para passear e tirar fotos teria feito as compras em Monastir, com mais calma, sem a correria em que andámos. Acabei por ver, em Monastir, preços por vezes a 1/4 do que pediam inicialmente, em Tunes.
Para aquelas compras de última hora, existem duas ou três lojas tradicionais no aeroporto, acho que estão abertas 24 horas e os preços são bem atrativos.


Último dia
Para quem volta, como nós, no voo da TAP desde Monastir, às 3H da manhã, só saímos do hotel depois da meia-noite e, como já expliquei, o check-out é até ao meio-dia. Deram-nos a hipótese de fazer o late check-out, pagando 125 dinares, mas achei que não compensava, porque teria que sair do quarto até às 18H. Deram-nos outra hipótese, completamente sem custos, fazer o check-out às 12H, guardavam-nos as malas, deixavam-nos usufruir da piscina, da praia e dos serviços e antes de jantar davam-nos um quarto apenas para tomarmos duche. Foi o que fizemos nós e quase toda a gente que estava no nosso voo, depois jantámos e assistimos ao espectáculo ainda antes de vir embora.

Segurança
Senti-me sempre segura no hotel e fora dele, existe bastante polícia, os monumentos têm detetores de metais à entrada, as praias do hotel são vigiadas, etc. No entanto, com o passar dias, cada vez mais nos apercebemos que essa segurança é nalguns casos aparente ou simplesmente descuidada.

Gorjetas
Não me consegui aperceber se existe alguma regra e não víamos ninguém a dar gorjetas. No hotel, apenas fomos dando gorjetas nos últimos dias, àqueles com quem ganhámos mais afinidade. Na excursão também demos ao guia e ao motorista, e ao taxista que nos levou a Monastir.


E foi, basicamente, isto! Alguma questão, dúvida ou sugestão estarei disponível!

😘😘😘
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @liliana3695
Parabéns pelo report é sempre bom ver opçoes diferentes e novidades.
A praia parecia muito boa😊
Parabéns pelo report, belas fotos.
Continuação de boas viagens para novos reportes.😉
 

AnitaF

Membro Ativo
Olá liliana3695

É engraçado que a Tunisia nunca me entusiamou muito mas com este report confesso que fiquei tentada.

O hotel e a praia pareciam fantásticos. Uma opção a ponderar!

Obrigada pela partilha
 

lillymoleiro

Membro Ativo
Olá liliana3695

É engraçado que a Tunisia nunca me entusiamou muito mas com este report confesso que fiquei tentada.

O hotel e a praia pareciam fantásticos. Uma opção a ponderar!

Obrigada pela partilha
Obrigada @AnitaF!

Aconteceu-me o mesmo e no final de contas o país foi uma boa surpresa. Os Tunisinos são tão bem-dispostos e simpáticos para os portugueses. Já estão muito familiarizados connosco.

;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@liliana3695 , obrigada pela partilha!
Tunísia continua na minha lista e fiquei de olho neste hotel. ;)
Gostei particularmente dos quartos e do pormenor de servirem a comida em pratos típicos... :)
Continuação de boas viagens!
 

lillymoleiro

Membro Ativo
@liliana3695 , obrigada pela partilha!
Tunísia continua na minha lista e fiquei de olho neste hotel. ;)
Gostei particularmente dos quartos e do pormenor de servirem a comida em pratos típicos... :)
Continuação de boas viagens!
Obrigada @Cristina Sousa!
Ficaria muito bem neste hotel, certamente.
A comida é servida em pratos típicos apenas no restaurante tradicional, no buffet os pratos são normais. ;)
:)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um hotel com bom aspecto, recente e que mostra que as cadeias internacionais estão novamente a investir na Tunísia depois dos incidentes de a uns anos atrás.
Já estive em Monastir a muitos anos atrás, foi uma das minhas primeiras viagens, foi engraçado e tal, mas tá visto.
Boas viagens ;)
 

correia

Membro Conhecido
Excelente report , obrigado pela partilha
Um destino que tinha algum receio pela segurança em geral , fiquei com a ideia que esta mais estável.
Bons passeios. :)
 
Top